Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notas e comunicados

Comunicado sobre ocupação de prédio no campus

Reitoria reitera compromisso com o diálogo; instalações da Diretoria Geral da Administração foram ocupadas

campus unicamp campinas
Campus da Unicamp em Campinas

A Reitoria lamenta a ocupação do prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA) ocorrida na noite de ontem, ressaltando que atos reivindicatórios não devem obstruir o direito de ir e vir nem impedir o livre acesso dos servidores às suas atividades profissionais.

A Reitoria reitera que mantém um canal aberto, permanente e transparente de diálogo com os diferentes segmentos da comunidade universitária, o que inclui estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. A escuta ativa e a negociação coletiva são os únicos caminhos legítimos para a construção de soluções institucionais. Ações de força vão contra os princípios democráticos, o respeito mútuo e a busca pelo entendimento que devem pautar a vida acadêmica.

A interrupção das atividades na DGA prejudica o andamento de serviços essenciais, como o abastecimento da área da saúde, a liberação de salários, de bolsas e de auxílios estudantis, o processamento de pagamentos, de compras e de contratos regulamentares, o funcionamento dos restaurantes universitários e a importação de insumos para pesquisa científica. Esse tipo de ato penaliza toda a comunidade e compromete o funcionamento da própria Universidade.

Por fim, a Reitoria reafirma sua total disposição para dar continuidade às mesas de debate e negociação. Contudo, reforça que o avanço nas tratativas pressupõe a preservação da normalidade das atividades e a garantia da integridade dos espaços públicos.

Campinas, 9 de junho de 2026.

Ir para o topo