TA345/531 Informática Aplicada à Engenharia de Alimentos

Resultados anteriores:

Assim como você, os alunos desta disciplina no semestre passado tiveram de realizar applets didáticos. Esses applets estão disponíveis na rede. No entanto, algo de grande importância aconteceu, percebemos muitas novidades nestes applets, foram utilizados recursos que não estavam disponíveis neste site, resultado do esforço pessoal dos alunos. Não se esqueça que eles serão mais uma ferramenta para que você realize o seu projeto final !

a) O uso de Funções Matemáticas em Java.
A linguagem java, assim como C, possibilita que você use uma série de funções, como: raiz quadrada, exponeciais, funções trigonométricas, funções estatísticas. Observe o applet trigonom e visualize-o. Podemos também resolver Equações do Segundo Grau com funções (código). Imagine como essas ferramentas facilitam a elaboração da lógica do programa!!

b) O uso de Vetores de Caracteres.
Algumas vezes é necessário que se imprima uma tabela na tela. Existem várias formas de se fazer isto em Java, como você já deve ter percebido, uma delas é a utilização de um vetor que ao invés de "guardar" números "guarda" caracteres. Observe o código do applet String

.

c) Declaração de Eventos

Você já aprendeu na aula2 como deveríamos tratar os eventos. No entanto, em alguns casos existe a necessidade de se declarar mais de um evento em um applet, ou até mesmo declarar o mesmo evento várias vezes. A forma mais simples de se fazer isto, já foi vista no exercício de casa da aula1 (operador.java, operador.html) e consiste em tratar de cada evento consecutivamente dentro da rotina de reconhecimento de eventos dentro da classe principal.

O caminho mais complicado, porém de recursos mais poderosos, é declarar os eventos como classes separadas de um código. Observe o código do Applet caixa, o mesmo da aula3 só que desta vez aperfeiçoado, ele possui vários eventos e todos eles são declarados depois do final do Applet.

O compilardor cria para estes eventos um arquivo com extensão class no mesmo diretório em que você salvou o Applet, isto pode ser um inconveniente pois você vai acabar enchendo seu computador de arquivos deste tipo.

Cada evento, desta maneira, é declarada como uma classe do tipo Listener: boxListener, buttonListener, choiceListener..... e implementam separadamente às classes com que se relacionam.

Esperamos que assim como os alunos do semestre passado o seu conhecimento também incorpore novidades a este site!

Boa Sorte e até a próxima!


 
Volta para a pagina principal da disciplina  
Última atualização:12/06/2002