ano 2019
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2019Logotipo da UnicampClique para a página inicial

você está aqui: FCF

FCF - Linhas de Pesquisa

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Linhas de Pesquisa

1.
  Pesquisa e Desenvolvimento em Fármacos, Medicamentos, Alimentos e Cosméticos. O Programa tem como objetivo o desenvolvimento do espírito científico dos alunos e sua familiarização com as informações atualizadas na área de pesquisa e desenvolvimento de Fármacos, Medicamentos, Alimentos, Cosméticos e afins, capacitando-os a exercerem de forma crítica, atividades de docência e pesquisa. Dessa forma, a área de concentração em Ciências Farmacêuticas abrange desde a descoberta, síntese, produção até o desenvolvimento e análises clínicas de fármacos, alimentos e cosméticos naturais, sintéticos e biotecnológicos. Incluindo a análise química, físico-química e biológica dos insumos, sua caracterização estrutural e funcional, estendendo-se também a aspectos relacionados a controle de qualidade, testes de segurança e eficácia e caracterização do uso de drogas na prática clínica da terapia de doenças em humanos. Melhorias em formulações tradicionais, como novas e inovadoras alternativas estão sendo exploradas, exigindo do aluno conhecimentos amplos e diversificados, abordagens multi e interdisciplinares e espírito de trabalho harmonioso em equipe. Linha de Pesquisa: Pesquisa e Desenvolvimento em Fármacos, Medicamentos, Alimentos e Cosméticos Da mesma forma que Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas é apresentado em uma única área de concentração, propõe-se que as pesquisas a serem realizadas se deem também em uma única linha de pesquisa, de modo a reforçar a ideia da multidisciplinaridade e do trabalho integrado, que estimula que o aluno transite por diversas áreas. Propõe-se então a linha de pesquisa denominada Pesquisa e Desenvolvimento em Fármacos, Medicamentos, Alimentos e Cosméticos, englobando desde a descoberta de alvos moleculares em doenças, obtenção de produtos, monitoramento de processos, estudos de natureza integrada na área de medicamentos cosméticos e alimentos. Nesse amplo espectro de possibilidades de pesquisa junto à Linha proposta, serão objeto de pesquisa os seguintes temas: Planejamento e síntese de fármacos por modificação molecular Avaliação biológica de insumos & produtos Prospecção de princípios ativos naturais e sintéticos Biotecnologia e processos biotecnológicos Produção e caracterização de insumos farmacêuticos Toxicologia, análises toxicológicas e farmacológicas Nano materiais, formas farmacêuticas tradicionais e inovadoras para desenvolvimento de sistema de liberação de insumos ativos Controle de qualidade físico-químico e microbiológico de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentos Desenvolvimento e validação de métodos analíticos Assistência farmacêutica Identificação e caracterização de alvos moleculares de doenças Estudos clínicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).

2.
  Biologia Molecular. Área: Ciências Biológicas - Subárea: Bioquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

3.
  Mecanismos de Sinalização. Área: Ciências Biológicas - Subárea: Bioquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

4.
  Biotecnologia Farmacêutica. Área: Ciências Biológicas - Subárea: Biotecnologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

5.
  Análise de impurezas em medicamentos e insumos. Área: Farmácia - Subárea: Análise e Controle de Medicamentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

6.
  Análises Clínicas. Área: Farmácia - Subárea: Análises Clínicas e Toxicológicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

7.
  Avaliação e análise experimental de alimentos. Área: Farmácia - Subárea: Bromatologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

8.
  Composição, atividade e análise química de produtos naturais bioativos. Área: Farmácia - Subárea: Farmacognosia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

9.
  Desenvolvimento de produtos, processos e formulações de fármacos e cosméticos. Área: Farmácia - Subárea: Farmacotécnica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

10.
  Desenvolvimento, padronização e validação de métodos em medicamentos e insumos. Área: Farmácia - Subárea: Análise e Controle de Medicamentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

11.
  Farmacologia Básica – Mecanismo de ação. Área: Farmácia - Subárea: Farmacologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

12.
  Farmacovigilância. Área: Farmácia - Subárea: Farmacologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

13.
  Farmácia Clínica. Área: Farmácia - Subárea: Farmacologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

14.
  Nanotecnologia Farmacêutica. Área: Farmácia - Subárea: Farmacotécnica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

15.
  Síntese, Desenvolvimento e Planejamento de Produtos Bioativos. Área: Farmácia - Subárea: Química Farmacêutica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).

16.
  Toxicologia Geral. Área: Farmácia - Subárea: Análises Clínicas e Toxicológicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).