ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

você está aqui:  Centros e Núcleos - CBMEG

CBMEG - Linhas de Pesquisa

Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética

Linhas de Pesquisa

1.
  Biologia de sistemas de insetos praga. Utilização de abordagens sistêmicas para indicação de possíveis alvos de controle integrado ou aquisição de resistência a eventos de proteção anti-herbivoria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).

2.
  Entendimento de Proteínas de Ligação ao RNA e Plataforma de Química Medicinal de Acesso Aberto. Proteínas de ligação ao RNA regulam os processos pós-transcricionais nas células. Estudamos os alvos de proteínas de ligação ao RNA e seus mRNA-alvo, relacionados a doenças e modelos neuronais. Outro aspecto biológico de estudo são proteínas quinases envolvidas em splicing de RNA. Alguns dos projetos fazem parte do centro de química medicinal de acesso aberto, no qual estudamos proteínas-alvo “do gene a sonda química”. Neste projeto temos a capacidade de desenvolvem sondas químicas ativas para proteínas com relevância biológica, em parcerias com universidades e com a indústria farmacêutica brasileira. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).

3.
  Controle metabólico do crescimento e desenvolvimento das plantas.Plantas, por serem organismos fixos, desenvolveram mecanismos sofisticados que permitem ajustes eficientes as mudanças ambientais para assegurar a perenidade.

A fotossíntese é a fonte primária da energia bioquímica que sustenta o crescimento. O gerenciamento eficiente dos recursos energéticos envolve vias de sinalização que procuram balancear os gastos energético entre a necessidade de minimizar o impacto das flutuações ambientais adversas e o imperativo do crescimento.

Nosso principal interesse é entender como o controle da homeostase energética contribua para otimização do crescimento e plantas. Mais especificamente, procuramos desvendar os mecanismos que detectam e interpretam alterações de carga energética para modular o crescimento. Dentro deste contexto, focamos na análise funcional de fatores de regulação da transcrição do tipo bZIP (grupo C e S de Arabidopsis thaliana) que tem um papel central na sinalização energética integrada com a mediação de sinais do metabolismo nitrogenado. Adicionalmente, a interação destes fatores bZIP com via de sinalização das kinases TOR (promove o crescimento em condições de fartura energética) e Snrk1/2 (inibição do crescimento em condições de carência energética) e com o relógio circadiano no ajuste do crescimento a disponibilidade de energia representa um outro aspecto fundamental integrado a nossas investigações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

4.
  Biologia de integrativa. Utilização de dados de diferentes fontes de dados biológicos e moleculares para o estudo de fenômenos de interesse em Biologia de Sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).

5.
  Expressão diferencial de genes em bactérias de interesse ambiental e industrial.Análise da diversidade e expressão gênica de bactérias de interesse industrial e ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).

6.
  Biologia Molecular de Plantas, animal, humana microrganismos.Genética molecular de diversos aspectos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).

7.
  Estudo molecular de doenças genéticas. Estudo molecular de genes relacionados à diversas condições genéticas para fins diagnósticos, assim como para o entendimento da fisiopatologia dessas doenças. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).

8.
  Perfil genético das doenças oftalmológicas e hematológicas.O objetivo geral desta linha de pesquisa é investigar o perfil genético de pacientes portadores de doenças hematológicas e oftalmológicas, conforme descrito a seguir nos objetivos específicos. 1. Investigar e identificar genes cujas alterações possam estar associadas às complicações da doença falciforme, afecção que, apesar de ser transmitida sob padrão de herança Mendeliano, apresenta alterações que seguem um padrão complexo de herança. Desta forma estuda-se nos pacientes portadores de doenças falciformes a suscetibilidade ao acidente vascular cerebral (AVC), à úlcera de perna, à retinopatia falciforme e às complicações associadas à gravidez. 2. Investigar os aspectos genéticos do glaucoma do adulto, glaucoma congênito e de desenvolvimento, catarata congênita e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Iniciados no ano de 1998, os estudos nessa área são voltados, principalmente, para a investigação de genes candidatos tanto para o glaucoma como para a DMRI, mas também incluem a replicação de estudos sobre frequência/incidência realizados em outras populações, uma vez que são escassas as informações sobre a população brasileira, diferenciada principalmente por apresentar alto grau de miscigenação na sua formação. Desta forma, o interesse do grupo de pesquisa é identificar marcadores genéticos característicos da população brasileira que seriam úteis na predição da doença, seu prognóstico e até na resposta ao tratamento. Paralelamente, buscam-se novos genes associados ao glaucoma do adulto que inclui o glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), glaucoma primário de ângulo aberto do tipo juvenil (GPAA-J) e glaucoma primário de ângulo fechado (GPAF). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).

9.
  Variação genética e genômica em diferentes organismos. Análise da variação genética e genômica em plantas, animais, insetos e microrganismos por meio de metodologias genéticas, genômicas e genético-estatísticas visando a obtenção de respostas à questões relacionadas às consequências e impactos da variação genética dos organismos no ambiente e consequentemente bo homem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).

10.
  Biologia Molecular de Bacterias. Xanthomonas campestris é uma bactéria fitopatogênica que causa doenças em inúmeras espécies de plantas. É também o produtor de um exopolissacarídeo, a goma xantana, de aplicação na área alimentar e industrial, como agente espessante. Os projetos em desenvolvimento na área de biologia molecular visam a clonagem e caracterização de genes envolvidos com a patogenicidade, a produção do exopolissacarídeo e a taxonomia da espécie. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988).

11.
  Estudo molecular integrado de doenças do desenvolvimento sexual.Procura-se com este projeto entender os processos intrincados que envolvem a determinação e diferenciação do sexo que tem sido um desafio para os cientistas em geral. Atualmente, os esforços estão dirigidos no sentido de explicar a diversidade fenotípica que é característica de tantas desordens genéticas que envolvem a diferenciação sexual. Apesar do grande avanço alcançado nos últimos anos, há inúmeros genes cuja função não está completamente esclarecida e, outros inúmeros ainda incógnitos dentro desse processo, cujo isolamento e caracterização serão necessariamente resultado de uma descrição detalhada de pacientes portadores das várias anormalidades de desenvolvimento do sistema genital. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).

12.
  Análise genético-evolutiva e de genômica funcional de dípteros muscóides de importância médico-veterinária.A caracterização genética das moscas causadoras da miíase tornará disponíveis informações que possibilitarão estabelecer estratégias de controle da infestação com um claro e importante impacto econômico na pecuária e na saúde pública do país. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).

13.
  Regulação gênica da síntese de proteínas de reserva e metabolismo de lisina e estudos da expressão de proteínas heterólogas. . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).