Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2013Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Artes
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Música, cultura e sociedade. Música, Cultura e Sociedade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
2.
  Estudos instrumentais e performance. Estudos Instrumentais e Performance (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
3.
  Música, linguagem e sonologia. Música, Linguagem e Sonologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
4.
  Fundamentos Teóricos. Estudo da Linguagem Musical a partir da investigação de aspectos musicológicos, pedagógicos, estéticos e tecnológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
5.
  Práticas Interpretativas (em Música). Estudo de aspectos técnicos, estilísticos, históricos e de repertório na interpretação instrumental (canto, cravo, violino, viola, violão e guitarra), regência e música em conjunto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
6.
  Musicologia histórica e etnomusicologia. Musicologia histórica e etnomusicologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
7.
  Linguagem: percepção, estruturação e análise musical. Linguagem: percepção, estruturação e análise musical (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
8.
  Interfaces tecnológicas para processos musicais e acústicos. Interfaces tecnológicas para processos musicais e acústicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
9.
  Processos interpretativos nos diferentes estilos e períodos musicais. Processos interpretativos nos diferentes estilos e períodos musicais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
10.
  Técnica e pedagogia dos instrumentos musicais. Técnica e pedagogia dos instrumentos musicais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
11.
  Suportes instrumentais e materiais para composição e improvisação. Suportes instrumentais e materiais para composição e improvisação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
12.
  Análise aplicada de técnicas e processos composicionais. Análise aplicada de técnicas e processos composicionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MUSICA.
 
13.
  História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia. Concentra projetos de pesquisa que buscam a reflexão teórica sobre a história do cinema e da fotografia, explorando a produção nacional e internacional, e dando destaque a seus procedimentos criativos e metodológicos, bem como a suas dimensões autorais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO, DEPARTAMENTO DE CINEMA.
 
14.
  Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena. Aborda investigações teóricas ou teórico-práticas dos processos de formação, aprendizagem e pesquisa dos artistas da cena. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
15.
  Poéticas e Linguagens da Cena. Aborda investigações voltadas aos processos de construção de linguagens que se configuram em espetáculos, obras, intervenções, ações performáticas, e experimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
16.
  Arte e Contexto. Aborda principalmente questões teóricas relativas aos processos artísticos e suas inserções contextuais mais abrangentes, articulando o fenômeno cênico em suas várias dimensões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS, DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS.
 
17.
  Poéticas Visuais e Processos de Criação. A linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação compreende a investigação conceitual e metodológica da prática nos campos referentes às diversas manifestações artísticas visuais, abrangendo também as artes aplicadas, a arquitetura e o dese (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO.
 
18.
  Multimeios e Arte. A linha de pesquisa Multimeios e Arte tem como campo o estudo e a realização de pesquisas relacionadas com as poéticas das mídias analógicas e digitais, considerando seus processos de ocorrência e desenvolvimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO.
 
19.
  Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais). A linha de pesquisa Fundamentos Teóricos engloba diversas abordagens teóricas sobre a produção artística: os textos de crítica de arte, o discurso histórico, as questões de teoria e filosofia da arte, a reflexão sobre a arte das bordas, bem como o pensam (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO.
 
20.
  Dança Pessoal. Essa linha de pesquisa busca encontrar uma metodologia de elaboração e codificação e sistematização de uma técnica pessoal de representação através da dilatação e dinamização das energias potenciais do ator; e em como transpor essa técnica pessoal para um processo de montagem de espetáculo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS.
 
21.
  Poéticas Visuais. A linha de pesquisa em Poéticas Visuais compreende projetos de pesquisa que tratam a obra de arte a partir de seus processos de instauração. Seu objetivo consiste em desenvolver a investigação e a reflexão do modo de produção a partir das relações entre (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS, DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS MIDIA E COMUNICACAO.
 

<< retorna

©2013 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP