ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CEPETRO
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
CEPETRO - Linhas de Pesquisa
 
Centro de Estudos de Petróleo
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Geofisica Computacional. Esta linha tem por finalidade a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de métodos e algoritmos computacionais ligados a problemas diretos e inversos da propagação de ondas. De especial interesse são os algoritmos de processamento sísmico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
2.
  Escoamento multifásicos. a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
3.
  Desenvolvimento de fluídos de perfuração.a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
4.
  Estimulação de Reservatórios. a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
5.
  Modelagem de Escoamento Multifásico. a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).
 
6.
  Geofísica de Reservatórios. Nossos interesses de pesquisa são os métodos matemáticos da geofísica, especialmente aos que se referem ao modelamento da programação de ondas acústicas e elásticas ao imageamento de dados sísmicos sintéticos e reais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
7.
  Sistemas Marítimos de Petróleo e Risers. Estudo de problemas na operação com sondas marítimas flutuantes de perfuração e na engenharia de poços marítimos. Investigação e metodologia para desenvolvimento de sistemas marítimos e submarinos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
8.
  Processos para Pré-sal. Trata-se do desenvolvimento de processos e ferramentas de avaliação para aplicações em petróleos e outros componentes presentes no Pré-Sal. Com ênfase nos desenvolvimento de processos intensificados para reação e separação do produto desejado na extração (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
9.
  Produção de Óleo e Gás. Pesquisas no setor upstream da explotação de petróleo, relacionadas à exploração, elevação, escoamento, movimentação e processamento primário de óleo e gás, bem como processos de operações auxiliares de produção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
10.
  Caracterização de Reservatórios. Esta linha se propõe a investigar a caracterização de reservatórios desde a escala microscópica (aspectos petrofísicos) até a escala macro e megascópica (geometria dos corpos e arquitetura). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
11.
  Engenharia de Reservatórios. Estudo de caracterização e comportamento de reservatórios, caracterização e comportamento de fluidos, métodos especiais de recuperação, simulação de reservatórios, incluem trabalhos de modelagem geofísica, métodos numéricos para simulação e outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
12.
  Geoengenharia de Reservatórios. Integração de dados (geologia, física e engenharia) para caracterizar rochas e fluido; Desenvolvimento de campo: geofísica, geoestatística, sísmica, geoquímica, perfilagem e simulação numérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
13.
  Valoração de Petróleos. Desenvolvimento de técnicas e processos para caracterização, avaliação e valoração de petróleos e suas frações, inclusive resíduos. As pesquisas e aplicações ocorrem nos seguintes tópicos: Desenvolvimento de metodologia para extensão da curva PEV . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
14.
  Engenharia de Poços. A pesquisa e os desenvolvimentos em Engenharia de Poços envolvem vários aspectos da engenharia de petróleo, estendendo-se desde o projeto do poço de petróleo, planejamento da perfuração de poços, completação de poços e as operações marítimas. Pesquisas básicas e de aplicação tem sido desenvolvidos em problema de estabilidade de poços, fluidos de perfuração e seu escoamento no poço durante a operação, projeto de poços direcionais e novas técnicas de perfuração, controle e segurança de poço, operabilidade de navios e plataformas de perfuração e completação sob efeito de das condições ambientais (ondas, correnteza, ventos, etc.). Estas pesquisas tem a participação de alunos de pós-graduação em Engenharia de Petróleo em estudos de mestrado e doutorado, e ainda, estas pesquisas e desenvolvimentos obtidos tem em geral, parceria de empresas (Petrobrás) e suporte importante de agentes governamentais de fomento à pesquisa (CNPq, Capes, Fapesp, MCT/Pronex, ANP entre outros). Através de programas de formação de alunos de graduação na especialidade de Engenharia de Petróleo, tem feito importantes contribuições na geração de especialistas na área. Como resultado, tem se gerado importantes conhecimentos e capacitação de pessoal levando contribuições importantes para explotação racional e eficiente do petróleo no País, em particular em Águas Profundas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados