ano 2019
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2019Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IFCH
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
IFCH - Linhas de Pesquisa
 
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Modos de conhecimento e suas expressões: Experiências e Trajetória. Visa contemplar a experiência musical em contextos sociais marcados por demandas econômicas e políticas, para elucidar formas encontradas ou não pelos artistas para preservar sua experiência, bem como experiências musicais que transcendam estes contextos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
2.
  Teoria e Pensamento Sociológico. Propõe reflexão e pesquisa de diferentes correntes, tradições e metodologias da sociologia fomentando elaboração e crítica teórica. Esta linha surgiu a partir da fusão das antigas linhas “Pensamento Social Brasileiro” e “Teoria Sociológica”. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
3.
  Estudos sobre participação política e ação coletiva. Realiza pesquisas teóricas e empíricas sobre as diversas relações entre Estado e sociedade nas democracias contemporâneas, com foco em democracia e cidadania, movimentos sociais, trabalho e sindicalismo, bem como eleições e comportamento político. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
4.
  Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória (ProfHistória). Desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da história fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
5.
  Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão (ProfHistória). Desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes: livros, filmes programas televisivos, fotografias, etc. A partir da problematização do uso da linguagem, produzir materiais de uso educat (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
6.
  Estudos sobre Estado, instituições e processos governamentais. Pesquisas teóricas e empíricas sobre as diversas relações entre Estado e sociedade nas democracias contemporâneas. Foco: Estado e regimes políticos, políticas públicas e desenvolvimento, partidos e representação política, direito e instituições judiciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
7.
  Estudos Internacionais. Pesquisas teóricas e empíricas sobre as relações entre Estado e sociedade nas democracias contemporâneas. Foco: temas de política internacional e política externa, economia política internacional, organizações internacionais e segurança internacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
8.
  Estudos Teóricos. Realiza estudos e análises sobre as bases teóricas de modelos analíticos de pesquisa empírica em ciência política contemporânea. Tem como temas teorias do Estado, da cidadania e da democracia, assim como das classes e dos movimentos sociais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
9.
  História do Pensamento Político. Realiza estudos e pesquisas do ponto de vista da história do pensamento político, nos seguintes temas: tradições do pensamento político, pensamento político contemporâneo e o pensamento constitucional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
10.
  Saberes Históricos no Espaço Escolar (ProfHistória). Desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas na escola. O Foco recai sobre as condições de formação do estudante e do prof. e o exercício do ensino de hist. na escola (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
11.
  Política, Cultura e Memória. Estuda manifestações do pensamento político moderno (sécs. XVII - XXI), situações históricas na modernidade euro-americana, práticas políticas e culturais, historiografia brasileira e internacional, relações entre conceitos, representações e o imaginário (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
12.
  Estudos das Relações China-Brasil. A Área foi criada com a proposta de desenvolver uma abordagem interdisciplinar ao estudo das relações entre a China e o Brasil, pois estas relações com a China passaram a ocupar um lugar central no processo de alteração da posição do Brasil no mundo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
13.
  Questões de arte não-europeia. Em análise pelos docentes da linha e pela Coordenação do PPG (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
14.
  Economia Política Internacional (PPG de Relações Internacionais). Análise do papel do Estado no contexto das transformações que vêm marcando a economia mundial, bem como as mudanças na Economia Internacional Contemporânea e seus vínculos com os processos de globalização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
15.
  Cultura Visual, História Intelectual e Patrimônios. Em análise pelos docentes da linha e coordenação do PPG (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
16.
  Integração Regional (RI). Análise de aspectos teóricos e conceituais da integração regional: natureza das organizações internacionais, classificação e tipologia, origem, evolução histórica, aspectos operacionais e processos decisórios e processos de integração atuais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
17.
  Política Externa Brasileira (RI). Análise do processo de definição da Política Externa Brasileira, ressaltando os aspectos políticos e históricos de sua formulação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
18.
  Relações Exteriores dos Estados Unidos (RI). Visa o conhecimento da história, sociedade e cultura norte-americana, pois com o papel desempenhado pelos EUA no sistema internacional, são fundamentais estudos sobre seus mecanismos de formulação de política econômica, comercial, de defesa, tecnológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
19.
  Estratégia, Defesa e Política Externa (RI). Estudos sobre a problemática da Segurança e sua relação com a Política Externa dos Países. A História da Guerra relacionada à estratégia bem como a classificação tipológica, tanto da guerra, quanto da estratégia, recebem destaque. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
20.
  Segurança Regional (Linha pertence ao PPG de Relações Internacionais). A análise da Segurança Regional dá maior consistência às perspectivas de integração e cooperação. Criação de uma visão ampla e geral das organizações de defesa existentes no mundo, com a discussão no mapeamento institucional delas relacionadas às regiões (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
21.
  Estudos de População. Incorpora análises dos fenômenos demográficos resgatando técnicas demográficas e explicações acerca das transformações na dinâmica da população em seu conjunto. A linha existiu no DCS até 1993, e passou a existir no PPG Demografia em 2000. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
22.
  Dinâmica Demográfica e Políticas Sociais. Tem como objetivo estudos que avancem no entendimento da dinâmica da população vis-à-vis às políticas sociais necessárias frente a recentes transformações advindas do processo de transição demográfica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
23.
  Historiografia, Religiões e Cultura. Reflexões historiográficas e metodológicas na perspectiva da história cultural, analise das representações e práticas culturais nos espaços e temporalidades diferenciadas, estudo das linguagens, das ideias filosóficas e políticas dos sistemas religiosos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
24.
  História Social da Cultura. Reflexão política, historiográfica e metodológica sobre o universo da cultura (sujeitos históricos, confrontos culturais, práticas sociais). Foco: experiência de negros e africanos, história dos índios, intelectuais, tradições festivas e coletivas de rua (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
25.
  Estudo das Tradições Clássicas. Estuda a trajetória dos temas clássicos da Antigüidade aos nossos dias, concentrando-se em: a) Historiografia da Arte; b) Arqueologia clássica; c) Tradições clássicas; d) Temas iconográficos; e) História das Técnicas Artísticas; f) Literatura artística. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
26.
  Cultura e Cidade. Antiga linha "Cultura, Cidade e Patrimônio", que foi reestruturada em 2013. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
27.
  História Social do Trabalho. Estuda diferentes aspectos do mundo do trabalho urbano e rural, processos produtivos, relações do trabalho; organização dos trabalhadores, movimentos sociais – migratórios, espaços do cotidiano, práticas específicas de lazer, moradia e saúde, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
28.
  Gênero, Subjetividades, Cartografias e Cultura Material. Estuda as questões ligadas à sexualidade e à produção das subjetividades, na perspectiva da História Cultural, das representações cartográficas, da expressão artística e da cultura material, articulando-as aos conceitos de classe, gênero, raça e etnia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
29.
  História Social da África. Estuda os processos de formação de sociedades, culturas e identidades sociais na África e no contexto da Diáspora Africana na América, no Oriente Médio e no Índico, a partir de questões comparativas ou centradas em realidades africanas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
30.
  Recuperação de áreas degradas, restauração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Engloba funcionamento de ecossistemas. Modelagem ecológica. Valoração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Pagamento por serviços ecossistêmicos. Mudanças no uso de terra e cobertura florestal. Fragmentação da paisagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
31.
  Estudo de Patrimônio e Memória. Esta linha é dedicada à reflexão crítica sobre práticas sociais, políticas e profissionais relativas ao ‘patrimônio cultural’ e à ‘memória social’, contemplando questões de natureza teórica, metodológica e ética pertinentes a ambas e a cada uma dessas subáreas temáticas. A proposta tem como foco disciplinar as Ciências Sociais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
32.
  Transformações e Conflitos Contemporâneos. A Linha tem como problema geral as continuidades e descontinuidades sociais em um mundo cada vez mais conectado e diverso, acelerado e compactado, mas também ramificado e rizomático. As transformações são de diversas naturezas, escalas e intensidades, frequentemente resultantes de disputas, conflitos e negociações culturais, políticos e sociais. Os professores da Linha abordam, preferencialmente, os seguintes temas de pesquisa: contextos pós-guerra; deslocamentos e fronteiras; religião e política; antropologia do cristianismo; saúde e espiritualidade; direitos humanos e violência de Estado; cidades e periferias; desigualdades e pobrezas; drogas, crime e segurança; gênero e sexualidade; raça e geração; movimentos sociais e estado; entre outros. Enfatiza-se ainda a pesquisa etnográfica e/ou etnohistórica. A Linha está dividida nas seguintes sublinhas: 1) Deslocamentos, políticas de securitização e mobilizações sociais. 2) Religião, espiritualidade e espaço público. 3)Cidade, desigualdades e violências. 4) Ativismos políticos e interseccionalidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
33.
  Antropologia e Etnografia do Conhecimento. Aberta à pluralidade das formas pelas quais o conhecimento é produzido e objetivado, esta linha congrega pesquisas sobre sistemas de pensamento e práticas sociais. A diversidade dos temas abrangidos inclui bens materiais e imateriais; propriedade intelectual e saberes tradicionais; regimes patrimoniais, narrativas e instituições de memória, como museus e arquivos; ciência e outros modos de conhecimento; arte e produção cultural; biografias e trajetórias; grafias e imagens. Estes destaques dão a ver a amplitude e complexidade das contribuições desta linha para estimular perspectivas teóricas e temáticas permitindo também revisitar alguns temas clássicos da antropologia, como é o caso da oposição entre natureza e cultura. Para tanto, seus participantes afirmam a importância da etnografia para a apreensão e análise dos modos diversos de constitutição de saberes, situados, multiescalares e interconectados na experiência social. Tais pressupostos alimentam as investigações,  produção intelectual, cursos e os seminários oferecidos a partir de quatro sublinhas: 1) Patrimônio, Políticas e práticas da Memória e seus modos de objetivação. 2) Narrativas, Grafias e Imagens. 3) Biografia e Trajetórias. 4) Ciências e outros modos de conhecimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
34.
  Etnologias. Esta linha cobre a etnologia em um sentido amplo e plural, desde os campos do americanismo (com ênfase nas Terras Baixas da América do Sul) e do africanismo,  até o campo daquelas populações que, historicamente invisibilizadas ou abordadas como “campesinato”, reivindicam reconhecimento tendo como referência suas particularidades étnicas e cosmológicas, como as populações afroamericanas (quilombos, palenques, cimarrones) e os chamados povos tradicionais. Os interesses da linha podem ser distribuídos por quatro grandes campos interconectados: A) a análise de discurso, cosmologia e religião, estética, mitologia e ritual, gênero, parentesco e organização social; B) a sociogênese e micro-história social desses coletivos, suas concepções de história e memória, e o desenvolvimento das políticas públicas específicas para esses segmentos, como o indigenismo; C) as questões relativas às formas de espacialização e territorialização, mobilidade, sobreposições territoriais, concepções da natureza e gestão de recursos e, finalmente, os embates relativos a terras, sua regularização fundiária e a relação com o Estado; e D) as organizações políticas contemporâneas de caráter étnico, debates sobre as formas oficiais de reconhecimento nos campos da saúde, educação, assim como as novas formas de protagonismo nas artes, museus e nas próprias ciências humanas e sociais. A Linha está dividida nas seguintes sublinhas: 1) Estudos Ameríndios. 2) Estudos Afro-Orientais. 3) Estudos Afroamericanos e Quilombos. 4) Campesinato e populações tradicionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
35.
  Gênero, Diferenças, Corporalidades. Esta linha contempla estudos que articulam a problemática de gênero às expressões, experiências e práticas sociais, culturais e políticas. Seu objetivo geral é fornecer instrumentos para o refinamento teórico e metodológico, levando em conta as conexões entre gênero e outras categorias de diferenciação, tais como idade, raça, etnia, classe social e sexualidade. Os professores da Linha abordam os seguintes temas de pesquisa: processos de subjetivação e arenas de agenciamento; processos de racialização e racismos; envelhecimento e geração; parentesco, conjugalidade, relacionamentos amorosos e tecnologias reprodutivas; erotismos; economias sexuais e trabalho sexual; ciência e tecnologia; produção cultural e artística; mídia, mercado e consumo; instituições prisionais e tráfico de pessoas; transnacionalidade, migração e refúgio. As sublinhas de pesquisa, permeadas pela preocupação com a defesa dos direitos humanos, são as seguintes: 1) Feminismos, políticas sexuais e sexualidades. 2) Gênero, produção de conhecimento e/ou produção cultural. 3) Corporalidades, envelhecimento e curso da vida, processos de racialização. 4) Parentesco, relações amorosas, intimidade e cuidado. 5)Estado, violência, práticas jurídicas, instituições prisionais e segurança. 6) Mobilidades, transnacionalização, migrações, refúgio, tráfico de pessoas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
36.
  Mudanças ambientais globais e sustentabilidade. Engloba questões referentes a tecnologias alternativas e fontes renováveis de energia. Mudanças climáticas. Eventos extremos. Limites planetários. Economia verde. Economia de baixo carbono. Consumo sustentável. Mudanças no uso da terra (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
37.
  Processos Sociais, Identidades e Representações do Mundo Rural. Desde 1985, reformulada com novo nome em 2001, volta-se para sujeitos, instituições e movimentos sociais relacionados ao mundo rural e a problemática destes processos sociais, bem como para os pensamentos acerca do Brasil e de suas raízes agrárias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
38.
  Trabalho, Política e Sociedade. Surgiu em 2001, da reformulação da linha Trabalho e Sindicalismo. Integra interesses da antropologia, ciência política e sociologia e abrange 4 eixos temáticos: formas de ação coletiva; de manifestação do trabalho; trabalho e ordem social; eixos teóricos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
39.
  Estudos Sobre Cidade. Investigar a vida social nos meios urbanos contemporâneos. Oferece ensino e pesquisa nas temáticas atuais (território, desigualdade, migração, política, violência, religião, etc.) com articulação de metodologias de caráter quantitativo e qualitativo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
40.
  Estudos de Gênero. Surgiu em 2004, da reformulação do nome da linha Família e Relações de Gênero. Considera as manifestações no mundo social e esforça-se em dar clareza às articulações entre gênero e outras categorias de diferenciação, tais como raça, idade, classe e etnia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
41.
  Cultura e Política. As Ciências Sociais estudam as relações entre cultura e política, enquanto processos formadores da experiência social contemporânea, em particular Estudos dos Meios de Comunicação, Ciências Ambientais, Planejamento Urbano, e Análise de Políticas Públicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
42.
  Cultura. Estuda a problemática cultural e política, análises sociológicas do ponto de vista teórico e empírico, abrangendo culturas populares, de massa, identidade nacional, mundialização, trajetórias artísticas e intelectuais, sociologia da literatura e da arte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
43.
  Questões de Arte Moderna e Contemporânea. Estuda o domínio da arte e da cultura, do Renascimento aos nossos dias, com foco: Hist. da Arquitetura, Renascimento no séc XV, Renovação no séc. XVII, Iluminismo e tradições no séc. XVIII, Arte na revolução industrial, Séc. XX e Hist. da crítica de Arte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
44.
  História da Filosofia. Dedica-se as reflexões de temas e problemas que caracterizam as quatro épocas canônicas da história da filosofia, abrangendo os segmentos de história da filosofia antiga, história da filosofia medieval, histórias das filosofias: moderna e contemporânea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
45.
  Lógica. Dedica-se a investigação sistemática das formulações lógicas contemporâneas em sua pluralidade, segundo as suas possíveis combinações produtivas, abrangendo os segmentos das Lógicas Não-Clássicas e das Semânticas Formais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
46.
  Pensamento Ético-Político. Investigação sistemática de temas clássicos de filosofia prática em registro sincrônico e diacrônico, tendo como pontos de fuga as relações entre ética e política e sua referência à categoria de Estado. Segm: Teoria do Estado; Ética e Filosofia Política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
47.
  Trajetórias e Etnografia do Conhecimento. Abriga interesses no estudo de sistemas de conhecimento contemporâneos ou históricos, científicos ou não. Abre-se a intresses em etnografia de instituições, biografia e trajetórias de pessoas e bens culturais, epistemologia da (e na) antropologia e etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
48.
  Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem. Dedica-se a temas clássicos de teoria do conhecimento e à reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência e a linguagem, a Psicologia e a Psicanálise e a Natureza. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
49.
  Trabalho. Dedica-se ao mundo do trabalho na cidade e no campo e os processos a ele relacionados, partindo da articulação da pesquisa empírica com a reflexão teórica, contemplando em suas análises uma ampla variedade de temas, clássicos e contemporâneos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
50.
  Sexualidade, Gênero e Corpo. Contempla estudos que articulam a problemática de gênero às expressões, experiências e práticas sociais, culturais e políticas em torno do corpo e da sexualidade. Tem o objetivo geral de fornecer instrumentos para o refinamento teórico e metodológico... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
51.
  Caracterização e conservação da biodiversidade. Engloba teoria ecológica, modelagem, métricas e indicadores. Biodiversidade e política de conservação. Biologia e sociedade – história, filosofia e política; história e filosofia da ciência ecológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
52.
  Outras Sociologias Específicas. Propõe pesquisa e elaboração teórica sobre os problemas substantivos colocados pelas práticas sociais nas sociedades moderna e contemporânea, enfocando cidadania, reconhecimento, gênero, questões urbana e agrária, migrações, movimentos e classes sociais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
53.
  Ambiente e Tecnologia. Dedica-se as relações entre tecnologia e ambiente nas sociedades complexas. O progresso técnico tem gerado novos arranjos sociais, culturais e mudanças ambientais, direcionado o debate das ciências sociais contemporâneas para os riscos ambientais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
54.
  Dinâmicas sociais, demográficas, políticas, territoriais e econômicas da sustentabilidade. Questões sobre: cultura, patrimônio cultural, saberes humanos e meio ambiente. Geotecnologias no estudo dos recursos naturais e educação ambiental, para formação e aperfeiçoamento de políticas públicas em meio ambiente e suas relações internacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
55.
  Uso de recursos naturais (escassez e abundância): conhecimentos, conflitos e aspectos políticos-institucionais. Esta linha aborda os seguintes temas: conflitos sociais da conservação e uso sustentável, política de conservação e uso sustentável e aspectos político-institucionais da conservação, do uso sustentável e dos detentores de conhecimentos tradicionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 

© 2019 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados