ano 2015
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2015Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FCA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Ciências Aplicadas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético. Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
2.
  Modelagem Matemática. Linha de Pesquisa vinculada à Área de Concentração Pesquisa Operacional e Gestão de Processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
3.
  Produção e Logística. Linha de Pesquisa vinculada à Área de Concentração Pesquisa Operacional e Gestão de Processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
4.
  Biomecânica Aplicada às Modalidades Individuais e Coletivas e à Reabilitação. Engloba projetos de pesquisa para investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, na reabilitação, na ergonomia, entre outros. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
5.
  Metodologia do Treinamento Desportivo e Respostas Fisiológicas do Exercício Físico. Projetos de pesquisa relativos ao desenvolvimento metodológico e pedagógico de modelos de treinamento desportivo e de avaliação do desempenho em modalidades individuais e coletivas, da iniciação esportiva até o alto rendimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
6.
  Metabolismo e Sinalização Celular. Mecanismos moleculares envolvidos em desordens metabólicas; controle da ingestão alimentar e do gasto energético; epigenética; nutrigenômica; programação metabólica; inflamação, dor e reparo tecidual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
7.
  Nutrição, Ação Hormonal e Controle Molecular do Metabolismo. Conceitos de vias metabólicas de carboidratos lipídeos e proteínas e de integração metabólica. Mecanismos moleculares de controles dessas vias no plano transcricional e translacional. Fatores nucleares e sua influencia no controle do metabolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
8.
  Alimentos Funcionais, Nutrigenômica, Ergogênicos e Suplementação. Constituintes da dieta com ação funcional e que podem afetar a expressão gênica e ou a estrutura do gene, repercutindo na saúde humana. Agentes ergogênicos e desempenho físico e esportivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
9.
  Métodos quantitativos aplicados a indústria e a agroindústria. A partir de ferramentas matemáticas na área de PO, pretende-se desenvolver métodos quantitativos inovadores para resolução de problemas do tipo: dimensionamento de lotes e programação da produção; localização, transporte, distribuição e estoque em cadeia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).
 
10.
  Estratégias e metodologias que integram simulação e otimização. A partir de ferramentas matemáticas pretende-se desenvolver estratégias e metodologias que combinem conceitos de simulação e otimização para avaliar o desempenho de sistemas complexos tais como: manufatura, cadeia de suprimentos e terminais de contêiner. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).
 
11.
  Economia regional e urbana. Elaboração de indicadores socioeconômicos com fontes de dados nacionais e internacionais e a avaliação de impactos de mudanças econômicas na estrutura produtiva e no emprego em dimensão nacional, regional e local. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
12.
  Engenharia Elétrica. Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação e Telecomunicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
13.
  Humanidades e Esporte. Investiga o esporte no campo das áreas humanas, delineando estudos e propostas teóricas específicas destas interfaces, como a história do esporte, a psicologia do esporte, aspectos filosóficos e sociológicos sobre e no esporte, a política pública, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
14.
  Investigação Molecular. Envolve aos laboratórios que procuram compreender as alterações moleculares sofridas pelas células avaliando as modificações no DNA, proteínas e estruturas celulares importantes para a homeostase celular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
15.
  Investigação para desenvolvimento de lipídios estruturados, modificados e funcionais; alimentos com substitutos de lipídios. Envolve os laboratórios que visam desenvolver e caracterizar lipídios modificados por vias químicas e enzimáticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
16.
  Investigação para avaliação de Propriedades Funcionais em Alimentos. Envolve os laboratórios que visam avaliar as propriedades funcionais de alimentos em diferentes modelos experimentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
17.
  Planejamento e gestão da qualidade. Planejamento e gestão da qualidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
18.
  Desenvolvimento e pensamento social em América Latina. Desenvolvimento e pensamento social em América Latina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
19.
  Aspectos biodinâmicos do treinamento esportivo. Investiga temas relacionados às diversas vertentes do esporte, tais como o treinamento desportivo, a biologia molecular, a biomecânica, a fisiologia, a patologia, pedagogia, a bioquímica e psicologia do esporte, em modalidades individuais e coletivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
20.
  Méodos quantitativos de apoio a decisão multicritério. Com a atual abundância de dados (big data), a comunidade científica vem se interessando por métodos de apoio à decisão que, além de considerar modelos clássicos de preferência, buscam também extrair ao máximo de informações sobre a massa de dados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).
 
21.
  Sustentabilidade e Proteção Social. Volta-se para as mudanças ambientais, dinâmicas territoriais, sustentabilidade, vulnerabilidade e segurança, abordados no contexto das discussões sobre desenvolvimento, de um lado, e da proteção social e da promoção de saúde, de outro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
22.
  Mudanças Tecnológicas e Condição Humana. Volta-se para princípios éticos e intersubjetivos que se referem à fragmentação dos saberes ocorrida na modernidade e suas reverberações na subjetividade, na difusão e construção de valores humanísticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
23.
  Manufatura, caracterização e simulação. Pretende-se aprimorar conhecimentos em caracterização de materiais utilizando-se de técnicas de microscopia ótica e eletrônica de varredura e correlacionar as propriedades desses materiais no eixo: estrutura/processo de manufatura/propriedades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).
 
24.
  Propriedades de metais, ligas e compósitos. Pretende-se aprimorar conhecimentos em caracterização de materiais utilizando-se de técnicas de microscopia ótica e eletrônica de varredura e correlacionar as propriedades desses materiais no eixo: estrutura/processo de manufatura/propriedades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015).
 
25.
  Sociedade, ambiente e tecnologia. No contexto das ciências sociais e das ciências aplicadas, esta linha ocupa-se das conseqüências das interações sociedade-ambiente-tecnologia manifestas em problemas, potencialidades e alternativas de desenvolvimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
26.
  Engenharia Mecânica. Pesquisas nas áreas de Projetos de Máquinas, Elementos de Máquinas, Máquinas, Motores e Equipamentos e Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Proj. Mecânico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
27.
  Empreendedorismo. (1) criação e gestão de startups e pequenos negócios (2) Desenvolvimento de Pequenas e Médias empresas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
28.
  Aduana e comércio internacional. (1) gestão de risco
(2) acordos internacionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).

 
29.
  Aspectos Pedagógicos do Esporte. Esta linha investiga os processos metodológicos de ensino, aprendizagem e treinamento em esportes, em sua ampla diversidade de perspectivas e abrangências, com ênfase nos estudos aplicados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
30.
  Avaliação econômica de cadeias produtivas. Avaliação econômica de cadeias produtivas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
31.
  Finanças corporativas e públicas. Finanças corporativas e públicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
32.
  Economia criativa. Economia criativa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
33.
  Avaliação Financeira de Empresas. Estrutura de capital; finanças corporativas; mercado financeiro; processo decisório em finanças; valor do capital intelectual (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
34.
  Aspectos legais da inovação, empreendedorismo e comércio internacional. Aspectos legais da inovação, empreendedorismo e comércio internacional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
35.
  Gestão estratégica de custos. Administração; Gestão Estratégica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
36.
  Métodos numéricos. Algoritmos; Sistemas lineares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
37.
  Fisiologia e Biologia Molecular Aplicadas ao Exercício. Desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de fisiologia e biologia molecular do exercício, envolvendo aspectos relacionados ao metabolismo celular e as adaptações orgânicas em resposta ao exercício físico em modelos animais e em humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
38.
  Desenvolvimento, cidadania e proteção social. Desenvolver estudos e apoiar a realização de atividades destinadas à ampliação do desenvolvimento humano sustentável, à conquista da cidadania e ao fortalecimento do sistema de proteção social. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
39.
  Elaboração e avaliação de políticas e programas setoriais. Produzir conhecimento e apoiar gestores públicos no desenvolvimento de atividades de elaboração e avaliação de políticas públicas e programas setoriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
40.
  Estudos Estratégicos da Base Industrial de Defesa (BID). Estudar, avaliar e propor políticas públicas relacionadas com a área de Defesa no âmbito nacional e internacional; Planejamento, orçamento e gestão dos recursos destinados à Defesa Nacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
41.
  Planejamento e gestão do setor público. Desenvolver conhecimento e apoiar as atividades de planejamento estratégico e de gestão das organizações governamentais e da sociedade civil organizada, contribuindo para criar capacidade administrativa no setor público. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
42.
  Sustentabilidade de cadeias produtivas. Sustentabilidade de cadeias produtivas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
43.
  Inovação. Estudar inovação tecnológica, organizacional e de marketing, no campo da organização industrial, de serviços e no terceiro setor; economia da inovação; financiamentos relacionados à inovação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
44.
  Derivativos agropecuários. Derivativos agropecuários (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
45.
  Logística agroindustriail. Infraestrutura e logística agroindustrial;&#8203; Produtos diferenciados da agricultura e a demanda de serviços logísticos;&#8203; Aspectos regulacionais da biotecnologia e os impactos na logística brasileira. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
46.
  Clusters e Identificação geográfica. arranjos produtivos locais; cocriação de valor; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
47.
  Marketing do agornegócio. A cocriação de valor e as estratégias de grife adotadas por empresas do agronegócio; Turismo Rural; Arranjos Produtivos Locais e a formação de identificação geográfica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
48.
  Sustentabilidade agrícola. O desenvolvimento de produtos e novos mercados; Agricultura de baixo carbono; Desenvolvimento sustentável da agricultura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
49.
  Economia do agronegócio. Economia dos Custos de Transação aplicada ao agronegócio;&#8203; Bioeconomia; Estratégias para Agricultura Familiar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
50.
  Gestão de organizações sem fins lucrativos. Gestão de organizações sem fins lucrativos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
51.
  Comercialização agrícola. Comercialização agrícola (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
52.
  Condição humana, Epistemologia e Educação. Focada na condição humana e nos problemas concernentes à produção e difusão do conhecimento, esta linha dedica-se aos estudos epistemológicos e dos valores, buscando um sentido de homem e humanidade no contexto filosófico das ciências humanas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
53.
  Engenharia de Produção. Pesquisas nas áreas de Ergonomia, Elementos de Máquinas Planejamento de Instalações Industriais e Planejamento, Projeto e Controle de Sist. de Produção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
54.
  Nietzsche: metafísica, estética, ética e política.estética; ética; metafísica; Nietzsche; política (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
55.
  Economia de Defesa. Economia de Defesa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
56.
  Contabilidade corporativa e pública. Contabilidade corporativa e pública (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
57.
  Economia Industrial para os Complexos Aeroespacial e de Defesa. Economia Industrial para os Complexos Aeroespacial e de Defesa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
58.
  Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Pesquisas nas áreas de Estrutura dos Metais e Ligas e Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 

<< retorna

© 2016 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados