ano 2017
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2017Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEQ
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC
FEQ - Linhas de Pesquisa
 
Faculdade de Engenharia Química
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Escoamento multifásicos. a (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
2.
  Ciência e Engenharia de Bioprocessos e Biorrecursos.Desenvolve pesquisas relacionadas aos processos biotecnológicos, com variada gama de aplicações, como desenvolvimento de biomateriais, purificação de bioprodutos, processos fermentativos e enzimáticos, energia renovável, nanobiotecnologia, entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS E PRODUTOS.
 
3.
  Engenharia Ambiental.Desenvolve pesquisas relacionadas ao impacto ambiental dos processos químicos, com ênfase no tratamento de resíduos e efluentes industriais e hospitalares, no controle de validade de produtos químicos e no controle da poluição atmosférica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
4.
  Ciência e Tecnologia dos Materiais.Desenvolve pesquisas em ciências dos materiais, de caráter interdisciplinar, com ênfase no desenvolvimento de novos materiais, formulações e processos. Tem aplicação nas mais diversas áreas: aeroespacial, médica, ambiental, automobilística, entre outras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
5.
  Controle e Automação de Processos.Desenvolve pesquisas aplicadas ao controle, automação e modelagem de processos químicos, petroquímicos, biotecnológicos e de polimerização, com uso de ferramentas convencionais e não convencionais. Também atua na área de instrumentação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
6.
  Educação em Engenharia Química.Desenvolve pesquisas aplicadas à educação e o ensino da engenharia química, incluindo o desenvolvimento de técnicas de educação a distância, bem como o estudo de novos conteúdos e formas de abordagem dos conceitos fundamentais e aplicados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
7.
  Engenharia das Reações Químicas.Desenvolve pesquisas aplicadas à cinética de processos químicos e à catalise, tanto homogênea quanto heterogênea, incluindo o desenvolvimento e caracterização de novos catalisadores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
8.
  Fenômenos de Transporte, Sistemas Particulados e Meios Porosos.Desenvolve pesquisas relacionadas à transferência de momento, calor e massa, e às operações unitárias relacionadas (secagem, filtração, adsorção, etc.) com aplicações variadas em engenharia de processos (geração de energia, conversão de biomassa, etc.). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
9.
  Processos de Separação.Desenvolve pesquisas aplicadas aos processos de separação, fundamentais na indústria, como, por exemplo, destilação, extração, pervaporação, filtração, flotação, lixiviação, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
10.
  Síntese, Análise e Otimização de Processos.Desenvolve pesquisas relacionadas à modelagem, melhoria e otimização de processos químicos, utilizando técnicas como fluidodinâmica computacional, intensificação de processos, integração energética, entre outras. As aplicações são extremamente variadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
11.
  Termodinâmica.Desenvolve pesquisas na área de termodinâmica aplicada, com ênfase na determinação experimental de propriedades termofísicas e de equilíbrio, bem como o desenvolvimento de modelos termodinâmicos e a análise termodinâmica de processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
12.
  Colunas de Extração Líquido-Líquido. Aplicação de Processos de Separação. Desenvolvimento de Colunas de Extração Líquido-Líquido. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 

© 2017 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados