ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
IA - Linhas de Pesquisa
 
Instituto de Artes
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  História, Teoria e Crítica. A linha de pesquisa História, Teoria e Crítica (HTC) engloba diversas abordagens teóricas, críticas e históricas sobre a produção das artes visuais, incluindo o campo dos estudos visuais, os textos de crítica de arte, o discurso histórico, as questões das teorias da arte e, ainda, questões relacionadas ao patrimônio artístico e cultural. Tem como objetivo refletir sobre a arte, a percepção estética, a construção do discurso crítico e historiográfico, assim como sobre o processo de legitimação e institucionalização do fazer artístico e de suas sistemáticas epistemológicas. Considera, também, a hibridação dos campos expressivos e as consequências oferecidas pelas novas tecnologias na perspectiva da história da arte, das teorias da arte e da imagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2018). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO.
 
2.
  Música, cultura e sociedade. Música, Cultura e Sociedade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
3.
  Multimeios e Arte. A linha de pesquisa Multimeios e Arte tem como campo o estudo e a realização de pesquisas relacionadas com as poéticas das mídias analógicas e digitais, considerando seus processos de ocorrência e desenvolvimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO.
 
4.
  Poéticas Visuais e Processos de Criação. A linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação (PVPC) compreende a investigação conceitual e metodológica da prática nos campos referentes às diversas manifestações artísticas visuais em suas poéticas bidimensionais, tridimensionais e performativas, abrangendo também a arquitetura e o design em suas relações transdisciplinares com a área de artes visuais, os trabalhos produzidos a partir de tecnologias e mídias, analógicas ou digitais, incluindo-se aqui os multimeios e as experiências em rede. Tem como objetivo desenvolver a investigação e a reflexão a respeito dos modos de produção a partir das relações entre procedimentos, linguagens, materiais e conceitos, buscando contribuir para a prática, análise e construção do conhecimento do fazer artístico, de suas práticas discursivas em suas manifestações contemporâneas. Contempla o estudo da visualidade e suas possibilidades expressivas, seus processos e projetos em diferentes suportes e tecnologias nas artes visuais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO.
 
5.
  Estudos instrumentais e performance. Estudos Instrumentais e Performance (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
6.
  Música, linguagem e sonologia. Música, Linguagem e Sonologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
7.
  Dança Pessoal. Essa linha de pesquisa busca encontrar uma metodologia de elaboração e codificação e sistematização de uma técnica pessoal de representação através da dilatação e dinamização das energias potenciais do ator; e em como transpor essa técnica pessoal para um processo de montagem de espetáculo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS.
 
8.
  Arte e Contexto. Aborda principalmente questões teóricas relativas aos processos artísticos e suas inserções contextuais mais abrangentes, articulando o fenômeno cênico em suas várias dimensões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
9.
  Poéticas e Linguagens da Cena. Aborda investigações voltadas aos processos de construção de linguagens que se configuram em espetáculos, obras, intervenções, ações performáticas, e experimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
10.
  Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena. Aborda investigações teóricas ou teórico-práticas dos processos de formação, aprendizagem e pesquisa dos artistas da cena. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
11.
  História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia. Concentra projetos de pesquisa que buscam a reflexão teórica sobre a história do cinema e da fotografia, explorando a produção nacional e internacional, e dando destaque a seus procedimentos criativos e metodológicos, bem como a suas dimensões autorais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO, DEPARTAMENTO DE CINEMA.
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados