ano 2014
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Núcleo de Estudos de Gênero
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Curso da Vida. O interesse específico desta linha é apreender como o gênero marca diferentes etapas da vida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
2.
  Difusao de conhecimentos associados à problematica de genero. Esta linha, central em termos dos objetivos do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (produzir e difundir conhecimentos vinculados à problemática de gênero),envolve as pesquisas necessárias para a realização de eventos, seminários e publicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
3.
  Perspectivas disciplinares e teoria feminista. Os estudos sobre,ou das mulheres, e os estudos de gênero são contribuições relativamente recentes particularmente no Brasil. O objetivo desta linha é discutir essas teorias enfrentando impasses conceituais e metodológicos, particularmente aqueles suscitados pelas tensões entre as perspectivas disciplinares e os estudos de gênero/estudos feministas que operam entre as disciplinas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
4.
  História da Ciência. Esta linha de pesquisa explora as relações entre gênero e ciência através de diversos recortes: trajetórias de mulheres ligadas a diversos campos científicos, a percepção feminina da ciência, a maneira como características consideradas femininas e masculinas atravessam a produção científica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
 
5.
  Distribuição da justiça. A linha focaliza questões associadas à distribuição e à consolidação dos direitos de cidadania numa perspectiva de gênero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
6.
  Migrações, mobilidades territoriais e transnacionalidade. Considera como gênero, articulado com outras categorias de diferenciação, permeia os deslocamentos através das fronteiras em diferentes espaços: lugares turísticos, contextos migratórios e espaços virtuais. Aborda essas circulações analisando as condiçõe (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
7.
  Produção cultural, cultura visual e mídia. Estudo dos modos de produção, circulação e consumo de imagens em seus vários tipos de suportes tecnológicos e suas respectivas linguagens - TV, jornal, revista, sítios de internet, redes sociais, cinema e vídeo. Indaga a relação entre cultura visual e co (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
8.
  Relações de trabalho. A linha aborda gênero, articulado a outras categorias de diferenciação, em sua interface com as relações de trabalho e suas transformações no período recente: a divisão sexual do trabalho; as mudanças nas relações de gênero e as novas articulações entre (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
9.
  Saberes científicos. História da produção, circulação e apropriações dos saberes científicos sobre corpo, gênero e sexualidade. Estudo das práticas medicalizadoras do corpo. Leituras críticas de modos de lidar, classificar, hierarquizar o que histórica e culturalmente é cons (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
10.
  Teorias feministas, de gênero e perspectivas disciplinares. Aborda os debates feministas; explora o alcance das problematizações das abordagens feministas e da categoria gênero no conhecimento; considera as possibilidades abertas pelas perspectivas interseccionais e transdisciplinares nos debates sobre a problemá (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
11.
  Violência, tráfico de pessoas, prisões, distribuição de justiça e práticas jurídicas. Focaliza gênero, em articulação com outras categorias de diferenciação, na interface com questões associadas à violência, ao crime e à distribuição de justiça a partir de recortes empíricos como: tráfico de pessoas, exploração sexual, violência sexual, h (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
12.
  Arenas de agenciamento, ações políticas e políticas públicas. A linha considera como gênero, articulado a outras categorias de diferenciação permeia diversas dimensões políticas da vida social abordando: processos de constituição da agenda política, de produção de comunidades políticas e identidades coletivas, de r (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
13.
  Curso da vida e geração. Aborda articulações entre gênero e a periodização da vida, as relações entre gerações e as idades como forma de classificação e hierarquização das populações. Explora a maneira como políticas públicas e saberes competentes operam na definição de categori (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
14.
  Intimidades: parentesco, relações amorosas, cuidado. A linha considera tipos diferentes de intimidade, levando em conta como eles operam em relações que envolvem proximidade física e/ou afetiva, no âmbito dos trabalhos de cuidado, de atenções que melhoram a vida de uma das partes, nas relações de parentesc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
15.
  Educação. Esta linha visa produzir conhecimentos no campo educacional trabalhando sob uma perspectiva de gênero a dinâmica das relações raciais no âmbito do ensino público. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
16.
  Sexualidade. Aborda gênero, articulado a outras diferenças, em interface com expressões e práticas sociais, culturais e políticas em torno da sexualidade. Explora a produção de classificações, hierarquias, identidades, sociabilidades, corporalidades, normatividades, (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 
17.
  Demografia, Gênero e Família. Esta linha visa apreender numa perspectiva histórica as transformações (mudanças e permanências) nas famílias no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
18.
  Mídia. Grupo de Estudos de Mídia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
 

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