ano 2019
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2019Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEAGRI
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC
FEAGRI - Linhas de Pesquisa
 
Faculdade de Engenharia Agrícola
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  ZOOTECNIA DE PRECISÃO SUSTENTÁVEL. Busca aplicar o alto potencial das novas tecnologias de TIC na produção pecuária, visando o monitoramento automatizado contínuo de animais de produção desenvolvendo sistemas de controle que melhorem o ambiente, o manejo e as necessidade de bem-estar dos animais em tempo real, resultando em melhor saúde, melhor produtividade, bem estar e reduzindo emissões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
2.
  GESTÃO DE SISTEMAS NA AGRICULTURA. Esta linha de pesquisa abarca projetos de pesquisa aplicada à gestão de organizações integrantes das cadeias agroindustriais – indústrias de insumos e máquinas, unidades de produção agropecuária familiares e empresariais, agroindústrias e empresas de distribuição e comércio atacadista e varejista, bem como órgãos públicos e privados que apoiam as cadeias. Os projetos envolvem temas relacionados: ao desenvolvimento de aplicações com base em sistemas inteligentes e mineração de dados; à aplicação de geotecnologias para monitoramento e previsão de safras; à aplicação de ferramentas da qualidade com vistas à melhoria de processos de produção; à aplicação da ergonomia da concepção para o projeto de ferramentas, equipamentos e postos de trabalho; à análise estratégica e financeira de organizações e cadeias; ao estudo e aplicação de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos; à aplicação de técnicas de avaliação de impactos ambientais de processo produtivos e o desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental; ao uso do sensoriamento remoto e da modelagem matemática para avaliação da aptidão agrícola de culturas e seu zoneamento a logística agroindustrial e comercialização agrícola. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
3.
  ESTUDOS DO MEIO FÍSICO E DE ÁREAS AGRÍCOLAS EMPREGANDO GEOTECNOLOGIAS, SENSORIAMENTO REMOTO, E SENSORIAMENTO PROXIMAL DE SOLOS E PLANTAS. Planejamento do uso da terra e avaliação de terras. Modelagem e interpretação da erosão acelerada do solo. Métodos lineares e não lineares de predição de atributos edáficos. Estudo e validação de funções de pedotransferência. Métodos de caracterização da variabilidade espacial e temporal de atributos do solo aplicados ao mapeamento digital de solos e ao manejo localizado de culturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2016).
 
4.
  PRODUÇÃO DE BIOENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. Produtos bioenergéticos; produção de biocombustíveis; produção de biopolímeros; produção de metabólitos com valor agregado; processamento biológico de resíduos para obtenção de produtos energéticos, biorrefinarias, processos anaeróbios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
5.
  ANÁLISE DE IMAGENS APLICADAS A PRODUTOS AGRÍCOLAS E ALIMENTOS. Este projeto abrange técnicas emergentes não destrutivas para análise e classificação de produtos agrícolas e alimentos. Análise de imagens para simulação de processos agrícolas. Representação de injúrias térmicas, mecânicas e bioquímicas para estudo de perdas de qualidade em processamento de produtos agrícolas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
6.
  ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS E AMBIENTAIS. Esta linha contempla estudos socioeconômicos e ambientais na ótica da sustentabilidade da agricultura em suas diferentes dimensões. Aborda essa questão com olhares voltados à agricultura familiar, incluindo assentamentos rurais, quilombolas e outras comunidades do mundo rural. Neste sentido, as pesquisas desta linha abarcam as questões de estratégias de reprodução social, agroecologia, soberania e segurança alimentar, bem como análises e propostas de políticas públicas agrárias, agrícolas e ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
7.
  CARACTERIZAÇÃO E DESEMPENHO DE MATERIAIS. Aplicações de tecnologias não destrutivas na determinação das propriedades dos materiais, em avaliações de materiais quanto ao desempenho e na busca de novas metodologias que possam ser aplicadas de forma mais simples e precisa na caracterização de materiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
8.
  CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS E DE ÁRVORES. Aplicações de tecnologias não destrutivas na classificação de materiais visando aplicações mais racionais dos mesmos. Aplicação de técnicas não destrutivas na classificação da madeira a partir de ensaios em árvores, visando a antecipação do conhecimento de propriedades para otimização dos gastos de processamento, maior valorização e melhor destinação e aproveitamento deste material. Estudo e proposição de novas metodologias e técnicas de classificação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
9.
  INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS E DE ÁRVORES. Aplicações de técnicas não destrutivas, de forma isolada e conjunta, visando inspecionar estruturas em serviço e árvores florestais e urbanas na busca de conhecimento a respeito da resistência residual e da condição de deterioração. Estudo e proposição de novas metodologias de inspeção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
 
10.
  Agricultura de Precisão. Busca o desenvolvimento de soluções tecnológicas para análise, tratamento e gestão da variabilidade espacial e temporal presente em cultivos agrícolas, assim como a avaliação e aperfeiçoamento de técnicas, equipamentos, processos e sistemas para a agricultura brasileira com o objetivo de melhorar a eficiência no uso de recursos, produtividade, qualidade, rentabilidade e sustentabilidade da produção agrícola. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2019).
 
11.
  Energização Rural. Fontes convencionais e renováveis e tecnologias alternativas visando o desenvolvimento sustentável do meio rural pela oferta de energia a partir de recursos locais de baixo custo. Avaliação, aplicação, conservação e uso racional de energia elétrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
12.
  Tecnologia de Irrigação. Avaliação de desenvolvimento de sistemas e equipamentos de irrigação; principios de funcionamento e desempenho. Deteminação de impactos positivos e negativos do emprega da tecnologia de irrigação sobre os recursos naturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
13.
  Conservação e Comercialização de Produtos Agrícolas. Propriedades físicas de produtos biológicos; processamento; avaliação da qualidade de produtos por métodos não-destrutivos; técnicas de armazenagem, distribuição e transporte; embalagens; modelagem matemática e simulação numérica; gestão e comercialização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
14.
  Secagem de Produtos Agropecuários. Obtenção de baixa atividade de água utilizando produtos perecíveis e deterioráveis, plantas aromáticas e medicinais. Avaliação e manutenção da qualidade de produtos durante a secagem; avaliação de equipamentos e técnicas de secagem; modelagem matemática e simulação numérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
15.
  Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Gestão dos recursos hídricos; fatores condicionantes de gestão das águas. Identificação e quantificação dos fluxos; Manejo; caracterização da qualidade de água em bacias hidrográficas. Impactos de produtos fitossanitários na qualidade da água. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
16.
  Planejamento, Manejo, Conservação e Recuperação de Solos. Planejamento conservacionista; Avaliação da qualidade dos solos para produção agrícola; Desenvolvimento de indicadores de qualidade do solo para produção agrícola; Processos de degradação dos solos com ênfase em compactação e erosão; Métodos de recuperação de solos em áreas degradadas; Sistemas de manejo agrícola; Sistema plantio direto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
17.
  Projeto, Desenvolvimento e Otimização de Máquinas. Busca de soluções técnicas de engenharia para problemas de mecanização e automação do trabalho no campo ou os que envolvam produtos agrícolas, estudos da interação máquina-planta-solo, manipulação e transporte de produtos agrícolas e otimização de sistemas mecanizados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
18.
  Avaliação e Aplicações de Máquinas. Uso e seleção de equipamentos relacionados com a produção de produtos agrícolas de origem animal ou vegetal. Desenvolvimento de métodos para avaliação destes produto e determinação de características de desempenho de equipamentos agrícolas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
19.
  Tecnologia e Materiais de Construção. Desenvolvimento, avaliação e aplicação de materiais convencionais e de novos materiais a partir do aproveitamento de resíduos agroindustriais ou da transformação e composição com outros materiais. Obras de Infraestrutura e fundações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
20.
  Ambiência em Instalações Agrícolas. Tratar aspectos do ambiente das instalações para produção animal e vegetal, levando em conta sistemas produtivos, condições de alojamento, características e finalidade das edificações, modelagem, simulação, controle e automação do espaço interno e condições de poluentes e ruído. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
21.
  Gerenciamento, Tratamento e Aproveitamento de Águas e Resíduos. Tratamento de águas residuárias; gerenciamento integrado de resíduos agrícolas e agroindustriais; processos biológicos de estabilização de resíduos. Utilização de resíduos em solos agrícolas, controle de poluição e saneamento do meio. Tratamento de águas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
 
22.
  Geotecnologias Aplicadas ao Monitoramento de Áreas Agrícolas e Previsão de Safras. Desenvolvimento de técnicas e metodologias para o monitoramento de Áreas Agrícolas e para estimativas de safras agrícolas, baseadas em sistemas avançados de informação e geoprocessamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 

© 2019 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados