ano 2018
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2018Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FE
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
FE - Linhas de Pesquisa
 
Faculdade de Educação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática. Investigação dos fundamentos e do processo de construção dos saberes discentes ou docentes no ensino e na aprendizagem em Ciências e Matemática. Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
2.
  Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Estudo das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática. Aspectos curriculares, do ensino e da aprendizagem em Ciências e Matemática na perspectiva CTSA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
3.
  História, Filosofia e Linguagem na Construção do Conhecimento em Ciências da Natureza e Matemática e no seu ensino. Estudo das relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e o ensino de Ciências e Matemática.Estudo das condições de produção e utilização do conhecimento na área das Ciências da Natureza e da Matemática (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
4.
  Educação e Ciências Sociais. A linha de pesquisa trata das relações entre Estado, educação e sociedade na produção das diferenças e desigualdades sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
5.
  Educação e História Cultural. Desenvolve trabalhos na perspectiva teórica e metodológica da história cultural e problematiza diferentes objetos e temas do campo educacional nas dimensões da instituição escolar e da educação como processo cultural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
6.
  Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias. Contempla o campo da educação em CMT ‐ compreendidas como práticas culturais ‐ sob as perspectivas histórica, filosófica e sociopolítica; às diferentes abordagens da linguagem; ao desenvolvimento profissional, curricular e das práticas pedagógicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
7.
  Estado, Políticas Públicas e Educação. Políticas públicas de educação; administração e sistemas educacionais, com ênfase nas relações entre Estado e Sociedade; planejamento, avaliação, legislação, financiamento, gestão e educação comparada na educação básica e superior; e movimentos sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLITICAS,ADMINISTRACAO E SISTEMAS EDUC.
 
8.
  Filosofia e História da Educação. Estudos sobre a educação do ponto de vista histórico e filosófico. Busca‐se articuladamente o conhecimento e a discussão da educação, tanto na sua contextualização histórica como à luz dos seus pressupostos éticos, políticos e/ou epistemológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
 
9.
  Formação de Professores e Trabalho Docente. Considera a ação de ensinar/educar e suas implicações na formação de professores e suas políticas; na produção de saberes e conhecimentos; nas práticas de memórias e histórias; no trabalho e na profissionalização docente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
10.
  Linguagem e Arte em Educação. Correlações de LA em diferentes contextos educativos, compreendendo‐as em suas dimensões metodológica e temática. Arte e Linguagem como potências produtoras de diferença em Educação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 
11.
  Psicologia e Educação. Estudos sobre processos psicológicos implicados em fenômenos educacionais, sociais e culturais com vistas ao desenvolvimento e à aprendizagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL.
 
12.
  Trabalho e Educação. Relação entre o trabalho e educação, tendo como referencial teórico as ciências humanas e sociais tais como a sociologia, antropologia, ciência política, história, economia, psicologia social e do trabalho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE POLITICAS,ADMINISTRACAO E SISTEMAS EDUC.
 
13.
  Currículo, Avaliação e Docência. Estudos e pesquisas sobre currículo, avaliação e docência em suas relações sócio‐político‐culturais em contextos escolares e não escolares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
 

© 2018 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados