ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NEPP
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
NEPP - Linhas de Pesquisa
 
Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Políticas públicas de educação e educação infantil. Estudos de políticas e programas de educação básica regular (infantil, fundamental e médio), profissional (médio) e especial/inclusiva (infantil e fundamental e médio). Educação superior. Políticas públicas intersetoriais para crianças e adolescentes. Estudos relativos à formação de professores de educação infantil e às práticas democráticas na educação infantil. Educação infantil e o consumo. Educação infantil, defesa e tecnologia. Estudos sobre a amplitude da oferta educacional e seus impactos. Equidade social e desigualdade de oportunidades. Estudos longitudinais em educação, estudos de trajetórias discentes na educação superior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
2.
  Planejamento e avaliação de políticas, sistemas e serviços de saúde. Estudos relativos às políticas de atenção à saúde implementados nos diferentes níveis de governo; estudos do financiamento e do gasto dos sistemas de saúde; estudos de organização institucional, gestão, processos decisórios, capacidade e produtividade das redes, processos de trabalho e recursos humanos na saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
3.
  Políticas de combate à pobreza e de transferência de renda. Realiza estudos sobre proteção social no Brasil e América Latina, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), proteção à criança e ao adolescente; analises sobre as múltiplas dimensões da pobreza e da desigualdade social; estudos e subsídios aos programas de combate à pobreza e de transferência de renda. Redução de inequidades em saúde, trabalho e educação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
4.
  Políticas de proteção à criança e ao adolescente. Estudos de avaliação da eficácia, eficiência e efetividade das políticas voltadas para crianças e adolescentes, a partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e das regulamentações posteriores. Esta linha buscará também a análises. Combate a violência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
5.
  Políticas Públicas de Segurança. Políticas de segurança pública e garantias do Estado de Direito. Segurança cidadã e instituições de prevenção e controle da violência, instrumentos de controle da legislação pública. Sistemas de segurança pública, ordem pública, controle da criminalidade e prevenção das violências. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
6.
  Análise de políticas públicas e avaliação continuada de políticas públicas. Ciclos e impactos.Teorias e métodos. Análise e avaliação continuada (ciclo completo da política/programa/projeto), avaliação de implementação e avaliação de resultados e impactos. Desenvolvimento de metodologias para a avaliação de políticas públicas, incluindo metodologias de avaliação continuada, estudos longitudinais e de meta-avaliação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
7.
  Condições de vida da população, pobreza e sua reprodução e políticas públicas. Estudos sobre população em situação de pobreza e políticas públicas, Dimensionamento e condições da pobreza; estudos espaciais, demográficos e socioeconômicos; estudos das mudanças nas condições de vida e seus determinantes (grau e forma de inserção no mercado de trabalho, posses e acesso a programas sociais). 6 (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
8.
  Formulação e implementação de metodologias para integração dos sistemas de saúde e qualificação do cuidado. Estudos da integração dos sistemas de saúde, suas metodologias de integração, linhas de cuidado, qualificação dos sistemas de saúde. Redução das inequidades em Saúde. O SUS e os princípios de Universalidade, Integralidade e Equidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados