Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2013Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEF
    
 Ciências Biomédicas
FCM
FEF
FOP
IB
FENF
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Faculdade de Educação Física
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Biomecânica. Congrega projetos de pesquisa em: Métodos e Instrumentação. Medição e processamento de dados. Modelagem por computador. Simulação e otimização. Ensino de Biomec., Biomec. do Movto. Humano. Biomec. e aprendizagem motora. Biomec. esporte. Biomec. ocupacion (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
2.
  Atividade Física para Grupos Especiais. Esta linha de pesquisa investiga aspectos relacionados à atividade física e qualidade de vida de grupos com necessidades especiais ou expostas a possíveis situações de dano ao bem estar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA.
 
3.
  Educação Física Escolar. Estudos dos fundamentos, implicações da Educação Física no âmbito escolar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA E HUMANIDADES.
 
4.
  Atividade Física para Pessoas com Deficiências. Esta linha de pesquisa investiga aspectos relacionados à atividade física, esporte, imagem corporal e qualidade de vida de pessoas com deficiência física, intelectual e sensorial (visual e auditiva). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FISICA ADAPTADA.
 
5.
  Corpo, Educação e Escola. Esta linha tem por finalidade investigar a educação do corpo em suas transformações históricas, suas permanências e rupturas em diferentes ambientes de seus desenvolvimentos. Investiga, também, as relações entre o corpo, pedagogia, escola, gênero, sexual (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA E HUMANIDADES.
 
6.
  Esporte e Sociedade. Estudos do Esporte e suas relações na sociedade; estudos pedagógicos do esporte e suas aplicações nos vários ambientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
7.
  Esporte, Lazer e Sociedade. Esta linha de pesquisa aborda temas e problematiza questões ligadas à emergência, consolidação e abrangência do fenômeno esportivo e do lazer nas sociedades contemporâneas em diferentes ambientes de seu desenvolvimento. Investiga também as formas de mani (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA E HUMANIDADES.
 
8.
  Bioquímica e Fisiologia do Exercício. Engloba projetos de pesquisa em desenvolvimento de instrumentação e metodologias para o estudo em fisiologia e bioquímica do exercício, aspectos relacionados ao metabolismo celular e suas adaptações ao exercício físico em modelos animais e em humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
9.
  Dinâmica do Treino Desportivo: da iniciação aos processos de treinamento. Engloba os estudos das determinantes, das adaptações orgânicas e funcionais e as ações técnicas, táticas e pedagógicas (organização, planejamento e sistematização) da expressão do desempenho humano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
 
10.
  Instrumentação para Biomecânica (I). Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de registro e análise para situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
 
11.
  Instrumentação para Biomecânica (II). Investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, reabilitação, ergonômia, entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
12.
  Métodos de Análises Biomecânicas. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver modelos e formas de análise a partir das variáveis cinemáticas obtidas nas situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 

<< retorna

©2013 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP