ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEAGRI
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC
FEAGRI - Linhas de Pesquisa
 
Faculdade de Engenharia Agrícola
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  ZOOTECNIA DE PRECISÃO SUSTENTÁVEL. Busca aplicar o alto potencial das novas tecnologias de TIC na produção pecuária, visando o monitoramento automatizado contínuo de animais de produção desenvolvendo sistemas de controle que melhorem o ambiente, o manejo e as necessidade de bem-estar dos animais em tempo real, resultando em melhor saúde, melhor produtividade, bem estar e reduzindo emissões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
2.
  INTERNET DAS COISAS NA AGRICULTURA. As descrições de loT são resultados de avanços nas áreas de dispositivos computacionais inter-relacionados entre agentes mecânicos e digitais através de sensores, meios de comunicação, atuadores, acesso à internet e tecnologias auxiliares. Reduções de custo e aumento de disponibilidade dessas tecnologias permitem o desenvolvimento, a aplicação e melhorias em várias áreas, como produção agrícola, em campo aberto e em ambiente protegido, monitoramento e controle de processos pós-colheita, entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2020).
 
3.
  CIÊNCIA DE DADOS. Busca o desenvolvimento de soluções que envolvem a análise de dados por meio da utilização de técnicas de Inteligência Artificial, em especial a técnicas de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Aprendizado Profundo (Deep Learning) visando a construção de modelos que auxiliem no processo de Tomada de Decisão. Os projetos dessa Linha de Pesquisa abordam a construção de modelos preditivos e prescritivos a partir de dados estruturados, bem como a construção de modelos utilizando imagens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2020).
 
4.
  GESTÃO DE SISTEMAS NA AGRICULTURA. Esta linha de pesquisa abarca projetos de pesquisa aplicada à gestão de organizações integrantes das cadeias agroindustriais – indústrias de insumos e máquinas, unidades de produção agropecuária familiares e empresariais, agroindústrias e empresas de distribuição e comércio atacadista e varejista, bem como órgãos públicos e privados que apoiam as cadeias. Os projetos envolvem temas relacionados: ao desenvolvimento de aplicações com base em sistemas inteligentes e mineração de dados; à aplicação de geotecnologias para monitoramento e previsão de safras; à aplicação de ferramentas da qualidade com vistas à melhoria de processos de produção; à aplicação da ergonomia da concepção para o projeto de ferramentas, equipamentos e postos de trabalho; à análise estratégica e financeira de organizações e cadeias; ao estudo e aplicação de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos; à aplicação de técnicas de avaliação de impactos ambientais de processo produtivos e o desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental; ao uso do sensoriamento remoto e da modelagem matemática para avaliação da aptidão agrícola de culturas e seu zoneamento a logística agroindustrial e comercialização agrícola. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
5.
  INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À GEOINFORMAÇÃO. Tem como objetivo gerenciar/processar grande volume de dados (Big data) utilizando inteligência artificial no âmbito do monitoramento agrícola. Seja no mapeamento da dinâmica de uso mudança da terra, na estimativa de safra ou em processos relacionados à estes fins. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2020).
 
6.
  AGROINDÚSTRIA 4.0. Abordar as cadeias produtivas e os processos agroindustriais, desde o campo até a comercialização, com aplicação de técnicas e ferramentas, no marco da Agroindústria Digital. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2020).
 
7.
  ESTUDOS DO MEIO FÍSICO E DE ÁREAS AGRÍCOLAS EMPREGANDO GEOTECNOLOGIAS, SENSORIAMENTO REMOTO, E SENSORIAMENTO PROXIMAL DE SOLOS E PLANTAS. Planejamento do uso da terra e avaliação de terras. Modelagem e interpretação da erosão acelerada do solo. Métodos lineares e não lineares de predição de atributos edáficos. Estudo e validação de funções de pedotransferência. Métodos de caracterização da variabilidade espacial e temporal de atributos do solo aplicados ao mapeamento digital de solos e ao manejo localizado de culturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).
 
8.
  PRODUÇÃO DE BIOENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. Produtos bioenergéticos; produção de biocombustíveis; produção de biopolímeros; produção de metabólitos com valor agregado; processamento biológico de resíduos para obtenção de produtos energéticos, biorrefinarias, processos anaeróbios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
9.
  ENGENHARIA DE IRRIGAÇÃO. Avaliação e desenvolvimento de sistemas e equipamentos de irrigação; princípios de projeto, operação e avaliação de desempenho; estratégias de manutenção de sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2020).
 
10.
  ANÁLISE DE IMAGENS APLICADAS A PRODUTOS AGRÍCOLAS E ALIMENTOS. Este projeto abrange técnicas emergentes não destrutivas para análise e classificação de produtos agrícolas e alimentos. Análise de imagens para simulação de processos agrícolas. Representação de injúrias térmicas, mecânicas e bioquímicas para estudo de perdas de qualidade em processamento de produtos agrícolas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
11.
  ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS E AMBIENTAIS. Esta linha contempla estudos socioeconômicos e ambientais na ótica da sustentabilidade da agricultura em suas diferentes dimensões. Aborda essa questão com olhares voltados à agricultura familiar, incluindo assentamentos rurais, quilombolas e outras comunidades do mundo rural. Neste sentido, as pesquisas desta linha abarcam as questões de estratégias de reprodução social, agroecologia, soberania e segurança alimentar, bem como análises e propostas de políticas públicas agrárias, agrícolas e ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
12.
  CARACTERIZAÇÃO E DESEMPENHO DE MATERIAIS. Aplicações de tecnologias não destrutivas na determinação das propriedades dos materiais, em avaliações de materiais quanto ao desempenho e na busca de novas metodologias que possam ser aplicadas de forma mais simples e precisa na caracterização de materiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
13.
  CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS E DE ÁRVORES. Aplicações de tecnologias não destrutivas na classificação de materiais visando aplicações mais racionais dos mesmos. Aplicação de técnicas não destrutivas na classificação da madeira a partir de ensaios em árvores, visando a antecipação do conhecimento de propriedades para otimização dos gastos de processamento, maior valorização e melhor destinação e aproveitamento deste material. Estudo e proposição de novas metodologias e técnicas de classificação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
14.
  INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS E DE ÁRVORES. Aplicações de técnicas não destrutivas, de forma isolada e conjunta, visando inspecionar estruturas em serviço e árvores florestais e urbanas na busca de conhecimento a respeito da resistência residual e da condição de deterioração. Estudo e proposição de novas metodologias de inspeção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
15.
  Agricultura de Precisão. Busca o desenvolvimento de soluções tecnológicas para análise, tratamento e gestão da variabilidade espacial e temporal presente em cultivos agrícolas, assim como a avaliação e aperfeiçoamento de técnicas, equipamentos, processos e sistemas para a agricultura brasileira com o objetivo de melhorar a eficiência no uso de recursos, produtividade, qualidade, rentabilidade e sustentabilidade da produção agrícola. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
16.
  Energização Rural. Fontes convencionais e renováveis e tecnologias alternativas visando o desenvolvimento sustentável do meio rural pela oferta de energia a partir de recursos locais de baixo custo. Avaliação, aplicação, conservação e uso racional de energia elétrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
17.
  Conservação e Comercialização de Produtos Agrícolas. Propriedades físicas de produtos biológicos; processamento; avaliação da qualidade de produtos por métodos não-destrutivos; técnicas de armazenagem, distribuição e transporte; embalagens; modelagem matemática e simulação numérica; gestão e comercialização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
18.
  Secagem de Produtos Agropecuários. Obtenção de baixa atividade de água utilizando produtos perecíveis e deterioráveis, plantas aromáticas e medicinais. Avaliação e manutenção da qualidade de produtos durante a secagem; avaliação de equipamentos e técnicas de secagem; modelagem matemática e simulação numérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
19.
  Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Gestão dos recursos hídricos; fatores condicionantes de gestão das águas. Identificação e quantificação dos fluxos; Manejo; caracterização da qualidade de água em bacias hidrográficas. Impactos de produtos fitossanitários na qualidade da água. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
20.
  Planejamento, Manejo, Conservação e Recuperação de Solos. Planejamento conservacionista; Avaliação da qualidade dos solos para produção agrícola; Desenvolvimento de indicadores de qualidade do solo para produção agrícola; Processos de degradação dos solos com ênfase em compactação e erosão; Métodos de recuperação de solos em áreas degradadas; Sistemas de manejo agrícola; Sistema plantio direto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
21.
  Projeto, Desenvolvimento e Otimização de Máquinas. Busca de soluções técnicas de engenharia para problemas de mecanização e automação do trabalho no campo ou os que envolvam produtos agrícolas, estudos da interação máquina-planta-solo, manipulação e transporte de produtos agrícolas e otimização de sistemas mecanizados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
22.
  Avaliação e Aplicações de Máquinas. Uso e seleção de equipamentos relacionados com a produção de produtos agrícolas de origem animal ou vegetal. Desenvolvimento de métodos para avaliação destes produto e determinação de características de desempenho de equipamentos agrícolas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
23.
  Tecnologia e Materiais de Construção. Desenvolvimento, avaliação e aplicação de materiais convencionais e de novos materiais a partir do aproveitamento de resíduos agroindustriais ou da transformação e composição com outros materiais. Obras de Infraestrutura e fundações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
24.
  Ambiência em Instalações Agrícolas. Tratar aspectos do ambiente das instalações para produção animal e vegetal, levando em conta sistemas produtivos, condições de alojamento, características e finalidade das edificações, modelagem, simulação, controle e automação do espaço interno e condições de poluentes e ruído. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
25.
  Gerenciamento, Tratamento e Aproveitamento de Águas e Resíduos. Tratamento de águas residuárias; gerenciamento integrado de resíduos agrícolas e agroindustriais; processos biológicos de estabilização de resíduos. Utilização de resíduos em solos agrícolas, controle de poluição e saneamento do meio. Tratamento de águas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
26.
  Geotecnologias Aplicadas ao Monitoramento de Áreas Agrícolas e Previsão de Safras. Desenvolvimento de técnicas e metodologias para o monitoramento de Áreas Agrícolas e para estimativas de safras agrícolas, baseadas em sistemas avançados de informação e geoprocessamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados