ano 2016
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2016Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NEPP
    
 CBMEG
CCSNAN
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
NEPP - Linhas de Pesquisa
 
Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Avaliacao integrada de políticas sociais. Engloba as pesquisas de teor mais propriamente politico, que tem como objetivo reconstituir e analisar os processos de formulacao e implementacao daspoliticas do angulo da participacao e forca relativas dos interesses sociais ( grupos e movimentos sociais, associacoes, sindicatos, partidos, segmentos burocraticos ) e suas formas predominantes de acao e influencia sobre o Estado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
2.
  Temas específicos de politicas públicas. Abrange a análise de políticas setoriais, do ponto de vista da organizaçãodo subsistema que as apóia, assim como da perspectiva de sua formulaçao, gestão, implementaçao e avaliação. Aqui estão agrupados os projetos referentes às políticas de Habitação, Previdencia Social, Abastecimento, Alimentação e Nutrição, Transportes Coletivos, Saneamento Básico, Atenção ao Menor e Segurança Pública e Justiça. A política de saúde compõe uma linha específica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
3.
  Politicas publicas a nivel local. Tomando Municipios, Regioes Metropolitanas ou Estados da Federacao como unidade de analise e as questoes da descentralizacao e desconcentracao da intervencao social do Estado como parametros, esta linha reune os projetos queobjetivam avaliar os programas sociais a nivel local, as reformas e alteracoes das estruturas politico-administrativa e de gestao, os fenomenos politicos de participacao popular, gurpos de interesses e formas de medicao nas decisoes afetas ao campo das politicas sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
4.
  Politicas de saude. Engloba estudos e pesquisas relativos as politicas de atencao a saude implementados a qualquer nivel de gorverno. Em geral, os projetos aqui agrupados voltam-se para o estudo do financiamento e do gasto, organizacao institucional, gestao, processos decisorios, capacidade e produtividade das redes, processos de trabalho e recurso humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
5.
  Estudos comparados internacionais em politicas publicas. Engloba os estudos e pesquisas sobre as politicas publicas em diferentes paises. Os estudos internacionais comparados vem sendo realizados tanto atraves de pesquisas, quanto pelo acompanhamento da literatura estrangeira especializada e atraves de convenios de colaboracao com centros internacionais de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
6.
  A politica das politicas publicas. Engloba as pesquisas de teor mais propriamente politico, que tem como objetivo reconstituir e analisar os processos de formulacao e implementacao daspoliticas do angulo da participacao e forca relativas dos interesses sociais ( grupos e movimentos sociais, associacoes, sindicatos, partidos, segmentos burocraticos ) e suas formas predominantes de acao e influencia sobre o Estado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
7.
  Teoria e metodos em analise de politicas publicas. Abrange estudos e pesquisas com perfil teorico ou metodologico, destinadosa examinar e desenvolver os quadros conceituais relativos a genese, desenvolvimento, consolidacao e crise do Welfare State, aos principios de justicasocial estruturadores da acao publica, aos metodos,tecnicas e procedimentos referentes a analise dos processos de decisao, de formulacao, implementacao e avaliacao das politicas e programas sociais de governo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
8.
  Condicoes de vida da populacao, pobreza e sua reproducao. Inclui pesquisas sobre as camadas pobres da populacao, procurando dimensiona-las estudar sua distribuicao espacial e suas caracteristicas demograficas e socioeconomicas, bem como as mudancas em suas condicoes de vida e seus determinantes (grau e forma de insercao no mercado de trabalho, posses e acesso a programas sociais). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
9.
  Politicas trabalhistas e sindicais. Esta linha envolve os estudos de acompanhamento e avaliacao das pautas de negociacao coletiva de trabalho, das greves, do debate sindical e das politicas salarial e trabalhista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
10.
  Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes. Tem por objetivo avaliar a eficácia, eficiência e efetividade de políticas voltadas para crianças e adolescentes, a partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e das regulamentações posteriores.
Esta linha buscará também a anális (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

 

© 2016 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados