Ecologia de Sistemas-18

Comparação de dois sistemas de produção antagônicos

Observações:

  1. O sistema convencional (ou químico) de produção de alimentos e matérias primas gasta muita energia não renovável na produção e no transporte do produto, e no tratamento de resíduos. Este último passa. a ser o principal problema ambiental em muitas regiões.
  1. Desde o início da industrialização o tipo de tecnologia usada nos sistemas convencionais gera desemprego rural. O uso da energia dos combustíveis fósseis e dos derivados do petróleo passa a substituir o trabalho humano. 
  1. O êxodo rural pode ser superado em tanto houve expectativa de crescimento e os problemas ambientais eram moderados. Os países desenvolvidos usaram políticas de bem-estar social (com recursos obtidos do intercâmbio comercial favorável) para atender suas populações. No terceiro mundo isso não ocorreu e um grande número de pessoas vive em favelas, em péssimas condições sem expectativa de melhora de vida e sem serviços sociais, gerando um caldeirão social que explode em forma de atividades marginais tais como a criminalidade e o trafego de drogas, 
  1. Considerando que hoje a situação social e ambiental é crítica e vale a pena refletir se convém insistir no mesmo modelo de desenvolvimento.
  1. O exame das metodologias usadas pelos pequenos e médios agricultores familiares ecológicos no sul do país (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) revela um outro modelo tecnológico que vale a pena divulgar. Ele se baseia no uso de recursos da natureza (em certa forma gratuitos, todavia precisam de esforço humano para ser conseguidos), na reciclagem local e de resíduos da região, na preservação de parte da propriedade para fornecer materiais e serviços de apoio ao sistema produtivo e familiar. Eles beneficiam localmente os produtos e podem se articular em redes de produtores.
  1. A alternativa deve ser considerada com cuidado e comparada com as opções que as empresas internacionais que vendem insumos agrícolas e que não apresentam uma postura de solidariedade com a Biosfera , com a Biodiversidade e as idéias das populações locais.

Enrique Ortega. DEA/FEA/Unicamp (07/05/2003)

Bibliografia:

Howard T. Odum & Elisabeth C. Odum “The Prosperous Way Down: Principles and Policies”.

University of Colorado Press. May, 2001.

Questões:

  1. Quais seriam as alternativas para a transição a um desenvolvimento mais sustentável de acordo com cada região e cada tipo de produtores e consumidores?
  1. As opções seriam parecidas no Norte e no Sul?