ano 2020
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2020Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FE
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
FE - Trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional
 
Faculdade de Educação
 
Trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional
 
1.
  OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELO TRADUTOR E INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LÍNGUA DE SINAIS – TILS – NA ESCOLA, Autor: Thaisa Cristina França, Orientador: Regina Maria de Souza. Data da defesa: 16/11/2020.
 
2.
  "Cotidiano escolar - a coordenadora pedagógica frente a frente com as demandas pedagógicas e políticas". Autor: Angelita Bastelli, Orientador: Nima Imaculada Spigolon. Data da defesa: 10/11/2020.
 
3.
  CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E PALHAÇARIA - CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SENSÍVEL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Autor: Rosane Trindade, Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernández. Data da defesa: 15/09/2020.
 
4.
  A valorização docente no Plano Municipal de Educação de Sumaré: contribuições para a construção do Plano de Carreira Docente, Autor: Fernando Bitencourt Lopes, Orientador: Evaldo Piolli. Data da defesa: 28/02/2020.
 
5.
  ESTRATÉGIAS DE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA USADAS POR ESTUDANTES SURDOS JOVENS E ADULTOS. Autor: Reginaldo de Oliveira Coelho, Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento. Data da defesa: 28/02/2020.
 
6.
  ENSINO DE ARTES E SUAS POTENCIALIDADES PARA ABORDAGENS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: AS CULTURAS INDÍGENAS E SEUS CONTEXTOS URBANOS. Autor: Mariana Soares Leme, Orientador: Adriana Carvalho Koyama. Data da defesa: 27/02/2020.
 
7.
  AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE SOROCABA: CAMINHOS E RUPTURAS, Autor: Mariane Bolina, Orientador: José Claudinei Lombardi. Data da defesa: 27/02/2020.
 
8.
  APRENDIZAGENS DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DE AULAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS COM FOCO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA, Autor: Juliet Sarkis, Orientador: Ana Leticia Losano. Data da defesa: 21/02/2020.
 
9.
  A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista, Autor: Katia Eleotério Rubio, Orientador: Geisa do Socôrro Cavalcanti Vaz Mendes. Data da defesa: 21/02/2020.
 
10.
  SOBRE-VIVÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA: MEMÓRIAS, REGISTROS E NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA, Autor: Viviani Domingos Castro, Orientador: Adriana Varani. Data da defesa: 21/02/2020.
 
11.
  PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II, Autor: Carlos Eduardo Jiupato, Orientador: Claudia Amoroso Bortolato. Data da defesa: 20/02/2020.
 
12.
  Um professor em formação e transformação: Análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral, Autor: Paulo Henrique Valarelli, Orientador: DIRCE DJANIRA PACHECO E ZAN. Data da defesa: 20/02/2020.
 
13.
  A arte de reler o vivido: narrativas pedagógicas de um professor musical, Autor: Daniel Bortolotti Calipo, Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado. Data da defesa: 18/02/2020.
 
14.
  FOTOGRAFIAS, NARRATIVAS DE VIDA, IDENTIDADES: MEDIAÇÕES PARA O APRENDIZADO DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO 3º ANO. Autor: Elizabeth Aparecida da Silva, Orientador: Claudia Amoroso Bortolato. Data da defesa: 18/02/2020.
 
15.
  Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas salas de Atendimento Educacional Especializado no Município de Nova Odessa – SP. Autor: Ariana Regina das Dores, Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral. Data da defesa: 17/02/2020.
 
16.
  FORMAÇÃO CONTINUADA E ACOLHIMENTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE NARRATIVAS DOCENTES. Autor: Emily Aline Maiolino, Orientador: Claudia Amoroso Bortolato. Data da defesa: 17/02/2020.
 
17.
  Narrativas do cotidiano (per)formativo: a escrita de cartas como modo de dizer-ser. Autor: Juliana Vieira da Silva, Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança. Data da defesa: 14/02/2020.
 
18.
  Os Círculos de Alfabetização e Cultura (CAC's) de Juiz de Fora/MG (2011-2019): contexto histórico e institucional, as políticas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e a ressignificação político-pedagógica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. Autor: Riza Amaral Lemos, Orientador: Sandra Fernandes Leite. Data da defesa: 14/02/2020.
 
19.
  Narrativas de uma professora de bebês: A prática pedagógica em foco, Autor: Silvia Maria Gasparini Rodrigues, Orientador: Adriana Varani. Data da defesa: 14/02/2020.
 
20.
  "Me ajuda a olhar": narrativas e experiências de uma professora de educação infantil em (trans)formação com a escrita, Autor: Liliam Ricarte de Oliveira, Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança. Data da defesa: 13/02/2020.
 
21.
  “HUMANO, DEMASIADO HUMANO” - O ESPAÇO CONCÓRDIA NO CAMPO GRANDE: SUJEITOS LIVRES, ENSINANTES E APRENDENTES NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS DA MODALIDADE EJA: ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. Autor: Nelton Miranda Lima dos Santos, Orientador: Nima Imaculada Spigolon. Data da defesa: 13/02/2020.
 
22.
  Guardados de professora: bordados da prática docente e emaranhados de linhas de pesquisa, Autor: Patrícia Yumi Fujisawa Cândido, Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado. Data da defesa: 11/02/2020.
 
23.
  Aprendizagem dialógica em aulas de Matemática, Autor: Carina Pauluci Vidal, Orientador: Vanessa Moreira Crecci. Data da defesa: 07/02/2020.
 
24.
  RECURSOS TECNOLÓGICOS E DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, Autor: Ivan Batista Borges, Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral. Data da defesa: 05/02/2020.
 
25.
  “AGORA ESTÁVAMOS JUNTAS”: TECITURAS E IMAGENS DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Autor: Simone Pinto da Silva, Orientador: Nima Imaculada Spigolon. Data da defesa: 31/01/2020.
 

© 2020 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados