Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2012Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IE
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Instituto de Economia
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Política agrícola e gestão de risco no agronegócio. Mecanismos de financiamento da agricultura e de novas formas de investimento e financiamento do agronegócio. Políticas de emprego e renda em setores específicos. Análise dos diferentes tipos de riscos no agronegócio e do gerenciamento de tais riscos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
2.
  Comércio e estrutura produtiva na economia internacional. Estudo das relações comerciais e produtivas internacionais contemporâneas. Negociações comerciais. Estrutura da indústria e da agricultura globais e sua evolução. Mercado internacional de commodities e seus preços. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
3.
  Cooperação e integração regional. Análise das várias dimensões (produtiva, comercial, financeira infraestrutura, política/diplomática, cultural etc.) dos processos de integração regional, especialmente no século XXI. Estudos sobre integração regional na América do Sul. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
4.
  Desafios da Economia Brasileira no Cenário Contemporâneo. Análise dos principais aspectos da economia brasileira contemporânea, nos planos estrutural e conjuntural. Análise da política econômica - monetária, financeira e fiscal - e da conjuntura nos países centrais e nas principais economias periféricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
5.
  Segurança alimentar e nutricional, pobreza rural e distribuição de renda. Estudos sobre a distribuição de renda e da propriedade da terra, efeitos de políticas no campo (aposentadoria, bolsa família), análise de estratégias de distribuição de ativos (combate á pobreza rural). Estudos de políticas de segurança alimentar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
6.
  Relações monetárias e financeiras internacionais.Estudo da dinâmica do sistema monetário e financeiro internacional. Regulação bancária e financeira. Hierarquia de moedas. Fluxos globais de capital e crises cambiais/financeiras. Políticas cambiais, taxas de câmbio e especulação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
7.
  Modelos dinâmicos aplicados a economia e finanças. Relações entre capitalismo, Estado e interesses sócio-econômicos. Visões ideológicas rivais. Impactos sócio-políticos do desenvolvimento capitalista. Crises econômicas e conflitos. Influência de agentes estrangeiros na política econômica. Diferentes mode (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
8.
  Economia das pequenas e médias empresas (PMEs). Análise dos fatores que permitem às PMES competir e preservar espaços na estrutura produtiva. Avaliação da inserção e funcionalidade das PMEs, e análise das formas associativas e colaborativas. Empreendedorismo e sistemas de inovação nas PMES. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
9.
  Economia do Setor Público. Estudo da evolução da política fiscal no Brasil; financiamento do setor público; formas de participação do Estado na economia; política tributária e de incentivos fiscais; dívida pública e o relacionamento entre Tesouro Nacional e Banco Central. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
10.
  Desenvolvimento, regulação do trabalho e sindicalismo. Estudos sobre representação e organização sindical frente aos desafios e transformações contemporâneas no mundo do trabalho. Estado, relações sociais e regulação do trabalho: instituições públicas; Justiça do Trabalho; Ministério Público do Trabalho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
11.
  Estratégias, custos, finanças e desempenho das empresas. Análise de estratégias empresariais e dos instrumentos de gestão empresarial. Organização e sistematização de indicadores de gestão de custos e financeiros. Uso de instrumentos financeiros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
12.
  História do Pensamento Econômico e Pensamento Econômico Brasileiro.Formação da teoria monetária de 1680 a 810. Valor da moeda, quantidade de dinheiro em circulação, teoria quantitativa da moeda e moeda não metálica. Análise da história do pensamento econômico brasileiro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
13.
  Inserção externa e vulnerabilidade da economia brasileira. Análise da inserção externa da economia brasileira contemporânea nas suas dimensões financeira e comercial a partir da dinâmica dos fluxos, dos estoques e dos indicadores de vulnerabilidade externa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
14.
  Moeda, crédito e sistema financeiro no Brasil. Estudo das relações monetárias, creditícias e financeiras no Brasil contemporâneo. Moeda e inflação. Análise do sistema bancário e de outros agentes, mercados e instituições. Bancos públicos e sistemas públicos de financiamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
15.
  Desenvolvimento, Trabalho e Estrutura Social. Estudos sobre o desenvolvimento capitalista e suas relações com o mercado de trabalho, estrutura ocupacional, estrutura social, desigualdade, questões de gênero, etnia, cor, idade, migração e dinâmicas regionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
16.
  Políticas de desenvolvimento regional e planejamento urbano no Brasil e em economias periféricas. Avaliação crítica das políticas de desenvolvimento regional no Brasil e análise das especificidades e condicionantes do planejamento urbano em economias periféricas. Política de desenvolvimento regional no Brasil em suas determinações histórico-evolutiva (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
17.
  Macroeconomia pós keynesiana e Economia das Instituições. Análise das relações entre instituições e o comportamento e o pensamento dos agentes econômicos; a importância e ubiquidade das instituições na vida econômica. Estuda-se também incerteza na economia, em consonância com esses interesses. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
18.
  Novas determinações sobre a urbanização e a questão regional no Brasil e América Latina. Investigação das mudanças estruturais no desenvolvimento brasileiro, das novas determinações sobre a economia regional e a urbanização pós-1980. Forma e ritmo de crescimento setorial da produção e do emprego, do comércio exterior e inter-regional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
19.
  Desenvolvimento Industrial e Internacionalização produtiva da economia brasileira. Estudo dos condicionantes, características e impactos da internacionalização produtiva brasileira, através dos fluxos comerciais e de investimento direto. Análise das experiências internacionais de desenvolvimento e avaliação da inserção brasileira. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
20.
  Economia da inovação e da mudança tecnológica. Estudos teóricos e empíricos sobre inovação tecnológica e dinâmica da inovação. Análise de experiências nacionais e internacionais em investimentos e políticas em CT&I. Mecanismos de propriedade intelectual e de direitos de propriedade no agronegocio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
21.
  Economia Política. Revisão e atualização teórica das contribuições da Escola de Economia Política da Unicamp, centrada em Marx, Kalecki, Keynes e Minsky. Análises sobre a financeirização do capitalismo, em suas várias dimensões. Contribuições à Economia Política Keynesiana (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
22.
  Economia do lazer. Campo de análise baseado na mercantilização do tempo livre nas sociedades contemporâneas. Abrange estudos econômicos referentes à indústria cultural, ao esporte e ao turismo, especialmente no Brasil. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
23.
  A Economia Política do Desenvolvimento Capitalista no Brasil. Relações entre capitalismo, Estado e interesses sócio-econômicos. Visões ideológicas rivais. Impactos sócio-políticos do desenvolvimento capitalista. Crises econômicas e conflitos. Influência de agentes estrangeiros na política econômica. Diferentes mode (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
24.
  Desenvolvimento e políticas públicas. Estudos sobre políticas públicas dirigidas ao mercado de trabalho, acompanhamento das políticas de mercado de trabalho no Brasil e em outros países. Políticas sociais universais; políticas urbanas; reforma agrária; políticas de combate à pobreza extrema. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
25.
  Dinâmica de inovações na agricultura. Estudos sobre os mecanismos indutores de inovação na agricultura. Desdobramentos do processo de difusão da biotecnologia, regulação e impactos tecnológicos. Processos de difusão induzidos por demandas ambientais nas empresas e arranjos institucionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
26.
  Economia agrária e mercado de terras. Avaliação do papel da reforma agrária e impactos de políticas. Movimentos sociais e organização jurídica da desapropriação e indenização. Análise do funcionamento do mercado de terras e de mecanismos para aprimoramento de contratos fundiários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
27.
  Economia ecológica. Reflexão teórica em economia ecológica como alternativa crítica à visão convencional em economia ambiental. Estudos sobre impactos do aquecimento global na agricultura, modelos para avaliação e simulação de impactos do crescimento econômico no ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 
28.
  Hegemonias Mundiais em perspectiva histórica. Com ênfase na interação entre Política, Economia e Forças Sociais, esta linha tem como objetivo compreender a luta pelo poder no domínio geopolítico, em sua afinidade com as estruturas financeira e produtiva, nas hegemonias britânica e estadunidense. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONOMICA, DEPARTAMENTO DE POLITICA E HISTORIA ECONOMICA.
 

<< retorna

©2012 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP