ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CEB
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
CEB - Linhas de Pesquisa
 
Centro de Engenharia Biomédica
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Física Aplicada a Radioterapia. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias envolvendo controle de qualidade e dosimetria de radiações ionizantes visando garantir a qualidade e eficácia da radioterapia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
2.
  Física aplicada a Radiodiagnóstico. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias envolvendo controle de qualidade visando maior qualidade das imagens radiográficas, com redução da dose de radiação e dos custos operacionais do serviço. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
3.
  Física Aplicada à Medicina Nuclear. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias envolvendo controle de qualidade e processamento de imagens visando assegurara qualidade diagnóstica em medicina nuclear. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
4.
  Proteção Radiológica. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de metodologias para quantificação e controle da exposição a radições ionizantes visando aredução da dose recebida por pacientes, trabalhadores e público. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
5.
  Bioengenharia. Pesquisa básica: pesquisas quantitativas de fenômenos e sistemas biológicos, visando buscar novos métodos de diagnóstico, terapêutica e prevenção, além de novas idéias para o desenvolvimento de instrumentação biomédica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
6.
  Engenharia Médica. Pesquisa aplicada: desenvolvimento e avaliação de dispositivos e instrumentação para aplicação médico-hospitalar e em pesquisa biomédica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
7.
  Engenharia Clínica. Pesquisa aplicada: desenvolvimento de rotinas e ferramentas computacionaispara gerenciamento de processos de aquisição, utilização e manutenção de equipamentos odonto-médico-hospitalares em unidades de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
8.
  Engenharia de Reabilitação. Pesquisa básica e aplicada: desenvolvimento e aplicação de instrumentação biomédica visando a qualidade de vida de pessoas deficientes, ajudando a torná-las menos dependentes e a integrá-las de forma produtiva à sociedade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989).
 
9.
  Transporte e Regulação de Cálcio no Músculo Cardíaco. Estudo da participação relativa dos transportores de cálcio (troca Na/Ca,APTases, canais iônicos) no músculo cardíaco. Medição de correntes iônicasaparentes (patch-clamp), encurtamento celular (detecção de bordas de imagem de vídeo), concentração intracelular de cálcio (fluorescência) em célulascardíacas isoladas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
10.
  Estimulação Cardíaca Programada: Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento de Instrumentação.Estudo métodos e desenvolvimento de instrumentação para estimulação cardíaca. Estudo de mecanismos geradores das arritmias cardíacas. Exame eletrofisiológico do coração. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados