ano 2016
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2016Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NUDECRI
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
NUDECRI - Linhas de Pesquisa
 
Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Informação, comunicação, tecnologia e sociedade. Volta-se a produção de estudos que visam a compreensão critica, analítica e reflexiva dos processos históricos de produção e consolidação das ciências e tecnologias para comunicação, incluindo novas mídias, internet, produção e informação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
2.
  Literatura, artes e comunicação. Reúne estudos sobre a produção cultural, literária e artistica (cinema, vídeo, fotografia, música, teatro, artes visuais, artes performáticas etc ). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
3.
  Cultura Ciêntífica. Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligado à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuiram para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, mídias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
4.
  Percepção pública de ciência e tecnologia. Estudos de percepção pública de ciências e tecnologias, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a percepção das ciências (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
5.
  Cidade e Tecnologias de Segurança. Objetiva-se compreender os processos que transformam a cidade e o sujeito urbano em objetos fundamentais das políticas públicas de segurança. Para esse fim empreende a análise histórico-discursiva dos sentidos de segurança em documentos atuais... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
6.
  Tecnologia da linguagem e muitimídia. Objetiva -se a refletir acerca das novas textualidades no mundo contemporãneo levando em conta formas de escrita/ leitura em seu funcionamento, bem como a reorganização do trabalho intelectual e da interpretação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
7.
  Estudos do Léxico Urbano. Análise do léxico em textualidades próprias do meio urbano a partir de uma perspectiva discursiva. Estudos de lexicologia e lexicografia. Análise histórico-discursiva de dicionário. Montagem de corpus eletrônicos com textos mediáticos, literários e jurídicos. Auxílio à elaboração de dicionários, enciclopédias e material de apoio ao ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
8.
  Análise histórico-discursiva da linguagem na cidade. Objetiva-se realizar análises de diferentes discursividades no espaço urbano em domínios diversos: política, educação, mídia, urbanismo, tecnologia, ciência, habitação, saúde, meio ambiente, relação cidade/campo, dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
9.
  Estudos da Língua, escrita e cidade. Objetiva compreender a relação constitutiva entre língua, escrita e cidade, em suas formas (urbanas) que tocam e delineiam a constituição do sujeito em sua relação imaginária com sentidos de língua e cidade (civilizadas), produzidos por um processo... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 

© 2016 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados