ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NEPO
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
NEPO - Linhas de Pesquisa
 
Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó"
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Demografia e Políticas Sociais. A área reúne pesquisas desenvolvidas na interface dos estudos populacionais e as políticas sociais. As pesquisas visam fornecer subsídios a gestores e estudiosos de políticas implementadas em setores que afetam a população em suas condições de vida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).
 
2.
  Demografia e Etnias. Esta linha estuda as especificidades de diferentes grupos: branco, afro-brasileiro e indígena, considerando as desigualdades sociais entre eles. Os estudos focalizam principalmente as variáveis: fecundidade, nupcialidade, mortalidade, mobilidade espacial, saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
3.
  Família, Gênero e População. São focalizados nesta área aspectos teórico-metodológicos bem como tópicos de especial interesse tais como: arranjos familiares, trabalho e família; gênero e reprodução; tendências e preferências da fecundidade, demografia da infância e da juventude. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
4.
  População e Ambiente. Discute-se questões relacionadas ao processo de urbanização, uso e ocupação do território, mudanças nos usos e na cobertura da terra, gestão de recursos hídricos, indicadores socioambientais, vulnerabilidade, riscos e saúde, consumo, mudanças globais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
 
5.
  Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Presente no NEPO desde o sua criação, esta linha cobre temas como: sexualidade, saúde e políticas públicas; cuidado e atenção à saúde reprodutiva e à prevenção de DST/HIV; comportamento, práticas sexuais e reprodutivas e saúde mental entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
6.
  Redistribuição Espacial da População. Esta área temática apresenta duas linhas de preocupações interligadas à explicação dos processos de deslocamento da pop: a mensuração e descrição dos movimentos migratórios; a dinâmica do próprio processo de ocupação do espaço e suas implicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
 
7.
  Demografia Histórica. Esta linha incorpora teoria, metodologias e técnicas desenvolvidas em outros países e no Brasil, adaptadas às especificidades da realidade brasileira e às peculiaridades de um território de dimensões continentais marcados por acontecimentos históricos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
8.
  População e Saúde. Ao entender a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, esta linha de pesquisa abrange as múltiplas dimensões que condicionam - e são condicionadas- o processo saúde-doença-cuidados- morte a que esta exposta à população. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados