Página Principal
 


Banco de Dados


Pesquisa Musicon

 

 

Indisponível no momento
 

hoje: | última atualização: 06 de março de 2007.

Guia da Música Contemporânea Brasileira

Guia da Música
Contemporânea
B r a s i l e i r a





 
Compositores

 Solistas

 Regentes

 
Câmara

 Orquestras

 Bandas

 Grupos Vocais

 Pesquisadores

 Obras

 Mídia


 Produtores

 Ensino

 Festivais
 Documentação
 Teatros e Auditórios
 Entidades de Apoio
 Editoras





 

Selecione um link


MUSICON  CDMC UNICAMP



Pesquisadores / Researchers / Chercheurs / Forscher



SEM - Semiótica / Semiotics / Sémiologie / Semiotik

 

 

Nome                        Ana Cristina Fricke Matte

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (31) 3499-6085

E-mail                       a9fm@yahoo.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Análise quantitativa da tensividade do conteúdo verbal tendo em vista o

                                estudo da expressão da emoção na fala e o modelamento prosódico. Cadernos de Estudos

                                Linguísticos, Campinas - SP, 2005  -  Neutral Speech Corpora - a test for neutrality. In: Speech

                                Prosody 2006, 2006, Dresden. Speech Prosody 3.d International Conference Proceedings. Dresden :

                                 TUD press, 2006. v. 1. p. 1-4  *  TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual de

                                Campinas, UNICAMP, Brasil, 2004; Doutorado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP,

                                 Brasil. Título: Vozes e Canções Infantis Brasileiras: emoções no tempo, 2002. Orientador: Luiz

                                Augusto de Moraes Tatit; Mestrado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

                                Título: Abordagem Semiótica de Histórias e Canções em Discos Para Crianças - O Disco Infantil e

                                a Imagem da Criança, 1999. Orientador: Luiz Augusto de Moraes Tatit  *  ATIVIDADES: Prof.

                                Dr. UFMG

 

Nome                        Ana Léa Maranhão

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Cidade                      Florianópolis

UF                             SC

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       analea@unisul.br

Http

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Mestrado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São

                                Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: O Jogo Sonoro num Território Musicoterápico, Ano de Obtenção:

                                2002. Orientador: Silvio Ferraz. * PUBLICAÇÕES: - Musicoterapia: Uma Visão Geral. 1. ed. Rio

                                 de Janeiro: Enelivros, 1999. v. 1000. 1000 p  -  Território Demarcado Num Trabalho com

                                Musicoterapia. In: III Fórum de Pesquisas do Centro de Linguagem Musical - PUC SP, 1999,

                                Fórum. III Fórum de Pesquisa do CLM. São Paulo : PUC - CLM, 1999  -  O Território num

                                Trabalho em Equipe com Musicoterapia. n: I Fórum Paulista de Musicoterapia, 1999, São Paulo. I

                                 Fórum Paulista de Musicoterapia. São Paulo : APEMESP, 1999  -  A Projeção Sonora. In: II

                                Encontro Latino-Americano de Musicoterapia, 1998, Rio de Janeiro. II Encontro Latino-Americano

                                de Musicoterapia. Rio de Janeiro : UBAM, 1998. v. 1.

 

Nome                        Antonio Eduardo Santos

Áreas de Pesquisa     INT, SEM

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Cidade                      SANTOS

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       anted@iron.com.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP,

                                Brasil. Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

                                PUC/SP, Brasil. Título: Os Des-Caminhos do Festival Música Nova (FMN-um veículo de

                                comunicação dos caminhos da música contemporânea), Ano de Obtenção: 2003. Orientador: Maria

                                de Lourdes Sekeff Zampronha. Mestrado em Artes. Universidade Estadual Paulista Júlio de

                                Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: O Antropofagismo na Obra Pianística de Gilberto

                                Mendes, Ano de Obtenção: 1995. Orientador: Maria de Lourdes Sekeff Zampronha. *

                                PUBLICAÇÕES: Os Caminhos de uma Odisséia Musical. Revista Multi :Revista de

                                Pós-Graduandos em Ciências Humanas) São Paulo., PUC/SP, v. 1, n. 2, p. 15-19, 2000; O Teatro

                                 Musical na obra de Gilberto Mendes .. In: 1º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto

                                Linguagem Musical, 2003, Ribeirão Preto. 1º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto

                                Linguagem Musical - Linguagens da Música, 2003; Um outro Olhar em torno do Gesto Sonoro .

                                In: Encontro de Musicologia Histórica da Universidade Federal de Juiz de Fora(MG), 2000, Juiz de

                                 Fora(MG). IV ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora (MG) : Centro de

                                Estudos Murilo Mendes, 2000. v. Único. p. 307-311;  * ATIVIDADE: professor pesquisador da

                                Unesp e professor auxiliar da Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP.

 

Nome                        Arthur Nestrovski

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       comfil@pucsp.br, nestrovski@uol.com.br

Http

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil;

                                Doutorado - University of Iowa, U.I, Estados Unidos. Ano de Obtenção: 1990. Graduação -

                                University of York, YORK, Inglaterra. * PUBLICAÇÕES: notas musicais - do barroco ao jazz. 1.

                                ed. São Paulo: PubliFolha, 2000. v. 1. 240 p; O Samba Mais Bonito do Mundo. Teresa, São

                                Paulo, v. 4-5, p. 130-143, 2004; Vozes de Crianças. Pulsional Revista de Psicanálise, n. 116/117,

                                1999 * ATIVIDADES: Assessor Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

                                 Tecnológico, CNPQ; Assessor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São

                                Paulo, FAPESP; Vice-coordenador de Mestrado e professor na Pontifícia Universidade Católica de

                                São Paulo, PUC/SP.

 

Nome                        Carlos Ernest Dias

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       carlosernest@uol.com.br

Http

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Mestrado em Ciências da Arte. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

                                Título: Antônio Carlos Jobim: Imagens e Relações em Matita-Perê e Águas de Março, Ano de

                                Obtenção: 2004. Orientador: Fernando José Ribeiro. * PUBLICAÇÕES:  Imagem, 2004. (Partitura

                                 Musical/Orquestra); Lîla, 2004. (Partitura Musical/Outro).

Nome                        Denise Garcia

Áreas de Pesquisa     MEL, MCO, SEM

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       d_garcia@iar.unicamp.br, dhlgarcia@uol.com.br

Http

Sinopse                     ATIVIDADES: Profª no Depto. de Música, IA, unicamp. * PUBLICAÇÕES: Concert

                                Multiphonie: L'Espace Differencié, Ars Sonora n.8, 03/1988. * TITULAÇÃO: Doutora em

                                Comunicação e Semiótica (1998), PUC/SP; Mestre em Artes (1993), UNICAMP; Graduação em

                                Música - Composição (1979), USP - ECA - Departamento de Música; Graduação em Música -

                                Composição (1984), Nordwestdeutshe Musikakademie Detmold.

 

Nome                        Edson Sekeff Zampronha

Áreas de Pesquisa     ANA, MEL, MCO, SEM, TEO

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 6166-6520

E-mail                       edson@zampronha.com

Http                          http://www.zampronha.com

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura

                                musical, 298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of

                                Perception to the Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103.

                                Roy Ascott (org.). Bristol: Intellectbooks, 2000.  Conceitos da teoria do caos aplicados à

                                composição Modelagem III, FACE., Nº4., 11,  p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?,

                                 ARTEunesp, v. 12, 19, p.115-133. São Paulo: 1996.  Música: uma metáfora do tempo.

                                ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121. São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP,

                                Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado, UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e

                                Processos de Organização Musical Estruturalista, Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado,

                                PUC/SP, Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski, Notação, Representação e Composição:

                                 um novo paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo, 1998  *  ATIVIDADES: Professor

                                Doutor do Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista - UNESP;Diretor do Grupo

                                de Pesquisa em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP; Professor na pós-graduação em

                                Música no Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação em Filosofia - Filosofia da

                                Mente Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.

 

Nome                        Elba Braga Ramalho

Áreas de Pesquisa     SEM, ETN

ENTID_ASS                UECE - Universidade Estadual do Ceará - Centro de Humanidades.

Cidade                      Fortaleza

UF                             CE

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       elbabr@secrel.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão. São Paulo: Terceira

                                Margem, 2000. v. 1. 190 p  -  Cantoria Nordestina: Música e Palavra. São Paulo: Terceira

                                Margem, 2000. v. 1. 184 p  -  La Cantoría Nordestina: un gênero poético-musical de resistência.

                                Casa de las Américas, Havana, v. 6-7, p. 39-47, 2001   *  TITULAÇÃO: Doutorado em

                                Musicology. University of Liverpool, LIVERPOOL, Inglaterra. Título: Luis Gonzaga: His Career

                                and his music, 1997. Orientador: Dr. John Gledson e Philip Tagg; Mestrado em Sociologia.

                                Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: Música e Palavra no Processo de

                                Comunicação Social: A Cantoria Nordestina, 1992. Orientador: Dr. Dieter Brüh  *  ATIVIDADES:

                                 Professora Associada Université de Poitiers, CNRS, França; Professor Titular Universidade

                                Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

 

Nome                        Fernando (Henrique de Oliveira) Iazzetta

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, MCO, SEM

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 3091-4137

E-mail                       iazzetta@usp.br

Http                          http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: - Além da vanguarda musical, 2005, 227.246, Em - O Pós Modernismo. J.

                                Guinsburg & Ana Mãe Barbosa (eds.). São Paulo: Ed. Perspectiva. - Meaning in Music Gesture,

                                2000 , In: Trends in gestural Control of Music, Marc Battier & Marcelo M. Wanderley (Eds.)

                                Paris-IRCAM - Centre Pompidou - CD-ROM. - La música en Internet: un sueño o una realidad

                                (virtual)? , 1999, In: - Música y nuevas tecnologías - Perspectivas para el siglo XXI. Eduardo R.

                                Miranda (Ed.), Barcelona: ACC L'Angelot Editora. - AcMus: Computational Tools for

                                Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics , European Acoustics Symposium/IV

                                Congresso Ibero-Americano de Acústica, 2005. - Música: Processo e Dinâmica , 1993 , 262pg ,

                                São Paulo: Editora Annablume. * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado, McGill University, Electronic

                                Music, Canadá, 2003 - Doutorado, PUCSP , Comunicação e Semiótica , Maria L. Santaella , Sons

                                 de silício: corpos e máquinas fazendo música , Brasil, 1997 - Mestrado, PUCSP , Comunicação e

                                Semiótica , Silvia Anpach , A música atual e seus processos dinâmicos , Brasil, 1992 *

                                ATIVIDADES: Professor no Departamento de Música da ECA-USP

 

Nome                        Fernando Antonio Pacheco

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UNICOR - Universidade Vale do Rio Verde - ISE - Instituto Superior de Educação

Cidade                      Pouso Alegre

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (35) 32391267

E-mail                       fpacheco@uai.com.br, fpacheco@unincor.br

Http                          http://www.unincor.br

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: O Processo de Criação dos 5 Prelúdios (para violão solo - Rio, 1940). São

                                Paulo: Biblioteca da PUC-SP, 2001 (Dissertação de Mestrado)  * TITULAÇÃO: Mestre em

                                Comunicação e Semiótica (2001), PUC/SP; Especialização Lato-Sensu em Didática - Fundamentos

                                 Teóricso da Prática Pedagógica (1986), Faculdade São Luiz; Bacharelado em Violão (1988),

                                Faculdade Mozarteum de São Paulo.

 

Nome                        Heloísa de Araújo Duarte Valente

Áreas de Pesquisa     SEM,ETN

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista

Cidade                      Santos

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       whvalent@terra.com.br

Http                          www.unisantos.br/musimid

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio, 230p. São Paulo: Annablume,

                                1999; Les chants de la voix: queques importances discrètes, Les Universaux en Musique,

                                p.256-272. Paris: Éditions de la Sorbonne, 1994; E la nave va...Imagens de memória, tempo e

                                espaço na paisagem sonora. De sons e signos - música, mídia e contemporaneidade - Lia Tomás

                                (org.) (em parceria com Mônica Rebecca F. Nunes), p.147-187, São Paulo: Educ, 1998; Listening

                                to the virtual past, Semiotics of the media; State of art, projects and perspectives, WinfrieN öth

                                (org.) p.611-617. Mouton de Gruyter, 1995; Os giros (do mundo) do disco na voz da canção,

                                Opus, vol. 7, Anppom, 2001; As vozes da canção na mídia, p. 236, São Paulo: Via Lettera, 2003;

                                De la canción artística a la canción de los medios, Pauta, março 2003, p. 44-57, México:

                                Conaculta. As vozes da canção na mídia, 2003, 237pg, São Paulo, Via Lettera/Fapesp *

                                TITULAÇÃO: Licenciatura Educação Artística com Habilitação em Música (1981) e Bacharelado

                                em Música - Regência (1986), ECA/USP; Bolsa sanduíche CNPq, EHESS, Françoise Escal, 1997;

                                 Mestrado (maio de 1995), PUC-SP, Comunicação e Semióitca, Philadelpho Menezes, Os cantos

                                da voz: entre o ruído e o silêncio, Brasil, São Paulo; Doutorado (12 de junho de 2000), PUC-SP,

                                Comunicação e Semiótica, Philadelpho Menezes, As vozes da canção na mídia, Brasil, São Paulo;

                                Pós-Doutorado, ECA-USP, Cinema, Televisão e Rádio, Eduardo Peñuela Cañizal, A canção na

                                mídia: memória e nomadismo, 2003. * ATIVIDADES: Universidade Católica de Santos :

                                pós-graduação (2002-2005). Atualmente: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fº

                                (Unesp) Instituto de Artes: Programa de Pós-Graduação em Música

 

Nome                        José Luiz Martinez

Áreas de Pesquisa     SEM, ETN, MCO

ENTID_ASS                PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 3670-8000

E-mail                       rudrasena@uol.com.br

Http                          http://www.pucsp.br/pos/cos/rism

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Semiotics and the Art Music of Índia. Music Theory Online, Estados Unidos, v.

                                 6, n. 1, 2000.  -  Icons in Music: a Peircean Rationale. Semiótica, v. 110, n. 1/2, p. 57-86, 1996.

                                - Semiosis in Hindustani Music. 2. ed. New Delhi: Motilal Banarsidass, 2001. 440 p.  *

                                TITULAÇÃO: - Pós-Doutorado, PUC-SP, Comunicação e Semiótica, Música, Estética e Semiose

                                na Índia, Brasil, PUC-SP, 1999 - Doutorado, Universidade de Helsinki, Musicologia , Eero Tarasti

                                 , Semiosis in Hindustani Music, Finlândia, Universidade de Helsinki, 1997 - Mestrado, PUC-SP

                                , Comunicação e Semiótica , Lúcia Santaella , Música & Semiótica: um estudo sobre a questão da

                                representação na linguagem musical, Brasil, PUC-SP. 1991- Graduação, USP , Música - ECA ,

                                Brasil, USP, 1986 * ATIVIDADES: PUC-SP, Departamento de Linguagens do Corpo, Prof.

                                Assistente Doutor.

 

Nome                        Leomara Xavier Craveiro de Sá

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas

Cidade                      Goiânia

UF                             GO

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC - SP; Especialização em

                                Musicoterapia, UFG, 1998; Bacharelado em Piano, UFG, 1979.

 

Nome                        Luiz Fernando Nascimento de Lima

Áreas de Pesquisa     ETN, SEM

ENTID_ASS

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       ensino@acd.ufrj.br, z12332fn@yahoo.com

Http                          http://www.musica.ufrj.br/etnomusicologia

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Simbologia e significação no samba: Uma leitura crítica da literatura. Per musi,

                                v. 1, p. 1, 2005.  Música e Fala: O Discurso Verbal em um Espetáculo de Samba. Latin American

                                Music Review, Austin, v. 24, n. 1, p. 95-125, 2003.    * TITULAÇÃO: Doutorado em

                                Musicologia. University Of Helsinki, HY, Finlândia. Título: Live Samba: Analysis and

                                Interpretation of Brazilian Pagode, Ano de Obtenção: 2001.  Mestre em Música, UFRJ, Escola de

                                Música, Samuel Araújo: "Interpretação Musical: Uma perspectiva semiológica", RJ, Brasil,1995;

                                Especialização em Lingüística, UFRJ, 1996. É músico e musicólogo. É Ph.D. em Musicologia

                                pela Universidade de Helsinque, e seus interesses principais são a semiótica da música,

                                nacionalismo, música popular, história da música brasileira e Villa-Lobos. É também formado em

                                clarineta, tendo sido aluno de José Botelho, e tocado profissionalmente por vários anos.

                                Atualmente, é pesquisador associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Nome                        Luiz Paulo (de Oliveira) Sampaio

Áreas de Pesquisa     ANA, MHS, SEM

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial     (21) 2295-1043

E-mail                       luizpa@brturbo.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: - Símbolo da razão ou símbolo da paixão?, Debates, 1998, vol.2, 7-29pg,

                                PPGM/CLA/UNIRIO - A orquestra sinfônica-sua historia e seus instrumentos, 223pg , Rio,

                                GMT/Sextante, 2000 - Guia de ópera em CD, 221pg, Rio, Jorge Zahar, 2001 - Reflexos no

                                Espelho , Debates , 2002, vol.6 , 41-49pg, PPGM/CLA/UNIRIO - Teatro+dança+ música= ópera ,

                                 Ciência Hoje das Crianças , 2002, vol 129 , 17-19pg, Rio, Projeto Ciência Hoje/SBPC,2002 *

                                TITULAÇÃO: - Doutor, Université de Montréal, Faculté de Musique/Études Supérieures,

                                Jean-Jacques Nattiez  , Reflets dans le miroir:essai d´analyse sémiologique tripartite des variations

                                op.27 de Webern  , Canadá, Universidade de Montreal, 2000 - Mestre, UNIRIO , Mestrado em

                                Memória Social e Documento/CCH , José Maria Neves , Do modal ao serial: quatro séculos de

                                transformações na linguagem musical do ocidente , Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio

                                de Janeiro/ UNIRIO, 1994 - Graduação em Pedagogia musical/piano, Universidade de Viena ,

                                Escola superior de Música e Artes Interpretativas , Universidade de Viena, 1976 - Graduação em

                                Economia e Administração , UFRJ , Faculdade de Economia e Administração , Universidade

                                Federal do Rio de Janeiro, 1962 * ATIVIDADES> Decano do Centro de Letras e Artes da

                                Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 

Nome                        Marcus Straubel Wolff

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UCAM - Universidade Candido Mendes, Campus Friburgo - Faculdade de Música

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       m_swolff@hotmail.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: O Meu Ser Interior: análise semiótica de uma canção de R. Tagore". Cadernos

                                de Semiótica Aplicada (CASA), on line, v. 1, n. 2, 2003. -  O Modernismo Nacionalista na

                                Música Brasileira. Rio de Janeiro: PUC-RJ-História, 1991. v. 300. 44 p.   * TITULAÇÃO:

                                Doutorando em Comunicação e Semiótica, PUC/SP; Mestrado em História Social da Cultura,

                                PUC/RS, 1994; Bacharelado em Música, UNI-RIO, 1988; Bacharelado em História, PUC/RS,

                                1990. atividades.: (Faculdade de Música da Universidade Candido Mendes - Campus Friburgo, RJ)

 

Nome                        Marília Vargas Laboissiere

Áreas de Pesquisa     SEM e INT

ENTID_ASS                UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas

Cidade                      Goiânia

UF                             GO

País                          Brasil

Telefone Comercial     (62) 3521-1125

E-mail                       mlaboissiere@hotmail.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Interpretation Musicale: l´art qui parle d´un moment et d´une histoire. In: VIII

                                 Congrès de l´Association Internationale de Sèmiotique, 2004, Lyon - França. les signes du monde

                                 - Interculturalité & globalisation. Lyon : Université de Lyon II, 2004. v. 1. p. 349-349; La

                                musique, un complexe significatife. In: Colloque International Semiotique Peircienne-Etats de

                                Lieux -, 2001, Cannet Plage. Sémiotique Peircienne: État des Lieux. Perpignan : Université de

                                Perpignan, 2001. v. 1. p. 131-146. * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universitat de Valencia, UV,

                                Espanha. Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

                                PUC/SP, Brasil. Título: Interpretação musical - sob o olhar da intersemiose, a dimensão recriadora

                                da comunicação poética., Ano de Obtenção: 2002. Orientador: Dra Maria de Lourdes Sekeff .

                                Mestrado em Artes Musica. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Título: Interpretação

                                musical - um olhar além do texto, Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Maria de Lourdes

                                Zampronha Sekeff. * ATIVIDADES: Profa.  Adjunto IV da EMAC- UFG  nos cursos de graduação,

                                 especialização e mestrado. Professora de piano, de metodologia da pesquisa musical, música e

                                semiótica e música de conjunto. Foi pesquisadora convidada no ano de 2005 da Faculdade de

                                Filologia da Universidade de Valencia , onde fez Pos Doc.. Coordenadora de Extensão da EMAC ,

                                Coordenadora da especialização em performance musical ( 2003-2005) é membro da CAD (

                                Comissão de Avaliação Docente); Além da  contínua atividade da  pesquisa sobre  semiótica

                                musical , tem registrado no CNPq, o centro de estudos semióticos - Peirce; Em 2004 e 2005 fez

                                parte de várias bancas de concursos de piano , sendo dois internacionais: Cláudio Arrau no Chile, e

                                o Seletivo Sul américa para o Gina Bachauer

 

Nome                        Mônica Farid Hassan

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Departamento de Música e Artes Cênicas

Cidade                      Uberlândia

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (34) 3239-4117

E-mail                       mhassan@demac.ufu.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Mestrado em Música, UNICAMP, A relação texto-musica nas canções religiosas de

                                 Almeida Prado, 1996; Bacharelado em Música - Piano, UNICAMP, 1992  *  ATIVIDADES:

                                Professor-assistente UFU

Nome                        Mônica Neves Leme

Áreas de Pesquisa     MHS/MSI/EMS/SEM

ENTID_ASS                Colégio Pedro II

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial     (21) 2548-7845

E-mail                       monicaleme@inpauta.com.br

Http                          http://www.inpauta.com.br

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Que Tchan é Esse? Indústria e produção Musical no Brasil dos Anos 90, 160pg,

                                 São Paulo: Annablume, 2003. * TITULAÇÃO: Doutorado em História, Universidade Federal

                                Fluminense, Niterói; Mestrado em Música, UNIRIO - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos, 2002; Bacharelado em Jornalismo, UFRJ - Escola de Comunicação; Licenciatura em

                                Música, UNIRIO - Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, 1999. * ATIVIDADES:

                                Colégio Pedro II - Professora de Educação Musical - Ensino Fundamental e Ensino Médio

 

Nome                        Renato Tocantins Sampaio

Áreas de Pesquisa     MTP, EMS, SEM

ENTID_ASS                UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (16) 3603-7-6770

E-mail                       renato@musicoterapia.sampa.nom.br

Http                          www.musicoterapia.sampa.nom.br

Sinopse                     TITULAÇÃO: Mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC/SP; Graduação em Educação

                                Artística - Licenciatura Plena em Música, Faculdade de Música Santa Marcelina, 1997; Graduação

                                em Musicoterapia, Faculdade Marcelo Tupinambá, 1996  *  ATIVIDADES: Universidade de

                                Ribeirão Preto - Professor dos cursos de Graduação e Especialização em Musicoterapia e do Curso

                                de Graduação em Pedagogia; Desenvolve também trabalhos de Orientação de TCC para graduação e

                                 especialização, atuação clínica em Musicoterapia, supervisão clínica em Musicoterapia;

                                Apontamentos Editora Ltda. -  Sócio-diretor, sendo responsável por seleção, edição e produção

                                gráfica e editorial de livros de Musicoterapia; Comitê Latino Americano de Musicoterapia -

                                Presidente - gestão 2004-2007; World Federation of Music Therapy - Membro do Conselho

                                Diretor, Representante da América Latina, gestão 2005-2008

 

Nome                        Ricardo Nogueira de Castro Monteiro

Áreas de Pesquisa     SEM, ANA, MHS, ETN

ENTID_ASS                FMCG - Faculdade de Música Carlos Gomes

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       castromonteiro@gmail.com, ricardo.monteiro@ajato.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Homologies entre musique et poésie : analyse d'une chanson brésilienne du

                                XVIIIe siècle. Nouveaux Actes Sémiotiques, PULIM - Limoges - France, v. XVII, n. 92, p. 11-30,

                                 2004  -  A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e

                                Musicais no Gênero Martelo . Caderno de discussão do centro de pesquisas sociossemióticas, São

                                Paulo, v. VIII, p. 203-234, 2002  -  As Artes do Corpo. São Paulo: Editora do Pueri Domus -

                                Escolas Associadas, 2001. v. 1. 32 p.   *  TITULAÇÃO: Doutorado em Lingüística. Universidade

                                 de São Paulo, USP, Brasil. Título: O Sentido na Música: semiotização de estruturas

                                paradigmáticas e sintagmáticas na geração de sentido musical, 2002, Orientador: Luiz Augusto de

                                Moraes Tatit; Mestrado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Análise

                                do Discurso Musical: Uma Abordagem Semiótica, 1997. Orientador: Luiz Augusto de Moraes

                                Tatit  *  ATIVIDADES: Professor de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi,

                                disciplina História da Música Popular Brasileira - uma abordagem semiótica, curso de Capacitação

                                Docente em Música Brasileira

 

Nome                        Sandra Loureiro de Freitas Reis

Áreas de Pesquisa     MHS, MSI, ANA, SEM, EMS

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       sloureiroreis@yahoo.com.br, sandramontreal@hotmail.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: A Ópera Tiradentes de Manuel Joaquim de Macedo e Augusto de Lima, Latin

                                American Music Review, 14, Number 1: Spring/Summer 1993, 131-144, Austin: University of

                                Texas Press; Escola de Música da UFMG: Um Estudo Histórico (1925-!970), Livro, 187, Belo

                                Horizonte: Editora  Luzazul Cultural/Editora Santa Edwiges, 1993.; Educação Artística: Introdução

                                à História da Arte, Livro (sobre História da Música e Artes integradas), 300, Belo Horizonte:

                                Editora UFMG, 2ª ed. revista e ampliada, 1993.; Elementos de uma filosofia da educação musical

                                em Theodor Wiesengrund Adorno, Livro, 128., Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições

                                Pedagógicas, 1996, A linguagem oculta da arte impressionista: tradução intersemiótica e percepção

                                criadora na literatura, música e pintura., 447, Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições Pedagógicas,

                                2001  *  TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Faculté de Musique de l'Université de Montreal, UM,

                                Canadá. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade:

                                Musicologia. -  Doutorado (Estudos Literários- Literatura Comparada), UFMG, Luiz Cláudio

                                Vieira de Oliveira, A linguagem oculta da arte impressionista:fenomenologia da percepção criadora.,

                                 1999; Especialização em Piano, Santos/São Paulo, Souza Lima/ Sebastien Benda, Brasil, São

                                Paulo, 1969 e 1970(Houve apenas apresentação ao piano e avaliação); Especialização em Educação

                                Musical, UFMG, H.J. Koellreutter, dentre outros, O Móbile Sonoro (dentre outros), Brasil, Belo

                                Horizonte, 1986; Especialização em Musicologia Histórica Brasileira, UFMG, José Maria Neves,

                                dentre outros, Escola de Música da UFMG: Um Estudo Histórico (1925-1970), Brasil  Belo

                                Horizonte, 1988. Houve apenas avaliação, sem defesa.; Mestrado em Filosofia, UFMG, Rodrigo  P.

                                 Duarte, Elementos de uma filosofia da educação musical em T.W. Adorno, Brasil, Belo Horizonte,

                                 1995  * ATIVIDADES: Professora da Pós-Graduação em Música da UFMG; produção, consultoria

                                 e animação cultural  (promoção de concertos e eventos em prol da cultura brasileira); orientação de

                                estudantes de pós-graduação; elaboração de trabalhos escritos (livros e artigos), participação em

                                grupos de pesquisa (líder do grupo de pesquisa Curt Lange e a Musicologia  Brasileira e membro

                                do grupo interdisciplinar de pesquisa do IEA da UFMG, denominado Intermidialidade)

 

Nome                        Yara Borges Caznók

Áreas de Pesquisa     SEM

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade

UF

País

Telefone Comercial     (11) 274-4733 R: 207

E-mail                       cazca@uol.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES:  Ouvir Wagner - Ecos Nietzschianos. 1. ed. São Paulo: Editora Musa, 2000.

                                v. 1. 145 p.  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Psicologia Social, Universidade de São Paulo, USP,

                                 Brasil, Título: Música: entre o audível e o visível, 2001, Orientador: Prof Dr. João Augusto

                                Frayze Pereira; Mestrado em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São

                                Paulo, PUC/SP, Brasil, Título: A audição da música nova: uma investigação histórica e

                                fenomenológica, 1992, Orientador: Prof Dr. Luís Cláudio de Mendonça Figueiredo

 


CONTATO   |  SOBRE O CDMC  |   EXPEDIENTE    REVUE  |   HOME  |   UNICAMP  |   IAMIC


© 2000 CDMC - BRASIL/UNICAMP. Todos os direitos reservados.