Informações importantes

 

 

Lista das classes de AWT mais populares:

·        Applet: Cria um applet.

·        Button: Cria um botão.

·        Canvas: Cria uma área de trabalho em que se pode desenhar e traçar.

·        Checkbox: Cria uma casilla de ativação.

·        Choice: Cria um controle de opção.

·        Label: Cria uma etiqueta.

·        Menu: Cria um menu.

·        ComboBox: Cria um quadro de lista desplegable.

·        List: Cria um quadro de lista.

·        Frame: Cria um marco para as janelas de aplicação.

·        Dialog: Cria um quadro de diálogo.

·        Painel: Cria uma área de trabalho que pode ter outros controles.

·        PopupMenu: Cria um menu emergente.

·        RadioBulton: Cria um botão de opção.

·        ScrollBar: Cria uma barra de deslocamento.

·        ScrollPane: Cria um quadro de deslocamento.

·        TextArea: Cria uma área de texto de duas dimensões.

·        TextField: Cria um quadro de texto de uma dimensão (em outras línguas se chama TextBox).

·        TextPane: Cria uma área de texto.

·        Window: Cria uma janela.

 

 

Atributos da etiqueta <APPLET>:

·        CODEBASE: URL que especifica o diretório em que se busca o código da applet.

·        CODE: Nome do arquivo da applet, incluindo a extensão “.class”.

·        ALT: Texto que visualiza se um browser suporta applets porém não pode executa-lo por alguma razão.

·        NAME: Nome da applet no browser Web. Deve-se dar nomes às applets se quer ter a possibilidade de buscar outras applets e interatuar com elas.

·        WIDTH: A largura do espaço reservado para a applet.

·        HEIGTH: A altura do espaço reservado para a applet.

·        ALIGM Especifica o alinhamento da applet: LEFT (esquerda), RIGHT (direita), TOP (acima), BOTTOM (abaixo), MIDDLE (médio), BASELINE, TEXTOP, ABSMIDDLE o ABSBOTTOM.

·        VSPACE: Espaço ubicado sobre e desde a applet.

·        HSPACE: Espaço ubicado à direita e à esquerda da applet.

·        PARAM NAME: Nome do parâmetro que se passa para a applet.

·        PARAM VALUE: Valor de um parâmetro.

 

 

Métodos de gráficos:

·         paint: Chamado quando se va a volver para desenhar a applet.

·        repaint: Se chama  este método para forçar que a applet seja pintada.

·        drawString: Desenha uma cadena de texto.

·        setBackground: Fija a cor de fundo.

·        setForeground: Fija a cor de primeiro plano.

·        draw3Drect: Desenha um retângulo 3D.

·        drawBytes: Desenha texto, dado um array de bytes.

·        drawImage: Desenha uma imagem.

·        drawOval: Desenha um óvalo (incluindo círculos).

·        drawPolyLine: Desenha uma linha com múltiplos segmentos.

·        drawRoundRect: Desenha um retângulo arredondado.

·        drawArc: Desenha um arco.

·        drawChars: Desenha texto, dado um array de caracteres.

·        drawLine: Desenha uma reta.

·        drawPo1ygon: Desenha um polígono.

·        drawRect: Desenha um retângulo.

 

 

Eventos de listers disponíveis e os tipos de eventos que gestionam:

·        ActionLister: Gestiona os eventos de ação, como clicar sobre os botões.

·        AdjustementLister: Gestiona os casos em que um componente é escondido, movido, redimensionado ou mostrado.

·        ContainerLister: Gestiona o caso em que um componente coge ou perde o foco.

·        IteniLister: Gestiona o caso em que cambia o estado de um elemento.

·        KeyUster: Recebe os eventos do teclado.

·        MouseLister. Recebe nos casos em que é pulsado o mouse, mete um componente, sale um componente ou é pressionado.

·        MouseMotionLister: Recebe no caso em que se arrasta ou move o mouse.

·        TextLister: Recebe os cambios de valor de texto.

·        WindowLister: Gestiona os casos em que uma janela está ativada, desativada, com ou sem forma de icomo, aberta, fechada ou se sale de ella.

 

 

  Tabela 1. Classe TextField.

Construtor

Descrição

TextField( )

 

TextField(intcolunas)

 

 

TextField(String texto)

 

 

TextField(String texto, int colunas)

Constrói um novo quadro de texto.

 

Constrói um novo quadro de texto vazio com o número de colunas indicado.

 

Constrói um novo quadro de texto com o texto indicado.

 

Constrói um novo quadro de texto inicializado com o texto indicado e com o número de colunas especificado.

Método

Descrição

void setText(Stfing t)

 

void getText(Stfing t)

Indica o texto que vai no quadro de texto.

 

Obtém o texto.

 

Tabela 2. Classe Label.

Construtor

Descrição

Label( )

 

Label(Stringtexto)

 

 

Label(String texto, int alinhamento)

 

 

Constrói uma etiqueta vazia.

 

Constrói uma nova etiqueta com o texto indicado, justificado na esquerda.

 

Constrói uma nova etiqueta que apresenta a cadena especificada com o alinhamento indicado.

Método

Descrição

void setText(String text)

 

void getText(String text)

Estabelece o texto desta etiqueta ao texto indicado.

 

Obtém o texto.

 

Tabela 3. Classe Button.

Construtor

Descrição

Button

 

Button(String etiqueta)

Constrói um botão sem etiqueta.

 

Constrói um botão com a etiqueta indicada.

Método

Descrição

void addActionListener(ActionLíster l)        

 

 

String getActionCommand( )

 

String getLabel( )

 

protected void processEvent (AWTEvent e)

 

void removeActionListener(ActionListener 1)

 

 

void setActionCommand(String comando)

 

Adiciona o ActionListener indicado para receber eventos do botão.

 

Obtém o comando do evento produzido pelo botão.

 

Obtém a etiqueta do botão.

 

Processa eventos do botão.

 

Elimina o actionListener para que não possa receber eventos do botão.

 

Estabelece o nome do comando para o evento produzido pelo botão.

 

 Tabela 4. Classe ActionEvent.

Método

Descrição

String getActionCommand( )

 

int getModifiers( )

 

 

String paramString( )

Obtém a cadena do comando.

 

Obtém as claves do modificador, mantidas durante o evento.

 

Obtém uma cadena que identifica o evento.

 

Tabela 5. Classe Checkbox.

Construtor

Descrição

Checkbox( )

 

Checkbox(Stringetiqueta)

 

 

Checkbox(Stringetiqueta, boolean estado)

 

 

Checkbox(String etiqueta, Boolean estado, CheckboxGroup grupo)

 

Checkbox(String etiqueta, CheckboxGroup grupo, boolean estado)

Cria uma caixinha de ativação sem etiquetas.

 

Cria uma caixinha de ativação com a etiqueta especificada.

 

Cria uma caixinha de ativação com a etiqueta especificada e fija o estado.

 

Cria uma caixinha de ativação em o grupo indicado e fija o estado.

 

Constrói uma caixinha de ativação com a etiqueta indicada no grupo especificado.

Método

Descrição

void addItemListener(ItemListener l)

 

 

String getLabel( )

 

boolean getState( )

 

 

protected void processEvent(AWTEvent e)

Adiciona o item Iister indicado para a caixinha de ativação.

 

Obtém a etiqueta da caixinha de ativação.

 

Determina se a caixinha de ativação está em estado selecionado ou não selecionado.

 

Processa eventos na caixinha de ativação.

 

Tabela 6. Classe ItemEvent.

Método

Descrição

Object getItem( )

 

ItemSelectable getItemSelectable( )

 

int getStateChange( )

 

 

String paramString( )

Obtém o elemento afetado pelo evento.

 

Obtém o originador do evento.

 

Obtém o tipo de mudança de estado (a saber, selecionado ou quitada a seleção).

 

Obtém a cadena que coincide com o evento.

 

 Tabela 7. Classe CheckboxGroup.

Método

Descrição

Checkbox getSelectedCheckbox( )

 

 

void setSelectedCheckbox (Checkbox box)

 

 

String toString( )

Obtém a caixinha de ativação que atualmente está selecionada dentro do grupo.

 

Estabelece a caixinha de ativação atualmente selecionada neste grupo.

 

Devolve uma representação tipo string do grupo, incluindo o valor de sua seleção atual.

 

Tabela 8. Classe FlowLayout.

Construtor

Descrição

FlowLayout( )     

 

 

 

FlowLayout(int align)

 

 

 

FlowLayout(int align, int hgap, int vhap)

Constrói um novo flow layout com alinhamento central. A margem horizontal e vertical será de 5 pixels.

 

Constrói um novo flow layout com o alinhamento dado. A margem horizontal e vertical será de 5 pixels.

 

Cria um novo flow layout, com o alinhamento dado e as margens horizontal e vertical dados entre os componentes.

Método

Descrição

void addLayoutComponent(String nome, Component comp)

 

int getAlignmemt( )

 

int getHgap( )

 

 

int getVhap( )

 

void layoutContainer(Container target)

 

void removeLayoutComponent (Component comp)

 

void setAlignmemt(int align)

 

void setHgap(int hgap)

 

void setVgap(int ygap)

 

String toString( )

Adiciona ao esquema o componente especificado.

 

 

Obtém o alinhamento do esquema.

 

Obtém a separação horizontal entre os componentes.

 

Obtém a separação vertical entre os componentes.

 

Pone o contenedor.

 

Elimina o componente do esquema.

 

Fija o alinhamento.

 

Fija a separação horizontal entre os componentes.

 

Fija a separação vertical entre os componentes.

 

Devolve a representação de tipo string deste objeto FlowLayout.

 

Tabela 9. Classe GridLayout.

Construtor

Descrição

GridLayout( )

 

 

GridLayout(int filas, int colunas)

 

 

GridLayout(int filas, ínt colunas, int hgap, int vgap)

Cria um grid layout em uma fila, com uma coluna por componente.

 

Cria um grid layout com o número de filas e de colunas indicados.

 

Cria um grid layout com o número de filas, colunas e separação dadas.

Método

Descrição

void addLayoutComponent(String nome, Component comp)dado

 

int getColumns( )

 

int getHgap( )

 

 

int getVgap( )

 

voidlayoutContainer(Containerpadre)

 

void removeLayoutComponent (Component comp)

 

void setColumns(int cols)

 

void setHgap(int hgap)

 

 

void setVgap(int ygap)

 

 

void setRows(int filas)

 

String toString( )

 

Adiciona ao esquema o componente.

 

 

Obtém o número de colunas de esquema.

 

Obtém a separação horizontal entre os componentes.

 

Obtém a separação vertical entre os componentes.

 

Põe o contenedor usando o esquema.

 

Elimina do esquema o componente indicado.

 

Estabelece o número de colunas no esquema.

 

Estabelece a separação horizontal entre os componentes.

 

Estabelece a separação vertical entre os componentes.

 

Estabelece o número de filas do esquema.

 

Obtém uma representação de tipo string do esquema.

 

Tabela 10. Classe BorderLayout.

Construtor

Descrição

BorderLayout( )

 

BorderLayout(int hgap, int vgap)

 

Constrói um novo border layout.

 

Constrói um border layout com as separações entre componentes indicadas.

Método

Descrição

void addLayoutComponent(Component comp, Object constraints)

 

void addLayoutComponent(String nome, Component comp)

 

void invalidateLayout(Containertarget)

 

void layoutContainer(Container target)

 

void removeLayoutComponent (Component comp)

 

String toString( )

Adiciona o componente ao layout, usando o objeto dado.

 

Adiciona ao layout o componente dado, com o nome indicado.

 

Invalida o esquema.

 

Pone o contenedor.

 

Elimina do esquema o componente dado.

 

Obtém uma representação tipo string do esquema.

 

Tabela 11. Classe TextArea.

Campo

Descrição

static int SCROLLBARS_BOTH

 

 

static int SCROLLBARS_HORIZONTAL_ONLY

 

 

static int SCROLLBARS_NONE

 

 

static int SCROLLBARS_VERTICAL_ONLY

Adiciona as barras de deslocamento horizontal e vertical.

 

Adiciona, unicamente, uma barra de deslocamento horizontal.

 

Indica que não se criará nenhuma barra de deslocamento na área de texto.

 

Somente visualiza uma barra de deslocamento vertical.

Construtor

Descrição

TextArea( )

 

TextArea(int filas, int colunas)

 

 

TextArea (String texto)

 

TextArea(String texto, int filas, int colunas)

 

 

TextArea(String texto, int filas, int colunas, int barras_de_deslocamento)

Constrói uma nova área de texto.

 

Constrói uma nova área de texto, vazia, com o número de filas e colunas indicado.

 

Constrói uma nova área de texto com o texto dado.

 

Constrói uma nova área de texto, com o texto dado e com o número de filas e de colunas dado.

 

Constrói uma nova área de texto com o texto dado e fija a vizibilidade das filas, colunas e barras de deslocamento.

Método

Descrição

void addNotify( )

 

void appendText(String str)

 

int getColumns( )

 

int getRows( )

 

void insert(String str, int pos)

 

 

protected String paramString()

 

 

void replaceRange(String str, int inicio, int final)

 

void setColumns(int colunas)

 

void setRows(int filas)

Cria o companheiro da área de texto.

 

Adiciona texto ao texto atual da área de texto.

 

Obtém o número de colunas da área de texto.

 

Obtém o número de filas da área de texto.

 

Insere o texto dado na posição da área de texto indicada.

 

Devolve uma representação em cadena do estado da área de texto.

 

Muda o texto entre as posições de início e final.

 

Fija o número de colunas.

 

Fija o número de filas.

 

 Tabela 12. Construtores da classe List.

Construtor

Descrição

List( )

 

List(int filas)

 

 

List (int filas, boolean multipleMode)

 

 

 

void add(String elemento)

 

void add(String elemento, int índice)

 

 

String getItem(int índice)

 

int getItemCount( )

 

String[] getItems( )

 

int getRows( )

 

int getSelectedIndex( )

 

int[] getSelectedIndexes( )

 

String[] getSelectedItems( )

 

Object[] getSelectedObjects( )

 

 

boolean isIndexSelected(int índice)

 

 

boolean isMultipleMode( )

 

 

protected String paramString( )

 

protected void processEvent (AWTEvent e)

 

void remove(int posição)

 

 

void remove(String elemento)

 

 

void removeAll( )

 

void select(int índice)

 

 

void setMultipleMode(boolean b)

 

Cria um novo quadro de deslocamento.

 

Cria um novo quadro de deslocamento, com o número de linhas visíveis que se indica.

 

Cria uma nova lista com o número de filas especificado e se habilita a seleção múltiple, se multipleMode é verdadeiro.

 

Adiciona o elemento dado ao final da lista.

 

Adiciona o elemento dado para a lista na posição marcada pelo índice.

 

Obtém o elemento associado ao índice dado.

 

Obtém o número de elementos da lista.

 

Obtém os elementos da lista.

 

Obtém o número de linhas visíveis da lista.

 

Obtém o índice de elemento selecionado na lista.

 

Obtém os índices selecionados da lista.

 

Obtém os elementos selecionados desta lista.

 

Obtém os elementos selecionados da lista em um array de objetos.

 

Determina se o elemento dado da lista está selecionado.

 

Determina se a lista permite fazer seleções múltiplas.

 

Obtém o string que reapresenta o estado desta lista.

 

Processa os eventos desta lista.

 

Elimina o elemento da lista que está na posição dada.

 

Elimina a primeira ocorrência de um elemento da lista.

 

Elimina todos os elementos da lista.

 

Seleciona o elemento da lista que ocupa o índice dado.

 

Estabelece o indicador que determina se a lista permite seleção múltipla.

 

 Tabela 13. Classe Choice.

Construtor

Descrição

Choice( )

Cria um novo quadro de lista desplegable.

Método

Descrição

void add(String elemento)

 

String getItem(int índice)

 

 

int getItemCount( )

 

int getSelectedIndex( )

 

 

void insert(String elemento, int índice)

 

protected void processEvent (AWTEvent e)

 

void remove(int posição)

 

void removeAll( )

 

void rernoveItemListener(ItemListener l)

Adiciona um elemento para este controle.

 

Obtém a cadena deste controle que ocupa o índice dado.

 

Obtém o número de elementos deste controle.

 

Obtém o índice do elemento selecionado atualmente.

 

Inserta o elemento na posição dada.

 

Processa os eventos neste controle.

 

Elimina o elemento que está na posição indicada.

 

Elimina todos os elementos do controle.

 

Elimina um item listener para que não obtenha mais eventos de elemento deste controle.

 

Tabela 14. Classe Scrollbar.

Construtor

Descrição

Scrollbar( )

 

Scrollbar(intorientação)

 

 

Scrollbar(int orientação, int valor, int visível, int mínimo, int máximo)

 

Cria uma nova barra de deslocamento vertical.

 

Cria uma nova barra de deslocamento com a orientação dada.

 

Cria uma nova barra de deslocamento com a orientação, valor inicial, tamanho da página e valores mínimo e máximo dados.

Método

Descrição

void addAdjustmentListener(AdjustmentListener 1)

 

 

void addNotify( )

 

int getMaximum( )

 

int getMinimum( )

 

int getOrientation( )

 

int getValue( )

 

protected String paramString( )

 

 

protected void processEvent(AWTEvent e)

 

void setMaximum(int newMaximum)

 

void setMinimum(int newMinimum)

Adiciona o adjustment listener dado, para obter os eventos de ajustes.

 

Cria o companheiro da barra de deslocamento.

 

Obtém o valor máximo da barra de deslocamento.

 

Obtém o valor mínimo da barra de deslocamento.

 

Obtém a orientação da barra de deslocamento.

 

Obtém o valor atual da barra de deslocamento.

 

Obtém uma representação de tipo string do estado da barra de deslocamento.

 

Processa os eventos da barra de deslocamento.

 

Estabelece o valor máximo.

 

Estabelece o valor mínimo.

 

Tabela 15. Classe Canvas.

Construtor

Descrição

Canvas( )

 

Canvas(GraphicsConfíguration config)

 

 

void addNotify( )

 

void paint(Graphics g)

Cria um novo canvas.

 

Cria um novo canvas, dado um objeto GraphicsConfiguration.

 

Cria o companheiro do canvas.

 

Se lhe chama para voltar para pintar o canvas.

 

Tabela 16. Classe Graphics.

Construtor

Descrição

protected Graphics( )

Cria um novo objeto Graphics

Método

Descrição

abstract void drawLine(int x1, int yl, int x2, int y2)

 

 

abstract void drawOval(int x, int y, int largura, int altura)

 

abstract void drawPolygon(int[] xPoints, int[] yPoints, int nPoints)

 

void drawPolygon(Polygon p)

 

Mostra uma reta, usando a cor atual, entre os pontos (x1, y1) e (x2, y2).

 

Mostra o contorno de um oval.

 

 

Mostra um polígono cerrado definido pelos arrays de coordenadas x e y.

 

Mostra o contorno de um polígono definido pelo objeto Polygon dado.

 

Tabela 17. Métodos da interface KeyListener.

Método

Descrição

void keyPressed(KeyEvent e)

void keyReleased(keyEvent e)

void keyTyped(keyEvent e)

Se lhe chama quando se pulsa uma tecla.

Se lhe chama quando se solta uma tecla.

Se lhe chama quando se escreve com uma tecla.

 

Tabela 18. Classe Color.

Campo

Descrição

static Color black

static Color blue

static Color cyan

static Color darkGray

static Color gray

static Color green

static Color lightGray

static Color magenta

static Color orange

static Color pink

static Color red

static Color white

static Color yellow

Cor preto.

Cor azul.

Cor cyan.

Cor cinza escuro.

Cor cinza.

Cor verde.

Cor cinza claro.

Cor magenta.

Cor laranja.

Cor rosa.

Cor vermelho.

Cor branco.

Cor amarelo.