Página Principal
 


Banco de Dados


Pesquisa Musicon

 

 

Indisponível no momento
 

hoje: | última atualização: 06 de março de 2007.

Guia da Música Contemporânea Brasileira

Guia da Música
Contemporânea
B r a s i l e i r a





 
Compositores

 Solistas

 Regentes

 
Câmara

 Orquestras

 Bandas

 Grupos Vocais

 Pesquisadores

 Obras

 Mídia


 Produtores

 Ensino

 Festivais
 Documentação
 Teatros e Auditórios
 Entidades de Apoio
 Editoras





 

Selecione um link


MUSICON  CDMC UNICAMP



Pesquisadores / Researchers / Chercheurs / Forscher



MHS - Musicologia Histórica / Historical Musicology /

 

Nome                        Andréa Luísa Teixeira

Áreas de Pesquisa     INT, ETN, MSI

ENTID_ASS                UFG - Universidade Federal de Goiás / Universidade Católica de Goiás

Cidade                      Goiânia

UF                             GO

País                          Brasil

Telefone Comercial     (62) 3946-1708

E-mail                       andreate@terra.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Música para Flauta dos Índios do Xingu, 2000/2001, Musices Aptatio, p.

                                512-528, Roma: Musicae Sacrae Publicationes, 2002; Reiseiros de lapinha, 2001, Caderno

                                Contribuições, vol. 7, 12 páginas, Goiânia: UCG, 2001; Tempo, mito, Memória e Sentido na Folia

                                 de Reis, 2005, Caderno Folclore do Cerrado, 18 páginas, Goiânia, UCG, 2005  *  TITULAÇÃO:

                                Mestrado, Conservatório Brasileiro de Música, Antônio Jardim, A Densidade do próprio na Folia de

                                 Reis de Correntina - BA: uma investigação de tempo, mito, memória e sentido, Brasil, Rio de

                                Janeiro, 2000; Especialização, Universidade Federal de Goiás - Escola  de Música, Lia Rejane M.

                                Barcelos, A Linguagem Corporal da Criança Deficiente Auditiva e a Musicoterapia, Brasil, UFG,

                                1995; Graduação em Música, Universidade Federal de Goiás - Escola. de Música, Brasil, 1992  * 

                                ATIVIDADES: Coordenação do Centro de Folclore e História Cultural do Instituto do Trópico

                                Subúmido da Universidade Católica de Goiás, Pesquisadora das culturas populares do bioma cerrado

                                 no Instituto do Trópico Subúmido da Universidade Católica de Goiás, Coordenação do Projeto

                                Sons do Cerrado (mapeamento e gravação das manifestações populares do bioma cerrado no

                                ITS/UCG, Pianista Co-Repetidora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de

                                Goiás. pesquisadora e Coordenadora do Centro de Folclore e História Cultural do ITS/UCG

 

Nome                        Antônio Emanuel Guerreiro de Faria Jr.

Áreas de Pesquisa     MSI, TEO, ETN

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       aguerreiro@imagelink.com.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Mestrado em Música Brasileira, UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro  * 

                                ATIVIDADES: Professor Adjunto, responsável pela disciplina Harmonia dos Cursos de Licenciatura

                                 e Bacharelado do Instituto Villa-Lobos da Uni-Rio; Composição de música de concerto; Arranjos

                                de música popular

Nome                        Carlos (Elias) Kater

Áreas de Pesquisa     MCO, MHS, EMS, ANA, MSI

ENTID_ASS                UNIMARCO - Universidade São Marcos - Programa de pós-graduação

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11)  5574-7300

E-mail                       carloskater@gmail.com

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Música, Educação Musical, América Latina e Contemporaneidade: (Um)A

                                Questão..., Anais do VI Encontro Nacional da ANPPOM, RJ, 02-06, 1993, p.97-104; Análise e

                                Música Brasileira dos Séc. XVII E XX, Cadernos de Estudo: Análise Musical, nº6/7, SP:

                                Através,1994, p.104-18; O Programa Radiofônico Música Viva, Cadernos de Estudo: Educação

                                Musical nº4/5, SP/BH,  Através /EMUFMG, 1994, p.60-85. * TITULAÇÃO: Doutor,

                                Universidade de Paris IV-Sorbone, 1981; Mestre em História da Música e Musicologia (1981),

                                Universidade de Paris IV - Sorbone; Bacharelado em Música - Piano (1976), USP. *

                                ATIVIDADES: Professor-Orientador da Universidade São Marcos (SP), Programa de Pós-Graduação

                                 (Ms e Dr); professor-Visitante da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos); Coordenador do

                                “Grupo de Brincantes”, da Através (para o qual realiza arranjos e criações)

 

Nome                        Carlos Palombini

Áreas de Pesquisa     MEL, MCO, MHS, MSI

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Centro de Pesquisa em Música Contemporânea

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (31) 3499-4700

E-mail                       palombini@terra.com.br, cpalombini@gmail.com

Http

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Bolsista

                                 do(a): Rockefeller Foundation, RF, Estados Unidos; Doutorado em Música. Universidade de

                                Durham, DUNELM, Inglaterra. Título: Pierre Schaeffer's Typo-Morphology of Sonic Objects, Ano

                                de Obtenção: 1993. Orientador: Dr Peter D Manning. Bolsista do(a): Coordenação de

                                Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. * PUBLICAÇÕES: The Brazilian

                                Group for Computer Music Research: a Proto-History, Leonardo Music Journal, vol. 10, p.13-20,

                                Cambridge, Mass.: MIT Press, 2000.  La música concreta revisada, Música y nuevas tecnologias, p.

                                 25-40. Barcelona: L'Angelot, 1999.  Technology and Pierre Schaeffer: Pierre Schaeffer's Arts-Relais,

                                 Walter Benjamin's technische Reproduzierbarkeit and Martin Heidegger's Ge-stell, Organised

                                Sound, vol. 3 (1), p.35-43, Cambridge: Cambridge University Press, 1998.  Pierre Schaeffer, 1953:

                                towards an Experimental Music, Music and Letters, vol. 74 (4), p.542-47, Oxford: Oxford

                                University Press, 1993. Pierre Schaeffer: from Research into Noises to Experimental Music,

                                Computer Music Journal, vol.17 (3), p.14-19, Cambridge, Mass.: MIT Press, 1993. *

                                TITULAÇÃO: Bacharelado em Direção Teatral, UFRGS, Departamento de Arte Dramática, Porto

                                Alegre, 1981. Especialização em Tecnologia de Informação Musical, City University, Departamento

                                de Música, Dr Simon Emmerson, The Sound of the Instrument that Does Not Exist: Typology and

                                Morphology of Sonic Objects in Pierre Schaeffer's Traité des objets musicaux, Londres, 1989. Ph.D.

                                 em Música, Universidade de Durham, Departamento de Música, Dr Peter D. Manning, Pierre

                                Schaeffer's Typo-Morphology of Sonic Objects, Durham, Inglaterra, 1993  *  ATIVIDADES:

                                Professor Adjunto de Musicologia, departamento de teoria geral da  música, Escola de Música,

                                UFMG; pesquisador do CNPq; editor da série Música Editada, Editora da UFMG.

 

Nome                        Carlos Sandroni

Áreas de Pesquisa     ETN, MHS, EMS, MSI

ENTID_ASS                UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Artes e Comunicação - Depto. de Musica

Cidade                      Recife

UF                             PE

País                          Brasil

Telefone Comercial     (81) 2126-8597

E-mail                       carlos.sandroni@gmail.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Mário contra Macunaíma - Cultura e política em Mário de Andrade, São Paulo,

                                Vértice, 1988; artigos em diversas e conceituadas revistas. Algumas produções lítero-musicais foram

                                gravadas por artistas como Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Clara Sandroni e Milton

                                Nascimento  *  TITULAÇÃO: Graduação em Sociologia (1982), PUC/RJ; Mestre em Ciência

                                Política (1987), IUPERJ - Rio de Janeiro; Doutor em Musicologia (1997), Université de Tours,

                                Tours, França  *  ATIVIDADES: Professor-Adjunto do Departamento de Música da UFPE e do

                                Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.

 

Nome                        Celso (Antônio) Mojola

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, MSI, TEO

ENTID_ASS                FMCG - Faculdade de Música Carlos Gomes

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       celsomojola@uol.com.br

Http                          www.celsomojola.mus.br

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em música, Uni-Rio, Centro de Letras e Artes, Dra. Carole Gubernikoff,

                                Escala e Séries: Princípios de Organização Musical, Brasil, Uni-Rio, 2003; Mestrado, Unicamp,

                                Instituto de Artes, Dr. Almeida Prado, Sinfonia: possibilidades criativas da forma extensa na música

                                contemporânea, Brasil, Unicamp, 1994; Graduação, USP, Departamento de Música, Bacharelado em

                                 Composição, Brasil, USP, 1988. Graduação, USP, Departamento de Música, Licenciatura em

                                Educação Artística, Brasil, USP, 1983. * PUBLICAÇÕES: - O músico e o mercado: afirmações e

                                contradições  ,Faculdade de Música Carlos Gomes: retrospectiva acadêmica.,37 - 44pg,São Paulo:

                                Musa Editora, 2005. - Etiam Per Me Brasília Magna ,Cadernos do Colóquio ,Ano III ,144 -  152pg

                                ,Rio de Janeiro: Uni-Rio, dez. 2001. - A formação do docente de música ,Educadores Musicais de

                                São Paulo ,48 - 53 ,São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1998.  * ATIVIDADES: Faculdade

                                de Música Carlos Gomes, Chefia Geral de Departamentos, Coordenação da Área de Composição

                                Musical.

Nome                        Flavio Silva

Áreas de Pesquisa     MSI

ENTID_ASS                FUNARTE - Fundação Nacional de Arte

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       classicos@funarte.gov.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: (Org.) Camargo Guranieri: O Tempo e a música. Rio de Janeiro: FUNARTE,

                                2001. 671p.; Camargo Guarnieri e Mário de Andrade, Revista de Música Latino-Americana. Austin:

                                 University of Texas, v.20, n. 2, 1993, p.184-212.

 

Nome                        Flávio Terrigno Barbeitas

Áreas de Pesquisa     MSI, INT

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (31) 3499-4745

E-mail                       flaviobarbeitas@ufmg.br

Http                          http://www.musica.ufmg.br/escola/professores/flavio.html

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Circunlaridade Cultural e Nacionalismo nas 12 Valsas para Violão de F.Mignone,

                                 Encontro Anual da ANPPOM, pp.179-182, RJ, 1996.  -  Francisco Mignone: vivência, pesquisa e

                                criação . Música Hoje, Belo Horizonte, v. 8, p. 52-61, 2002  -  Reflexões sobre a prática da

                                transcrição: as suas relações com a interpretação na música e na poesia. Per Musi Revista de

                                Performance Musical, Belo Horizonte, v. 1, p. 89-97, 2000.  * TITULAÇÃO:Doutorado em

                                Estudos Literários. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: Entre elos e

                                logos: a teoria da música e a noção de musicalidade na poesia.  Mestrado em Música, UFRJ,

                                Samuel Araújo: "Circularidade Cultural e Nacionalismo nas Doze valsas para violão de Francisco

                                Mignone", RJ, Brasil, 1995; Doutorado em Estudos Literários. Universidade Federal de Minas

                                Gerais, UFMG, Brasil. Título: Entre elos e logos: a teoria da música e a noção de musicalidade na

                                poesia, Orientador: Maria Antonieta Pereira

 

Nome                        Hermilson Garcia do Nascimento

Áreas de Pesquisa     MSI

ENTID_ASS                UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Departamento de Música

Cidade                      Campinas

UF                             sp

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       nascimento@fafcs.ufu.br, secret@demac.ufu.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Música popular e continuum criativo. In: XV Congresso da Associação Nacional

                                de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2005, Rio de Janeiro, 2005. Um original de música

                                popular e suas atualizações: entre permanências e diferenças. In: V Congresso da Associação

                                Internacional para Estudos em Música Popular, 2004, Rio de janeiro, 2004. Sintonizando Custódio

                                Mesquita. In: XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música,

                                2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM, 2003. p. 480-490   *  TITULAÇÃO:

                                Doutorado em Música. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. (2003)

 

Nome                        Isabel Porto Nogueira

Áreas de Pesquisa     MHS, MSI

ENTID_ASS                UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - Conservatório de Música

Cidade                      PELOTAS

UF                             RS

País                          Brasil

Telefone Comercial     (53) 3222-2562

E-mail                       isanog@terra.com.br, isadabel@terra.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: - História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel (Organizadora e

                                autora de dois capítulos, 304pg, Porto Alegre: Pallotti, 2005. - El pianismo en la ciudad de Pelotas,

                                 342pg, Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2003. - Memórias de Músicos - Mulheres

                                Intérpretes , IV Colóquio de Musicologia da Casa de las Américas, La Havana, Cuba. Novembro,

                                2005. - Antonio Leal de Sá Pereira: um modernista em terras gaúchas , XV Congresso da

                                ANPPOM, julho de 2005 - Piano en la Princesa del Sur - Recepción y circularidad de la música

                                culta para piano en la ciudad de Pelotas (RS, Brasil) 1918-1968 , III Congresso Chileno de

                                Musicologia, Sociedade Chilena de Musicologia, realizado na cidade de La Serena, janeiro de 2005

                                * TITULAÇÃO: - Doutorado, Universidade Autônoma de Madrid, Espanha, Rose Marie Reis

                                Garcia, El pianismo en la ciudad de Pelotas 1918-1968, Espanha, Universidade Autônoma de

                                Madrid, 2001 - Graduação, Universidade Federal de Pelotas , Brasil, Universidade Federal de

                                Pelotas, 1993 * ATIVIDADES: Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Artes e Design,

                                Departamento de Artes e Comunicação, Professora Adjunta da área de Historia da Música.

                                Universidade Federal de Pelotas, Conservatório de Música, Diretora. Universidade Federal de

                                Pelotas, Conservatório de Música, Coordenadora do Centro de Documentação Musical. Universidade

                                 Federal de Pelotas, Conservatório de Música, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Musicologia.

 

Nome                        Jose Roberto Zan

Áreas de Pesquisa     MSI

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade

UF

País

Telefone Comercial

E-mail                       zan@iar.unicamp.br

Http                          www.iar.unicamp.br

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: -  Popular Music and Policing in Brazil. In: CLOONAN, Martin;

                                CAROFALO, Reebee. (Org.). Policing Pop. 1 ed. Philadelphia: Temple Press, 2003, v. , p.

                                205-220  *  TITULAÇÃO: Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

                                Título: Do fundo do quintal à vanguarda: contribuição para uma História Social da Música Popular

                                Brasileira, 1997. Orientador: Prof. Dr. Renato Ortiz  *  ATIVIDADES: Prof UNICAMP

 

Nome                        Leonardo Fuks

Áreas de Pesquisa     C&M, MSI, MCO, Acustica, Fisiol. da Voz

ENTID_ASS                UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País

Telefone Comercial

E-mail                       fuks@ufrj.br / leofuks@serv.com.ufrj.br /

Http                          www.acustico.org / http://www.speech.kth.se/music/staff/leonardo.html

Sinopse                     PUBLICAÇÕES:  Blowing pressures in bassoon, clarinet, oboe and saxophone. Acta acústica

                                United With acústica, Alemanha, v. 85, n. 2, p. 267-277, 1999. - Using Respiratory Inductive

                                Plethysmography for Monitoring Professional Reed Instrument Performance. Medical Problem Of

                                Performing Artists, Estados Unidos, v. 14, n. 1, p. 30-42, 1999. - Aerodynamic input parameters

                                and sounding properties in naturally blown reed woodwinds. Qpsr Kth, Estocolmo - Suécia, v. 4, p.

                                 1-11, 1999. *  TITULAÇÃO: Doutorado em Acústica Musical. Royal Institute Of Technology,

                                KTH, Suécia. Título: FROM AIR TO MUSIC - Acoustical, physiological and perceptual aspects of

                                 reed wind instrument playing and vocal-ventricular fold phonation, Ano de Obtenção: 1999. -

                                Mestrado em Engenharia de produção, COPPE-UFRJ, 1993, "  O  Bambu Sonante: Um estudo  da 

                                qualidade  em palhetas  de clarineta" ; Doutorado em acústica musical, Royal Institute of

                                Technology-KTH, Department of Speech, Music and Hearing, Stockholm, com a tese "FROM AIR

                                TO MUSIC - Acoustical, physiological and perceptual aspects of reed wind instrument playing and

                                vocal-ventricular fold phonation". * atividades.: Professor e chefe de Depto de Musicologia e

                                Educação Musica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música

Nome                        Lorenzo Mammi

Áreas de Pesquisa     MHI, MSI

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       mammi@uol.com.br

Http

Sinopse                     ATIVIDADES: Prof. Depto. de Música,  ECA/USP. * TITULAÇÃO: Doutorado em Filosofia,

                                USP, 1998; Graduação: Materie Ceitenarie, Universitá degli Studi di Firenze, Firenze, Itália, 1986.

 

Nome                        Marcos Júlio Sergl

Áreas de Pesquisa     MHS, MSI, MCO

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 6099-1999

E-mail                       mjsergl@osite.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: A Música Sacra em Itu no Século XIX. Revista Integração, SP, v. 2, p. 106-108,

                                1995.  A Música Sacra em Itu. Anuário de Inovações em Comunicações e Artes, São Paulo, v.

                                1992, p. 256-272, 1992.  *  TITULAÇÃO: Doutorado (1999) e Mestrado (1991) em Artes, USP;

                                Bacharelado em Música - Composição e Regência, Faculdade São Judas Tadeu, São Paulo, 1983  *

                                 ATIVIDADES: Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, do Centro de Pesquisa da

                                Universidade São Judas Tadeu, grupo filiado ao CNPQ, com orientação de 20 alunos de iniciação

                                científica, efetiva participação em Congressos e Simpósios, em nível nacional e internacional, a

                                exemplo do Lusocom (realizado em Santiago de Compostela-Espanha), do Intercom (a ser realizado

                                em Brasília - com participação já confirmada como mesa redonda) e do Musimídia (a ser realizado

                                em Santos - participação como membro organizador). Desenvolve a pesquisa: “Fronteiras entre o

                                cantar e o contar”. Aluno de pós-doutorado, junto à ECA/USP, com pesquisa sobre a voz e sua

                                importância na venda de produtos, idéias (jingles publicitários) e na criação da imagem de

                                personalidades (jingles políticos)

 

Nome                        Maria F. Paes Junqueira

Áreas de Pesquisa     EMS, MSI

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Um Tributo a Michel Paul Eugene Philippot. Revista nº 2 da Sociedade

                                Brasileira de Musicologia, São Paulo, Dez.1996.Correspondência de Luigi Chiafarelli 1892-1923,

                                Boletim Informativo da ANPPOM, ano VIII, ago. 1996, nº 5, 52 p. Manifesto das Escolas de

                                Música do Brasil. Boletim Informativo da ANPPOM, ano VII, set. 1995,nº4, 97 p. *

                                TITULAÇÃO: Doutora, Educação, Mackenzie, Regis Duprat: "A Escola de Música de Luigi

                                Chiaffarelli" ,São Paulo, 1982.

Nome                        Maria Lúcia Pascoal

Áreas de Pesquisa     ANA, MSI, TEO, MCO

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade                      Campinas

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (19) 8112-4295

E-mail                       alux@sigmanet.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: - Estrutura tonal: Harmonia, livro eletrônico, 2002, 133 pg, São Paulo:Cia.

                                Editora Paulista, <cultvox.com.br> - Villa-Lobos - A prole do bebê. Estratégias da textura como

                                recurso composicional, Per-Musi , 2005. vol. 11 , 95-105pg, Belo Horizonte: UFMG - Claudio

                                Santoro:Três Prelúdios sobre uma série.Análise e interpretação. , Música Hodie , 2002.vol. II N.

                                1/2. , 73-86pg, goiânia: UFGO - O intérprete e a indeterminação , I Seminário Nacional de Pesquisa

                                 em Performance Musical. Anais.... , 2001, PUBLICAÇÕES em CD-ROM, 267-280pg, Belo

                                Horizonte:UFMG - Debussy, o compositor de sonoridades , Cadernos de Estudo: análise Musical,

                                1991 , 1-13pg, São Paulo: Atravez * TITULAÇÃO: Doutorado, UNICAMP, Música, Prof. Dr. José

                                 Antonio de Almeida Prado, Prelúdios de Debussy: reflexo e projeção  , Brasil, Unicamp, 1990. *

                                ATIVIDADES: Unicamp, Dep. de Música, CPG, professora, pesquisadora e orientadora.

 

Nome                        Marisa Ramires Rosa de Lima

Áreas de Pesquisa     MSI, TEO

ENTID_ASS                UniFMU FIAM FAAM

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 3326-6412

E-mail                       marisa.ramires@terra.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática, 167pg, São Paulo:

                                Embraform, 200, 6ª.edição - A teoria de Costère: uma perspectiva em análise musical, 436pg, São

                                Paulo: Embraform, 2001 - As bases da Teoria de Edmond Costère Anais da ANPPOM 1998

                                267-272, Campinas - SP  *  TITULAÇÃO: - Mestrado, UNESP, Instituto de Artes, Profa. Dra.

                                Maria de Lourdes Sekeff Zampronha, O estudo da teoria de Edmond Costère segundo seu livro Lois

                                et Styles des Harmonies Musicales, Brasil, SP, 1999 - Bacharelado em Música - Composição e

                                Regência, Faculdades de Artes Alcântara Machado, 1986  *  ATIVIDADES: UniFMU FIAM

                                FAAM, depto. de Música, Professora titular de Harmonia

 

Nome                        Martha Tupinambá de Ulhôa

Áreas de Pesquisa     MHS, MSI, ETN

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       mulhoa@unirio.br, martha.ulhoa@uol.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Música romântica in Montes Claros: inter- gender relations in Brazilian

                                popular song. British Journal for Ethnomusicology, Grã-Bretanha, v. 9, n. 1, p. 11-40, 2000  - 

                                Métrica Derramada: Prosódia Musical na canção brasileira popular. Brasiliana Revista da Academia

                                Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 2, p. 48-56, 1999  -  Nova História, Velhos Sons: Notas

                                Para Ouvir e Pensar A Música Brasileira Popular. Debates, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 78-101,

                                1997   *  TITULAÇÃO: Diploma de piano, CBM, Marina Lorenzo Fernandez Silva, Brasil, RJ,

                                1975; Master of Fine Arts em performance, University of Florida, Willard Brask, EUA, Gainesville,

                                FLA,1978; PhD em Musicologia, Cornell University, Martin, Música Popular in Montes Claros,

                                Minas Gerais, Brazil: a Study of Middle-Class Popular Music Aesthetics in the 1980s, EUA, Ithaca,

                                 NY, 1991; Pós doutorado - Universidade de Liverpool, Institute of Popular Music, Philip Tagg, A

                                musicologia da música popular, Inglaterra, 1997-98  *  ATIVIDADES: Professora Titular do

                                Instituto Villa Lobos da Uni-Rio; secretária da ANPPOM; tesoureira da IASPM Latinoamericana;

                                pesquisadora do CNPq

 

Nome                        Mônica Neves Leme

Áreas de Pesquisa     MHS/MSI/EMS/SEM

ENTID_ASS                Colégio Pedro II

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial     (21) 2548-7845

E-mail                       monicaleme@inpauta.com.br

Http                          http://www.inpauta.com.br

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Que Tchan é Esse? Indústria e produção Musical no Brasil dos Anos 90, 160pg,

                                São Paulo: Annablume, 2003. * TITULAÇÃO: Doutorado em História, Universidade Federal

                                Fluminense, Niterói; Mestrado em Música, UNIRIO - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos, 2002; Bacharelado em Jornalismo, UFRJ - Escola de Comunicação; Licenciatura em

                                Música, UNIRIO - Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, 1999. * ATIVIDADES:

                                Colégio Pedro II - Professora de Educação Musical - Ensino Fundamental e Ensino Médio

Nome                        Regina Márcia Simão Santos

Áreas de Pesquisa     EMS, MSI, ETN, TEO

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       reginamarcia@bighost.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Repensando o Ensino da Música, Cadernos de Estudo: Ed. Musical Nº 1, São

                                Paulo, Atravez, 1990, p. 31-52; A Natureza da Aprendizagem Musical e suas Implicações

                                Curriculares: Análise comparativa de 4 Métodos, ABEM, Revista de Ed. Musical v.2. P.Alegre,

                                1994, pp.07-112; A Pesquisa no Ensino da Música, Anais 5º Encontro ABEM e 5º Simpósio

                                Paranaense Ed. Música Londrina, 1996, p.145-169  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação,

                                Esc. de Comunicação, UFRJ, Área de concentração Semiologia/Música; Mestre em Educação,

                                UFRJ, Fac. Educação, orient. E. Vieira, J.M.Neves, M.H.Novaes: "Natureza da Aprendizagem

                                Musical e suas Implicações Curriculares", RJ, Brasil; Especialização em Didática da Iniciação

                                Musical, UFRJ, 1973; Bacharelado em Música - Piano, UNIRIO, 1972.  * ATIVIDADES:

                                Aposentada na UNIRIO por tempo de serviço (abril 2006), continua colaborando no

                                Mestrado/Doutorado, a convite.

 

Nome                        Rubens Russomano Ricciardi

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, INT, MHS, MSI, TEO

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música

Cidade                      Ribeirão Preto

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       rrrr@usp.br

Http                          www.musica.pcarp.usp.br

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: A recepção à obra de Bach. Diapason Nº 2, São Paulo, v. 1, p. 42-44, 2006. -

                                Jdanov, Brecht, Eisler e a Questão do Formalismo. Revista Música, São Paulo, v. 8, n. 12, p.

                                167-205, 1997. - Eisler in Brasilien - Erfahrungsbericht eines jungen Komponisten. Musik Und

                                Gesellschaft 7 88, Berlin-Henschelverlag, v. 1, p. 367-369, 1988.    * TITULAÇÃO:

                                Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: "Candelárias" - processo de criação

                                 musical na concepção de um compositor, Ano de obtenção: 2003. - Doutorado em Artes.

                                Universidade de São Paulo, USP, Brasil.  Título: Manuel Dias de Oliveira - um compositor

                                brasileiro dos tempos coloniais - partituras e documentos, Ano de Obtenção: 2000.    *

                                ATIVIDADE: Docente junto ao Departamento de Música da ECA-USP (desde 1999). Nomeado em

                                26 de setembro de 2002 coordenador do novo Departamento de Música da ECA-USP em Ribeirão

                                Preto.

 

Nome                        Sandra Loureiro de Freitas Reis

Áreas de Pesquisa     MHS, MSI, ANA, SEM, EMS

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       sloureiroreis@yahoo.com.br, sandramontreal@hotmail.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: A Ópera Tiradentes de Manuel Joaquim de Macedo e Augusto de Lima, Latin

                                American Music Review, 14, Number 1: Spring/Summer 1993, 131-144, Austin: University of

                                Texas Press; Escola de Música da UFMG: Um Estudo Histórico (1925-!970), Livro, 187, Belo

                                Horizonte: Editora  Luzazul Cultural/Editora Santa Edwiges, 1993.; Educação Artística: Introdução à

                                 História da Arte, Livro (sobre História da Música e Artes integradas), 300, Belo Horizonte: Editora

                                UFMG, 2ª ed. revista e ampliada, 1993.; Elementos de uma filosofia da educação musical em

                                Theodor Wiesengrund Adorno, Livro, 128., Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições Pedagógicas,

                                1996, A linguagem oculta da arte impressionista: tradução intersemiótica e percepção criadora na

                                literatura, música e pintura., 447, Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições Pedagógicas, 2001  * 

                                TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Faculté de Musique de l'Université de Montreal, UM, Canadá.

                                Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade:

                                Musicologia. -  Doutorado (Estudos Literários- Literatura Comparada), UFMG, Luiz Cláudio Vieira

                                de Oliveira, A linguagem oculta da arte impressionista:fenomenologia da percepção criadora., 1999;

                                Especialização em Piano, Santos/São Paulo, Souza Lima/ Sebastien Benda, Brasil, São Paulo, 1969

                                 e 1970(Houve apenas apresentação ao piano e avaliação); Especialização em Educação Musical,

                                UFMG, H.J. Koellreutter, dentre outros, O Móbile Sonoro (dentre outros), Brasil, Belo Horizonte,

                                1986; Especialização em Musicologia Histórica Brasileira, UFMG, José Maria Neves, dentre outros,

                                 Escola de Música da UFMG: Um Estudo Histórico (1925-1970), Brasil  Belo Horizonte, 1988.

                                Houve apenas avaliação, sem defesa.; Mestrado em Filosofia, UFMG, Rodrigo  P. Duarte,

                                Elementos de uma filosofia da educação musical em T.W. Adorno, Brasil, Belo Horizonte, 1995  *

                                ATIVIDADES: Professora da Pós-Graduação em Música da UFMG; produção, consultoria e

                                animação cultural  (promoção de concertos e eventos em prol da cultura brasileira); orientação de

                                estudantes de pós-graduação; elaboração de trabalhos escritos (livros e artigos), participação em

                                grupos de pesquisa (líder do grupo de pesquisa Curt Lange e a Musicologia  Brasileira e membro do

                                 grupo interdisciplinar de pesquisa do IEA da UFMG, denominado Intermidialidade)

 

 

 


CONTATO   |  SOBRE O CDMC  |   EXPEDIENTE    REVUE  |   HOME  |   UNICAMP  |   IAMIC


© 2000 CDMC - BRASIL/UNICAMP. Todos os direitos reservados.