ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CEMIB
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
CEMIB - Linhas de Pesquisa
 
Centro Multid.P/Invest.Biol. Área Ciência Animais Lab.
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Genética da resistência à cepa Y do T. cruzi. A resistência ao parasito depende muito da constituição genética do hospedeiro. A linha visa a busca de regiões do genoma do hospedeiro envolvidas com a sobrevivência dos animais após a infecção com altas doses do parasito. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
2.
  Pesquisa em Doença de Chagas por transmissão oral. Avaliar a polpa de açaí como veículo para a transmissão do parasito em diferentes condições nas quais a polpa é consumida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
3.
  Pesquisa em reprodução assistida e criopreservação de embriões murinos.O crescente produção de animais geneticamente modificados, exige a constante reavaliação dos protocolos empregados em reprodução assistida. Nesta linha são realizados estudos com a finalidade de prospectar novos protocolos e otimizar os utilizados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
4.
  Pesquisa em Doença de Chagas por transmissão oral com a cepa Y de T. cruzi.Pesquisa em Doença de Chagas Aguda (DCA) de etiologia oral (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
5.
  Ciência em Animais de Laboratório. São estudados o comportamento de diferentes linhagens de camundongos isogênicos em infecções por parasitas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
6.
  Implantacao de banco de embrioes de camundongos e ratos no Cemib/Unicamp. O banco de embriões para camundongos e ratos tem o objetivo primordial de assegurar a qualidade genética e sanitária dos modelos criados para a pesquisa biomédica. A metodologia adotada para coleta e implantação de embriões é Internacional. Esta tecnologia permite que o genoma das colonias de fundacao sejam perpetuados com segurança, sem deriva genética. Os embriões murinos são adotados também para testes de citotoxicidade de meios de cultura para embriões humanos. Esta Seção também preserva o genoma de roedores importantes na Epidemiologia do Trypanosoma cruzi, tal como o Calomys callosus. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
7.
  Controle sanitario das colonias de camundongos e ratos do Cemib/Unicamp. Metodologias de diagnóstico são desenvolvidas para monitoramento da qualidade sanitária de animais de laboratório. O Laboratório de Controle de Qualidade Animal tem o objetivo de transferir tecnologia para Biotérios Nacionais e Internacionais para monitoramento da qualidade de animais da categoria Specific Pathogen Free, Gnotobióticos. Virus Antibody Free e axênicos. É feita a prestação de serviços para Biotérios Nacionais e do Exterior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1979).
 
8.
  Gnotobiologia. A gnotobiologia tem seu desenvolvimento associado ao uso de isoladores para manutençâo de animais livres de patogenos especificos , Virus antibody free e axênicos. O CEMIB desenvolveu a tecnologia com matéria prima Nacional para produção de isoladores flexiveis em PVC para histerectomia de camundongos e ratos e manutenção das respectivas colônias de Fundação. Na Seção de Quarentena as matrizes importadas de modelos animais interessantes para a pesquisa biomédica (mutantes, recombinantes, isogênicos, congênicos, coisogênicos,F1, F2, trangênicos) Desta forma o Cemib/Unicamp mantem matrizes de modelos de doenças humanas como diabetes, imunodeficiência, hipertensão, distrofia muscular, etc, para a comunidade científica da Unicamp e para prover matrizes para outras Instituições Nacionais e da América do Sul. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
9.
  Produtividade das colonias de animais SPF do Cemib/Unicamp. De todas as linhagens de camundongos e ratos criadas no Centro Multi-Institucional de Bioterismo da Unicamp sao registrados parametros biológicos que indicam o grau de produtividade das femeas , a performance reprodutiva da colonia e inumeros dados que revelam a estabilidade e qualidade genética dos animais. Estes dados são comparados com os de literatura e fornecem subsidio para o planejamento de plantel. As Instituições que recebem as matrizes do Cemib também são informadas destes parametros, que são devidamente registrados e acompanhados em banco de dados no CEMIB. O monitoramento do plantel é informatizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).
 
10.
  Cooperação na área de Imunoparasitologia. É caracterizado o perfil imunológico de animais imunodeficientes, tais como produçâo de anticorpos, marcadores imunológicos de linfócitos, antigenos de histocompatibilidade, reaçôes a enxertos autologos e heterologos, resposta a antigenos timo-dependente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
11.
  Genetica da resistencia de camundongos ao Trypanosoma cruzi. Várias metodologias de trabalho são utilizadas com a finalidade de estudar o mecanismo da resistência ao Trypanosoma cruzi, visando mapear o(s) gene(s) que controla(m) o fenomeno da resistência em camundongos isogênicos experimentalmente infectados com o tripanosomatideo. Para tanto, duas linhagens isogênicas :A/J (A) e C57BL/6 (B) foram desafiadas com 100000 tripomastigotas . O produto F1 (BA e AB)de ambas as linhagem é acasalado entre si para a produção de segregantes F2. O DNA de alto peso molecular extraído do baço de camundongos susceptíveis e resistentes ao T. cruzi é testado frente aos primers da região de interesse. Animais congênicos deverão ser produzidos com o fenótipo de resistência. O genoma scan e teste do qui quadrado estabelecem a distribuição de genes envolvidos no mecanismo de resistência do camundongo ao T. cruzi cepa Y.Linhagens recombinantes da Jackson são usadas para validar os resultados obtidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
12.
  Diagnóstico de infecções murinas em colônias de camundongos e ratos.Infecções bacterianas, virais e parasitárias em colonias de ratos e camundongos têm sido responsabilizadas por alterar resultados experimentais e causar doenças humanas associadas a manipulação de animais infectados com agentes zoonoticos. Soros de ratos e de camundongos sao avaliados por imunofluorescencia indireta, inibicao da hemaglutinacao e determinação enzimática da LDH para pesquisa de 21 virus murinos, dentre eles o virus da Hepatite murina, Rotavirus, citomegalovirus, Hantan, Coriomeningite linfocitária, Sendai, Ectromelia, Coronavirus de Rato, Encefalomielite de Theiler, Reo tipo3. Dentre as bactériassão testadas a Pateurella pneumotropica, Clostridium piliforme, Mycoplasma pulmonis, Corynebacterium kutscheri, Bordetella bronchiseptica, Leptospira sp, Staphylococcus aureus, Staphylococcus sp coagulase negativo, Streptococcus sp beta hemoliticos (A,B,C,G), Streptococcus alfa hemolítico, gama hemoliticos, Streptococcus pneumoniae, Lysteria monocytogenes, Streptobacillus moniliformis, Salmonella sp, Shigella sp, Escherichia coli, Citrobacter rodentium, Citrobacter sp, Providencia sp, Enterobacter sp, Morganella morgani, Proteus mirabilis, Proteus sp, Klebsiella pneumoniae, Klebsiella oxytoca, Klebsiella sp, Serratia sp, Yersinia enterocolitica, Pseudomonas aeruginosa. Fungos: Candida albicans/Candida tropicalis. Dermatofitos: Tricophyton mentagrophytes, Microsporum canis, Epidermophyton flocosum. Hemoparasitas: Eperythozoon coccoides e Haemobartonella muris. Toxoplasma gondii é também pesquisado dentre os servidores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
13.
  Implantacao de novas linhagens para pesquisa biomedica. A comunidade científica brasileira conta com poucas Instituições para desenvolver modelos de experimentação animal. Linhagens de interesse específico para algumas modalidades de pesquisa biomédica para estudo de doencas humanas sao desenvolvidas no Cemib/Unicamp com toda a tecnologia preconizada pelo ICLAS (International Council for Laboratory Animal Science). O objetivo é proporcionar aos pesquisadores Nacionais modelos animais especiais que reproduzam as doenças humanas. O pesquisador conta com a importação da linhagem pelo Centro de Bioterismo e uma vez estabelecida a colônia de fundação, cada linhagem especial é disponibilizada para uso.
O CEMIB implantou 40 linhagens de camundongos e 6 linhagens de ratos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990).

 
14.
  Producao de Isoladores em PVC flexiveis. Para o desenvolvimento tecnológico do Cemib de modo que colonias de animais possam ser garantidas como de qualidade gnotobióticas, houve necessidade de desenvolver tecnologia nacional para a produçâo de isoladores flexiveis . Os processos de produçâo deste equipamento com os acessorios e atualmente objeto de patente. Atualmente o pais conta com este recurso para produçâo de animais livres de patogenos especificos animais virus-free e axenicos. Isoladores para histerectomia foram desenvolvidos e estâo em funcionamento no Cemib/Unicamp, permitindo que novas linhagens provenientes de outras Instituiçôes possam ser transferidas para o Cemib e implantadas com nova qualidade sanitária mediante procedimentos de gnotobiologia e criobiologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985).
 
15.
  Laboratório de genética de camundongos e ratos.Desde 1985 os modelos adotados na pesquisa biomédica são monitorados genéticamente. E farta a literatura evidenciando a importância do background genético para o planejamento experimental e na obtenção de resultados. Atuamente o Cemib/Unicamp monitora as linhagens de animais do Centro bem como está avaliando o perfil genético de colônias de outras Instituições Nacionais . As atividades desenvolvidas em conjunto com o laboratório de criopreservação de embriões permitirá, em futuro próximo, a produção de camundongos transgênicos de interesse médico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
16.
  Estudo do silenciamento de gens pela técnica de interferência por RNA (RNAi). Cooperação na área de Genética médica.
-estudo da avaliação "in vivo" e "invitro" do silenciamento de gens pela técnica de interferencia por RNA (RNAi).
-estudo do bloqueio de infecção por virus pela técnica de interferência por RNA (RNAi). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).

 
17.
  Desenvolvimento de linhagens recombinantes congênicas.Desenvolvimento de linhagens recombinantes congênicas. Produzir camundongos em linhagens inéditas para compreenção do fenômeno de resistência ao T. Cruzi. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
18.
  Resistência de camundongos recombinantes congênicos ao T.Cruzi irradiado.Resistência de camundongo recombinante congênico ao T, Cruzi irradiado. Identificar o comportamento de uma nova linhagem de camundongo submetido à infecção experimental com T.Cruzi irradiado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados