ano 2014
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2014Logotipo da UnicampClique para a página inicial

você está aqui: FEM

<< retorna

Faculdade de Engenharia Mecânica

Linhas de Pesquisa

1.
  Geoengenharia de Reservatórios. Integração de dados (geologia, física e engenharia) para caracterizar rochas e fluido; Desenvolvimento de campo: geofísica, geoestatística, sísmica, geoquímica, perfilagem e simulação numérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

2.
  Geofísica de Reservatórios. Nossos interesses de pesquisa são os métodos matemáticos da geofísica, especialmente aos que se referem ao modelamento da programação de ondas acústicas e elásticas ao imageamento de dados sísmicos sintéticos e reais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

3.
  Sistemas Marítimos de Petróleo e Risers. Estudo de problemas na operação com sondas marítimas flutuantes de perfuração e na engenharia de poços marítimos. Investigação e metodologia para desenvolvimento de sistemas marítimos e submarinos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

4.
  Engenharia de Reservatórios. Estudo de caracterização e comportamento de reservatórios, caracterização e comportamento de fluidos, métodos especiais de recuperação, simulação de reservatórios, incluem trabalhos de modelagem geofísica, métodos numéricos para simulação e outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

5.
  Produção de Óleo e Gás. Pesquisas no setor upstream da explotação de petróleo, relacionadas à exploração, elevação, escoamento, movimentação e processamento primário de óleo e gás, bem como processos de operações auxiliares de produção. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

6.
  Engenharia de Poço. Perfuração de poços direcionais e horizontais; Estabilidade de poços e propriedades de rochas; Fraturamento hidráulico; Reologia de poços; Mecânica de colunas e perfuração; Controle de poços e kicks; Projeto de poços marítimos e intervenção de poços. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

7.
  Análise da Demanda e do Suprimento de Energia. A análise dos determinantes socio-econômicos e tecnológicos da demanda de energia, a análise e o desenvolvimento de tecnologias de uso e conversão deenergia, o planejamento da operação e expansão de sistemas de potência e odesenvolvimento e a aplicação de métodos de projeção da demanda e do suprimento de energéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

8.
  Política Energética. A análise das relações entre o setor energético e as demais instituições da sociedade, o planejamento energético regional e o nacional, a análise dasconsequências sobre o setor energético de políticas macroeconômicas, a organização institucional do setor energético e a análise da evolução de preços e tarifas do setor energético. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

9.
  Energia, Sociedade e Meio-ambiente.A avaliação de processos produtivos no setor energético e no setor industrial, o estudo de políticas energéticas sobre conservação, reciclagem, uso de materiais menos intensivos em energia, etc., e o estudo de relações entredecisões políticas, financeiras e ambientais na área energética. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

10.
  Aerodinâmica e Aeroacústica. Investigação de escoamentos compressíveis incluindo desde problemas com interações de ondas de choque e superfícies de contato até geração e propagação de ondas acústicas. Estudo de problemas de aerodinâmica não-estacionária envolvendo transição e turbul (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

11.
  Mobilidade Autônoma. Estudos multidisciplinar, incluindo os temas Percepção Multi-sensorial, Localização Híbrida, Navegação, Navegação autônoma, Controle, Fusão Sensorial, Novos Sensores, Novos meios de Propulsão, Recuperação de Energia e outros, aplicados, em conjunto ou em (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL.

12.
  Gestão de Cadeia de Suprimentos. Estudos de temas relacionados a suprimentos, logística, redes de empresas, operador logístico, tecnologia RFID aolicada à gestão e a controle de ativos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

13.
  Métodos Computacionais em Mecânica do Contínuo. Desenvolvimento de estratégias baseadas nos métodos de elementos finitos, de elementos de contorno e de diferenças finitas para tratamento de problemas lineares e não-lineares do contínuo, sólido ou fluido; Mecânica da fratura; Análise de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

14.
  Usinagem dos Metais. Usinabilidade de ligas de níquel e titânio. Vibração da ferramenta em processos de fresamento de matriz, torneamento interno de aço endurecido e fresamento de titânio. Texturização a laser do substrato da ferramenta de metal duro para aumento da adesão c (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

15.
  Solidificação de Metais, Ligas e Compósitos. Modelagem e Simulação de Processos de Lingotamento Estático e Dinâmico, Otimização de Processos de Fundição com Modelagem Numérica. Controle de Estruturas de Solidificação. Reofundição de Ferrosos e Não-Ferrosos. Solidificação de Ligas Eutéticas, Metais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

16.
  Automacao e integracao da manufatura. Integração da Manufatura (CIM) CAD e Sistemas de Informação. Desenvolvimento em Engenharia CAE, CAM, CAPP. Máquina-Ferramenta a Controle numérico (CNCs). Planejamento e Controle de Produção. Sistemas de Manufatura. Controles Lógicos Programáveis. Redes C (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

17.
  Conformação Plástica dos Metais. Processos de Conformação Mecânica Fina. Modelagem e Simulação de Processos. Tribologia Aplicada. Conformabilidade de Metais e Ligas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

18.
  Metalurgia Física. Comportamento Mecânico de Materiais. Tratamentos Termomecânicos. Transformações de Fases. Desgaste de Materiais Metálicos e Cerâmicos. Fadiga dos Metais. Tecnologia dos Aços. Modelagem matemática de transformações de fase. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

19.
  Caracterizacao de Materiais. Métodos de Caracterização Química e Estrutural. Técnicas de Microscopia Ótica. Microscopia Eletrônica e de Varredura. Purificação e Caracterização de Silício. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

20.
  Materiais Cerâmicos. Processos de Fabricação. Propriedades Mecânicas. Tecnologia do Quartzo e nanovidros. Fibras e sensores ópticos. Desenvolvimento de Próteses com Materiais Cerâmicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

21.
  Sistemas de Engenharia de Produção. Estudos de Temas da Área de Engenharia de Produção (qualidade, automação, modelagem e simulação de processos, custos, estratégias e sistemas de manufatura) de forma integrada com os temas de Engenharia de Materiais e de Fabricação e com conceitos de Enge (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

22.
  Pesquisa Fundamental e Métodos Computacionais em Fenômenos de Transporte. Pesquisa, desenvolvimento e aplicação de métodos computacionais tais como diferenças e elementos finitos no estudo de escoamentos, mudança de fase, convecção, radiação e problemas de troca de calor e massa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

23.
  Pesquisa Aplicada em Transferência de Calor e Massa. Pesquisa e desenvolvimento de processos e equipamentos de secagem, análise térmica de equipamentos eletrônicos, modelagem de fornos e caldeiras, projetos de trocadores de calor, novos conceitos e projetos de eletrodomésticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

24.
  Analise energetica de processos termicos. Pesquisa e desenvolvimento em sistemas termicos integrados, co-geracao, avaliacao energetica de processos e sistemas, gerenciamento de energia em plantas industriais, estudos em motores de combustao interna. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

25.
  Fluidodinâmica e Transferência de Calor em Escoamento Multifásico. Desenvolvimento e estudos em sistemas de escoamento multifásico do tipo gás-sólido e gás-líquido, estudos de transferência de calor, medidas e instrumentação para caracterização e avaliação de escoamentos multifásicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

26.
  Combustão e controle de poluição.Pesquisa e desenvolvimento envolvendo equipamentos e processos para geração de energia a partir de combustíveis sólidos (carvão mineral, biomassas, resíduos e outros combustíveis alternativos). Estudo e desenvolvimento de processos e equipamentos para g (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

27.
  Armazenamento termico e tubos de calor.Desenvolvimento de modelos e técnicas de armazenamento de calor ou frio na forma sensível e latente com aplicações não convencionais em isolamento térmico e conforto. Desenvolvimento de modelos numéricos e conceitos novos em tubos de calor além de aplica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1976). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

28.
  Desenvolvimento de Processos e Equipamentos Térmicos. Pesquisa e otimização termohidráulica nvolvendo trocadores de calor casco-tubos, resfriadores a ar e processos de aquecimento de metais para tratamento térmico. Pesquisa sobre transferência de calor em caldeiras, fornos de processo e recuperadores de cal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

29.
  Análise de Vibrações em Máquinas e Componentes Mecânicos, Diagnóstico e Manutenção Inteligentes. Técnicas de análise de sinais, Detecção e diagnose de falhas em sistemas mecânicos; Reconhecimento de padrões e sistemas especialistas; Análise de sistemas não-lineares; Modelagem e comportamento dinâmico de máquinas rotativas; Identificação de parâmetro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

30.
  Biomateriais. Desenvolver biomateriais metálicos, cerâmicos, compósitos e compostos para confecção de dispositivos, próteses, implantes humanos. Caracterizar, física e mecanicamente esses materiais. Elaborar ensaios de biocompatibilidade “in vitro” e “in vivo” desses (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

31.
  Materiais Poliméricos. Relação estrutura-processamento-propriedade de blendas e nanocompósitos de matriz polimérico. Caracterização de materiais poliméricos. Reologia e processamento de polímeros: viscoelasticidade de sistemas poliméricos e efeitos de morfologia de blendas e c (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

32.
  Engenharia de Superfícies. Estudo de Processos Corrosivos. Processos de Deposição de Camadas Metálicas e Ligas Metálicas. Anodização, Camadas não Metálicas, Tratamentos de Superfície por Laser. Caracterização de Revestimentos. Materiais para catálise e eletrocatálise. Processos e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS.

33.
  Controle Térmico de Ambientes. Testes com refrigerantes alternativos para ciclos de refrigeração, torres de resfriamento, estudos de desempenho de sistemas de ar condicionado e aplicações em construções com baixo consumo de energia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENERGIA.

34.
  Engenharia Automotiva e Ferroviária. Projeto de componentes e sistemas veiculares (transmissões, embreagens, suspensões, mancais); Dinâmica veicular; Vibrações e acústica veicular; Tribologia e lubrificação; Confiabilidade; Modelagem, controle e otimização de sistemas veiculares; Interação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

35.
  Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Mecânicos. Dinâmica de estruturas; Detecção de falhas em sistemas mecânicos; Controle ativo de estruturas flexíveis; Projeto e implementação de controladores em sistemas mecânicos; Integridade estrutural; Estruturas e materiais inteligentes; Controle ativo de estru (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

36.
  Modelagem, Identificação e Controle em Vibroacústica. Mecanismos de geração e propagação de ruído pela interação de estruturas e fluidos; Modelagem analítica e numérica do comportamento vibroacústico de materiais e estruturas; Modelagem em médias e altas frequências e modelagem e propagação de incertezas no (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

37.
  Automação, Instrumentação e Controle Industrial. Sistemas mecânicos ativos; Implementação de acionamento e controle; Mecanismos e manipuladores industriais; Automação industrial; Atuadores e sensores; Modelagem de sistemas automatizados; Dispositivos de mecânica fina; Síntese, análise e controle de mec (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

38.
  Projeto de Sistemas Integrados Mecânicos e Mecatrônicos. Construção de máquinas; Desenvolvimento de instrumentos e sensores de medição de vibrações; Construção de dispositivos especiais; Dispositivos de mecânica fina; Confiabilidade de sistemas; Metodologias de projeto; Ferramentas para projeto do produto; Erg (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

39.
  Processamento de Sinais, Imagens e Análise de Sistemas Dinâmicos. Identificação de sistemas dinâmicos; Processamento de sinais de movimentos de máquinas e estruturas; Instrumentação de sistemas dinâmicos; Processamento de imagens estereoscópicas; Aplicações em realidade virtual; Técnicas de tratamento de imagens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

40.
  Robótica Industrial, Manipuladores e Sistemas Autônomos. Robótica industrial; Células robotizadas; Programação offline de robôs; Simulação de ambientes de navegação de sistemas autônomos; Estratégias de navegação autônoma; Sistemas de navegação remota para simulação e controle; Sistemas robóticos móveis; Biome (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MECANICA COMPUTACIONAL, DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS.

<< retorna