Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2013Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FCM
    
 Ciências Biomédicas
FCM
FEF
FOP
IB
FENF
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Faculdade de Ciências Médicas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Envelhecimento e Doenças Crônicas.Investigação dos aspectos clínicos, epidemiológicos e biológicos das enfermidades e condições mórbidas, de caráter crônico, mais prevalentes na população idosa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
2.
  Anestesia em Obstetrícia. Clínica e Experimental.Nesta linha de pesquisa, objetivamos avaliar, clinica e laboratorialmente a repercussão das técnicas anestésicas e dos agentes anestésicos empregados sobre a mãe e o recém-nascido, monitorizando adequadamente a evolução do trabalho de parto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA, DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
3.
  Análise institucional e práticas educacionais em saúde.Análise de processos de intervenção em grupos e intituições e de avaliação de práticas educacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
4.
  Estudos Clínicos, Epidemiologia e Farmacologicos em pediatria.Estudos Clínicos, Epidemiologia e Farmacologicos em pediatria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
5.
  Saúde e Qualidade de Vida na Velhice. Qualidade de vida na velhice:estudo de padrões de velhice normal e patológica e de seus determinantes biológicos,psicológicos e sociológicos,numa perspectiva lifespan. Nesse contexto interessa, principalmente, o estudo de perfis de fragilidade biológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
6.
  Velhice bem-sucedida, Personalidade e Sociedade.Estudo dos determinantes psicossociais e sociólogos dos processos comportamentais que caracterizam o envelhecimento saudável, produtivo e ativo, com ênfase nos mecanismos de auto-regulação do self e dos processos cognitivos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
7.
  Epidemiologia e repercussões clínicas, psico-sociais e terapêuticas do climatério.Estudo dos aspectos epidemiológicos, psicossociais e clínicos do climatério e das repercussões terapêuticas com ênfase nos efeitos da terapia hormonal e outros tratamentos na mulher climatérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA, DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
8.
  Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas de anestesia e de ventilação mecânica - modelos clínicos e experimentais.Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas de ventilação mecânica experimentais e em pacientes críticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
9.
  Aspectos biopsicossociais e qualidade de vida antes e/ou após procedimentos cirúrgicos.Investigação de qualidade de vida em pacientes submetidos a terapias cirúrgicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
10.
  Estudo de mecanismos e aplicabilidade de substâncias farmacológicas em cirurgia.Estudo de mecanismos e aplicabilidade em cirurgia de substâncias farmacológicas visando a replicação de estudos ou mesmo a descoberta de novas aplicações para validade externa ou interna. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
11.
  Estudo dos mecanismos de trauma, suas consequências fisiopatológicas na avaliação do paciente crítico.Avaliação clínico epidemiológica dos mecanismos de trauma e suas consequências anatômicas e fisiológicas epatológicas levando-se em consideração os pacientes críticos ou o estado crítico a que estes pacientes são submetidos, incluindo modelo experimental (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
12.
  Modelos clínicos e epidemiológicos de avaliação de transplantes de órgãos sólidos e tecidos relacionados ou não aos aspectos imunológicos.Modelos clínicos e epidemiológicos de avaliação de transplantes abdominais, cardíacos e pulmonares, procurando abranger todas as áreas relacionadas à cirurgia de transplantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
13.
  Estudo dos distúrbios da movimentação e locomoção associados a distúrbios neuromusculares e/ou osteometabólicos e tetraplegia.Estudo dos distúrbios da marcha associados a distúrbios neuromusculares e/ou osteometabólicos e tetraplegia, observando a locomoção, marcha, movimentação em pacientes paraplégicos ou com lesões medulares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
14.
  Modelos clínicos, experimentais e epidemiológicos de avaliação das doenças inflamatórias gastrointestinais.Investigação sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças inflamatórias gastrointestinais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
15.
  Modelos clínicos e experimentais de diagnóstico e tratamento das moléstias cardiovasculares.Investigação por métodos clínicos e experimentais do diagnóstico e tratamento das moléstias vasculares periféricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
16.
  Desenvolvimento e aplicabilidade das técnicas de diferenciação em terapia celular.Investigação sobre o uso de terapia celular em doenças cirúrgicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
17.
  Modelos para estudo das alterações inflamatórias e metabólicas secundárias a procedimentos cirúrgicos.Estudos dos processos de inflamação, cicatrização, avaliação metabólica que podem decorrer de procedimentos cirúrgicos tais como isquemia e reperfusão, infecção por atuação de mediadores inflamatórios. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
18.
  Desenvolvimento e avaliação de modelos em ensino médico em cirurgia na graduação e na pós-graduação.Avaliação do ensino médico em cirurgia proposta em vários tipos de apresentação para facilitação e melhoria da acessibilidade do aprendizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
19.
  Hematologia Clínica e Molecular. Bases fisiopatológicas e moleculares em Hematologia e Hemoterapia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sangue e órgãos hematopoiéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
20.
  Imunologia Clínica e Molecular. Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos de doenças imunológicas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças imunológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
21.
  Infectologia Clínica e Molecular e Microbiologia. Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em doenças infecto-contagiosas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças infecciosas. Estudos em microbiologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
22.
  Nefrologia Clínica e Molecular. Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em Nefrologia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em Nefrologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
23.
  Oncologia Clínica e Molecular. Bases fisiopatológicas e moleculares em neoplasias.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em Oncologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
24.
  Pneumologia Clínica e Molecular. Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em Pneumologia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em Pneumologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
25.
  Sistema Osteo-Músculo-Articular e Doenças do Tecido Conjuntivo. Bases fisiopatológicas e moleculares, aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sistema osteo-músculo-articular e do tecido conjuntivo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
26.
  Infusão de Células e Transplantes de Órgãos. Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em transplante de órgãos. Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos relacionados a transplante de orgãos.
Injeção de células tronco no processo de regeneração tecidual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
27.
  Sistema nervoso central e periférico e doenças neurológicas. Bases fisiológicas e fisiopatológicas do sistema nervoso central e periférico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
28.
  Educação Médica. Projetos em estratégias de ensino e métodos de aprendizagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
29.
  Motilidade e refluxo gastro-esofagico.Fisiologia e dinâmica da motilidade e refluxo gastro-esofagico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
30.
  Isquemia e reperfusão.Isquemia e reperfusão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
31.
  Modelos clínicos e experimentais de avaliação do paciente crítico. Investigação por métodos clínicos e experimentais dos aspectos metabólicos relacionados ao paciente em pós-operatório de grandes cirurgias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
32.
  Tecnicas e avanços em cirurgia toraxica e oncogênese.Tratamento das afecções pulmonares agudas e crõnicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
33.
  Terapia celular.Investigação sobre o uso de Terapia celular em doenças cirúrgicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
34.
  Modelos clínicos experimentais de diagnóstico e tratamento das moléstias vasculares. Investigação por métodos clínicos e experimentais do diagnóstico e tratamento das moléstias vasculares periféricas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
35.
  Modelos de investigação da embriopatogenia e do tratamento intraútero de defeitos congênitos. Investigação por métodos clínicos e experimentais dos processos etiopatogênicos dos defeitos embrionários e de seu tratamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
36.
  Patologia Analítica e Celular.Estudo de características bioquímicas e morfológicas relacionadas à disfunção e morte celular. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
37.
  Cultivo, Expansão e Diferenciação de Células Totipotentes.Caracterização de células totipotentes.
Estudo de mecanismos relacionados à expansão e diferenciação de células totipotentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).

 
38.
  Dermatologia Clínica e Molecular. Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos de doenças dermatológicas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças dermatológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
39.
  Desenvolvimento de Compostos Fármaco-Ativos. Estudo de mecanismos envolvidos na dinâmica de compostos fármaco-ativos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
40.
  Endocrinologia Clínica e Molecular. Estudo de mecanismos genéticos, fisiopatológicos e farmacológicos de doenças endócrinas. Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças endócrinas. Mecanismo molecular de resistência à insulina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
41.
  Gastroenterologia Clínica e Molecular. Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em Gastroenterologia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sistema digestivo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
42.
  Alteracões Morfológicas e Fenômenos Adaptativos e Degenerativos. Estudo de alteracoes por hipertensao arterial em diferentes tecidos, da lesao de reperfusao e das alteracoes teciduais provocados por caquexias. Inclue processos degenerativos de colageno e doencas degenerativas do sistema nervoso central assim como doen (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
43.
  Proliferação e diferenciação. Estudo de possiveis marcadores de proliferacao, como p. ex. PCNA ou AgNORSem varios tecidos ou no exame citologico, visando a fisiopatologia, o valor diagnostico e as limitacoes dos metodos. Estudo do papel de agentes virais na genese de lesoes pre-neopl (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
44.
  Fenômenos inflamatórios e imunopatologia.Estudo de mecanismos fisiopatologicos de processos inflamatorios sensu lato atraves de achados morfologicos com ajuda de metodos de imunofluorescencia ou de imunoperoxidase em comparacao com os dados clinicos. Estes estudos se implicam a fenomenos inflam (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
45.
  Genética Clínica.Estudo de causas hereditárias, ambientais, psicossomáticas e interações que possam ser úteis no diagnóstico, prognóstico e tratamento do doente genético. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
46.
  Crescimento e Endocrinologia da Criança e do Adolescente.ESTUDO DE FATORES AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANCAS NO BRASIL (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA, DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
47.
  Saúde neonatal.PROJETOS DE ACAO INTEGRADA PRE, PERI E POS-NATAL QUE PROMOVAM A SAUDE FISICA, PSIQUICA E BIO-SOCIAL DO RECEM-NASCIDO (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
48.
  Gastroenterologia (incorporando ou não esvaziamento gástrico). Inclui estudos do esvaziamento gastrico de líquidos e básicos contribui para resolução de alguns aspectos relacionados a estudar os mecanismos fisiopatologicos envolvidos, utilizando modelos experimentais que se aproximem de situações clínicas em seres hu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
49.
  Doenças infecciosas na Infância.AVALIACAO CONSTANTE DAS INFECCOES HOSPITALARES PARA ESTABELECER MEDIDAS DEPREVENCAO E CONTROLE (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
50.
  Toxinologia. Os projetos englobados nesta linha de pesquisa visam aprofundar o conhecimento sobre o mecanismo de ação de venenos de serpentes, de insetos, de artrópodes, de anfíbio, e de suas toxinas isoladas, em modelos biológicos in vivo e in vitro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
51.
  Farmacologia Clinica. Os projetos compreendidos nesta linha de pesquisa abrangem estudos de biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos, e de fatores potencialmente relacionados com sucesso ou fracasso de esquemas terapêuticos empregados em nosso meio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
52.
  Anestesiologia Clinica e Experimental. Nesta linha de pesquisa clinica aplicada e experimental, buscamos demonstrar quais técnicas anestésicas, tipos de ventilação, agentes de indução e manutenção, inalatórios ou venosos se prestam a determinados procedimentos anestésicos; suas repercussões (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
53.
  Politícas e práticas de atenção a criança.Estudos das políticas e programas de atenção as crianças nas áreas de educação e de saúde e sua vinculação com as práticas efetivadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
54.
  Dor. Clínica e Experimental. Estudo da prevenção e tratamento da dor crônica e dor pós-operatória; novas drogas, técnicas e efeitos colaterais. Estudo clínico e experimental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
55.
  Anestesia para Transplantes. Clínica e Experimental. Estudos clínicos e experimentais, envolvendo as diferentes técnicas e agentes anestésicos empregados em cirurgias de transplantes de órgãos e de medula óssea: 1) Transplante Renal – Estudo das técnicas e agentes anestésicos em pacientes transplantados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
56.
  Junção Neuromuscular. Clínica e Experimental.Estudos experimentais e clínicos desenvolvidos nos Departamentos de Farmacologia e Anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Será estudada a ação de diferentes fármacos nos receptores da placa terminal (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA, DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
57.
  Farmacologia Cardiovascular e do trato geniturinário.Os projetos compreendidos nesta linha de pesquisa estão voltados ao conhecimento das bases fisiopatológias, fisiopatogênicas e farmacológicas da hipertensão arterial, da síndrome do trato urinário baixo e da disfunção erétil em em roedores e humanos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
58.
  Impactos ambientais e populacionais de agentes químicos.Estudos clínicos e epidemiológicos das tecnológicas de controle, uso, processamento, transporte, consumo e disposição final, na produção industrial, fitossanitários, pesticidas, agentes químicos e higienizantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
59.
  Políticas de Saúde intervenção e avaliação. Análise dos fatores sócio-culturais relacionados às politicas de saúde assim como de processos de avaliação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
60.
  Epidemiologia das doenças infecciosas.Pesquisa e desenvolviemnto metodológico para doenças e agravos agudos e crônicos utilizando o paradigma das doenças infecciosas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
61.
  Epidemiologia e saúde da mulher e da criança.Estudos e pesquisa sobre a avaliação tecnológica de metodologia de intervenção clinica populacional e diferentes tecnologias assistenciais para a mulher e a criança. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA, DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA, DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
62.
  Imunologia, Alergia e Pneumologia. X (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
63.
  Modelos clínicos e experimentais de avaliação das alterações de motilidade visceral e esfincteriana. Investigação por métodos clínicos e experimentais das alterações de motilidade visceral e esfincteriana (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
64.
  Biomecânica e reabilitação do Aparelho Locomotor.Biomecânica e reabilitação do aparelho locomotor. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
65.
  Modelos clínicos e epidemiológicos para avaliação de transtornos relacionados a obesidade mórbida. Investigação sobre os aspectos clínicos, metabólicos e epidemiologicos dos transtornos relacionados a obesidade mórbida (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
66.
  Avaliação das condutas e comportamentos éticos em pesquisas.Estudar questões éticas e jurídicas envolvendo a atenção a atenção à saúde da mulher, incluindo aspectos bioéticos de temas como aborto, medicina fetal, qualidade de atenção pré-natal, decisões sobre final de vida e de aspectos que envolvem pesq.clínicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
67.
  Avaliação da circulação periférica por método
nao invasivo e ensaios experimentais, isquemia e reperfusão.
Medidas de pressões, colunas e fluxos venosos
e arteriais por métodos não invasivos e invasivos experimentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
68.
  Carcinogenese do intestino grosso.Avanços das doenças colo retais e reservatórios colônicos e ileais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
69.
  Desenvolvimento experimental de modelo de protese ortopedica. Biomateriais.Base pró-mecanica da osteossintese e segmento pós-operatorio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
70.
  Fisiopatologia cardíaca e estimulação cardíaca.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico e tratamento das complicações do traumatizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
71.
  Investigação fisiopatologica, diagnóstica e de alternativas terapeuticas no paciente critico.Choques e monitorização, suporte cardiocirculatório e pulmonar, eixo neuro-humnoral e alterações metabólicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
72.
  Reconstrução cranio-maxilo-facial.Tratamento dos defeitos cranio faciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
73.
  Técnicas cirurgicas do aparelho digestivo, transplante e carcinogenia gastrointesttinal.Transplante hepatico: Técnica cirurgica, complicações e monitoramento pré, per e pós operatório.Bases anatômicas da cirurgia hepática e colangiocarcinoma. Imunologia e transplante. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
74.
  Técnicas cirurgicas urológicas. Carcinogenese urológica.Tratamento das afecções do trato urinário Oncogenese. Fisiopatologia, diagnostico e pesquisa em incontinênica urinária. Estudo da infertilidade sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
75.
  Modelos clinicos e epidemiológicos de avaliação de transplantes abdominais. Modelos clinicos e epidemiológicos de avaliação de transplantes abdominais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
76.
  Investigação diagnóstica e de alternativas terapêutícas na cirurgia do trauma.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
77.
  Processos e fenômenos físicos relacionados à Otorrinolaringologia
e Cabeça e Pescoço.
Estudo dos fenômenos e processos físicos relacionados com diagnóstico, tratamento e fisiologia dos diferentes tecidos biológicos e órgãos, nas suas formas normais ou patológicas, e que compõem as estruturas da Otorrinolaringologia e da Cabeça e Pescoço. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
78.
  Condições de Vida e Saúde / Desigualdades Sociais em Saúde.Estudos teóricos e aplicados dos processos de saúde e doença na coletividade, com direcionamento à : mortalidade, morbidade, nutrição, populações ocupacionalmente expostas e grupos de risco. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
79.
  Métodos e Técnicas Epidemiológicas Aplicadas à Saúde Pública.Criação, testagem , desenvolvimento e validação de instrumental metodológico aplicado à epidemiologia. Analise de condições de eficiência e efetividade de práticas assistenciais voltadas à população. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
80.
  Saúde e Trabalho.Trata-se de um conjunto de pesquisas e atividades que envolve o mapeamento de riscos ocupacionais (físicos, químicos e biológicos), com interfaces ambientais gerais, como determinantes/ agravantes dos danos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
81.
  Fundamentos sócio-histórico-culturais em saúde. Fundamentos sócio-históricos-culturais em saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
82.
  Políticas sociais e organização social das práticas de saúde.Políticas sociais e organização social das práticas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
83.
  Gestão e Subjetividade: estudos das práticas e políticas de saúde. Estudar as práticas de saúde, tanto no nível das redes quanto dos estabelecimentos, com foco no território dos processos de trabalho, mapeando os potenciais de mudança dos modelos assistências. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SAUDE COLETIVA.
 
84.
  Cirurgia Fetal para Correção de Defeitos Congênitos.Tal linha de pesquisa e novo e trata-se de modelos experimentais em fetos de ratos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
85.
  Aspectos clínicos, histopatológicos e de biologia molecular nas patologias do trato genital inferior. Estudar intervenções de prevenção e marcadores tumorais por imunohistoquímica, pCR e captura híbrida envolvidos na evolução de lesões HPV induzidas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
86.
  Aspectos bio-psicossociais da sexualidade humana.Estuda-se aspectos clínicos e fatores associados à sexualidade humana nas diversas fases da vida da mulher e conseqüências da violência sexual contra mulheres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
87.
  Aspectos clínicos, morfológicos e moleculares no câncer ginecológico.Estuda-se, através de técnicas clínicas, imaginológicas, histopatológicas e de biópsia molecular, aspectos relacionados à epidemiologia, ratreamento, técnicas diagnósticas e terapêuticas, prognóstico e reabilitação nos cânceres ginecológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
88.
  Aspectos clínicos, morfológicos e moleculares no câncer mamário.Estuda-se aspectos clínicos, histopatológicos e de biologia molecular, aspectos relacionados ao rastreamento, técnicas diagnósticas, novos tratamentos cirúrgicos e coadjuvantes clínicos, prognóstico e reabilitação no câncer de mama. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
89.
  Aspectos diagnósticos e terapêuticos das perdas e patologias fetais. Estudar os aspectos imunológicos da inter-relação materno-fetal e sua influência no prognóstico gestacional de mulheres com perdas fetais recorrentes e esterilidade. Avaliação de técnicas diagnósticas e terapêuticas aplicadas a medicina fetal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
90.
  Histeroscopia na avaliação e tratamento de alterações endometriais. Estudar a histeroscopia como método diagnóstico e terapêutico no estudo das alterações endometriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
91.
  Epidemiologia, aspectos histológicos, endoscópicos e terapêuticos da endometriose pélvica.Esta linha visa estudar fatores determinantes da etiopatogênia, prognóstico, novas técnicas terapêuticas e tratamentos alternativos na endometriose pélvica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
92.
  Epidemiologia, aspectos imunológicos, microbiológicos e terapêuticos das doenças sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS e do ecossistema vaginal.Controle, prevenção, assistência e reabilitação das infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o vírus da imunodeficiência humana (HIV). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
93.
  Epidemiologia, diagnóstico e tratamento da infertilidade e endocrinopatias relacionadas.Avaliação de características clínicas, métodos diagnósticos e tratamento de casais inférteis e das endocrinopatias ginecológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
94.
  Repercussão clínica e molecular do uso de métodos contraceptivos.Avalia o desempenho clínico dos métodos anticoncepcionais e sua repercussão na prevenção e ocorrência de doenças relacionadas ao seu uso. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
95.
  Repercussões do uso de diversos tratamentos hormonais sobre a massa óssea em mulheres.Estudo dos efeitos do uso de hormônios sexuais, com ênfase nos métodos contraceptivos hormonais, sobre a densidade mineral óssea de mulheres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
96.
  Repercussões materno-fetais das infecções no ciclo grávido-puerperal.Estudo da relação entre infecções outras que as sexualmente transmissíveis e suas repercussões na gravidez. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
97.
  Aspectos clínicos e bioquímicos da hipertensão na gravidez. Estudo dos fatores associados, determinantes, diagnósticos e formas terapêuticas das diferentes categorias de hipertensão arterial associada à gestação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
98.
  Distúrbios da motilidade esofagogástrica. Estudos clínicos e experimentais das disfunções da junção esofogogástrica e duodenogástrica e suas repercussões após a correção cirúrgica de válvulas antirefluxo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
99.
  Distúrbios da motilidade anoretocólica. Estudo das disfunções do assoalho pélvico e suas repercussões na continência fecal e nas evacuações de doenças anorretais congênitas e adquiridas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
100.
  Substitutivos osteocartilaginosos. Estudos clínicos e experimentais da utilização de biomateriasis para substitutivos osteocartilaginosos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
101.
  Modelos de recontrução do implante de fígado ortotópico. Estudos clínicos e experimentais do transplante ortotópico de fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
102.
  Estudo prospectivo das complicações pós-operatórias no Tx hepático. Avaliação da evolução clínica-laboratorial e dos resultados cirúrgicos perioperatórios de pacientes submetidos a transplante hepático e repercussões sobre a qualidade de vida no acompanhamento dos transplantados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
103.
  Carcinogênese gastroesofágica. Estudo clínico e experimental do câncer gastroesofágico e suas possibilidades terapêuticas. Avaliação da expressão gênica e da prevalência do câncer gastroesofágico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
104.
  Carcinogênese do intestino grosso e reto. Estudo da expressão gênica e da prevalência do câncer colo-retal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
105.
  Estudo clínico e prospectivo dos defeitos pulmonares e abdominais. Avaliação da evolução clínica e dos resultados cirúrgicos de pacientes portadores de defeitos congênitos pulmonares e abdominais por meio de exames laboratoriais e exames funcionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
106.
  Modelos experimentais fetais para o estudo da fisiopatologia dos defeitos meningomielocele e gastrosquise. Criação de defeitos congênitos (disrrafismoe gastrosquise) em momentos específicos da gestação de ratos para verificar a compreensão da história natural destas doenças e as possíveis implicações da correção do defeito intra-útero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
107.
  Modelos experimentais de defeitos congenitos induzidos por drogas para o estudo da organogenese gastrointestinais e pulmonares. Indução de defeitos congênitos por meio de drogas em momentos específicos da gestação de ratos para estudar as etapas acometidas da embriogênese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
108.
  Neuromodulação urinária e derivações vesicais. Avaliação da resposta clínica e cirúrgica sobre as disfunções vesicais. Estudo das derivações urinárias sobre a qualidade de vida de pacientes portadores de incontinência vesical. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
109.
  Investigação clínica e experimental da ventilação mecânica. Estudo clínico e experimental da embolia pulmonar e das fístulas bronco pleurais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
110.
  Isquemia e reperfusão cardiovascular e cerebral. Estudo da reposição volêmica sobre o choque clínico e experimental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
111.
  Diagnóstico, estudo morfofuncional e terapia em Imaginologia. Incorpora os estudos anatômicos, fisiológicos, patológicos e terapêuticos que utilizam imagem, radioisótopos e outras formas de energia ionizante ou não, para investigação nas áreas clinica e cirúrgica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
112.
  Bioquímica Básica e Aplicada. bioquímico, hormonal, citológico e molecular dos fluídos corporais. Estudo bioquímico e molecular da morte celular e da fisiopatologia de doenças metabólicas. Estudo bioquímico e molecular da aterosclerose, das dislipidemias, de fatores de risco cardio (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
113.
  Investigação em Hematologia Laboratorial. Investigação laboratorial das anemias. Estudo do metabolismo do ferro através dos testes laboratoriais de rotina e da avaliação dos receptores solúveis da transferrina. Fisiopatogenia da anemia de doença crônica, fatores envolvidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
114.
  Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Diagnóstico laboratorial e relação parasito-hospedeiro em doenças bacterianas, virais, fúngicas e parasitárias. Neuroimunomodulação. Mecanismos inflamatórios e imunológicos em doenças metabólicas. Histocompatibilidade e imunogenética Humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
115.
  Modelos clinico-epidemiologicos de avaliação das doenças inflamatórias intestinais. Investigação sobre os aspectos clínicos e epidemiologicos das doenças inflamatórias intestinais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
116.
  Genética Humana. Estudo da hereditariedade e das variações da espécie humana. Estudo dos fenômenos inter humanos que ultrapassam à análise do indivíduo, ao lidar com seus ancestrais, colaterais e descendentes, explicando os mecanismos de origem e transmissão genética. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
117.
  Neurociências. Engloba o estudo da estrutura a todas as funções do sistema nervoso em seus múltiplos aspectos com: Neurofisiologia clínica, infecções e parasitoses, funções corticais superiores, síndromes heredogenerativas, sistema neuromuscular, anormalidades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
118.
  Terapêutica clínica e cirúrgica de doenças oculares. Alterações oculares e anexos nas doenças prevalentes, de causa inflamatória, degenerativa, infecciosa, entre outras. Análise e repercussão de tratamentos medicamentosos, cirúrgicos e funcionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
119.
  Saúde Ocular e prevenção da cegueira. Politicas sociais e suas relações com a saúde ocular, organização social das práticas de saúde. Análise e avaliação sócio-culturais e dos projetos de ação relacionados às políticas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
120.
  Aspectos clínicos e cirúrgicos em otorrinolaringologia e cabeça e pescoço.Estudo da Otorrinolaringologia de uma forma ampla, do ponto de vista clínico e cirúrgico, considerando aspectos patológicos, anatômicos, fisiológicos e propedêuticos, abordagens terapêuticas convencionais, avanços tecnológicos, resultados e complicações (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
121.
  Estudos clínicos-qualitativos no campo da saúde. Ocupa-se da investigação de significados simbólicos, a partir de relatos de sujeitos adultos - pacientes, familiares, profissionais da saúde - a respeito de fenômenos do processo saúde-doença, tais como as vivências de doenças agudas, crônicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
122.
  Psicopatologia e Nosologia Psiquiátrica. Ocupa-se do estudo conceitual dos constructos psicopatológicos, instrumentos e sistemas diagnósticos e classificatórios em psiquiatria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
123.
  Saúde Mental em Hospital Geral e em atenção primária. Estudo da instalação, desenvolvimento e consolidação de serviços de saúde mental integrados à medicina geral; da avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em diferentes grupos de pacientes submetidos a diferentes estratégias de tratamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
124.
  Saúde Mental, sociedade e cultura. Produz conhecimento relevantes às relações entre o campo da saúde mental e da medicina, considerando as concepções acadêmicas atuais de sociedade e de cultura. Destacam-se estudos antropológicos em saúde mental e religião. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
125.
  Disfunções miccionais e sexualidade feminina. Estudo clínico e experimental das disfunções do assoalho pélvico feminino e suas repercussões sobre a continência urinária e a sexualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
126.
  Distúrbios da movimentação e locomoção. Estudos clínicos e experimentais da movimentação e locomoção por meio da utilização de bioestimuladores em pacientes com deficiência ou sequela da marcha. Avaliação da qualidade de vida e da recuperação de traumatismos raquimedulares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
127.
  Fisiopatologia cardiovascular. Estudo das complicações microvasculares em diabetes mellitus, modelos experimentais de arterosclerose, mecanismos moleculares envolvidos com a gênese da hipertrofia do miocárdio emecanismos moleculares envolvidos com a gênese da insuficiência cardíaca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
128.
  Fisiopatologia imuno-endócrina. Estudo dos mecanismos moleculares de ação hormonal em obesidade e diabetes mellitus,
Autoimunidade endócrina, Fisiopatologia das doenças alérgicas, Controle hipotalâmico da fome e termogênese e
Fatores inflamatórios e a regulação de condrócitos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
129.
  Genética e fisiopatologia do câncer. Estudo dos mecanismos moleculares envolvidos no controle do crescimento tumoral e Genética do câncer. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
130.
  Genética e fisiopatologia de doenças hematológicas.Estudo da genética das hemoglobinopatias, Células tronco e progenitoras e mecanismos moleculares envolvidos com a fisiopatologia das hemoglobinopatias e trombopatias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
131.
  Microbiologia molecular.Estudo das características genéticas envolvidas com a fisiopatologia da infecção dor CMV; Características genéticas envolvidas com a fisiopatologia da infecção por Herpes vírus e Mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento de doenças fungicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
132.
  Fisiopatologia do sistema renal. Estudo dos mecanismos inflamatórios envolvidos na fisiopatologia da doença renal por hipertensão e Mecanismos inflamatórios envolvidos na fisiopatologia da doença renal por diabetes mellitus. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
133.
  Desenvolvimento de compostos fármaco-ativos.Estudo de novas drogas com ação no sistema cardiovascular; Novas drogas com ação no sistema endócrino e Novas drogas com ação no sistema imune. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
134.
  Hipertensão arterial e doenças do sistema cardiovascular.Estudo da Genética da hipertensão arterial e hipertrofia cardíaca; Patogênese da insuficiência cardíaca; Epidemiologia e fisiologia da doença de Chagas e Características clínicas e avanços terapêuticos em doenças isquêmicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
135.
  Doenças dos sistemas imune e hematológico.Estudo de Genética das hemoglobinopatias; Distúrbios trombóticos e plaquetários; Avaliação imunofenotípica e genética em células blásticas de doenças hemato-linfoproliferativas e Resposta Th1/Th2 em doenças atópicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
136.
  Doenças degenerativas do sistema ósteo-articular.Estudo de imagem em neuro-lupu;Imunomodulação em artrite reumatóide e outras doenças reumatológicas autoimunes e Fisiopatologia das doenças articulares degenerativas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
137.
  Transplantes.Estudo de complicações de transplantes renais e Avanços metodológicos em transplantes de medula óssea. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
138.
  Modelos clinicos, experimentais e epidemiologicos de avaliação do tratamento cirúrgico dos tumores sólidos. Investigação sobre os aspectos clínicos, experimentais e epidemiologicos do tratamento cirúrgico dos tumores sólidos e sua aplicabilidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
139.
  Câncer.Estudo de câncer gástrico em pac. c/dispepsia; Marc. moleculares em doenças neoplásicas; Epidemiol. de doenças neoplásicas; Diag. e terapêutica das neoplasias do sist. linfo-hematopoiético e Desenv. de novos métodos terapêuticos p/ neoplasias de pele. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
140.
  Doenças dermatológicas.Estudo de Mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento de estrias cutâneas e Angiogênese e doença dermatológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
141.
  Infecção hospitalar e doenças infecto-contagiosas.Estudo de Infecções virais; Infecções fúngicas em pacientes imunodeficientes; Caracterização clínico-epidemiológica da tuberculose e Caracterização clínico-epidemiológica da SIDA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
142.
  Doenças metabólicas renais e endócrinas.Estudo de Mecanismos imunológicos envolvidos com a evolução da insuficiência renal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
143.
  Doenças hepáticas e do sistema digestório.Estudo de Trânsito intestinal e cirrose hepática; Intolerância alimentar e dispepsia funcional; Pró-bióticos e intolerância à lactose; Ulcera péptica e H.pylorii e Fisiopatologia, terapêutica e evolução das hepatites virais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
144.
  Fisiologia cardiovascular humana.Estudo da fisiologia cardiovascular humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
145.
  Desenvolvimento de compostos farmaco-ativos. Estudo de novas drogas com ação no sistema cardiovascular; Novas drogas com ação no sistema endócrino e Novas drogas com ação no sistema imune. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
146.
  Doenças do sistema respiratório. Estudo da epidemiologia e terapêutica da tuberculose e Mecanismos moleculares envolvidos com a gênese da fibrose pulmonar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
147.
  Aspectos clínicos, diagnósticos, terapias cirúrgicas e fisioterápicas das incontinências e patologias urinárias da mulher.Nesta linha se estudam os mecanismos envolvidos na etiologia, fisiopatologia, técnicas diagnósticas incluindo estudo urodinâmico e novas terapèuticas cirúrgicas e fisioterapêuticas das patologias urinárias da mulher. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
148.
  Morbidade materna grave (near miss) e mortalidade materna.Ocorrência, determinantes e repercussões clínicas e demográficas da morbidade materna grave e mortalidade durante a gravidez, parto e puerpério (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
149.
  Propedêutica imaginológica aplicada à saúde da mulher e perinatal.Aplicação da ultrassonografia, ressonância magnética e outros métodos de imagem para diagnóstico de condições fisiológicas e patológicas relacionadas à saúde da mulher e fetal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
150.
  Fisiologia, patologia e epidemiologia das condições obstétricas, perinatais e do ciclo-gravídico-puerperal incluindo adolescência.estudo dos fatores assoc.à evolução normal e patológica da gestação, parto, perinatal. Conseqüências e aspectos bio-psicossociais da gravidêz com enfoque na adolescência; procedimentos relacionados à obstetrícia operatória e técnicas de indução de parto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
151.
  Farmacologia do processo inflamatório e imunotoxicologia.Os projetos englobados nessa linha visam o conhecimento da resposta inflamatória e imunotoxicológica frente a condições patológicas como obesidade, diabetes, exposição a toxinas bacterianas e sepse, estresse gestacional, e infecções de repetição. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA, DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
152.
  Ortopedia e Traumatologia. Estudos clínicos e experimentais com temas ligados à ortopedia
e traumatologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.

 
153.
  Avaliação de metodologias de ensino da cirurgia. Destina-se a avaliar o impacto de novas tecnologias sobre o ensino da cirurgia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
154.
  Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas de ventilação mecânica. Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas de ventilação mecânica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
155.
  Estudo dos distúrbios da marcha associados a distúrbios neuromusculares e/ou osteometabólicos e tetraplegia. Estudo dos distúrbios da marcha associados a distúrbios neuromusculares e/ou osteometabólicos e tetraplegia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
156.
  Conseqüências fisiopatológicas do pneumoperitonio cirúrgico. Avaliação clínica e experimental das conseqüências fisiopatológicas do pneumoperitonio cirúrgico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
157.
  Estudo metabólico pré e pós-operatório da obesidade mórbida. Avaliação clínica e experimental da cirurgia para obesidade mórbida e suas implicações e repercussões metabólicas perioperatórias e na qualidade de vida de pacientes operados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
158.
  Imunologia e transplantes. Avaliação dos aspectos de Imunologia ligados a transplantes de diversos órgaõs (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
159.
  Inflamação e cicatrização. Estudos dos processos de Inflamação e cicatrização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
160.
  Mecanismos de trauma e suas conseqüências anatômicas e fisiológicas. Avaliação clinico epidemiológica dos mecanismos de trauma e suas conseqüências anatômicas e fisiológicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
161.
  Isquemia e reperfusão hepática estudo clínico e experimental dos traumatismos tóraco-abdominais. Avaliação clínica e experimental do processo de isquemia e reperfusão hepática. Repercussões do processo de isquemia e reperfusão sobre traumatismos tóraco-abdominais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
162.
  Modelos clínicos e experimentais de avaliação dos distúrbios miccionais e dos transtornos da sexualidade feminina. Investigação por métodos clínicos e experimentais dos distúrbios miccionais e dos transtornos da sexualidade feminina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
163.
  Projeto Isolado.projeto isolado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
164.
  Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas cirúrgicas - Modelos clínicos e experimentais. Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas cirúrgicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
165.
  Avaliação funcional em Cirurgia Cardíaca. Avaliação do impacto de diversas técnicas cirúrgicas sobre a fisiologia. Estudos clinicos e experimentais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
166.
  Carcinogênese experimental. Investigação sobre os mecanismos moleculares envolvidos na etiopatogenia de diversos tumores (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
167.
  Modelos clinico-epidemiologicos de avaliação dos transplantes do aparelho digestivo. Investigação sobre os aspectos clínicos e epidemiologicos dos transplantes do aparelho digestivo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
168.
  Cirurgia e qualidade de vida. Investigação de qualidade de vida em pacientes submetidos a terapias cirúrgicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
169.
  Desenvolvimento de novas tecnologias em urologia. Desenvolvimento de novas tecnologias em urologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
170.
  Desenvolvimento, avaliação e aplicabilidade de biomateriais.Desenvolvimento e avaliação de biomateriais visando sua aplicabilidade na prática cirúrgica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
171.
  Avaliação do ensino médico em cirurgia. Avaliação do ensino médico em cirurgia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
172.
  Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas anestésicas. Desenvolvimento e avaliação de novas técnicas anestésicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 

<< retorna

©2013 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP