Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2013Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEQ
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Química
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Engenharia Ambiental.Desenvolve pesquisas relacionadas ao impacto ambiental dos processos químicos, com ênfase no tratamento de resíduos e efluentes industriais e hospitalares, no controle de validade de produtos químicos e no controle da poluição atmosférica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
2.
  Ciência e Tecnologia dos Materiais.Desenvolve pesquisas em ciências dos materiais, de caráter interdisciplinar, com ênfase no desenvolvimento de novos materiais, formulações e processos. Tem aplicação nas mais diversas áreas: aeroespacial, médica, ambiental, automobilística, entre outras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
3.
  Controle e Automação de Processos.Desenvolve pesquisas aplicadas ao controle, automação e modelagem de processos químicos, petroquímicos, biotecnológicos e de polimerização, com uso de ferramentas convencionais e não convencionais. Também atua na área de instrumentação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
4.
  Educação em Engenharia Química.Desenvolve pesquisas aplicadas à educação e o ensino da engenharia química, incluindo o desenvolvimento de técnicas de educação a distância, bem como o estudo de novos conteúdos e formas de abordagem dos conceitos fundamentais e aplicados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
5.
  Engenharia das Reações Químicas.Desenvolve pesquisas aplicadas à cinética de processos químicos e à catalise, tanto homogênea quanto heterogênea, incluindo o desenvolvimento e caracterização de novos catalisadores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
6.
  Fenômenos de Transporte, Sistemas Particulados e Meios Porosos.Desenvolve pesquisas relacionadas à transferência de momento, calor e massa, e às operações unitárias relacionadas (secagem, filtração, adsorção, etc.) com aplicações variadas em engenharia de processos (geração de energia, conversão de biomassa, etc.). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
7.
  Processos de Separação.Desenvolve pesquisas aplicadas aos processos de separação, fundamentais na indústria, como, por exemplo, destilação, extração, pervaporação, filtração, flotação, lixiviação, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
8.
  Síntese, Análise e Otimização de Processos.Desenvolve pesquisas relacionadas à modelagem, melhoria e otimização de processos químicos, utilizando técnicas como fluidodinâmica computacional, intensificação de processos, integração energética, entre outras. As aplicações são extremamente variadas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
9.
  Ciência e Engenharia de Bioprocessos e Biorrecursos.Desenvolve pesquisas relacionadas aos processos biotecnológicos, com variada gama de aplicações, como desenvolvimento de biomateriais, purificação de bioprodutos, processos fermentativos e enzimáticos, energia renovável, nanobiotecnologia, entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
10.
  Termodinâmica.Desenvolve pesquisas na área de termodinâmica aplicada, com ênfase na determinação experimental de propriedades termofísicas e de equilíbrio, bem como o desenvolvimento de modelos termodinâmicos e a análise termodinâmica de processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
11.
  Engenharia de Processos de Produtos Naturais. Conservação de alimentos por combinação de métodos, extração e purificaçãode princípios ativos, com ênfase no uso de fluidos supercríticos na recuperação de colesterol, alcalóides e fármacos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
12.
  Propriedades e Comportamento de Fases de Fluidos. Objetiva-se a determinação das propr. termodin. e a descrição qualitativa e quantitativa do comportamento de fases de fluidos puros e misturas complexas de ocorrência natural, visando aplicações industriais sobretudo a altaspressões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
13.
  Termodinâmica de Processos Químicos. Medidas de dados de equilíbrio de fases (líquido-vapor, líquido-líquido e líquido-líquido-vapor). Desenvolvimento de métodos de predição de propriedades de componentes puros e misturas, desenvolvimento de bancos de dados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
14.
  Modelagem e Simulação de Processos Químicos. Desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos, metodologias de simulação computacional e identificação de processos químicos, biotecnológicos e de química fina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
15.
  Controle Avançado de Processos. Controle de processos químicos e biotecnológicos. Desenvolvimento e implantação de técnicas digitais de controle, aquisição de dados e otimização on-line. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
16.
  Engenharia de Bioprocessos. Fermentação submersa e semi-sólida; Processos enzimáticos; Preparação e caracterização de biocatalisadores; Preparação e caracterização de lipossomas; Recuperação e purificação de biomoléculas; Órgãos artificias e trat. extra-corpóreo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLOGICOS.
 
17.
  Catálise e Processos Catalíticos. Desenvolvimento de catalisadores para reações químicas diversas, estudos sobre a regeneração de catalisadores e projeto de reatores catalíticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
18.
  Termodinâmica Aplicada. Estudo de soluções multicomponentes, equilíbrio de fases, calorimetria,comportamento PVT de sistemas gasosos, integração energética de processos e balanço energético em processos complexos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1981). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
19.
  Sistemas Bifásicos e Processos de Separação. Estudo de dispersões gás-líquido, hidrodinâmica e eficiência de colunas dedestilação e absorção, reatores bioquímicos do tipo 'Air-lift', extrator contínuo de discos rotativos, proc. de borbulhamento e evaporadores diretos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
20.
  Controle de Processos e Planejamento de Produção. Controle de processos químicos, supervisão de plantas por computador, planejamento hierárquico, sequenciamento de unidades flexíveis, técnicas de inteligência aritificial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
21.
  Desenvolvimento de Processos Catalíticos e de Separação. Desenvolvimento e caracterização de materiais adsorventes e catalíticos, determinação das cinéticas de processos químicos, desenvolvimento e simulação de reatores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS.
 
22.
  Educação em Engenharia Química. Análise crítica do desenvolvimento e das tendências no ensino da Engenharia Química. Desenvolvimento de suporte tecnológico para o ensino. Visão filosófica da ciência da Engenharia Química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
23.
  Fenômenos de Transporte e Sistemas Particulados. Mecanismos e propr. de transporte. Reologia de macromoléculas, fluidos não-newtonianos, viscoelásticos e eletro-reológicos. Desenvolv. de equipam. para secagem e/ou recobrimento de partículas, processos em leitos adsorventesou reativos e tecnologias ambie (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 
24.
  Materiais em Engenharia Química. Estudo da ciência dos materiais dentro da Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de novos compostos e processos de síntese por adição e condensação, modificação mássica e superficial através do tratamento químico e fotoquímico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE POLIMEROS.
 
25.
  Modelagem e Simulação de Plantas Químicas. Aplicação e processos batelada, semi-contínuos ou contínuos Processos isolados ou em plantas complexas altamente integradas. Estudos para o projeto, elaboração de políticas de operação e otimização de unidades e plantas da indústria química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS QUÍMICOS.
 
26.
  Engenharia Ambiental. Nesta linha são desenvolvidas pesquisas na área ambiental envolvendo estudos de emissões gasosas, particulados, efluentes, resíduos sólidos industriais e hospitalares, com ênfase na aplicação dos processos e técnicas de gerenciamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUIMICOS, DEPARTAMENTO DE TERMOFLUIDODINAMICA.
 

<< retorna

©2013 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP