O professor Wilson Suzigan, que atuou nos Institutos de Economia (IE) e de Geociências (IG) da Unicamp, morreu nesta sexta-feira (10 de abril), aos 84 anos. O docente, que ingressou na Universidade em 1985, foi reconhecido como professor emérito da Unicamp em 2024. O velório será em Paulínia, das 12h às 15h, seguido de cerimônia de cremação exclusiva para a família.
Suzigan construiu uma importante trajetória nas ciências econômicas e contribuiu para o debate sobre indústria e política industrial no país. Sua produção acadêmica se consolidou como referência para a compreensão do processo de industrialização brasileira e dos desafios associados ao desenvolvimento em economias periféricas. Entre suas obras, destaca-se “Indústria Brasileira: Origem e Desenvolvimento”, amplamente utilizada na formação acadêmica e no debate sobre política industrial.
O docente nasceu em Americana (SP) em 26 de fevereiro de 1942. Sua trajetória acadêmica teve início em 1961, no curso de graduação em Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Integrou a primeira turma de mestrado em Economia no Brasil, pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), onde defendeu a dissertação “O processo de substituição de importações no Brasil” em 1968. Entre 1981 e 1984, cursou o doutorado na Universidade de Londres, produzindo a tese “Investment in manufacturing industry in Brazil, 1869-1939”.
Após o mestrado, atuou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) até 1984 e ingressou na Unicamp em 1985 como docente do IE. Suzigan lecionou na unidade até sua aposentadoria, em 1998, e depois permaneceu como colaborador até 2004, quando se transferiu para o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do IG, onde atuou até 2022.
A extensão de sua contribuição acadêmica pode ser vista pelas publicações e orientações na Unicamp. Suzigan publicou 69 artigos acadêmicos em revistas brasileiras e internacionais de grande repercussão, além de publicar e organizar 17 livros e 38 capítulos de livros que servem de referência no debate sobre industrialização. Também orientou 27 teses de doutorado, 18 dissertações de mestrado e 42 projetos de iniciação científica, todos na Unicamp. Em 2007 recebeu da Presidência da República o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Paralelamente à atividade docente, foi membro do corpo editorial de diversas publicações, com papel importante na criação e edição de duas revistas científicas de referência no debate econômico: “Economia”, da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), criada em 1999 e da qual foi editor até 2001, e a “Revista Brasileira de Inovação”, criada em 2002 e mantida pelo IG da Unicamp desde 2006.
Ao receber o título de professor emérito da Unicamp, Suzigan declarou: “Antes de minha vida acadêmica na Unicamp, passei por vários lugares. E apesar de ter estado em tantas instituições, foi aqui que me senti em casa”.
Leia mais:
Wilson Suzigan recebe título de professor emérito da Unicamp
Foto de capa:
