ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IE
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
IE - Linhas de Pesquisa
 
Instituto de Economia
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Interpretações do Imperialismo. i) reflexões sobre as “teorias do imperialismo”; situadas em arco que compreende tanto as interpret. liberais quanto as marxistas; ii) análise e historiograf. das interpret. “clássicas” do imperialismo iii) a discussão sobre o “novo imperialismo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
2.
  Demografia Econômica. Análise das relações entre a dinâmica demográfica e o desenvolvimento econômico, como, por exemplo, os determinantes e as consequências das mudanças demográficas, incluindo, entre outros temas, migração, urbanização, crescimento e densidade populacional, estrutural etária e envelhecimento populacional, fecundidade, mortalidade, estrutura e planejamento familiar, felicidade e bem-estar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2020). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
3.
  Formação Econômica do Brasil. Em introdução ao livro Formação Econômica do Brasil, Furtado define sua análise como “um esboço do processo histórico de formação da economia brasileira”. Já para Caio Prado, o estudo da formação brasileira implica no exame do conjunto de elementos históricos inserindo-os em um “amplo quadro”. Nesse sentido, a formação econômica do Brasil contempla tanto os estudos da inserção da América Portuguesa nos quadros da expansão marítima europeia (os estudos do império português, da formação do Antigo Sistema Colonial à crise do Antigo Regime, os estudos relativos ao tráfico e à escravidão), como o estudo da problemática da formação do capitalismo em contexto periférico e as suas contradições específicas no que concerne às classes sociais, à dinâmica de acumulação periférica e à relação entre Estado e a economia brasileira capitalista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
4.
  História Econômica Geral. Estudo da formação e do desenvolvimento do capitalismo e da economia de mercado em geral, tanto no que se refere às abordagens historiográficas, quanto aos debates teóricos. Não somente a formação das estruturas sociais e instituições características do capitalismo e da economia de mercado são abordadas nessa linha de pesquisa, como também merecem atenção as relações e contradições entre a economia e as demais instâncias sociais, como a política e a cultura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
5.
  Economia do Crime e Economia da Saúde. A Economia do Crime investiga empiricamente as causas da criminalidade. A Economia da Saúde se preocupa com os assuntos relacionados à eficiência, efetividade, valor e comportamento na prod. e cons. da saúde e assistência médica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
6.
  Relações Monetárias e Financeiras Internacionais. Estudo da dinâmica do sistema monetário e financeiro internacional. Regulação bancária e financeira. Hierarquia de moedas. Fluxos globais de capital e crises cambiais/financeiras. Políticas cambiais, taxas de câmbio e especulação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
7.
  Cooperação e Integração Regional. Análise das várias dimensões (produtiva, comercial, financeira infraestrutura, política/diplomática, cultural etc.) dos processos de integração regional, especialmente no século XXI. Estudos sobre integração regional na América do Sul. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
8.
  Desenvolvimento e Políticas Públicas. Estudos sobre políticas públicas dirigidas ao mercado de trabalho, acompanhamento das políticas de mercado de trabalho no Brasil e em outros países. Políticas sociais universais; políticas urbanas; reforma agrária; políticas de combate à pobreza extrema. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
9.
  Desafios da Economia Brasileira no Cenário Contemporâneo. Análise dos principais aspectos da economia brasileira contemporânea, nos planos estrutural e conjuntural. Análise da política econômica - monetária, financeira e fiscal - e da conjuntura nos países centrais e nas principais economias periféricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
10.
  Segurança Alimentar e Nutricional, Pobreza Rural e Distribuição de Renda. Estudos sobre a distribuição de renda e da propriedade da terra, efeitos de políticas no campo (aposentadoria, bolsa família), análise de estratégias de distribuição de ativos (combate á pobreza rural). Estudos de políticas de segurança alimentar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
11.
  Economia das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Análise dos fatores que permitem às PMES competir e preservar espaços na estrutura produtiva. Avaliação da inserção e funcionalidade das PMEs, e análise das formas associativas e colaborativas. Empreendedorismo e sistemas de inovação nas PMES. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
12.
  Economia do Lazer. Campo de análise baseado na mercantilização do tempo livre nas sociedades contemporâneas. Abrange estudos econômicos referentes à indústria cultural, ao esporte e ao turismo, especialmente no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
13.
  Economia do Setor Público. Estudo da evolução da política fiscal no Brasil; financiamento do setor público; formas de participação do Estado na economia; política tributária e de incentivos fiscais; dívida pública e o relacionamento entre Tesouro Nacional e Banco Central. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
14.
  Inserção Externa e Vulnerabilidade da Economia Brasileira. Análise da inserção externa da economia brasileira contemporânea nas suas dimensões financeira e comercial a partir da dinâmica dos fluxos, dos estoques e dos indicadores de vulnerabilidade externa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
15.
  Macroeconomia Pós Keynesiana e Economia das Instituições. Análise das relações entre instituições e o comportamento e o pensamento dos agentes econômicos; a importância e ubiquidade das instituições na vida econômica. Estuda-se também incerteza na economia, em consonância com esses interesses. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
16.
  Modelos Dinâmicos Aplicados a Economia e Finanças. Relações entre capitalismo, Estado e interesses sócio-econômicos. Visões ideológicas rivais. Impactos sócio-políticos do desenvolvimento capitalista. Crises econômicas e conflitos. Influência de agentes estrangeiros na política econômica. Diferentes mode (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
17.
  Moeda, Crédito e Sistema Financeiro no Brasil. Estudo das relações monetárias, creditícias e financeiras no Brasil contemporâneo. Moeda e inflação. Análise do sistema bancário e de outros agentes, mercados e instituições. Bancos públicos e sistemas públicos de financiamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
18.
  Novas Determinações sobre a Urbanização e a Questão Regional no Brasil e América Latina. Investigação das mudanças estruturais no desenvolvimento brasileiro, das novas determinações sobre a economia regional e a urbanização pós-1980. Forma e ritmo de crescimento setorial da produção e do emprego, do comércio exterior e inter-regional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
19.
  Economia Ecológica. Reflexão teórica em economia ecológica como alternativa crítica à visão convencional em economia ambiental. Estudos sobre impactos do aquecimento global na agricultura, modelos para avaliação e simulação de impactos do crescimento econômico no ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
20.
  Desenvolvimento Industrial e Internacionalização Produtiva da Economia Brasileira. Estudo dos condicionantes, características e impactos da internacionalização produtiva brasileira, através dos fluxos comerciais e de investimento direto. Análise das experiências internacionais de desenvolvimento e avaliação da inserção brasileira. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
21.
  Desenvolvimento, Trabalho e Estrutura Social. Estudos sobre o desenvolvimento capitalista e suas relações com o mercado de trabalho, estrutura ocupacional, estrutura social, desigualdade, questões de gênero, etnia, cor, idade, migração e dinâmicas regionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
22.
  Política Agrícola e Gestão de Risco no Agronegócio. Mecanismos de financiamento da agricultura e de novas formas de investimento e financiamento do agronegócio. Políticas de emprego e renda em setores específicos. Análise dos diferentes tipos de riscos no agronegócio e do gerenciamento de tais riscos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
23.
  Políticas de Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano no Brasil e em Economias Periféricas. Avaliação crítica das políticas de desenvolvimento regional no Brasil e análise das especificidades e condicionantes do planejamento urbano em economias periféricas. Política de desenvolvimento regional no Brasil em suas determinações histórico-evolutiva (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
24.
  Desenvolvimento, Regulação do Trabalho e Sindicalismo. Estudos sobre representação e organização sindical frente aos desafios e transformações contemporâneas no mundo do trabalho. Estado, relações sociais e regulação do trabalho: instituições públicas; Justiça do Trabalho; Ministério Público do Trabalho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
25.
  Dinâmica de Inovações na Agricultura. Estudos sobre os mecanismos indutores de inovação na agricultura. Desdobramentos do processo de difusão da biotecnologia, regulação e impactos tecnológicos. Processos de difusão induzidos por demandas ambientais nas empresas e arranjos institucionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
26.
  Estratégias, Custos, Finanças e Desempenho das Empresas. Análise de estratégias empresariais e dos instrumentos de gestão empresarial. Organização e sistematização de indicadores de gestão de custos e financeiros. Uso de instrumentos financeiros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
27.
  Economia Política. Revisão e atualização teórica das contribuições da Escola de Economia Política da Unicamp, centrada em Marx, Kalecki, Keynes e Minsky. Análises sobre a financeirização do capitalismo, em suas várias dimensões. Contribuições à Economia Política Keynesiana (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
28.
  Hegemonias Mundiais em Perspectiva Histórica. Com ênfase na interação entre Política, Economia e Forças Sociais, esta linha tem como objetivo compreender a luta pelo poder no domínio geopolítico, em sua afinidade com as estruturas financeira e produtiva, nas hegemonias britânica e estadunidense. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
29.
  A Economia Política do Desenvolvimento Capitalista no Brasil. Relações entre capitalismo, Estado e interesses sócio-econômicos. Visões ideológicas rivais. Impactos sócio-políticos do desenvolvimento capitalista. Crises econômicas e conflitos. Influência de agentes estrangeiros na política econômica. Diferentes mode (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
30.
  Economia Agrária e Mercado de Terras. Avaliação do papel da reforma agrária e impactos de políticas. Movimentos sociais e organização jurídica da desapropriação e indenização. Análise do funcionamento do mercado de terras e de mecanismos para aprimoramento de contratos fundiários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
31.
  Economia da Inovação e da Mudança Tecnológica. Estudos teóricos e empíricos sobre inovação tecnológica e dinâmica da inovação. Análise de experiências nacionais e internacionais em investimentos e políticas em CT&I. Mecanismos de propriedade intelectual e de direitos de propriedade no agronegocio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
32.
  História do Pensamento Econômico e Pensamento Econômico Brasileiro. Formação da teoria monetária de 1680 a 810. Valor da moeda, quantidade de dinheiro em circulação, teoria quantitativa da moeda e moeda não metálica. Análise da história do pensamento econômico brasileiro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
33.
  Comércio e Estrutura Produtiva na Economia Internacional. Estudo das relações comerciais e produtivas internacionais contemporâneas. Negociações comerciais. Estrutura da indústria e da agricultura globais e sua evolução. Mercado internacional de commodities e seus preços. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados