ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

você está aqui: IB

IB - Linhas de Pesquisa

Instituto de Biologia

Linhas de Pesquisa

1.
  Controle metabólico do crescimento e desenvolvimento das plantas.Plantas, por serem organismos fixos, desenvolveram mecanismos sofisticados que permitem ajustes eficientes as mudanças ambientais para assegurar a perenidade.

A fotossíntese é a fonte primária da energia bioquímica que sustenta o crescimento. O gerenciamento eficiente dos recursos energéticos envolve vias de sinalização que procuram balancear os gastos energético entre a necessidade de minimizar o impacto das flutuações ambientais adversas e o imperativo do crescimento.

Nosso principal interesse é entender como o controle da homeostase energética contribua para otimização do crescimento e plantas. Mais especificamente, procuramos desvendar os mecanismos que detectam e interpretam alterações de carga energética para modular o crescimento. Dentro deste contexto, focamos na análise funcional de fatores de regulação da transcrição do tipo bZIP (grupo C e S de Arabidopsis thaliana) que tem um papel central na sinalização energética integrada com a mediação de sinais do metabolismo nitrogenado. Adicionalmente, a interação destes fatores bZIP com via de sinalização das kinases TOR (promove o crescimento em condições de fartura energética) e Snrk1/2 (inibição do crescimento em condições de carência energética) e com o relógio circadiano no ajuste do crescimento a disponibilidade de energia representa um outro aspecto fundamental integrado a nossas investigações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

2.
  Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia. ........... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).

3.
  Organização e Funcionamento dos Organismos. .......... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).

4.
  Origem da Vida, Evolução, Ecologia e Biodiversidade. .......... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).

5.
  Matriz Extracelular. Estudo bioquímico, estrutural e organizacional da matriz extracelular de diferentes tecidos e órgãos. Regeneração da matriz extracelular de tecidos que passam por processo de reparo na presença de radiação Laser, acupuntura, e extratos de plantas. Altera (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL, DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

6.
  Biologia Celular Vegetal. Biologia celular e molecular da formação, maturação, envelhecimento, germinação de sementes e do desenvolvimento de plântulas. Estrutura do tegmento em diferentes tipos de sementes. Parede celular: estrutura, fisiologia e o envolvimento de hidrolase de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

7.
  Cromatina, Cromossomos e Nucléolo. Núcleo interfásico: composição, organização e supraorganização da cromatina. Poliploidia. Alterações epigenéticas sob a ação de drogas, envelhecimento e patologias. Nucléolo: associações fisiológicas com a cromatina e alterações em seus componentes. Crom (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

8.
  Plasticidade Celular. Plasticidade muscular e da junção neuromuscular. Modificações da junção no desenvolvimento, envelhecimento e nas distrofias musculares. Plasticidade óssea. Resposta tecidual a implantes de biomateriais. Respostas celulares a citocinas, óxido nítrico e ir (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL, DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

9.
  Biologia da Reprodução Animal. Aspectos estruturais, ultra-estruturais e citofisiológicos da espermatogênese e da ovogênese. Importância taxonômica e correlações filogenéticas. Alterações em condições experimentais. Variações em complexos DNA-proteína. Glândulas acessórias: estrutura (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL, DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

10.
  Diferanção,reparo e morte celular. Obtenção de linhagens celulares. Ação de drogas e de diversos substratos em diferentes tipos celulares. Diferenciação de células em cultura. Junções celulares nos processos de adesão, reconhecimento e diferenciação celular. Isolamento e caracterização de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL, DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

11.
  Neurobiologia Celular. Biologia celular e molecular do neurônio. Processos regenerativos e degenerativos no sistema nervoso central e periférico. Desmielinização e remielinização no sistema nervoso central e periférico: ação de substâncias neurotóxicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL, DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

12.
  Ensino de Botânica. Visa o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino prático de Botânica, numa perspectiva interdisciplinar, e a conscientização e a mudança de atitude do aluno, induzindo a uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

13.
  Genética Evolutiva de Drosophila mediopunctata e espécies afim. Genética Evolutiva de Drosophila mediopunctata e espécies afim (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

14.
  Metabolismo de Lípides. Estuda a regulação nutricional, hormonal e farmacológica de proteínas que modulam o metabolismo de lípides, especialmente da proteína de transferência de colesteril éster. Também foca em bioenergética e metabolismo em dislipidemias, aterosclerose, obesidade e diabetes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

15.
  IMUNOLOGIA/GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR. Estudo das atividades efetora e reguladora no desenvolvimento de patologias autoimunes desmielinizantes; Neuroimunomodulação - Estudo da modulação da resposta autoagressiva durante a evolução clínica de patologias autoimunes desmielinizantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

16.
  Biologia Molecular de Plantas, animal, humana microrganismos.Genética molecular de diversos aspectos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).

17.
  MICROBIOLOGIA E GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR. Estudos funcionais de sistemas de secreção de proteínas em Xanthomonas citri pv citri; Mecanismos de regulação da expressão gênica em Xanthomonas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

18.
  Relação Parasito-Hospedeiro. Relação Parasito-hospedeiro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

19.
  Sistemática e Biogeografia. Sistemática e Biogeografia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

20.
  Interação Animais e Plantas. Interação Animais e Plantas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

21.
  Comportamento Animal. Comportamento animal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

22.
  Zoologia e Ecologia Marinha. Zoologia e Ecologia Marinha (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

23.
  Sistemas biomiméticos, biologia estrutural, modelagem molecular e alvos terapêuticos. Busca de novos alvos terapêuticos utilizando sistemas focados na gênese, função e regulação neuro-imuno-endócrina e estabelecimento de modelos miméticos minimizando o uso de animais de laboratório. Utilização de ferramentas genômicas e proteômicas para e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

24.
  Imunobiologia. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL, DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

25.
  Desenvolvimento, avaliação da qualidade e utilização de insumos e produtos farmacêuticos. Pesquisa e desenvolvimento de insumos e produtos farmacêuticos: delineamento de formas farmacêuticas e sistemas de liberação; avaliação da qualidade (controle de qualidade físico-químico e biológico de insumos, fármacos e medicamentos); estabilidade; far (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

26.
  Obtenção e avaliação biológica de moléculas e produtos de interesse farmacêutico. Esta Linha de Pesquisa reúne temas de pesquisa fundamental e aplicada preocupados com o planejamento racional de produtos bioativos, estando centrada na obtenção de moléculas e produtos de interesse farmacêutico provenientes de bioprospecção (isolamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

27.
  Tecnicas diagnosticas, levantamento epidemiologico e estudo das amostras e dos fatores de virulencia de fungos patogenicos. Vários agentes micóticos relacionados a infecções superficiais cutaneas subcutaneas, sistemicas e oportunistas no homem são abordados dentro desta linha de pesquisa. Os trabalhos sao desenvolvidos no sentido de se determinarmarcadores bioquimicos da doenca, por caracterização bioquimica, antigenica e posterior padronizacao de testes diagnosticos. Mais recentemente, trabalhos estão sendo desenvolvidos na pesquisa de mecanismos de recentemente, trabalhos especial os causadores de micoses profunda. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

28.
  Entomologia Médica e Veterinária. Estudos:Artrópodos-praga assoc. fezes gado bovino e de seus inimigos naturais no sud. brasileiro. Da biologia, biologia populac. e controle de dípteros muscóides, dipteros califorideos e culicideos.\x0d\x0aBiologia de parasitoides.Da biologia de coleópte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1969). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

29.
  Controle Biológico de Pragas de Interesse Agrícola. Estudo controle microbiano de pragas de lavoura e de insetos hematófagos. Controle integrado de pragas de algodão, milho, soja e outros cultivos do sudeste brasileiro. Verif. do papel do parasitóide Microcharops anticassiae na disseminação do fungo.... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

30.
  Interação planta-ambiente. Avaliacao das alteracoes metabólicas e fisiológicas associadas a condições ambientais normais e extremas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

31.
  Metabolismo de nitrogenio em plantas superiores.Estudar os processos bioquimicos e fisiologicos associados a assimilacao, transporte e utilizacao de nitrogenio pela planta. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

32.
  Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal.Estuda os processos envolvidos no crescimento e desenvolvimento de plantas e os fatores endógenos e exógenos que os controlam. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

33.
  Imunoparasitologia. Desde a decada de 1970 este grupo tem investigado as proteinase do Trypanossoma cruzi, tendo sido um dos primeiros laboratórios a relatar a presençae a caracterizar imunoquimicamente uma proteinase SH-dependente obtidas daformas epimastigotas do parasita, atualmente conhecida como cruzipaina. Projetos mais recentes tem dado continuidade a essa linha de investigação, procurando caracterizar as relações antigênicas,existente entre a proteinase das formas epimastigotas e aquelas encontradas nas demais formas evoluidas do T. cruzi, através da uilização de anticorpos monoclonais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

34.
  Imunofisiologia. Esta linha de pesquisa busca esclarecimento sobre a natureza fisiológica da ativação policlonal linfocitária, como uma manifestação decorente de diferentes estimulações do sistema imunológico: a partir de infecções experimentais de camundongos com diferentes patógenos (Trypanosoma cruzi, Yersinia enteroclitica); indução de tolerância paar aloenxertos em camundongos isogênicos com transfusões sanguineas prévias do doador para o receptor; esimulação com extratos de fitoterapicos usados na prática popular, ou de seus princiios ativos isolados,etc. A abrangência de analise da atividade do sistemaimunológico preve, além do estudo de parâmetros inflamatórias (fagocitose,migração celular, anaflaxia), o estudo da dinâmica dos repertórios linfocitários de órgãos linfóides secundários em especial do baco e dos tecidos damucosa gastrointe (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

35.
  Epidemiologia e Controle das Parasitoses Intestinais. São feitos estudos sobre prevalência, incidência e epidemiologia dos principais parasitos que habitam o intestino do homem e de outros animais. Estudos sobre veiculação das formas infectantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

36.
  Comportamento de Srongyloides sp no Hospedeiro e no Meio Externo. Estudos sobre epidemiologia, aspectos controvertidos do ciclo biológico e comportamento de Strongyloides em concomitância com outros parasitas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

37.
  Parasitos de Peixes. Estudos de vários aspectos da relação parasito-hospedeiro em ambientes naturais e de cultivo de peixes. A prevalência e a intensidade de infecções por helmintos serão associadas a alterações ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

38.
  Trypanosomatidae: Relação Parasito-Hospedeiro, Imunidade e Ação de Drogas. Estudo da virulência de amastigotas de Leishmania amazonensis. Análise da resposta imune de camundongos de linhagens resistentes e susceptíveis infectados com Leishmania amazonensis, com ênfase no papel dos intermediários reativos de nitrogênio. Avaliaçã (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

39.
  Coccidiose Aviária e de Outros Animais. Isolamento, caracterização de isolados e de isolados precoces das espécies de Eimeria. Estudos in vitro. Identificação de espécies em aves silvestres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

40.
  Sistemática de Roedores: A Perspectiva da Morfometria Geométrica. Variação e evolução craniana em populações de roedores. Investigação dos padrões e mecanismos responsáveis pela variabilidade craniana, utilizando métodos estatísticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

41.
  Ciência em Animais de Laboratório. São estudados o comportamento de diferentes linhagens de camundongos isogênicos em infecções por parasitas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

42.
  Autoimunidade. Estudar os mecanismos envolvidos nas doencas auto-imunes tanto experimental como humana. Especificamente, a Encefalomielite Experimental Autoimune (EAE) modelo de estudo da Esclerose multipla. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

43.
  Imunodiagnostico na citricultura. Producão de anticorpos monoclonis para a capa proteíca do vírus da Tristeza para permitir o estabelecimento de imunodiagnóstico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

44.
  Genética e Biologia Molecular. Análise da variação genética e molecular, em espécies animais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

45.
  Sistemática de angiospermas. As linhas de pesquisa nesta área compreendem estudos taxonômicos de gruposneotropicais, através da análise macromorfológica clássica e/ou com recurso a métodos numéricos, envolvendo principalmente análises multivariadas ede aglomerados, além de análises cladísticas. São produzidos trabalhos de revisão taxonômica, descricão de táxons novos, avaliacão do valor de caracteres, questões nomenclaturais e contribuicões florísticas regionais, incluindo check-list, descricão de táxons e chaves de identificacão. Os docentestem trabalhado prioritariamente com as familias Asteraceae, Apocynaceae, Fabaceae, Melastomataceae, Vochysiaceae e Ochnaceae, além de diversas famílias de hábito aquático de água doce, prdominantemente da subclasse Liliopsida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

46.
  Anatomia de Traqueofitos. Estruturas secretoras em espécies de angiospermas: aspectos estruturais, histoquímicos e ultra-estruturais; investigacão de caracteres micromorfológicos em órgãos vegetativos e/ou florais para aplicacão taxonômica, e anatomia de órgãos vegetativos em desenvolvimento são as três principais linhas depesquisa desta área. Projetos referentes à natureza ontognetica de estruturas florais e vários outros que investigam características florais e embriológicas também são subsidiados por esta área. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

47.
  Ecologia de Vegetais Superiores. Na linha de pesquisa sobre Fitossociologia são investigadas as variacões espaciais e temporais do conteúdo, forma e funcão de agrupamentos hetero-especificos de plantas co-habitantes, com ênfase no componente arbóreo de florestas e cerrados da região sudeste. Na linha sobre Fitodemografia são desenvolvidos estudos quantitativos da estrutura, dinâmica e distribuicão de agrupamentos co-especificos de plantas co-habitantes, com ênfase no estudo de populacões arbóreas de florestas da região sudeste do pais. Nestas duas linhas, outros componentes ou populacões não arbóreas de outras formacões fitogeográficas e de outras regiões também tem sido estudadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

48.
  Biossitematica e evolucao. A citotaxonomia compreende uma linha onde são investigados os cromossomos (número, forma, comportamente meiótico) como apoio a estudos biossistematicos que vem sendo realizados naturalmente como as Fabaceae, Meliaceae, Solanaceae, Orchidaceae e plantas de cerrado em geral. A linha de Biologia da Reproducão tem enfatizado o estudo dos sistemas de reproducão sexuada ou agamospérmica e o papel dos mesmos na distribuicão de características dentro e entre espécies, visando a fornecer subsídios para o estabelecimento de solucões taxonômicas para vários grupos de plantas, incluindo análises quanto abarreiras inter-específicas, com ênfase, atualmente, para as Melastomataceae, Lobeliaceae, Onagraceae, Asclepidaceae, Amaryllidaceae, além de pesquisas destes aspectos nas plantas de cerrado em geral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

49.
  AÇÃO DE VENENOS E TOXINAS EM SISTEMAS BIOLÓGICOS. Estudar os fenômenos biológicos envolvidos na patogênese da alterações induzidas por substâncias naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

50.
  Genetica de dipteros muscoides de importancia sanitaria e veterinaria.Análise da variabilidade genética e estrutura de populações através de estudos genético-moleculares de espécies de dípteros causadores de miíases. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

51.
  Genetica de Fungos Entomopatogenicos. Isolamento, caracterização gentética e melhoramento de fungos entomopatogênicos por métodos genéticos para patogenicidade ao hospedeiro e outras características importantes para o controle biológico de insetos por fungos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

52.
  Geneticas de fungos filamentosos. Genetica e morfogenese em mutantes morfologicas de Aspergillus nidulans.x (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

53.
  Genética e Biologia Molecular de Microrganismos. Expressão diferencial de genes em Acidithiobacillus ferrooxidans submetida ao estresse induzido por pH, temperatura e privação de fosfato. Estudos de gene e proteínas de Ceriporiopsis subvermispora envolvidos na biodegradação de Pinus taeda e Eucalyptus (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

54.
  Evolução. Análise da variabilidade genética, estrutura de populações, padrões de evolução e diferenciação inter específica de espécies animais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

55.
  Genetica Molecular de Mitocondrias e de Transposons de Milho.Genetica Molecular de Mitocondrias e de Transposons de Milho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

56.
  Genetica de virus patogenicos de insetos. Biologia Molecular de baculovirus: variantes geneticos e especificidade.em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

57.
  Biotecnologia de Plantas. Estudo da estrutura, expressão, regulação e produção de compostas em espécies vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

58.
  Cooperação na área de Imunoparasitologia. É caracterizado o perfil imunológico de animais imunodeficientes, tais como produçâo de anticorpos, marcadores imunológicos de linfócitos, antigenos de histocompatibilidade, reaçôes a enxertos autologos e heterologos, resposta a antigenos timo-dependente (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

59.
  Genetica da resistencia de camundongos ao Trypanosoma cruzi. Várias metodologias de trabalho são utilizadas com a finalidade de estudar o mecanismo da resistência ao Trypanosoma cruzi, visando mapear o(s) gene(s) que controla(m) o fenomeno da resistência em camundongos isogênicos experimentalmente infectados com o tripanosomatideo. Para tanto, duas linhagens isogênicas :A/J (A) e C57BL/6 (B) foram desafiadas com 100000 tripomastigotas . O produto F1 (BA e AB)de ambas as linhagem é acasalado entre si para a produção de segregantes F2. O DNA de alto peso molecular extraído do baço de camundongos susceptíveis e resistentes ao T. cruzi é testado frente aos primers da região de interesse. Animais congênicos deverão ser produzidos com o fenótipo de resistência. O genoma scan e teste do qui quadrado estabelecem a distribuição de genes envolvidos no mecanismo de resistência do camundongo ao T. cruzi cepa Y.Linhagens recombinantes da Jackson são usadas para validar os resultados obtidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

60.
  Diagnóstico de infecções murinas em colônias de camundongos e ratos.Infecções bacterianas, virais e parasitárias em colonias de ratos e camundongos têm sido responsabilizadas por alterar resultados experimentais e causar doenças humanas associadas a manipulação de animais infectados com agentes zoonoticos. Soros de ratos e de camundongos sao avaliados por imunofluorescencia indireta, inibicao da hemaglutinacao e determinação enzimática da LDH para pesquisa de 21 virus murinos, dentre eles o virus da Hepatite murina, Rotavirus, citomegalovirus, Hantan, Coriomeningite linfocitária, Sendai, Ectromelia, Coronavirus de Rato, Encefalomielite de Theiler, Reo tipo3. Dentre as bactériassão testadas a Pateurella pneumotropica, Clostridium piliforme, Mycoplasma pulmonis, Corynebacterium kutscheri, Bordetella bronchiseptica, Leptospira sp, Staphylococcus aureus, Staphylococcus sp coagulase negativo, Streptococcus sp beta hemoliticos (A,B,C,G), Streptococcus alfa hemolítico, gama hemoliticos, Streptococcus pneumoniae, Lysteria monocytogenes, Streptobacillus moniliformis, Salmonella sp, Shigella sp, Escherichia coli, Citrobacter rodentium, Citrobacter sp, Providencia sp, Enterobacter sp, Morganella morgani, Proteus mirabilis, Proteus sp, Klebsiella pneumoniae, Klebsiella oxytoca, Klebsiella sp, Serratia sp, Yersinia enterocolitica, Pseudomonas aeruginosa. Fungos: Candida albicans/Candida tropicalis. Dermatofitos: Tricophyton mentagrophytes, Microsporum canis, Epidermophyton flocosum. Hemoparasitas: Eperythozoon coccoides e Haemobartonella muris. Toxoplasma gondii é também pesquisado dentre os servidores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

61.
  Variação genética e genômica em diferentes organismos. Análise da variação genética e genômica em plantas, animais, insetos e microrganismos por meio de metodologias genéticas, genômicas e genético-estatísticas visando a obtenção de respostas à questões relacionadas às consequências e impactos da variação genética dos organismos no ambiente e consequentemente bo homem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).

62.
  Epidemiologia da Criptosporidiose e Outros Protozoários Intestinais Emergentes. Realiza estudo sobre a epidemiologia das coccidioses entéricas humanas e de animais (ênfase no estudo dos fatores de risco relacionados com aquisiçãodestas protozooses). Também, realiza estudo sobre diagnóstico laboratorialdos protozoários formadores de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

63.
  Análise genético-evolutiva e de genômica funcional de dípteros muscóides de importância médico-veterinária.A caracterização genética das moscas causadoras da miíase tornará disponíveis informações que possibilitarão estabelecer estratégias de controle da infestação com um claro e importante impacto econômico na pecuária e na saúde pública do país. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).

64.
  Inflamação. Caracterizacao da atividade funcional de NO na infecco experimental por T.cruzi. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

65.
  Biologia da polinizacão de angiospermas. É o estudo das relacões entre as plantas e seus polinizadores. Envolve o estudo da morfologia externa e a funcão das partes florais e aspectos morfológicos e comportamentais dos visitantes. É feita a caracterizacão das síndromes de polinizacão e são estudados os aspectos referentes ao sistema de reproducão das espécies vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1965). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

66.
  Biodiversidade, Conservação e Manejo. Estudo da riqueza e abundância de espécies, incluindo análises sobre os seus patrimônios genéticos. Preservação da biodiversidade e conservação dos habitats. Desenvolvimento de abordagens para prevenção da extinção de espécies ameaçadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

67.
  Ecologia de Comunidades e Ecossistemas. Análise sobre a estrutura e organização de comunidades naturais, interações e relações com o ambiente físico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

68.
  Ecologia de Populações. Estudo sobre a dinâmica e estrutura de populações, fatores abióticos e bióticos que regulam os seus crescimentos na natureza. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

