ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NEPAM
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
NEPAM - Linhas de Pesquisa
 
Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Recuperação de áreas degradas, restauração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Engloba funcionamento de ecossistemas. Modelagem ecológica. Valoração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Pagamento por serviços ecossistêmicos. Mudanças no uso de terra e cobertura florestal. Fragmentação da paisagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).
 
2.
  Mudanças ambientais globais e sustentabilidade. Engloba questões referentes a tecnologias alternativas e fontes renováveis de energia. Mudanças climáticas. Eventos extremos. Limites planetários. Economia verde. Economia de baixo carbono. Consumo sustentável. Mudanças no uso da terra (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
3.
  Caracterização e conservação da biodiversidade. Engloba teoria ecológica, modelagem, métricas e indicadores. Biodiversidade e política de conservação. Biologia e sociedade – história, filosofia e política; história e filosofia da ciência ecológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
4.
  Dinâmicas sociais, demográficas, políticas, territoriais e econômicas da sustentabilidade. Questões sobre: cultura, patrimônio cultural, saberes humanos e meio ambiente. Geotecnologias no estudo dos recursos naturais e educação ambiental, para formação e aperfeiçoamento de políticas públicas em meio ambiente e suas relações internacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
5.
  Uso de recursos naturais (escassez e abundância): conhecimentos, conflitos e aspectos políticos-institucionais. Esta linha aborda os seguintes temas: conflitos sociais da conservação e uso sustentável, política de conservação e uso sustentável e aspectos político-institucionais da conservação, do uso sustentável e dos detentores de conhecimentos tradicionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
6.
  Sociologia Ambiental. Área do conhecimento que subordina as pesquisas em qualidade de vida, subjetividade e identidade.
Palavras-chave: complexidade social; ambiente; subjetividade; qualidade de vida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados