ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEM
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC
FEM - Linhas de Pesquisa
 
Faculdade de Engenharia Mecânica
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Modelagem de Escoamento Multifásico. a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).
 
2.
  Geofísica de Reservatórios. Nossos interesses de pesquisa são os métodos matemáticos da geofísica, especialmente aos que se referem ao modelamento da programação de ondas acústicas e elásticas ao imageamento de dados sísmicos sintéticos e reais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
3.
  Sistemas Marítimos de Petróleo e Risers. Estudo de problemas na operação com sondas marítimas flutuantes de perfuração e na engenharia de poços marítimos. Investigação e metodologia para desenvolvimento de sistemas marítimos e submarinos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
4.
  Engenharia de Reservatórios. Estudo de caracterização e comportamento de reservatórios, caracterização e comportamento de fluidos, métodos especiais de recuperação, simulação de reservatórios, incluem trabalhos de modelagem geofísica, métodos numéricos para simulação e outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
5.
  Caracterização de Reservatórios. Esta linha se propõe a investigar a caracterização de reservatórios desde a escala microscópica (aspectos petrofísicos) até a escala macro e megascópica (geometria dos corpos e arquitetura). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
6.
  Produção de Óleo e Gás. Pesquisas no setor upstream da explotação de petróleo, relacionadas à exploração, elevação, escoamento, movimentação e processamento primário de óleo e gás, bem como processos de operações auxiliares de produção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
7.
  Geoengenharia de Reservatórios. Integração de dados (geologia, física e engenharia) para caracterizar rochas e fluido; Desenvolvimento de campo: geofísica, geoestatística, sísmica, geoquímica, perfilagem e simulação numérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
8.
  Análise da Demanda e do Suprimento de Energia. A análise dos determinantes socio-econômicos e tecnológicos da demanda de energia, a análise e o desenvolvimento de tecnologias de uso e conversão deenergia, o planejamento da operação e expansão de sistemas de potência e odesenvolvimento e a aplicação de métodos de projeção da demanda e do suprimento de energéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
9.
  Política Energética. A análise das relações entre o setor energético e as demais instituições da sociedade, o planejamento energético regional e o nacional, a análise dasconsequências sobre o setor energético de políticas macroeconômicas, a organização institucional do setor energético e a análise da evolução de preços e tarifas do setor energético. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
10.
  Energia, Sociedade e Meio-ambiente.A avaliação de processos produtivos no setor energético e no setor industrial, o estudo de políticas energéticas sobre conservação, reciclagem, uso de materiais menos intensivos em energia, etc., e o estudo de relações entredecisões políticas, financeiras e ambientais na área energética. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
11.
  Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Dinâmicos. Modelagem estrutural de sistemas mecânicos; Identificação e análise de sistemas dinâmicos; Controle de sistemas dinâmicos; Otimização de desempenho H₂ H∞; Aplicação em sistemas robóticos e mecatrônicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).
 
12.
  Biomateriais.Desenvolver biomateriais metálicos, cerâmicos, compósitos e compostos para confecção de dispositivos, próteses, implantes humanos. Caracterizar, física e mecanicamente esses materiais. Elaborar ensaios de biocompatibilidade “in vitro” e “in vivo” desses (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
13.
  Aerodinâmica e Aeroacústica. Investigação de escoamentos compressíveis incluindo desde problemas com interações de ondas de choque e superfícies de contato até geração e propagação de ondas acústicas. Estudo de problemas de aerodinâmica não-estacionária envolvendo transição e turbul (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
14.
  Mobilidade Autônoma. Estudos multidisciplinar, incluindo os temas Percepção Multi-sensorial, Localização Híbrida, Navegação, Navegação autônoma, Controle, Fusão Sensorial, Novos Sensores, Novos meios de Propulsão, Recuperação de Energia e outros, aplicados, em conjunto ou em (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.
 
15.
  Gestão de Cadeia de Suprimentos. Estudos de temas relacionados a suprimentos, logística, redes de empresas, operador logístico, tecnologia RFID aolicada à gestão e a controle de ativos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
16.
  Métodos Computacionais em Mecânica do Contínuo. Desenvolvimento de estratégias baseadas nos métodos de elementos finitos, de elementos de contorno e de diferenças finitas para tratamento de problemas lineares e não-lineares do contínuo, sólido ou fluido; Mecânica da fratura; Análise de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
17.
  Usinagem dos Metais. Usinabilidade de ligas de níquel e titânio. Vibração da ferramenta em processos de fresamento de matriz, torneamento interno de aço endurecido e fresamento de titânio. Texturização a laser do substrato da ferramenta de metal duro para aumento da adesão c (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
18.
  Solidificação de Metais, Ligas e Compósitos. Modelagem e Simulação de Processos de Lingotamento Estático e Dinâmico, Otimização de Processos de Fundição com Modelagem Numérica. Controle de Estruturas de Solidificação. Reofundição de Ferrosos e Não-Ferrosos. Solidificação de Ligas Eutéticas, Metais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
19.
  Automacao e integracao da manufatura. Integração da Manufatura (CIM) CAD e Sistemas de Informação. Desenvolvimento em Engenharia CAE, CAM, CAPP. Máquina-Ferramenta a Controle numérico (CNCs). Planejamento e Controle de Produção. Sistemas de Manufatura. Controles Lógicos Programáveis. Redes C (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
20.
  Conformação Plástica dos Metais. Processos de Conformação Mecânica Fina. Modelagem e Simulação de Processos. Tribologia Aplicada. Conformabilidade de Metais e Ligas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
21.
  Metalurgia Física. Comportamento Mecânico de Materiais. Tratamentos Termomecânicos. Transformações de Fases. Desgaste de Materiais Metálicos e Cerâmicos. Fadiga dos Metais. Tecnologia dos Aços. Modelagem matemática de transformações de fase. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
22.
  Caracterizacao de Materiais. Métodos de Caracterização Química e Estrutural. Técnicas de Microscopia Ótica. Microscopia Eletrônica e de Varredura. Purificação e Caracterização de Silício. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
23.
  Materiais Cerâmicos. Processos de Fabricação. Propriedades Mecânicas. Tecnologia do Quartzo e nanovidros. Fibras e sensores ópticos. Desenvolvimento de Próteses com Materiais Cerâmicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
24.
  Sistemas de Engenharia de Produção. Estudos de Temas da Área de Engenharia de Produção (qualidade, automação, modelagem e simulação de processos, custos, estratégias e sistemas de manufatura) de forma integrada com os temas de Engenharia de Materiais e de Fabricação e com conceitos de Enge (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
25.
  Pesquisa Fundamental e Métodos Computacionais em Fenômenos de Transporte. Pesquisa, desenvolvimento e aplicação de métodos computacionais tais como diferenças e elementos finitos no estudo de escoamentos, mudança de fase, convecção, radiação e problemas de troca de calor e massa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
26.
  Pesquisa Aplicada em Transferência de Calor e Massa. Pesquisa e desenvolvimento de processos e equipamentos de secagem, análise térmica de equipamentos eletrônicos, modelagem de fornos e caldeiras, projetos de trocadores de calor, novos conceitos e projetos de eletrodomésticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
27.
  Analise energetica de processos termicos. Pesquisa e desenvolvimento em sistemas termicos integrados, co-geracao, avaliacao energetica de processos e sistemas, gerenciamento de energia em plantas industriais, estudos em motores de combustao interna. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
28.
  Fluidodinâmica e Transferência de Calor em Escoamento Multifásico. Desenvolvimento e estudos em sistemas de escoamento multifásico do tipo gás-sólido e gás-líquido, estudos de transferência de calor, medidas e instrumentação para caracterização e avaliação de escoamentos multifásicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
29.
  Combustão e controle de poluição.Pesquisa e desenvolvimento envolvendo equipamentos e processos para geração de energia a partir de combustíveis sólidos (carvão mineral, biomassas, resíduos e outros combustíveis alternativos). Estudo e desenvolvimento de processos e equipamentos para g (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
30.
  Armazenamento termico e tubos de calor.Desenvolvimento de modelos e técnicas de armazenamento de calor ou frio na forma sensível e latente com aplicações não convencionais em isolamento térmico e conforto. Desenvolvimento de modelos numéricos e conceitos novos em tubos de calor além de aplica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
31.
  Desenvolvimento de Processos e Equipamentos Térmicos. Pesquisa e otimização termohidráulica nvolvendo trocadores de calor casco-tubos, resfriadores a ar e processos de aquecimento de metais para tratamento térmico. Pesquisa sobre transferência de calor em caldeiras, fornos de processo e recuperadores de cal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
32.
  Análise de Vibrações em Máquinas e Componentes Mecânicos, Diagnóstico e Manutenção Inteligentes. Técnicas de análise de sinais, Detecção e diagnose de falhas em sistemas mecânicos; Reconhecimento de padrões e sistemas especialistas; Análise de sistemas não-lineares; Modelagem e comportamento dinâmico de máquinas rotativas; Identificação de parâmetro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
33.
  Biomateriais. Desenvolver biomateriais metálicos, cerâmicos, compósitos e compostos para confecção de dispositivos, próteses, implantes humanos. Caracterizar, física e mecanicamente esses materiais. Elaborar ensaios de biocompatibilidade “in vitro” e “in vivo” desses (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
34.
  Materiais Poliméricos. Relação estrutura-processamento-propriedade de blendas e nanocompósitos de matriz polimérico. Caracterização de materiais poliméricos. Reologia e processamento de polímeros: viscoelasticidade de sistemas poliméricos e efeitos de morfologia de blendas e c (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
35.
  Engenharia de Superfícies. Estudo de Processos Corrosivos. Processos de Deposição de Camadas Metálicas e Ligas Metálicas. Anodização, Camadas não Metálicas, Tratamentos de Superfície por Laser. Caracterização de Revestimentos. Materiais para catálise e eletrocatálise. Processos e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.
 
36.
  Controle Térmico de Ambientes. Testes com refrigerantes alternativos para ciclos de refrigeração, torres de resfriamento, estudos de desempenho de sistemas de ar condicionado e aplicações em construções com baixo consumo de energia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.
 
37.
  Engenharia Automotiva e Ferroviária. Projeto de componentes e sistemas veiculares (transmissões, embreagens, suspensões, mancais); Dinâmica veicular; Vibrações e acústica veicular; Tribologia e lubrificação; Confiabilidade; Modelagem, controle e otimização de sistemas veiculares; Interação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
38.
  Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Mecânicos. Dinâmica de estruturas; Detecção de falhas em sistemas mecânicos; Controle ativo de estruturas flexíveis; Projeto e implementação de controladores em sistemas mecânicos; Integridade estrutural; Estruturas e materiais inteligentes; Controle ativo de estru (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
39.
  Modelagem, Identificação e Controle em Vibroacústica. Mecanismos de geração e propagação de ruído pela interação de estruturas e fluidos; Modelagem analítica e numérica do comportamento vibroacústico de materiais e estruturas; Modelagem em médias e altas frequências e modelagem e propagação de incertezas no (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
40.
  Automação, Instrumentação e Controle Industrial. Sistemas mecânicos ativos; Implementação de acionamento e controle; Mecanismos e manipuladores industriais; Automação industrial; Atuadores e sensores; Modelagem de sistemas automatizados; Dispositivos de mecânica fina; Síntese, análise e controle de mec (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
41.
  Projeto de Sistemas Integrados Mecânicos e Mecatrônicos. Construção de máquinas; Desenvolvimento de instrumentos e sensores de medição de vibrações; Construção de dispositivos especiais; Dispositivos de mecânica fina; Confiabilidade de sistemas; Metodologias de projeto; Ferramentas para projeto do produto; Erg (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
42.
  Processamento de Sinais, Imagens e Análise de Sistemas Dinâmicos. Identificação de sistemas dinâmicos; Processamento de sinais de movimentos de máquinas e estruturas; Instrumentação de sistemas dinâmicos; Processamento de imagens estereoscópicas; Aplicações em realidade virtual; Técnicas de tratamento de imagens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 
43.
  Robótica Industrial, Manipuladores e Sistemas Autônomos. Robótica industrial; Células robotizadas; Programação offline de robôs; Simulação de ambientes de navegação de sistemas autônomos; Estratégias de navegação autônoma; Sistemas de navegação remota para simulação e controle; Sistemas robóticos móveis; Biome (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados