ano 2015
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2015Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IFCH
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Modos de conhecimento e suas expressões: Experiências e Trajetória. Visa contemplar a experiência musical em contextos sociais marcados por demandas econômicas e políticas, para elucidar formas encontradas ou não pelos artistas para preservar sua experiência, bem como experiências musicais que transcendam estes contextos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
2.
  Teoria e Pensamento Sociológico. Propõe reflexão e pesquisa de diferentes correntes, tradições e metodologias da sociologia fomentando elaboração e crítica teórica. Esta linha surgiu a partir da fusão das antigas linhas “Pensamento Social Brasileiro” e “Teoria Sociológica”. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
3.
  Estudos sobre participação política e ação coletiva. Realiza pesquisas teóricas e empíricas sobre as diversas relações entre Estado e sociedade nas democracias contemporâneas, com foco em democracia e cidadania, movimentos sociais, trabalho e sindicalismo, bem como eleições e comportamento político. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
4.
  Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória (ProfHistória). Desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da história fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
5.
  Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão (ProfHistória). Desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes: livros, filmes programas televisivos, fotografias, etc. A partir da problematização do uso da linguagem, produzir materiais de uso educat (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
6.
  Estudos sobre Estado, instituições e processos governamentais. Pesquisas teóricas e empíricas sobre as diversas relações entre Estado e sociedade nas democracias contemporâneas. Foco: Estado e regimes políticos, políticas públicas e desenvolvimento, partidos e representação política, direito e instituições judiciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
7.
  Estudos Internacionais. Pesquisas teóricas e empíricas sobre as relações entre Estado e sociedade nas democracias contemporâneas. Foco: temas de política internacional e política externa, economia política internacional, organizações internacionais e segurança internacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
8.
  Estudos Teóricos. Realiza estudos e análises sobre as bases teóricas de modelos analíticos de pesquisa empírica em ciência política contemporânea. Tem como temas teorias do Estado, da cidadania e da democracia, assim como das classes e dos movimentos sociais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
9.
  História do Pensamento Político. Realiza estudos e pesquisas do ponto de vista da história do pensamento político, nos seguintes temas: tradições do pensamento político, pensamento político contemporâneo e o pensamento constitucional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
10.
  Saberes Históricos no Espaço Escolar (ProfHistória). Desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas na escola. O Foco recai sobre as condições de formação do estudante e do prof. e o exercício do ensino de hist. na escola (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
11.
  Política, Cultura e Memória. Estuda manifestações do pensamento político moderno (sécs. XVII - XXI), situações históricas na modernidade euro-americana, práticas políticas e culturais, historiografia brasileira e internacional, relações entre conceitos, representações e o imaginário (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
12.
  Estudos das Relações China-Brasil. A Área foi criada com a proposta de desenvolver uma abordagem interdisciplinar ao estudo das relações entre a China e o Brasil, pois estas relações com a China passaram a ocupar um lugar central no processo de alteração da posição do Brasil no mundo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
13.
  Questões de arte não-europeia. Em análise pelos docentes da linha e pela Coordenação do PPG (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
14.
  Economia Política Internacional (Linha pertence ao PPG de Relações Internacionais). Análise do papel do Estado no contexto das transformações que vêm marcando a economia mundial, bem como as mudanças na Economia Internacional Contemporânea e seus vínculos com os processos de globalização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
15.
  Cultura Visual, História Intelectual e Patrimônios. Em análise pelos docentes da linha e coordenação do PPG (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
16.
  Integração Regional (Linha pertence ao PPG de Relações Internacionais). Análise de aspectos teóricos e conceituais da integração regional: natureza das organizações internacionais, classificação e tipologia, origem, evolução histórica, aspectos operacionais e processos decisórios e processos de integração atuais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
17.
  Política Externa Brasileira (Linha pertence ao PPG de Relações Internacionais). Análise do processo de definição da Política Externa Brasileira, ressaltando os aspectos políticos e históricos de sua formulação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
18.
  Relações Exteriores dos Estados Unidos (Linha pertence ao PPG de Relações Internacionais). Visa o conhecimento da história, sociedade e cultura norte-americana, pois com o papel desempenhado pelos EUA no sistema internacional, são fundamentais estudos sobre seus mecanismos de formulação de política econômica, comercial, de defesa, tecnológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
19.
  Estratégia, Defesa e Política Externa (Linha pertence ao PPG de Relações Internacionais). Estudos sobre a problemática da Segurança e sua relação com a Política Externa dos Países. A História da Guerra relacionada à estratégia bem como a classificação tipológica, tanto da guerra, quanto da estratégia, recebem destaque. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
20.
  Segurança Regional (Linha pertence ao PPG de Relações Internacionais). A análise da Segurança Regional dá maior consistência às perspectivas de integração e cooperação. Criação de uma visão ampla e geral das organizações de defesa existentes no mundo, com a discussão no mapeamento institucional delas relacionadas às regiões (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
21.
  Estudos de População (Departamento de Demografia). Incorpora análises dos fenômenos demográficos resgatando técnicas demográficas e explicações acerca das transformações na dinâmica da população em seu conjunto. A linha existiu no DCS até 1993, e passou a existir no PPG Demografia em 2000. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
22.
  Dinâmica Demográfica e Políticas Sociais. Tem como objetivo estudos que avancem no entendimento da dinâmica da população vis-à-vis às políticas sociais necessárias frente a recentes transformações advindas do processo de transição demográfica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA.
 
23.
  Historiografia, Religiões e Cultura. Reflexões historiográficas e metodológicas na perspectiva da história cultural, analise das representações e práticas culturais nos espaços e temporalidades diferenciadas, estudo das linguagens, das ideias filosóficas e políticas dos sistemas religiosos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
24.
  História Social da Cultura. Reflexão política, historiográfica e metodológica sobre o universo da cultura (sujeitos históricos, confrontos culturais, práticas sociais). Foco: experiência de negros e africanos, história dos índios, intelectuais, tradições festivas e coletivas de rua (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
25.
  Estudo das Tradições Clássicas. Estuda a trajetória dos temas clássicos da Antigüidade aos nossos dias, concentrando-se em: a) Historiografia da Arte; b) Arqueologia clássica; c) Tradições clássicas; d) Temas iconográficos; e) História das Técnicas Artísticas; f) Literatura artística. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
26.
  Cultura e Cidade. Antiga linha "Cultura, Cidade e Patrimônio", que foi reestruturada em 2013. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
27.
  História Social do Trabalho. Estuda diferentes aspectos do mundo do trabalho urbano e rural, processos produtivos, relações do trabalho; organização dos trabalhadores, movimentos sociais – migratórios, espaços do cotidiano, práticas específicas de lazer, moradia e saúde, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
28.
  Gênero, Subjetividades, Cartografias e Cultura Material. Estuda as questões ligadas à sexualidade e à produção das subjetividades, na perspectiva da História Cultural, das representações cartográficas, da expressão artística e da cultura material, articulando-as aos conceitos de classe, gênero, raça e etnia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
29.
  História Social da África. Estuda os processos de formação de sociedades, culturas e identidades sociais na África e no contexto da Diáspora Africana na América, no Oriente Médio e no Índico, a partir de questões comparativas ou centradas em realidades africanas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
30.
  Processos Sociais, Identidades e Representações do Mundo Rural. Desde 1985, reformulada com novo nome em 2001, volta-se para sujeitos, instituições e movimentos sociais relacionados ao mundo rural e a problemática destes processos sociais, bem como para os pensamentos acerca do Brasil e de suas raízes agrárias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
31.
  Trabalho, Política e Sociedade. Surgiu em 2001, da reformulação da linha Trabalho e Sindicalismo. Integra interesses da antropologia, ciência política e sociologia e abrange 4 eixos temáticos: formas de ação coletiva; de manifestação do trabalho; trabalho e ordem social; eixos teóricos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
32.
  Estudos Sobre Cidade. Investigar a vida social nos meios urbanos contemporâneos. Oferece ensino e pesquisa nas temáticas atuais (território, desigualdade, migração, política, violência, religião, etc.) com articulação de metodologias de caráter quantitativo e qualitativo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
33.
  Estudos de Gênero. Surgiu em 2004, da reformulação do nome da linha Família e Relações de Gênero. Considera as manifestações no mundo social e esforça-se em dar clareza às articulações entre gênero e outras categorias de diferenciação, tais como raça, idade, classe e etnia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
34.
  Cultura e Política. As Ciências Sociais estudam as relações entre cultura e política, enquanto processos formadores da experiência social contemporânea, em particular Estudos dos Meios de Comunicação, Ciências Ambientais, Planejamento Urbano, e Análise de Políticas Públicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIENCIA POLITICA.
 
35.
  Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea. * (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
36.
  Etnologia. Abrange basicamente as terras baixas da América do Sul, embora haja espaço para pesquisadores trabalhando em outras áreas do mundo. Os interesses dos etnólogos vinculados à área incluem a análise de discurso, cosmologia e religião, estética, mitologia... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
37.
  Cultura. Estuda a problemática cultural e política, análises sociológicas do ponto de vista teórico e empírico, abrangendo culturas populares, de massa, identidade nacional, mundialização, trajetórias artísticas e intelectuais, sociologia da literatura e da arte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
38.
  Questões de Arte Moderna e Contemporânea. Estuda o domínio da arte e da cultura, do Renascimento aos nossos dias, com foco: Hist. da Arquitetura, Renascimento no séc XV, Renovação no séc. XVII, Iluminismo e tradições no séc. XVIII, Arte na revolução industrial, Séc. XX e Hist. da crítica de Arte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE HISTORIA.
 
39.
  História da Filosofia. Dedica-se as reflexões de temas e problemas que caracterizam as quatro épocas canônicas da história da filosofia, abrangendo os segmentos de história da filosofia antiga, história da filosofia medieval, histórias das filosofias: moderna e contemporânea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
40.
  Lógica. Dedica-se a investigação sistemática das formulações lógicas contemporâneas em sua pluralidade, segundo as suas possíveis combinações produtivas, abrangendo os segmentos das Lógicas Não-Clássicas e das Semânticas Formais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
41.
  Pensamento Ético-Político. Investigação sistemática de temas clássicos de filosofia prática em registro sincrônico e diacrônico, tendo como pontos de fuga as relações entre ética e política e sua referência à categoria de Estado. Segm: Teoria do Estado; Ética e Filosofia Política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
42.
  Cultura e Poder. Esta linha focaliza as reconfigurações da cultura e da política no mundo contemporâneo, no contexto de debates teóricos sobre as articulações existentes entre cultura e poder, no âmbito das problemáticas atuais e das experiências urbanas contemporâneas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
43.
  Trajetórias e Etnografia do Conhecimento. Abriga interesses no estudo de sistemas de conhecimento contemporâneos ou históricos, científicos ou não. Abre-se a intresses em etnografia de instituições, biografia e trajetórias de pessoas e bens culturais, epistemologia da (e na) antropologia e etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
44.
  Territorialidades e Processos Sociais. Está voltada para o estudo de processos sociais e representações que envolvem diferentes agentes e instituições relacionadas à constituição de territórios. Ocupa-se de direitos sobre territórios; da problemática étnica; etc... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
45.
  Diferenças e Identidades. Aglutina investigações empíricas e reflexões teóricas sobre as relações, lugares e sentidos em que se produzem diferenças e identidades; sobre as diferenças consideradas relevantes; sobre a desigualdade e seus efeitos sócio-culturais e sobre os... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
46.
  Religiões no Mundo Contemporâneo. Abrange o estudo das relações entre o homem e o Sagrado nas suas mais diversas formas, desde as tradições indígenas até as religiões mundiais. O seu enfoque é tanto no conteúdo dessas formas - os seus mitos, ritos, e crenças quanto na prática os ... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
47.
  Natureza, Cultura e Tecnologia. Trata com novas abordagens o tema antropológico clássico da relação entre natureza e cultura, tão importante no passado da disciplina. A recusa a tratar essa relação como uma oposição tem sido parte essencial de recentes estudos que tratam de temas tão.. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
48.
  Etnografia do Capitalismo. Esta linha consagra a produzir conhecimentos etnográficos em todo o tipo de organizações, especialmente no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
49.
  Envelhecimento e Relações entre Gerações. A tradição antropológica no tratamento das categorias, grupos e classes de idade é combinada com o estudo das mudanças no modo pelo qual a vida é periodizada e a experiência etária é vivida por grupos sociais distintos nos segmentos mais jovens e mais... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
50.
  Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem. Dedica-se a temas clássicos de teoria do conhecimento e à reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência e a linguagem, a Psicologia e a Psicanálise e a Natureza. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA.
 
51.
  Trabalho. Dedica-se ao mundo do trabalho na cidade e no campo e os processos a ele relacionados, partindo da articulação da pesquisa empírica com a reflexão teórica, contemplando em suas análises uma ampla variedade de temas, clássicos e contemporâneos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
52.
  Sexualidade, Gênero e Corpo. Contempla estudos que articulam a problemática de gênero às expressões, experiências e práticas sociais, culturais e políticas em torno do corpo e da sexualidade. Tem o objetivo geral de fornecer instrumentos para o refinamento teórico e metodológico... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.
 
53.
  Estudos Políticos. De vocação eminentemente interdisciplinar, a área antes denominada de Estado, Políticas Públicas e Processos Políticos. Contemporâneos, amplia-se seu escopo de modo a oferecer aos alunos a possibilidade de desenvolver pesquisas no campo da Política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
54.
  Outras Sociologias Específicas. Propõe pesquisa e elaboração teórica sobre os problemas substantivos colocados pelas práticas sociais nas sociedades moderna e contemporânea, enfocando cidadania, reconhecimento, gênero, questões urbana e agrária, migrações, movimentos e classes sociais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
55.
  Ambiente e Tecnologia. Dedica-se as relações entre tecnologia e ambiente nas sociedades complexas. O progresso técnico tem gerado novos arranjos sociais, culturais e mudanças ambientais, direcionado o debate das ciências sociais contemporâneas para os riscos ambientais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.
 
56.
  Caracterização e conservação da biodiversidade. Esta linha... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
57.
  Uso de recursos naturais (escassez e abundância): conhecimentos e conflitos. Esta linha... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
58.
  Dinâmicas Sociais, Demográficas, Políticas, Territoriais e Econômicas da Sustentabilidade e Arqueologia Pública. Esta linha... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
59.
  Energia e Sustentabilidade. Esta linha... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
60.
  Aspectos Legais e Sustentabilidade. Esta linha... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 

<< retorna

© 2016 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados