Página Principal
 


Banco de Dados


Pesquisa Musicon

 

 

Indisponível no momento
 

hoje: | última atualização: 06 de março de 2007.

Guia da Música Contemporânea Brasileira

Guia da Música
Contemporânea
B r a s i l e i r a





 
Compositores

 Solistas

 Regentes

 
Câmara

 Orquestras

 Bandas

 Grupos Vocais

 Pesquisadores

 Obras

 Mídia


 Produtores

 Ensino

 Festivais
 Documentação
 Teatros e Auditórios
 Entidades de Apoio
 Editoras





 

Selecione um link


MUSICON  CDMC UNICAMP



Pesquisadores / Researchers / Chercheurs / Forscher



MEL - Música Eletroacústica / Electroacoustic Music / Musiques Électroacoustique / Elektroakustische Musik

 

 

Nome                        Alfredo Jacinto de Barros

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, MCO

ENTID_ASS                University of Texas at Austin

Cidade                      Austin

UF                             TX

País                          ESTADOS UNIDOS

Telefone Comercial

E-mail                       alfredo.barros@mail.utexas.edu

Http

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Doutorado, UTEXAS, Música, Russel Pinkston, em andamento, USA, Utexas;

                                Mestrado,UFRJ, Música, Marisa Rezende, Ecletismo no Trio n. 2 de Lindembergue Cardoso: Uma

                                análise de procedimentos composicionais, Brasil, UFRJ, 1996; Graduação, UFBA, Música, Jamary

                                Oliveira, O poente e a miragem, para orquestra, Brasil, UFBA, 1994  *  ATIVIDADES: Doutorando

                                 em composição. The University of Texas at Austin

 

Nome                        André Campos Machado

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, INT

ENTID_ASS                UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Departamento de Música

Cidade                      Uberlândia

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (34) 3239-4414

E-mail                       andrecamposm@yahoo.com.br

Http                          www.andrecampos.triang.net

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, UFU,

                                Brasil. Título: Tradutor de Arquivos MIDI para Texto Utilizando Linguagem Funcional CLEAN,

                                Ano de Obtenção: 200. Orientador: Dr Luciano Vieira Lima; Especialização em Métodos e Técnicas

                                de Pesquisa em Música. (Carga Horária: 390h). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. *

                                PUBLICAÇÕES:  MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ; PINTO, Marília Mazzaro

                                ; LIMA, Sandra Fernandes de O . Computação Musical - Sound Forge 8.0: Gravação ao Vivo,

                                Restauração de Sons de Lps e Masterização Áudio Digital. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2005. v. 1. 270

                                p; MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ; PINTO, Marília Mazzaro ; LIMA, Sandra

                                Fernandes de Oliveira . Arranjo Automático, Conversão de CD em MIDI e MIDI em Áudio,

                                Utilizando o Band-in-a-Box 12.0a, Virtual Sound Canvas 3.23 e Akoff Music Composer 2.0. 1ª. ed.

                                São Paulo: Editora Érica, 2004. v. 1. 308 p; MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ;

                                PINTO, Marília Mazzaro . Finale 2004 - Editoração de Partituras, Composição e Arranjo.. 1ª. ed.

                                São Paulo: Editora Érica, 2004. v. 1. 372 p. * ATIVIDADES: Universidade Federal de Uberlândia,

                                Departamento de Música e Artes Cênicas, professor de violão, Música Computacional e Introdução à

                                Música Eletroacústica, Coordenador do Núcleo Avançado de Computação Sônica e Multimídia,

                                Autor de livros técnicos em Música Computacional

 

Nome                        Anselmo Guerra de Almeida

Áreas de Pesquisa     C&M , MEL , MCO

ENTID_ASS                UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas

Cidade                      Goiânia

UF                             GO

País                          Brasil

Telefone Comercial     (62) 3521-1125

E-mail                       aguerra@uol.com.br

Http                          www.musica.ufg.br/mestrado

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São

                                Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Ambientes Interativos de Composição Musical Assistida por

                                Computador, Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Arthur Rosemblat Nestrovski; Mestrado em

                                Ciência da Computação. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Composição Algorítmica

                                em Sistema de Síntese FM com Arvores de Tempo, Ano de Obtenção: 1992. Orientador: Aluízio

                                Arcela. * PUBLICAÇÕES: A Reintegração do Elemento Humano na Música Computacional. In: X

                                Encontro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 1997,

                                Goiânia. Anais do X Encontro da ANPPOM. Goiânia : UFG, 1997. p. 223-228; As Metáforas da

                                Interatividade em Sistemas Assistidos por Computador. In: II Encontro de Música Eletroacústica -

                                Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997, Brasília. Anais do II Encontro de Música

                                Eletroacústica - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997; Methodologies for Design and

                                Evaluation of Interactive Musical Interfaces. In: III Brazilian Simposium on Computer Music, 1996,

                                Recife. Proceedings - III Brazilian Simposium on Computer Music - SBC96, 1996. *

                                ATIVIDADES: Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Professor de

                                Composição e Novas Tecnologias; Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes

                                Cênicas, Coordenador do Mestrado em Música da UFG; Universidade Federal de Goiás, Escola de

                                Música e Artes Cênicas, Coordenador dos Laboratórios de Pesquisa Sonora da UFG.

 

Nome                        Bernadete Zagonel

Áreas de Pesquisa     MCO, EMS, MEL

ENTID_ASS                UFPR - Universidade Federal do Paraná - Depto. de Artes

Cidade                      Curitiba

UF                             PR

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       musica2000@terra.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: O Que é Gesto Musical, S. Paulo; Brasiliense, 1992; Musicalizando Crianças:

                                Teoria e Prática da Educação Musical, S. Paulo, Ática, 1989 (co-autoria); Introdução à Estética e à

                                Composição Contemporânea, de  H.J. Koellreutter, P. Alegre, Movimento,1985, (co-autoria). 

                                TITULAÇÃO: Doutora, Univ. Paris IV, Sorbonne, França, D.Pistone, 1994: "La formation mus. de

                                l'enfant et la mus. contemp.". Mestre: UFPR: "Consid. sobre a mus. na soc. através dos tempos e

                                sua import. na educ.: uma proposta metod.",  Z.M.Pavão. Espec..: DEA/Ec. de Hautes Et. en

                                Sciences Soc./IRCAM, Paris; DEA Mus. e musicol. do sec. XX,  "Le geste musical", H.Dufourt,

                                1990. DEA Musicologia: "La mus. contemp. et l'enseignement mus. destiné aux enfants", 

                                D.Pistone, 1987.

 

Nome                        Carlos Palombini

Áreas de Pesquisa     MEL, MCO, MHS, MSI

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Centro de Pesquisa em Música Contemporânea

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (31) 3499-4700

E-mail                       palombini@terra.com.br, cpalombini@gmail.com

Http

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Bolsista

                                do(a): Rockefeller Foundation, RF, Estados Unidos; Doutorado em Música. Universidade de

                                Durham, DUNELM, Inglaterra. Título: Pierre Schaeffer's Typo-Morphology of Sonic Objects, Ano

                                de Obtenção: 1993. Orientador: Dr Peter D Manning. Bolsista do(a): Coordenação de

                                Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. * PUBLICAÇÕES: The Brazilian

                                Group for Computer Music Research: a Proto-History, Leonardo Music Journal, vol. 10, p.13-20,

                                Cambridge, Mass.: MIT Press, 2000.  La música concreta revisada, Música y nuevas tecnologias, p.

                                25-40. Barcelona: L'Angelot, 1999.  Technology and Pierre Schaeffer: Pierre Schaeffer's Arts-Relais,

                                Walter Benjamin's technische Reproduzierbarkeit and Martin Heidegger's Ge-stell, Organised Sound,

                                vol. 3 (1), p.35-43, Cambridge: Cambridge University Press, 1998.  Pierre Schaeffer, 1953: towards

                                an Experimental Music, Music and Letters, vol. 74 (4), p.542-47, Oxford: Oxford University Press,

                                1993. Pierre Schaeffer: from Research into Noises to Experimental Music, Computer Music Journal,

                                vol.17 (3), p.14-19, Cambridge, Mass.: MIT Press, 1993. * TITULAÇÃO: Bacharelado em Direção

                                 Teatral, UFRGS, Departamento de Arte Dramática, Porto Alegre, 1981. Especialização em

                                Tecnologia de Informação Musical, City University, Departamento de Música, Dr Simon Emmerson,

                                 The Sound of the Instrument that Does Not Exist: Typology and Morphology of Sonic Objects in

                                Pierre Schaeffer's Traité des objets musicaux, Londres, 1989. Ph.D. em Música, Universidade de

                                Durham, Departamento de Música, Dr Peter D. Manning, Pierre Schaeffer's Typo-Morphology of

                                Sonic Objects, Durham, Inglaterra, 1993  *  ATIVIDADES: Professor Adjunto de Musicologia,

                                departamento de teoria geral da  música, Escola de Música, UFMG; pesquisador do CNPq; editor da

                                série Música Editada, Editora da UFMG.

 

Nome                        Celso Aguiar

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL

ENTID_ASS                Stanford University - Center for Computer Research in Music and Acoustics

Cidade                      MOUNTAIN VIEW

UF                             -

País                          EUA

Telefone Comercial

E-mail                       aguiar@ccrma.stanford.edu

Http

Sinopse

 

Nome                        Cesar Adriano Traldi

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, MCO, INT

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade                      Campinas

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       ctraldi@hotmail.com, ctraldi@iar.unicamp.br

Http

Sinopse                     ATIVIDADES: Participa como músico convidado da Orq. Sinfônica Municipal de Campinas,

                                Orquestra Sinfônica da Unicamp, entre outras.

                                Como membro do Grupo de Percussão da Unicamp, apresentou-se na Croácia e EUA. Apresentou-se

                                como solista frente à Orquestra Sinfônica Petrobrás, Orquestra Sinfônica da Unicamp e outras. Em

                                2004 participou do concerto “Young Percussion Soloists International” na Croácia e foi escolhido

                                pelo concurso “Furnas Geração Musical” como um dos 3 jovens solistas mais promissores de São

                                Paulo. Em 2005 ficou em 2° lugar no “V Concurso Petrobrás” para Jovens Solistas, foi selecionado

                                como destaque do “I Festival Internacional da Unicamp”, 2° colocado no “Concurso CCLA” e

                                finalista do “Prelúdio” realizado pela TV Cultura. Foi escolhido novamente como um dos 3 jovens

                                solistas mais promissores de São Paulo pela segunda edição do concurso "Furnas Geração Musical"

                                em 2006. * TITULAÇÃO: Mestrado, Unicamp, Instituto de Artes, orient. Jônatas Manzolli, Gesto

                                Sonoro na Interpretação Contemporânea da Marimba, Brasil, Unicamp, em andamento; Graduação em

                                 Música, Unicamp, IA, orient. Fernando Hashimoto, Brasil, Unicamp, 2004.

 

Nome                        Cesar Villavicencio

Áreas de Pesquisa     ANA, INT, MAN, MEL, MCO

ENTID_ASS                Omval 267

Cidade                      Amsterdam

UF                             -

País                          HOLANDA

Telefone Comercial

E-mail                       cesar@cevill.com, cevill@yahoo.com

Http                          http://www.cevill.com

Sinopse                     TITULAÇÃO:Doutorado em Música. University of East Anglia, ANGLIA, Inglaterra. Título:

                                Rhetoric and the Discourse in Free-Improvisation, Orientador: Dr. Jonathan Impett; Mestrado em

                                Flauta doce. conservatório Real de Haia, Holanda, KC, Holanda. Título: Recorder and Electronics,

                                Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Michael Barker.  * PUBLICAÇÕES: - The electronic recorder

                                explained, American Recorder, Janeiro 2002, Volume XLIII, Número 1, 7pg, CO USA American

                                Recorder Society, Inc. * ATIVIDADES: University of East Anglia, Inglaterra - Pesquisa de

                                Doutorado (PhD) "The Discourse of Free-Improvisation". Conservatório Real de Haia - Música

                                Antiga, Música Clássica, Instituto de Sonologia - Professor convidado de flauta doce e improvisação

 

Nome                        Conrado Silva (de Marco)

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, MCO,  EMS

ENTID_ASS                UnB - Universidade de Brasília - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      Brasília

UF                             DF

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       conrado@unb.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Graduação em Ingenieria (1958), Universidade de la Republica, UR, Uruguai;

                                Especialização em Technische Akustik (1964), Technische Universitat Berlim, T.U.B, Berlim 12 -

                                Alemanha; Curso de Aperfeiçoamento/ Especialização em Conforto ambiental para atualização de

                                docentes de música (1975), USP; Curso de Aperfeiçoamento/ Especialização em Seminário

                                Latinoamericano de acústica (1982); Universidade d Córdoba - UNICORD - Argentina  * 

                                ATIVIDADES: Universidade de Brasília, Departamento de Música, Professor de composição

 

Nome                        Damián Keller

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, MCO, ANA

ENTID_ASS                UFAC - Universidade Federal do Acre

Cidade                      Rio Branco

UF                             AC

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       dkeller@ccrma.stanford.edu

Http                          http://ccrma.stanford.edu/~dkeller/

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em Doctor in Musical Arts. Stanford University, SU, Estados Unidos.

                                Título: Paititi: a multimodal journey to El Dourado, Ano de Obtenção: 2004. Orientador: Jonathan

                                Berger. Bolsista do(a): Stanford University, SU, Estados Unidos; Mestrado em Master of Fine Arts

                                in Interdisciplinary Studies. Simon Fraser University, Canadá. Título: touch'n'go: Ecological

                                Models in Composition, Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Barry Truax. Bolsista do(a): Simon

                                Fraser University, Canadá. * PUBLICAÇÕES: KELLER, Damián ; CAPASSO, Ariadna . Vívir sin

                                Después. 1. ed. Nova Iorque: Haim Chanin Fine Arts, 2004. v. 3; KELLER, Damián ; CAPASSO,

                                Ariadna . Sísifo. 1. ed. Nova Iorque: business2art.com, 2004. v. 3; Introduction to the Ecological

                                Approach. In: Ricardo Bianchini; Alessandro Cipriani. (Org.). Virtual Sound. 1 ed. Milão:

                                Contempo, 2000, v. , p. * ATIVIDADES: Professor na Universidade Federal do Acre, UFAC.

 

Nome                        Daniele Gugelmo (Dias)

Áreas de Pesquisa     MEL, MCO

ENTID_ASS

Cidade                      Nice

UF                             -

País                          França

Telefone Comercial

E-mail                       danielemgd@yahoo.com.br, gugelmodaniele@yahoo.fr

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

                                Título: Música para a amizade entre Schoenberg e Kandinsky, Orientador: Silvio de Mello Ferraz;

                                Mestrado em Artes. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: "Os Sete Dias

                                da Criação: da composição à elucidação do Sistema Composicional", Ano de Obtenção: 2000. *

                                PUBLICAÇÕES: "Estágio", Proceedings of 6th international conference Generative Art , 2003, 6th,

                                pp.376-382, Milano, Politécnico, 2003; "Aplicando a Sistêmica à composição do século XX",

                                Revista Cronos, 2001, vol.2, pp.125-129, Natal, UFRN, 2001; "A Sistêmica aplicada à composição

                                do século XX", IV Fórum CLM, Caderno de Comunicações, 2000, html, São Paulo, PUC, 2000; "6

                                 Pequenas peças de Arnold Schoenberg: exemplo de um procedimento atonal", III Encontro Interno

                                de Pesquisa em Artes e Multimeios, 1999, p.21, Campinas, Unicamp, 1999; Procedimentos

                                composicionais do primeiro movimento da peça: "Os sete dias da criação", XII Encontro Anual da

                                ANPPOM, anais de Congresso, Salvador, 1999; Apontamentos de Aprendiz - Pierre Boulez, São

                                Paulo, Ed. Perspectiva, 1994, Assistente de Revisão.

 

Nome                        Denise Garcia

Áreas de Pesquisa     MEL, MCO, SEM

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       d_garcia@iar.unicamp.br, dhlgarcia@uol.com.br

Http

Sinopse                     ATIVIDADES: Profª no Depto. de Música, IA, unicamp. * PUBLICAÇÕES: Concert Multiphonie:

                                L'Espace Differencié, Ars Sonora n.8, 03/1988. * TITULAÇÃO: Doutora em Comunicação e

                                Semiótica (1998), PUC/SP; Mestre em Artes (1993), UNICAMP; Graduação em Música -

                                Composição (1979), USP - ECA - Departamento de Música; Graduação em Música - Composição

                                (1984), Nordwestdeutshe Musikakademie Detmold.

 

Nome                        Edson Sekeff Zampronha

Áreas de Pesquisa     ANA, MEL, MCO, SEM, TEO

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 6166-6520

E-mail                       edson@zampronha.com

Http                          http://www.zampronha.com

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical,

                                 298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of Perception to the

                                Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103. Roy Ascott (org.).

                                Bristol: Intellectbooks, 2000.  Conceitos da teoria do caos aplicados à composição Modelagem III,

                                FACE., Nº4., 11,  p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?, ARTEunesp, v. 12, 19,

                                p.115-133. São Paulo: 1996.  Música: uma metáfora do tempo. ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121.

                                São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP, Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado,

                                 UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e Processos de Organização Musical Estruturalista,

                                Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado, PUC/SP, Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski,

                                 Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo,

                                1998  *  ATIVIDADES: Professor Doutor do Departamento de Música da Universidade Estadual

                                Paulista - UNESP;Diretor do Grupo de Pesquisa em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP;

                                Professor na pós-graduação em Música no Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação

                                em Filosofia - Filosofia da Mente Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.

 Nome                        Eduardo Reck Miranda

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL

ENTID_ASS                University of Plymouth

Cidade                      Plymouth

UF                             -

País                          INGLATERRA

Telefone Comercial     +44 1752 232 532

E-mail                       eduardo.miranda@plymouth.ac.uk

Http                          http://cmr.soc.plymouth.ac.uk/

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Computer Sound Synthesis for the Electronic Musician, Focal Press, Oxford, UK,

                                1998; An Artificial Intelligence Approach to Sound Design, Computer Music Journal v.19,nº 2, pp.

                                59-75. * TITULAÇÃO: Phd em Música, University of Edinburgh: "An Artificial Intelligence

                                Approach to Sound Synhesis", orient. P. Nelson, 1995  *  ATIVIDADES: Diretor do

                                Interdisciplinary Centre for Computer Music Research (ICCMR)

 

Nome                        Fernando (Henrique de Oliveira) Iazzetta

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, MCO, SEM

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 3091-4137

E-mail                       iazzetta@usp.br

Http                          http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: - Além da vanguarda musical, 2005, 227.246, Em - O Pós Modernismo. J.

                                Guinsburg & Ana Mãe Barbosa (eds.). São Paulo: Ed. Perspectiva. - Meaning in Music Gesture,

                                2000 , In: Trends in gestural Control of Music, Marc Battier & Marcelo M. Wanderley (Eds.)

                                Paris-IRCAM - Centre Pompidou - CD-ROM. - La música en Internet: un sueño o una realidad

                                (virtual)? , 1999, In: - Música y nuevas tecnologías - Perspectivas para el siglo XXI. Eduardo R.

                                Miranda (Ed.), Barcelona: ACC L'Angelot Editora. - AcMus: Computational Tools for

                                Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics , European Acoustics Symposium/IV

                                Congresso Ibero-Americano de Acústica, 2005. - Música: Processo e Dinâmica , 1993 , 262pg , São

                                Paulo: Editora Annablume. * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado, McGill University, Electronic Music,

                                Canadá, 2003 - Doutorado, PUCSP , Comunicação e Semiótica , Maria L. Santaella , Sons de

                                silício: corpos e máquinas fazendo música , Brasil, 1997 - Mestrado, PUCSP , Comunicação e

                                Semiótica , Silvia Anpach , A música atual e seus processos dinâmicos , Brasil, 1992 *

                                ATIVIDADES: Professor no Departamento de Música da ECA-USP

 

Nome                        José Augusto Mannis

Áreas de Pesquisa     MCO, ANM, C&M/MEL

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       jamannis@uol.com.br

Http                          http://www.unicamp.br/cdmc/

Sinopse                     ATIVIDADES: Coordenador do CDMC-Brasil/UNICAMP; Professor do Depto. de Música do Inst.

                                de Artes da UNICAMP. * PUBLICAÇÕES: A Revolução dos Sons Complexos, de Tristan Murail

                                (tradução), Cadernos de Estudo: Análise Musical nº. 5, Atravez, São Paulo, 1992;  MUSICON -

                                Guia da Música Contemporânea Brasileira, CDMC-Brasil/UNICAMP, Campinas, 1998; *

                                TITULAÇÃO: Mestre em Música, Universidade de Paris VIII, Orientador: Daniel Charles, "L'

                                Electroacoustique dans la musique d'aujourd' hui", Paris, França, 1987; Bacharelado em Música -

                                Composição, Conservatoire  National Supérieur de Musique de Paris, França, 1983; Bacharelado em

                                Música - Composição, UNESP, 1983.

 

Nome                        José Ignacio de Campos Júnior

Áreas de Pesquisa     MCO, MEL, C&M

ENTID_ASS                FASM - Faculdade Santa Marcelina

Cidade                      Americana

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       ignaciodc@uol.com.br

Http                          http://ignaciodc.sites.uol.com.br/ignacio.html

Sinopse                     ATIVIDADES: Professor na Faculdade Santa Marcelina. * PUBLICAÇÕES: A Construção de

                                Valdrada. Cadernos de Pós-Graduação, Unicamp - Campinas, v. 7, n. n. 1, 2005 -  Projeto e

                                Implementação Sonora em Ópera, um Ambiente Imersivo-Interativo Desenhado em Sistemas de

                                Realidade Virtual, Anais do IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2003, vol. IX, p.

                                187-193, Campinas: SBC, 2003. * TITULAÇÃO:Doutorado em Música. Universidade Estadual de

                                Campinas, UNICAMP, Brasil.  Mestrado em Música, UNICAMP, Dra. Denise Garcia, Interação

                                Tímbrica na Música Eletroacústica Mista, Brasil, Unicamp, 2005; Graduação em Música,

                                UNICAMP.

 

Nome                        Mauricio (Soares) Dottori

Áreas de Pesquisa     MCO, MEL, MHS

ENTID_ASS                UFPR - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Artes e Música

Cidade                      CURITIBA

UF                             PR

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       m.dottori@onda.com.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em Ph D Music. University Of Wales Cardiff, UW-C, Grã-Bretanha.

                                Título: The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli, Ano de Obtenção: 1997.

                                Orientador: David Wyn Jones. Mestrado em Artes. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título:

                                 Ensaio Sobre a Música Colonial Mineira, Ano de Obtenção: 1992. Orientador: George Olivier Toni.

                                 * PUBLICAÇÕES: Oliveira, Manoel Dias. Matinas de Sábado Santo, ed. Maurício Dottori. São

                                Paulo: EdUSP, 2000.. São Paulo: EdUSP, 2001; "Davide Perez" in New Grove 7ª ed.. 7ª. ed. Nova

                                Iorque: Macmillan, 2000. * ATIVIDADES: Chefe do Departamento de Artes da Universidade Federal

                                 do Paraná (DeArtes-UFPR).

 

Nome                        Pablo Sotuyo Blanco

Áreas de Pesquisa     ANA / C&M / MEL / MCO / MAN / MHS / TEO

ENTID_ASS                UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música

Cidade                      Salvador

UF                             BA

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       psotuyo@ufba.br

Http                          http://www.ufba.br/~psotuyo/

Sinopse                     *  TITULAÇÃO: Graduação em composição, Escola Universitária de Música de Montevidéu, orient.

                                 Antonio Mastrogiovanni, Uruguay, Montevideo, 1997. Doutor em Música: Universidade Federal da

                                Bahia, Programa de Pós-Graduação, orient Jamary Oliveira - Manuel Veiga. Modelos

                                Pré-Composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil, Brasil, UFBA, 2003  * 

                                ATIVIDADES: UFBA, PPGMUS / EMUS / Docente e Pesquisador.

 

Nome                        Ricardo Mazzini Bordini

Áreas de Pesquisa     ANA, C&M, MEL, MCO, EMS, TEO

ENTID_ASS                UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música - Departamento de Composição Literatura

                                 e Estruturação Musical

Cidade                      Salvador

UF                             BA

País                          Brasil

Telefone Comercial     (71) 3336-7421

E-mail                       bordini@ufba.br

Http                          http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Main/MazzBord

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Do Que Pudera Lembrar-se o Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. ICTUS,

                                Salvador, n. 2, p. 116-164, 2001 -  Uma Breve Visão d'O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. Art,

                                Salvador, n. 23, p. 131-136, 1995   *   TITULAÇÃO: Doutorado, UFBA - CLEM, Jamary

                                Oliveira, A Teoria Pós-tonal e o Processador de Classes de  Notas Aplicados à Composição Musical:

                                 um tutorial, Brasil, UFBA, 2003; Mestrado, UFBA - CLEM, Jamary Oliveira, Do Que Pudera

                                Lembrar-se "O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua", Brasil, UFBA, 1994; Graduação em Música - 

                                Regência, UFRGS, 1987; Graduação em Música - Composição, UFRGS, 1986  *  ATIVIDADES:

                                Professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia lotado no Depto. de Composição,

                                Literatura e Estruturação Musical

 Nome                        Rodrigo Cicchelli Velloso

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL

ENTID_ASS                UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - Depto de Composição

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       rodcv@acd.ufrj.br

Http

Sinopse                     ATIVIDADES: Professor Adjunto, Departamento de Composição, Escola de Música, Universidade

                                Federal do Rio de Janeiro. * TITULAÇÃO: Ph.D. University of East Anglia, Denis Smalley e

                                Simon Watters: Eletroacustic Music composition. Grã Bretanha, 1996.

 

Nome                        Sérgio Freire (Garcia)

Áreas de Pesquisa     C&M, MEL, MCO

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (31) 3499-4707

E-mail                       sfreire@musica.ufmg.br

Http                          www.musica.ufmg.br/~sfreire

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000),

                                Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM, vol. 2, p. 692-698, Belo Horizonte, 2001; Aspectos

                                da criação de obras musicais para instrumentos e fita magnética, Anais do I Seminário Nacional de

                                Pesquisa em Performance Musical, p. 321-325, Belo Horizonte, 2000; A produção musical de

                                Eduardo Bértola (1939-1996), Revista OPUS, edição eletrônica, www.ufmg.br/anppom/opus, São

                                Paulo, Anppom, 1999; Organizando idéias sobre processamento digital de sons: uma abordagem para

                                 alunos de graduação em música, Anais do X Encontro Nacional da ANPPOM, p. 229-264, Goiânia,

                                1997; "Uma arte sonora absoluta, que não se chama música", segundo Kurt Weill (1925), Em Pauta,

                                2004, p. 5-30; Early musical impression from both sides of the loudspeaker, Leonardo Music

                                Journal, p. 67-71, 2003; Considerações sobre a noção de ao vivo na música, XIV Congresso da

                                ANPPOM, p. 1198-1206, Porto Alegre, 2003. * TITULAÇÃO: Graduação, UFMG, Teoria Geral da

                                 Música, Guerra Peixe e Eduardo Bértola, Brasil, Belo Horizonte, 1990; Mestrado, Royal

                                Conservatory, Institute of Sonology, Konrad Boehmer, Composition through computer programming

                                 : a sonological experience, Holanda, Haia, 1993; Doutorado em Comunicação e semiótica, PUC/SP,

                                 Silvio Ferraz, "Alto-, alter-, auto-falantes: concertos eletroacústicos e o ao vivo musical", Brasil,

                                2004  *  ATIVIDADES: UFMG, Escola de Música, Depto. de Teoria Geral da Música , professor

                                adjunto nas áreas de (a) composição, e (b) música e tecnologia

 

Nome                        Silvio Ferraz Mello Filho

Áreas de Pesquisa     ANA, C&M, MEL

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       silvioferraz@iar.unicamp.br, silvio.ferraz@terra.com.br

Http                          http://sussurro.musica.ufrj.br

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Análise e Percepção Textural: Peça VIII Para Sopros de Ligeti. Cadernos de

                                Estudo: Análise Musical, S.Paulo, v. 5, p. 68-79, 1990. - livro das sonoridades - notas dispersas

                                sobre composição. rio de janeiro: 7 letras, 2005. 127 p. - música e repetição: aspectos da diferença na

                                música contemporânea. São Paulo: Educ/Fapesp, 1998. 273 p.   * TITULAÇÃO:Pós-Doutorado.

                                Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. -  Doutor, Programa de Estudos

                                Pós-Graduados n Comunicação e Semiótica, PUCSP, 1996; Mestrado em Musicologia, USP, 1991;

                                Licenciatura em Música, USP, 1982. * ATIVIDADES: UNICAMP, Instituto de Artes - Música.

                                professor do curso de composição (composição, harmonia e estruturação) e do pós-graduação PUCSP,

                                 professor e orientador no Programa de Comunicação e Semiótica CNPQ, pesquisador (bolsa

                                produtividade) - pq2

 

Nome                        Vania Dantas Leite

Áreas de Pesquisa     ANA, C&M, MEL, MCO

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial     (21) 2542-2554

E-mail                       vania.dl@terra.com.br, cla-ppgm@unirio.br,

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: O Solista é o Espaço, Letras e Artes, Ano IV / Nº10, p.6-7. Rio de Janeiro:

                                RioArte / Fundação Rio, 1990.  Luciano Gallet: Análise Estilística da Obra. Mestrado. 75p. Rio de

                                Janeiro: UFRJ/EM, 1996. Luciano Gallet: Revisão e Editoração da Suite Sobre Temas

                                Negro-Brasileiros. Complementação Trabalho de Mestrado. 61p. Rio de Janeiro: UFRJ/EM, 1996.

                                Estúdio de Música Eletroacústica: Instituto Villa-Lobos. CD. UniRio, 2000. Músicos e movimentos

                                 que iniciaram a prática da Eletroacústica no Brasil. Artigo / Comunicação. 14p. Curitiba: NUCOM,

                                2000. * TITULAÇÃO: Graduação em Piano, UFRJ - EM, Rio de Janeiro, 1969; Graduação em

                                Composição e Regência, UFRJ - EM, Rio de Janeiro, 1972; Mestrado em Música, UFRJ, Sub-área:

                                Teclado, Prof. Doutor Ricardo Tacuchian, Luciano Gallet: Análise estilística da obra. Revisão e

                                editoração da Suite sobre Temas Negro-Brasileiros. Rio de Janeiro: UFRJ-EM, 1996, Doutorado em

                                curso, UniRio, Área de Estruturação e Linguagem, Prof. Dr. Ricardo Tacuchian, Relação entre

                                Tecnologia e Linguagem na Música Eletroacústica Brasileira  *  ATIVIDADES: compositora;

                                Prof.Adjunto de Composição (Eletroacústica e Música Experimental) do Departamento de

                                Composição e Regência - UNIRIO - CLA (Instituto Villa-Lobos); Prof. Responsável pelo EME-IVL

                                (Estúdio de Música Eletroacústica do Instituto Villa-Lobos); Coordenadora do PPGM (Programa de

                                Pós-Graduação em Música) da UNIRIO -CLA-IVL ( desde novembro de 2005 - em exercício)

 

 


CONTATO   |  SOBRE O CDMC  |   EXPEDIENTE    REVUE  |   HOME  |   UNICAMP  |   IAMIC


© 2000 CDMC - BRASIL/UNICAMP. Todos os direitos reservados.