ano 2015
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2015Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEC
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Planejamento Energético e Sistemas Elétricos. Estudos e pesquisas aplicadas em geração hidroelétrica ou térmica, transmissão, distribuição e comercialização de energia, conservação e uso de energia elétrica na engenharia civil, sustentabilidade, energias alternativas, planejamento energético, sistem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
2.
  Teoria e Metodologia do Projeto e da Cidade. Esta linha de pesquisa volta-se para as condicionantes e complexidades envolvidas no processo de formulação da proposta arquitetônica e urbanística em suas diversas escalas, promovendo a integração da reflexão teórica e conceitual da produção do ambient (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO, DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
3.
  Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia. Desenvolvimento e implementação de algoritmos numéricos para problemas de engenharia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
4.
  Sistemas Estruturais. Soluções para problemas de estruturas para finalidades específicas, analisando concepções estruturais viáveis e, eventualmente, incluindo metodologia para sua otimização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
5.
  Edificações. Esta linha de pesquisa tem como objetivo estabelecer uma sistemática de avaliação de tecnologias e sistemas construtivos; priorizar a sustentabilidade e Eco-eficiência na construção; estudar o projeto, execução, uso e operação de sistemas prediais hidráu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
6.
  Materiais e Componentes de Construção. A linha de pesquisa tem por objetivo o estudo das ciências dos materiais de interesse em Engenharia Civil, particularmente no ramo da construção, com ênfase no desenvolvimento de novos materiais e processos, com aplicação em diferentes áreas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
7.
  Gestão em Saneamento e Ambiente. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, aspectos legais e institucionais em saneamento ambiental, controle de poluição, gestão e gerenciamento de águas urbanas, eficiência energética em saneamento, qualidade da água em redes de distribuição, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
8.
  Tecnologias em Saneamento e Ambiente. Tratamento de água de abastecimento, tratamento de águas residuárias, processos oxidativos avançados, reuso de água, saneamento de comunidades rurais e isoladas, tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, geotecnia ambiental, química sanitária e am (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
9.
  Infraestrutura, Planejamento, Logística e Geotecnologia. A linha de pesquisa abrange o estudo de critérios de concepção e métodos de projeto para implantação de empreendimentos viários como rodovias, vias urbanas, vias férreas e aeródromos, estudos e pesquisas na área de planejamento e operação de sistemas log (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
10.
  Conforto Ambiental do Edifício e da Cidade. Linha de Pesquisa que objetiva organizar critérios e modelos de avaliação e desenvolvimento projetual direcionadas ao estabelecimento de condições de conforto térmico, acústico e de iluminação em edificações e conjuntos urbanos. Objetiva também a formula (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
11.
  Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído. Linha de pesquisa que aborda questões relacionadas aos materiais e durabilidade das construções, aos sistemas prediais, técnicos, operacionais e de gestão das construções e da tecnologia de produtos e processos para otimização da qualidade do ambiente co (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
12.
  Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos e Ordenamento Territorial. Compreende o estudo dos recursos hídricos no aspecto quantitativo, sua ocorrência, propagação, distribuição e utilização.Também estuda a aplicação de fluorêscencia de Raios X à Pesquisa Ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
13.
  Interação Solo-Estrutura. Nesta linha estão incluídas as pesquisas sobre estruturas que interagem com o solo, tais como fundações e estruturas de contenção, bem como sobre estruturas construídas com materiais geotécnicos, como aterros e filtros. Inclui o desenvolvimento de instru (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES, DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
14.
  Análise do Comportamento de Estruturas. Estuda as respostas de estruturas, considerando as propriedades mecânicas já caracterizadas. Inclui análise de estruturas sob carregamento estático ou dinâmico, e efeitos de não-linearidade física e/ou geométrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
15.
  Análise do Comportamento de Materiais para Estruturas. Caracterização de propriedades dos mateirais que visem o entendimento de seu comportamento do ponto de vista estrutural. Inclui determinaçào de constantes elásticas, limites de ruptura, tenacidade, propriedades visco-elasticas, superficies de escoamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
16.
  Engenharia Hidraulica. Trata da investigação dos fenômenos estáticos e hidrodinâmicos, envolvendo escoamento em condutos forçados e livres, por meio das técnicas de modelagem física ou numérica e computacional. Inclui a investigação sobre redes hidráulicas, transientes hidráu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
17.
  Planejamento Regional, Patrimônio e Paisagem. Planejamento Regional, ordenação territorial baseado no recurso hídrico e desenho de paisagens culturais e naturais a partir do conhecimento dos processos, estruturas e funções da natureza e do homem ao longo do tempo. Consideram-se as ações, ferramentas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 

<< retorna

© 2016 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados