ano 2020
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NUDECRI - Linhas de Pesquisa
 
Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Cultura Ciêntífica e Sociedade. Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura em geral e à cultura científica em particular, propondo análises sobre a divulgação de manifestações culturais e no jornalismo científico que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre culturas, ciências, tecnologias, inovação e sociedade. Abarca, desse modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em instituições de ensino e pesquisa, revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, observando a relação e o diálogo entre mídia e educação, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências nos mais diversos veículos e suportes, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação crítica e cidadã no processo educativo do uso das mídias na educação formal e não formal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
2.
  Literatura, artes e comunicação. Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção contemporânea da cultura. Propõe reflexões acerca de enunciados artísticos e literários por meio da descrição de artefatos culturais lançados à midiosfera, e pela identificação das linhas de força que projetam e tensionam seus campos. Envolve investigações acerca de jornalismo cultural e literário bem como estudos sobre as potencialidades políticas da imagem. Enfatiza, também, práticas de intervenção cultural investigando, para tal, interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
3.
  Informação, comunicação, tecnologia e sociedade. Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos de produção e consolidação das tecnologias e das ciências na contemporaneidade. A partir de referenciais das ciências sociais e da comunicação, esta linha de pesquisa considera como campo fundamental de investigação as transformações sociais, políticas, e culturais em conexão com as tecnologias e as ciências. Os processos de divulgação ou comunicação das ciências e tecnologias são ampliados ou deslocados na medida em que se reconhecem como válidas diferentes produções de conhecimento e de tecnologia. São temas recorrentes de pesquisa nesta linha: tecnociência; tecnologias de informação e de comunicação; internet, redes sociais e cultura digital; comunicação, ciência e capitalismo; gênero, corpo, raça; movimentos sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
4.
  Percepção pública de ciência e tecnologia. A linha compreende estudos sobre a relação do público com as ciências e as tecnologias, tomando como ponto de partida a imagem da ciência desenvolvida pela sociologia do conhecimento. Considera os conteúdos formais de conhecimento científico, os métodos e processos da ciência, suas formas de institucionalização e controle, incluindo os processos comunicacionais que tratam de ciência, tecnologia e inovação. Envolve investigação sobre a noção de público, a presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade como um todo, públicos específicos ou mesmo as experiências individuais do público com as ciências. Os estudos são realizados por meio de metodologias específicas, incluindo, por exemplo, pesquisas de opinião e percepção, tanto qualitativas, como quantitativas. Os resultados constituem elementos importantes para a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica e de políticas de ciência e tecnologia e de educação, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, desse modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
5.
  Cidade e Tecnologias de Segurança. Objetiva-se compreender os processos que transformam a cidade e o sujeito urbano em objetos fundamentais das políticas públicas de segurança. Para esse fim empreende a análise histórico-discursiva dos sentidos de segurança em documentos atuais e históricos de diversos campos do saber, bem como nas políticas públicas de segurança envolvendo, por exemplo, a formação curricular e extracurricular dos agentes de segurança, a videovigilância com o monitoramento urbano e a segurança no espaço digital com a cibersegurança. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
6.
  Tecnologia da linguagem e muitimídia. Objetiva -se a refletir acerca das novas textualidades no mundo contemporãneo levando em conta formas de escrita/ leitura em seu funcionamento, bem como a reorganização do trabalho intelectual e da interpretação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
7.
  Estudos do Léxico Urbano. Reúne estudos do léxico em textualidades que circulam no meio urbano, a fim de compreender os sentidos das palavras em suas diferenças, contradições e historicidade no complexo discursivo da cidade. Objetiva mostrar pela análise de “palavras da cidade” a produção de sentidos em discursos urbanísticos, administrativos, políticos, jurídicos, mediáticos, de movimentos sociais, científicos, cotidianos, artísticos, lexicográficos e outros. Propõe também a produção de textos de divulgação dos resultados desses estudos, por meio de escritas sobre a palavra na forma de comentários, ensaios, verbetes, dicionários, enciclopédias, novas textualidades digitais. Visa ainda à construção e leitura de arquivos para a pesquisa do léxico urbano e à produção experimental de materialidades não-verbais (sonoras, imagéticas, sensoriais) que estabeleçam relações de sentido com as palavras e discursos da cidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
8.
  Análise histórico-discursiva da linguagem na cidade. Objetiva-se realizar análises de diferentes discursividades no espaço urbano em domínios diversos: política, educação, mídia, urbanismo, tecnologia, ciência, habitação, saúde, meio ambiente, relação cidade/campo, dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
9.
  Estudos da Língua, escrita e cidade. Objetiva-se compreender a relação constitutiva, de um lado, entre língua, escrita e cidade, em suas formas (urbanas) que tocam e delineiam a constituição do sujeito em sua relação imaginária com sentidos de língua e cidade (civilizadas). Por outro lado, objetiva-se analisar a relação entre escrita e ciência, pensando a escrita enquanto uma tecnologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 

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