ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEC
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC
FEC - Linhas de Pesquisa
 
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  TECNOLOGIA EM ARQUITETURA E URBANISMO. A linha em Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo dedica-se a pesquisas interdisciplinares e abordagens teórico-práticas para avançar no estado do conhecimento sobre problemas críticos pertinentes ao processo arquitetônico completo, desde o planejamento até a ocupação e reabilitação de edificações; e soluções e ferramentas avançadas para suporte ao desenvolvimento, modelagem, materialização e análise de projetos e produtos arquitetônicos e urbanísticos, incluindo facilitadores da gestão de projetos e sua interface com avaliação de desempenho em uso e gestão de facilidades.
Organiza-se em quatro temáticas:

Tecnologia aplicada a materiais, produtos e processos de construção, que aborda o desempenho e a durabilidade de edificações e suas partes e o desenvolvimento de novos materiais e elementos arquitetônicos;

Tecnologia computacional e informacional, que emprega a modelagem da informação, realidade virtual e aumentada, desenho arquitetônico e representação gráfica da informação, inovando e otimizando processos de projeto arquitetônico e urbanístico, assim como o ensino destes;

Conforto ambiental, que organiza critérios e modelos de avaliação e desenvolvimento projetual para o estabelecimento de condições do conforto térmico, acústico e de iluminação em edificações e conjuntos urbanos; e

Sustentabilidade e eficiência energética, que engloba a proposição de modelos para análise de desempenho energético e diretrizes para produção e avaliação do ambiente construído visando o baixo impacto ao longo de seu ciclo de vida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).

 
2.
  CIDADE: PLANEJAMENTO E PROJETO URBANO. A linha de Pesquisa Cidade: Planejamento e Projeto Urbano abrange os estudos das condicionantes, estruturas e processos da produção do espaço urbano em suas diversas escalas, a compreensão e análise das complexidades dos fenômenos territoriais e urbanos e a formulação de propostas e hipóteses projetivas, observando a natureza multidisciplinar das abordagens.
Organiza-se em cinco temáticas:

Desenvolvimento de estudos que buscam novas teorias e métodos aplicados ao planejamento territorial e urbano, a evolução da urbanização e os instrumentos de regulação do solo urbano;

Desenvolvimento de pesquisas que auxiliem no entendimento e criação de espaços urbanos saudáveis;

Utilização de ferramentas computacionais como suporte à análise urbana;

Desenvolvimento de pesquisas sobre sustentabilidade socioambiental urbana e estudos da morfologia e Desenho Urbano; e

Estudos e pesquisas de metodologias sobre Planejamento urbano para cidades saudáveis (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).

 
3.
  ARQUITETURA: FUNDAMENTOS, METODOLOGIA E PROJETO. A linha de pesquisa Arquitetura: Fundamentos, Metodologia e Projeto volta-se para as condicionantes e complexidades envolvidas nos estudos da Arquitetura em suas diversas escalas e variáveis. Numa perspectiva multidisciplinar, a linha promove reflexões teóricas e conceituais da produção do ambiente construído inter-relacionadas às análises das suas transformações e permanências, possibilitando estudos dedicados tanto ao conhecimento de processos históricos como dos procedimentos metodológicos para compreensão, crítica e de produção de projetos de arquitetura. Organiza-se em quatro temáticas: História da arquitetura e preservação arquitetônica, que envolve pesquisas referentes a estética, arte, arquitetura, ensino e formação, patrimônio construído e conservação de bens culturais, nas suas especificidades temporais e técnicas; Estudos da habitação e espaço público, que aborda as questões teóricas e práticas contemporâneas da produção do espaço construído, na perspectiva da humanização e sustentabilidade urbana; Processo de projeto de arquitetura, que pesquisa as condicionantes e métodos que delimitam o processo de projeto de arquitetura, instrumental técnico e análise de soluções, e: Teorias e tecnologias contemporâneas aplicadas ao projeto em arquitetura e urbanismo, que engloba as teorias computacionais da forma, sistematização da informação, modelagem paramétrica e fabricação digital. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).
 
4.
  Tecnologias em Saneamento e Ambiente. Tratamento de água de abastecimento, tratamento de águas residuárias, processos oxidativos avançados, reuso de água, saneamento de comunidades rurais e isoladas, tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, geotecnia ambiental, química sanitária e am (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
5.
  Edificações. Esta linha de pesquisa tem como objetivo estabelecer uma sistemática de avaliação de tecnologias e sistemas construtivos; priorizar a sustentabilidade e Eco-eficiência na construção; estudar o projeto, execução, uso e operação de sistemas prediais hidráu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
6.
  Gestão em Saneamento e Ambiente. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, aspectos legais e institucionais em saneamento ambiental, controle de poluição, gestão e gerenciamento de águas urbanas, eficiência energética em saneamento, qualidade da água em redes de distribuição, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
7.
  Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos e Ordenamento Territorial. Compreende o estudo dos recursos hídricos no aspecto quantitativo, sua ocorrência, propagação, distribuição e utilização.Também estuda a aplicação de fluorêscencia de Raios X à Pesquisa Ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
8.
  Infraestrutura, Planejamento, Logística e Geotecnologia. A linha de pesquisa abrange o estudo de critérios de concepção e métodos de projeto para implantação de empreendimentos viários como rodovias, vias urbanas, vias férreas e aeródromos, estudos e pesquisas na área de planejamento e operação de sistemas log (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
9.
  Interação Solo-Estrutura. Nesta linha estão incluídas as pesquisas sobre estruturas que interagem com o solo, tais como fundações e estruturas de contenção, bem como sobre estruturas construídas com materiais geotécnicos, como aterros e filtros. Inclui o desenvolvimento de instru (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
10.
  Materiais e Componentes de Construção. A linha de pesquisa tem por objetivo o estudo das ciências dos materiais de interesse em Engenharia Civil, particularmente no ramo da construção, com ênfase no desenvolvimento de novos materiais e processos, com aplicação em diferentes áreas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
11.
  Engenharia Hidraulica. Trata da investigação dos fenômenos estáticos e hidrodinâmicos, envolvendo escoamento em condutos forçados e livres, por meio das técnicas de modelagem física ou numérica e computacional. Inclui a investigação sobre redes hidráulicas, transientes hidráu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
12.
  Análise do Comportamento de Estruturas. Estuda as respostas de estruturas, considerando as propriedades mecânicas já caracterizadas. Inclui análise de estruturas sob carregamento estático ou dinâmico, e efeitos de não-linearidade física e/ou geométrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
13.
  Análise do Comportamento de Materiais para Estruturas. Caracterização de propriedades dos mateirais que visem o entendimento de seu comportamento do ponto de vista estrutural. Inclui determinaçào de constantes elásticas, limites de ruptura, tenacidade, propriedades visco-elasticas, superficies de escoamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
14.
  Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia. Desenvolvimento e implementação de algoritmos numéricos para problemas de engenharia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
15.
  Sistemas Estruturais. Soluções para problemas de estruturas para finalidades específicas, analisando concepções estruturais viáveis e, eventualmente, incluindo metodologia para sua otimização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
16.
  Planejamento Energético e Sistemas Elétricos. Estudos e pesquisas aplicadas em geração hidroelétrica ou térmica, transmissão, distribuição e comercialização de energia, conservação e uso de energia elétrica na engenharia civil, sustentabilidade, energias alternativas, planejamento energético, sistem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados