Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2012Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IEL
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Estudos da Linguagem
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Linguagens, Culturas e Identidades. Estudos da linguagem com ênfase em questões culturais e identitárias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
2.
  Linguagens e Tecnologias. Estudos da linguagem com ênfase na sua relação com as diferentes mediações tecnológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
3.
  Linguagens e Educação Linguística. Estudos da linguagem com ênfase me questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
4.
  Linguagem e Tradução. Estudos da linguagem com ênfase em teorias de tradução e análises de práticas tradutórias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
5.
  Análise, descrição e documentação de línguas naturais. Agrupa projetos dedicados à descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase nas indígenas, além de estudos comparativos, históricos e tipológicos, e os relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação de tais línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
6.
  Análise e Modelamento dos sons das línguas naturais, da gramática à física. Reúne projetos dedicados a estudos taxonômicos e/ou hipotético-dedutivos de aspectos dos sons das línguas naturais para compreender o seu funcionamento nas gramáticas das línguas do mundo, a sua aquisição e os seus desvios patológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
7.
  Natureza e fatores da significação. Reúne projetos dedicados ao estudo dos processos da significação lingüística. Visa à descrição da significação de línguas diferentes, levando a uma reflexão teórico-metodológica e ao desenvolvimento das disciplinas dedicadas ao estudo do sentido. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
8.
  Língua, cultura e sociedade. Reúne projetos dedicados ao estudo do fenômeno lingüístico em seu contexto social, tendo como horizonte comum a visão da linguagem como uma prática social, indissociável do sujeito falante e do grupo a que este pertence. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
9.
  Cérebro, mente e linguagem. Inclui projetos relacionados à discussão da semiologia neurolingüística, ao estudo de processos psicolingüísticos na aquisição e na patologia da linguagem e ao estudo do normal e do patológico no funcionamento da linguagem e da cognição humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
10.
  Língua, texto e discurso. Reúne projetos relacionados à língua falada, a teorias do texto e do discurso. Os conceitos de língua, texto e discurso são explicitados sob condições de enunciação, questões de processamento textual, de textualização e fatores de discursividade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
11.
  Línguas e textos da cultura greco-romana. Reúne projetos dedicados ao estudo da língua e cultura grega e latina. Inclui os projetos relacionados a estudos lingüísticos do grego antigo e do latim e exegese de quaisquer textos escritos nessas línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
12.
  Constituição das teorias e métodos lingüísticos. Reúne projetos dedicados à história das teorias, métodos lingüísticos e da epistemologia lingüística, enfatizando a análise dos processos de conhecimento da linguagem e focalizando o domínio da lingüística como disciplina na história da ciência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
13.
  A fala e a escrita da criança. Abrange projetos de aquisição de linguagem, incluindo-se os chamados distúrbios e a aquisição de línguas de sinais, enfocando trabalhos sobre a escrita inicial e a relação entre desenho e escrita e pesquisas elaboradas a partir de fenômenos da clínica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
14.
  Língua, Sujeito e História.Reúne projetos dedicados ao estudo da relação entre sujeito, língua e história, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. Os projetos inseridos nesta linha adotam a perspectiva discursiva materialista de análise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
15.
  Linguagem e psicanálise. Inclui projetos que, sob a perspectiva da teoria psicanalítica, investigam as conseqüências para os estudos lingüísticos da hipótese de o inconsciente ter estrutura de linguagem, tendo como eixo o estudo da estruturação da subjetividade pela linguagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
16.
  Cultura Científica. Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, tecnologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
17.
  Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. Estudos de percepção pública de ciência e tecnologia, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
18.
  Sintaxe gerativa das línguas naturais.Reúne projetos que se dedicam ao estudo sincrônico e diacrônico; da aquisição das propriedades sintáticas de uma língua ou de fenômenos sintáticos específicos em várias línguas, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
19.
  Estudos Comparados e interdisciplinares de literatura. A presente linha de pesquisa abarca as relações entre teoria literária e outras áreas de conhecimento, como a filosofia, sociologia e antropologia. Também lida com novos objetos da teoria literária como o cinema, a canção, os quadrinhos etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
20.
  Estudos teóricos e críticos de literatura. A presente linha de pesquisa volta-se para as correntes e movimentos da teoria literária da contemporaneidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
21.
  História da literatura e das poéticas até o séc. XVIII. A presente linha de pesquisa tem por objeto obras literárias e póeticas escritas até o séc. XVIII, incluindo as vernáculas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
22.
  História e poéticas da modernidade. A presente linha de pesquisa engloba as obras literárias do século XX, seja no Brasil, Europa ou nas Américas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
23.
  O Romantismo e seus desdobramentos. A presente linha de pesquisa investiga o surgimento, consolidação e influências do romantismo, tanto na Europa quanto nas Américas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 

<< retorna

©2012 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP