Repleta de simbolismos para os profissionais técnico-administrativos, a 10ª edição do Simpósio dos Profissionais da Unicamp (Simtec) acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento integra as comemorações dos 60 anos da instituição e deve reunir cerca de 2 mil participantes e aproximadamente 600 trabalhos acadêmicos e técnicos. Entre os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos estão inovação, impacto interno e externo e contribuição institucional.
De acordo com Edison Cardoso Lins, presidente da comissão organizadora, a ideia do congresso surgiu nos anos 1990, a partir da necessidade de reconhecer a contribuição dos servidores técnico-administrativos para a produção de conhecimento dentro da Universidade. “Quando saíam os rankings das universidades, por exemplo, o destaque era sempre para os docentes, o que é algo natural. Mas os servidores também participavam desse processo e buscavam um reconhecimento”, lembra.

Após a primeira edição, em 1997, o evento passou por um período de descontinuidade e foi retomado em 2008. Desde então, ocorre regularmente a cada dois anos. Lins destaca que o Simtec foi se consolidando como um espaço de valorização dos profissionais de apoio e como oportunidade para compartilhar experiências e projetos desenvolvidos em diferentes áreas da Unicamp, incluindo unidades de ensino e pesquisa, administração central e saúde. “O evento ganhou também um contorno acadêmico, com apresentação de trabalhos nos moldes universitários, pôsteres e critérios de avaliação semelhantes aos da academia”, detalha o presidente da comissão.
Impacto
Além do impacto interno, o Simtec também passou a influenciar iniciativas semelhantes em outras universidades públicas brasileiras. Em 2011, o evento inspirou a criação de um encontro que reúne profissionais da Unicamp, da USP e da Unesp. Instituições de estados como Rio de Janeiro também passaram a desenvolver eventos semelhantes, voltados à valorização dos servidores técnico-administrativos, conforme conta Lins.
Para o organizador, o congresso ajuda a reforçar o papel dos profissionais de apoio na produção científica e no funcionamento cotidiano das universidades públicas. “Não somos apenas suporte da universidade. Há toda uma construção de conhecimento, desenvolvimento de técnicas e inovação no trabalho dos profissionais técnico-administrativos”, aponta.


Lins convidou os servidores a participarem da programação e submeterem trabalhos para a edição deste ano. “Queremos que o evento continue sendo representativo desse segmento e evidencie a importância desses profissionais para a universidade pública brasileira”, convida.
Totens digitais
O organizador adianta que a edição deste ano – celebrando uma década de existência – também deve trazer mudanças no formato do evento. Uma das novidades será a substituição dos tradicionais pôsteres impressos por totens digitais, em uma iniciativa alinhada à sustentabilidade ambiental.
A programação ainda está sendo finalizada, mas a proposta é ampliar o diálogo com temas contemporâneos e novas linguagens. “Queremos romper um pouco com o formato tradicional e trazer pessoas que hoje dialogam fortemente com o público pelas redes sociais”, completa Lins.