69.
  Entomologia Forense. Determinação das espécies de Diptera e Coleoptera associadas a carcaças de suínos expostas em várias altitudes,diferentes regimes pluviométricos e cobertura vegetal na região de Cpns e determinação, em laborát. das taxas de desenvolvimento dos imaturos.. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

70.
  Manejo Integrado de Culicídeos e Simulídeos. Influência de cercárias e de microcrustáceos no controle de larvas de dípteros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

71.
  Investigacao de mecanismos de regulacao transcricional em eucariotos. O objetivo basico do trabalho ser desenvolvido e a compreensao, a nivel molecular de mecanismos de regulacao transcricional de organismos eucariotos, empregando a levedura Saccharomyces cerevisiae. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

72.
  Variabilidade genetica em moluscos.Estudar a variabilidade em populacoes de moluscos com diferentes habitos reprodutivos, provenientes de varias localidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

73.
  Estudo da Estrutura e Expressao de Genes Mitocondriais em Plantas Superiores. Identificação de novos genes mitocondriais em plantas superiores através de hibridizações heterólogas e análise de sua estrutura e expressão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

74.
  Padroes de variabilidade genetica em plantas.A proposta e estudar populacoes de plantas com os objetivos de: 1) comparar os padroes de insetos fitofagos aos de suas plantas hospedeiras; 2) fornecer informacoes que possam colaborar para a taxonomia e sistematica de reproducao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

75.
  Genetica populacional de Metarhizium anisopliae.Pela utilizacao de mutantes anxotroficos e perfil de molecular para se estabelecer a variacao de populacoes no ambiente quanto a persistencia ambiental, e avaliacao epizootiologica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

76.
  Estudo do envelhecimento da resposta imune e inflamatória em camundongos. Importantes alterações do sistema imune ocorrem com o envelhecimento e resultam, principalmente, de defeitos na regulação das funções das células desse sistema. Tais alterações tem sido responsabilizadas pela alta incidênciade cânceres, doenças auto-imunes e infecções na população de indivíduos idosos. Nosso objetivo é realizar um estudo sistemático do desenvolvimento daimunidade e da inflamação em camundongos, visando esclarecer aspectos relacionados a produção de mediadores imunes e inflamatórios (principalmente as citocinas e os radicais livres de oxigênio e de nitrogênio) bem como traçar um perfil das respostas de produção de anticorpos e respostas proliferativas de células T nesses animais, desde o período perinatal até a sua mortenatural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

77.
  Fisiopatologia Vegetal. Caracterização fisiológica da relação patógeno/planta, com ênfase em vírus e nematóides: resistência, susceptibilidade e sensibilidade e alterações de processos fisiológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

78.
  Mecanismos de virulência de microorganismos. Através de técnicas bioquímicas e de biologia molecular procura-se determinar os mecanismos moleculares de patogenicidade bacteriana. As bactérias estudadas são: Escherichia coli e Salmonella sp de origem animal (aves, suínos, bovinos e humanos). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

79.
  Ecologia de Comunidades Vegetais. Uma comunidade é um conjunto de espécies, cujos indivíduos interagem entresi e com o ambiente abiótico. Uma comunidade pode ser caracterizada através de vários descritores. A arquitetura refere-se ao arranjo dos indivíduos no espaço e no tempo. A composição refere-se às espécies e às formas de plantas que constituem a comunidade. A estrutura refere-se à abundância dos elementos da comunidade e a seu arranjo no espaço. A dinâmica diz respeito à variação desses descritores no tempo. Essa linha de pesquisa objetiva descrever e explicar a comunidade vegetal através desses descritores e sua comparação entre diferentes comunidades. Objetiva explicar a estrutura da comunidade através de associações entre as variações de abundância das espécies eas variações de fatores ambientais, como os de solo e clima. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

80.
  Ecologia de populações de plantas. Uma população é um conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocorrem numcerto espaço. As populações podem ser caracterizadas por sua estrutura e dinâmica. A estrutura de uma população refere-se a como os indivíduos ocupamo espaço, como estão distribuídos em diferentes classes de idade, de desenvolvimento ontogenético ou tamanho. A dinâmica refere-se à variação quantitativa dos indivíduos e da estrutura no tempo. Os estudos visam descrever a estrutura das populações, relacionando-as com variações no ambiente. Visam ainda descrever a forma dos indivíduos ao longo de sua ontogenia, através de análises morfométricas utilizando modelos quantitativos. Têm como objetivo analisar a dinâmica das populações e os fatores que a influenciam. Objetivam conhecer as relações entre populações de espécies diferentes em uma comunidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

81.
  Citotaxonomia e evolução de plantas. São utilizados caracteres cromossômicos (número, tamanho, forma, distribuição de heterocromatina) e de núcleos interfásicos como subsídio ao estudo taxonômico e evolutivo de grupos vegetais diversos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

82.
  Estruturas secretoras em angiospermas. Efetuar levantamentos de tipos de estruturas secretoras em espécies pertencentes a diferentes famílias de Angiospermae, que ocupam formações vegetacionais definidas como, por exemplo, floresta, cerrado, campo rupestre, restinga e duna. Investigações morfológicas, histoquímicas e/ou ultra-estruturais serão desenvolvidas nas espécies portadoras destas estruturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

83.
  Anatomia como subsídio à Taxonomia de angiospermas. Caracteres anatômicos relacionados a partes vegetativas e reprodutivas serão analisados quanto ao valor taxonômico na distinção de taxons abaixo do nível de família. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

84.
  Morfologia e anatomia de frutos, sementes e plântulas. Investigação de caracteres morfológicos e anatômicos de frutos, sementes eplântulas em desenvolvimento ontogenético visando fornecer subsídios à taxonomia e ecologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

85.
  Fitogeografia. Análises multivariadas são aplicadas a bancos de dados florísticos quantitativos com os seguintes objetivos: 1) Descrever a distribuição geográfica de famílias, gêneros e espécies através de técnicas matemáticas. 2) Conhecera variação da abundância das populações da espécies e da riqueza dos táxons em sua área de distribuição e os principais fatores influentes sobre essavariação. 3) Estabelecer relações quantitativas de similaridade florísticaentre amostras de um mesmo tipo ou de tipos diferentes de vegetação. 4) Inferir sobre possíveis rotas migratórias e evolutivas da vegetação brasileira. Pretende-se contribuir ao conhecimento da vegetação do Brasil de um modomais objetivo e baseado em métodos internacionalmente reconhecidos e cuja matemática é bem conhecida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

86.
  Química de Macromoléculas. Estudo da estrutura e função de proteínas, envolvendo purificação, análise, sequenciamento e caracteriazação de novas proteínas. Enzimologia e efeito de fámacos sobre a atividade enzimática. Estudos da dissociação de proteínas, induzida por pressão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

87.
  Biomembranas e Processos Biomiméticos. Estudo de fármacos e outros xenobióticos sobre a estrutura e função de membranas biológicas e sintéticas, usando métodos físicos. Alterações fisiológicas e patológicas em biomembranas. Aplicação de Lipossomas como carreadores de drogas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

88.
  Bioenergética, Metabolismo e Transdução de Sinal. Regulação da atividade enzimática em vias metabólicas; mecanismos moleculares da ação hormonal; mecanismos de integração metabólica e fisiológica dos organismos vivos em diversas condições fisiopatológicas. Bioquímica do exercício. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

89.
  Taxonomia, Sistemática e Filogenia. Descrição, nomenclatura, classificação, diversidade, distribuição e evolução de espécies do reino animal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

90.
  Toxicologia e Oncogênese. Efeitos in vivo e in vitro de substâncias isoladas de plantas, microorganismos e sintéticas. Efeitos dos fatores nutricionais, hormonais, humorais e de fármacos sobre a profiferação celular anômala. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

91.
  Ensino. Adaptação do ensino médio e sup. ao crescimento crescente do conhecimento científico e da informática,que permitem ao aluno acesso direto ao conhecimento de desempenho de papel ativo em sua educação formal Criação de novas disciplinas e métodos de ensino (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

92.
  Toxicologia e Toxinologia Celular e Tecidual. Investigação de substâncias de origem animal ou vegetal em sistemas biológicos, mimetizando vários fenômenos fisiopatológicos. São valiosos na indústria de biotecnologia e no desenvolvimento de componentes de interesse farmacológico e farmacêutico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

93.
  Bactérias patogênicas diversas para o homen, animais e vegetais. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

94.
  Microbiologia do Solo (DMI). em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

95.
  Virologia Animal (DMI). em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

96.
  Metabolismo Secundário em Plantas. Compreender mecanismos envolvidos no controle dos níveis de alcalóides e compostos fenólicos em plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

97.
  Fisiologia da Produção Vegetal. Compreender como e quais mecanismos determinam a produtividade mde plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

98.
  Genética e Biologia Molecular Vegetal. Análise genética e molecular de genes e genomas de espécies vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

99.
  Expressão e Regulação Gênica em Eucariotos. O trabalho visa o estudo de genes expressos durante o desenvolvimento do embrião zigótico de Araucaria angustifolia incluindo os mecanismos de regulação gênica envolvidos no controle temporal e tecido específico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

100.
  Mapeamento de genes de importância econômica em plantas. Mapeamento de genes de importância econômica em plantas através de marcadores moleculares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

101.
  Variabilidade genética em populações naturais. Nesta linha de pesquisa procura-se estudar a variabilidade genética em populações naturais de plantas. Procura-se compreender a estrutura populacional das espécies e quantificar a diferenciação interespecífica, bem como fornecer informações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

102.
  Ecologia Aplicada. Pesquisas envolvendo a aplicação de teorias ecológicas em sistemas biológicos diretamente envolvidos com a atividade humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

103.
  Biologia de Organismos. Estudos fisiológicos, ecológicos, comportamentais e de história natural de organismos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA ANIMAL.

104.
  Anatomia de órgãos vegetativos e florais. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

105.
  Ecofisiologia de plantas nativas. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

106.
  Biodiversidade e conservação de comunidades vegetais. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

107.
  Sistemática filogenética. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

108.
  Biologia da polinização e da reprodução em angiospermas. Estuda as relações entre plantas e seus polinizadores. Morfologia externa e função das partes florais e aspectos morfológicos e comportamentais dos visitantes. Caracterização das síndromes de polinização, estudos sobre sistemas de reprodução das plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

109.
  Biologia Molecular de Parasitos. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

110.
  Imunobiológicos. Imunobiológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

111.
  Imunologia das doenças parasitárias e infecciosas. em andamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPTO DE GENETICA, EVOLUCAO, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.

112.
  Bioinformática. Aplicações computacionais em Biologia Molecular envolvendo o uso de ferramentas da informática para armazenar, tratar, analisar e disponibilizar informações biológicas, em geral obtidas de dados de seq6U~encias de DNA ou proteínas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E BIOLOGIA TECIDUAL.

113.
  Anisotropias ópticas. Microscopia de polarização avançada e Microscopia de Infravermelho (IV) com infravermelho polarizado para estudos de dicroísmo linear. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

114.
  Ensino.A Linha de Pesquisa em Ensino tem como foco preferencial o ensino da Anatomia, Biologia Celular e Fisiologia e Biofísica. Os estudos e pesquisas realizados nesta linha irão abranger os seguintes aspectos: avaliação da prática pedagógica e das estruturas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL.

115.
  Anatomia de fanerógamas. A caracterização estrutural de órgãos vegetativos e reprodutivos das angiospermas é efetuada em uma ou várias espécies constituindo uma análise comparada a evidenciar padrões estruturais no táxon avaliado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

116.
  Biologia Molecular e Bioquímica de Plantas. Objetiva o estudo das bases bioquímicas e/ou moleculares (gênicas) dos processos de desenvolvimento vegetal, do metabolismo primário e secundário e da variabilidade genética entre grupos vegetais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

117.
  Interação planta-ambiente e fisiologia do desenvolvimento e da produção vegetal. Estuda os processos fisiológicos associados ao desenvolvimento e metabolismo vegetal e a influência das modificações climáticas globais sobre a produção agrícola. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

118.
  Sistemática de Evolução de Plantas. Compreende estudos sistemáticos em angiospermas neotropicais, clássicos (revisão taxonômica, estudos nomenclaturais, floras regionais, guias de identificação), fenéticos (taxonomia numérica) ou filogenéticos (cladísticos), analisando dados morfológicos, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

119.
  Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais. Investiga a biologia de espécies nativas, incluindo fisiologia, morfometria, sistema de reprodução, estrutura e dinâmica de populações de plantas, bem como composição e estrutura de comunidades, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

120.
  Biologia da Polinização e da Reprodução de Plantas. Estuda as relações entre plantas e seus polinizadores. Morfologia externa e função das partes florais e aspectos morfológicos e comportamentais dos visitantes. Caracterização das síndromes de polinização, estudos sobre sistemas de reprodução das plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.

121.
  CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Sintetiza dados e resultados gerados pelas demais linhas de pesquisa do Departamento, aplicando os resultados para definição de áreas prioritárias para conservação e restauração da biodiversidade nativa, inclui também a modelagem de impacto das mudanças (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO BIOLOGIA VEGETAL.