ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - PAGU
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
PAGU - Linhas de Pesquisa
 
Núcleo de Estudos de Gênero
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Migrações, mobilidades territoriais e transnacionalidade. Considera como gênero, articulado com outras categorias de diferenciação, permeia os deslocamentos através das fronteiras em diferentes espaços: lugares turísticos, contextos migratórios e espaços virtuais. Aborda essas circulações analisando as condiçõe (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
2.
  Produção cultural, cultura visual e mídia. Estudo dos modos de produção, circulação e consumo de imagens em seus vários tipos de suportes tecnológicos e suas respectivas linguagens - TV, jornal, revista, sítios de internet, redes sociais, cinema e vídeo. Indaga a relação entre cultura visual e co (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
3.
  Relações de trabalho. A linha aborda gênero, articulado a outras categorias de diferenciação, em sua interface com as relações de trabalho e suas transformações no período recente: a divisão sexual do trabalho; as mudanças nas relações de gênero e as novas articulações entre (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
4.
  Saberes científicos. História da produção, circulação e apropriações dos saberes científicos sobre corpo, gênero e sexualidade. Estudo das práticas medicalizadoras do corpo. Leituras críticas de modos de lidar, classificar, hierarquizar o que histórica e culturalmente é cons (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
5.
  Teorias feministas, de gênero e perspectivas disciplinares. Aborda os debates feministas; explora o alcance das problematizações das abordagens feministas e da categoria gênero no conhecimento; considera as possibilidades abertas pelas perspectivas interseccionais e transdisciplinares nos debates sobre a problemá (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
6.
  Violência, tráfico de pessoas, prisões, distribuição de justiça e práticas jurídicas. Focaliza gênero, em articulação com outras categorias de diferenciação, na interface com questões associadas à violência, ao crime e à distribuição de justiça a partir de recortes empíricos como: tráfico de pessoas, exploração sexual, violência sexual, h (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
7.
  Arenas de agenciamento, ações políticas e políticas públicas. A linha considera como gênero, articulado a outras categorias de diferenciação permeia diversas dimensões políticas da vida social abordando: processos de constituição da agenda política, de produção de comunidades políticas e identidades coletivas, de r (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
8.
  Curso da vida e geração. Aborda articulações entre gênero e a periodização da vida, as relações entre gerações e as idades como forma de classificação e hierarquização das populações. Explora a maneira como políticas públicas e saberes competentes operam na definição de categori (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
9.
  Intimidades: parentesco, relações amorosas, cuidado. A linha considera tipos diferentes de intimidade, levando em conta como eles operam em relações que envolvem proximidade física e/ou afetiva, no âmbito dos trabalhos de cuidado, de atenções que melhoram a vida de uma das partes, nas relações de parentesc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
10.
  Sexualidade. Aborda gênero, articulado a outras diferenças, em interface com expressões e práticas sociais, culturais e políticas em torno da sexualidade. Explora a produção de classificações, hierarquias, identidades, sociabilidades, corporalidades, normatividades, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados