Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2012Logotipo da UnicampClique para a página inicial

você está aqui: FEA

<< retorna

Faculdade de Engenharia de Alimentos

Linhas de Pesquisa

1.
  Consumo e Hábito Alimentar. Análise econômica, sócio-cultural e nutricional do consumo e hábito alimentar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

2.
  Bioquímica Nutricional de Lípides. Avaliação do efeito de lípides sobre organismos de modelos experimentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

3.
  Higiene de Alimentos. Pesquisa-se a efetividade de processos ou sistemas de controle na obtençãode produtos alimentícios de boa qualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

4.
  Microestrutura de Alimentos. Análise microscópia da matéria prima vegetal ou animal e do alimento processado. Uso de técnicas de microscopias ópticas com filtros para polarização, fluorescência e contraste de fase. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

5.
  Políticas Agro-Alimentares. Análise das políticas que visam promover a segurança alimentar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

6.
  Análise sensorial e instrumental de parâmetros sensoriais em alimentos.Estudar através de metodologias sensoriais específicas, atributos de aparência, aroma, sabor e textura dos alimentos, correlacionando as medidas sensoriais com medidas instrumentais (colorimétricas, cromatográficas, reológicas). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

7.
  Aproveitamento e avaliação de nutrientes obtidos de subprodutos e resíduos da indústria de alimentos.Análise, extração, purificação, avaliação e aproveitamento de nutrientes recuperados de sub-produtos e resíduos do processamento de alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

8.
  Aspectos metabólicos e bioquímicos de macro e micro nutrientes de alimentos.Estudo da interação isolada ou conjunta de macro e micro nutrientes com o organismo de modelos experimentais, considerando-se aspectos como biodisponibilidade, efeitos do preparo, processamento e valor nutritivo dos nutrientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

9.
  Desenvolvimento e avaliação de alimentos com características nutricionais especiais.Desenvolvimento e avaliação de produtos alimentícios originais, visando atender as demandas de diferentes faixas etárias, categorias de dispendio energético e condições de saúde. Estudo das peculiaridades composicionais de fontes convencionais e não. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

10.
  Efeitos do processamento e armazenamento na estabilidade de nutrientes e alimentos.Estudos da cinética da destruição de vitaminas e pro-vitaminas em função do processamento e armazenamento dos alimentos. Estudo das alterações dos componentes do alimento. Formulação de propostas tecnológicas visando preservar macro e micronutrientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

11.
  Química, funcionalidade e aplicação de proteínas e outros biopolímeros em alimentos.Microencapsulação de aditivos alimentares (corantes, acidulantes, agentes de sabor e microorganismos) e filmes comestíveis. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

12.
  Seguranca Alimentar e Nutricional. Estudo qualitativo e quantitativo de alimentos, sua produção, comercialização e consumo, visando diagnosticar a segurança alimentar e nutricional de populações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

13.
  Engenharia Bioquímica. Processos fermentativos para produção de insumos como biomassa, enzimas, etc; Purificação destes insumos e suas aplicações; Tratamento de águas residuárias; Modelagem e simulação de processos bioquímicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

14.
  Segurança Alimentar: Aspectos Químicos e Toxicológicos. Determinação de aditivos, contaminantes, resíduos de drogas veterinárias e micotoxinas. Avaliação da ingestão potencial. Efeito do processamento. Fatores que influem na produção de micotoxinas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).

15.
  Tecnologia de Óleos, Gorduras e Oleaginosas. Aproveitamento de novas fontes para obtenção de óleos e gorduras. Utilização de resíduos industriais. Desenvolvimento de derivados especiais. Refinação de óleos e gorduras. Fracionamento e hidrogenação de óleos e gorduras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

16.
  Atributos de Qualidade e Processamento de Carnes. Pesquisar os efeitos de divesos fatores que influenciam na qualidade da carne bovina, tais como alimentação, genética, procedimentos de abate, resfriamento e congelamento, e testar métodos de previsão de rendimentos e qualidade química. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

17.
  Tecnologia de Leite e Derivados. Desenvolvimento tecnológico de novos produtos. Produtos imitação. Estudos de rendimento. Otimização de processos. Avaliação de propriedades funcionais. Obtenção e uso de culturas lácticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

18.
  Engenharia Ecológica. Análise da relação *Homem-Alimento - Meio Ambiente* usando a teoria geral de sistemas; Balanços de *emergia*, modelos e simulações; Propostas de equipamentos, processos e políticas para o desenvolvimento sustentável. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

19.
  Informática Aplicada na Indústria de Alimentos.Desenvolvimento de software para cálculo de operações unitárias.
Desenvolvimento e elaboração de disciplinas para o ensino a distância de Engenharia de Alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

20.
  Efeito de Processos Térmicos sobre Microorganismos.Otimização de processos térmicos de alimentos. Performance das embalagens de alimentos termo-processadas. Fungos termoresistentes.Inibição da germinação de esporulados termoresistentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

21.
  Embalagem e Estabilidade de Alimentos. Avaliação da interação entre alimento e material de embalagem tais como: corrosão de embalagens metálicas, migração de monômeros e aditivos da embalagem para o alimento, cinética de migração e modelos matemáticos para sua estimativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

22.
  Tecnologia de Bebidas. Desenvolvimento tecnológico visando melhoramento de matérias primas e produtos existentes e produção de novos produtos nas áreas de café, refrigerantes, vinhos, cervejas e bebidas destiladas. Aproveitamento de resíduos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1973). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

23.
  Tecnologia de Frutas e Hortaliças. Desenvolvimento de tecnologia visando aproveitamento de frutas e hortaliças nacionais e produção de novos produtos. Otimização de processos e utilização de resíduos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1973). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

24.
  Tecnologia de Cacau e outros Theobromas: Chocolates, Derivados e Produtos Análogos. Obtenção, desenvolvimento de novos produtos, processamento e controle de qualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1973). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

25.
  Tecnologia de Cereais, Raízes e Tubérculos. Tecnologia de extrusão termoplástica de cereais, raízes e tubérculos para produção de produtos instantâneos e de conveniência. Tecnologia de extrusãopara produção de massas alimentícias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

26.
  Racoes para roedores de Bioterios. Neste estudo avalia-se a qualidade da racao em termos de nutrientes, qualidade microbiologica, assim como estudo do PERop das racoes comparada a padroes internacionais com caseina(AIN90). Dos resultados obtidos o Cemib tem assegurada que o padrao nutricional da racao apos autoclavacao mantem todos os parametros de crescimento e produtividade da colonia de animais. Este trabalho tambem visa o assessoramento na escolha de fornecedor, para que a elaboracao de nutrientes obedeca as exigencias dos animais. O desenvolvimento desta linha de pesquisa e feito na Faculdade de Engenharia de Alimentos, no Departamento de Nutricao (DEPAN). A Unicamp também participa na captação de novas empresas para desenvolvimento de rações para animais de laboratório. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRICAO.

27.
  Carboidratos e Polissacarídeos. Polissacarídeos de microorganismos: produção, modificação, propriedades reológicas e aplicações. Polissacarídeos de plantas: obtenção, propriedades reológicas e aplicações. Modificação e estruturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

28.
  Microorganismos Responsáveis por Toxinfecções Alimentares. Microorganismos responsáveis por toxinfecções alimentares. Enteroxinas estafilocócicas - Analises Imunológicas e Imunoenzimáticas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

29.
  Vitaminas em Alimentos. Desenvolvimento e validação de métodos para determinação de vitaminas lipossoluveis e hidrossoluveis. Efeitos do processamento e estocagem. Teores emalimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

30.
  Sistemática de Microrganismos de Interesse Industrial e Ambiental. Caracterização quimiotaxonômica e molecular de bactérias láticas contaminantes de fermentação alcoólica e produção de probióticos; seleção e triagem de bactérias láticas de interesse industrial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

31.
  Fisiologia e Metabolismo de Microrganismos. Fisiologia e metabolismo de microrganismos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

32.
  Aditivos e Contaminantes em Alimentos. Metodologia analítica para determinação de aditivos e contaminantes. Avaliação da ingestão potencial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

33.
  Compostos Volateis em Alimentos. Composição de voláteis de frutas tropicais. Efeito do processamento e armazenamento na composição de voláteis. Quimiometria: uso de método multivariado para determinação da qualidade do aroma de alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

34.
  Lipídios e Colesterol: Análises, Fatores Influentes e Oxidação. Determinação quali e quantitativa de lipídios totais e classes de lipídios. Determinação da composição de ácidos graxos.
Estudo de métodos de análise de colesterol e óxidos de colesterol. Estudo dos fatores influentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

35.
  Micotoxinas em Alimentos. Desenvolvimento e validação de métodos. Incidência. Fatores que influenciam a produção no campo e na estocagem. Efeitos de processamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

36.
  Fibras Alimentares. Avaliação nutricional e efeitos fisiológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

37.
  Biorremediação e Biodegradação. Utilização de microorganismos, fungos e bactérias e/ou enzimas na degradação de poluentes orgânicos, gerados pela industria de alimentos. Estudo e otimização das condições para o desenvolvimento desses microrganismos ou produção de enzimas no meio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

38.
  Corantes Naturais. Corantes naturais: obtenção e caracterização de pigmentos naturais obtidosde plantas brasileiras. Extração/ purificação e estabilidade de pigmentos naturais. Copigmentação. Produção de corantes naturais por cultura de tecidos de plantas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

39.
  Ciência Básica e Medidas Físicas. Analise, caracterização e especificação das propriedades físicas da matéria prima e alterações da mesma em função da agressividade do meio. Desenvolvimento ou adaptação de equipamentos ou técnicas de medidas visando quant. as prop. físicas alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1972). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

40.
  Refrigeração e Controle de Processos de Alimentos. Transferência de calor e massa sua influência no projeto de sistemas de resfriamento, congelamento e estocagem de alimentos; Recuperação e conservação de energia; Bombas de calor; Lógicas de controle nos processos térmicos da industria de alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

41.
  Separações Físicas. Destilação;Purificação de ácidos orgânicos e biomoléculas;Recuperação de proteínas;Equilibrio de fases;Extração sólido-líquido;extração, fracionamento e purificação de prod. naturais com fruidos supercríticos;Modelagem termodinâmica c/equações de Estado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

42.
  Alimentos Funcionais e Compostos Biologicamente Ativos. Estudo de produtos naturais como alimentos funcionais ou a sua utilização para a produção de alimentos funcionais. Identificação e quantificação de compostos biologicamente ativos presentes em alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

43.
  Comunicação Eletrônica de Dados em Ciência e Tecnologia. Comunicação eletrônica de dados em ciência e tecnologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

44.
  Carotenóides, Antocianinas e Vitaminas. Composição de carotenóides, antocianinas e vitaminas em frutas, vegetais e alimentos processados. Efeitos das variáveis agrícola, processamento e estocagem. Desenvolvimento e validação de métodos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

45.
  Açúcares, Derivados, Edulcorantes e Produtos Açucarados. Desenvolver novas tecnologias e novos produtos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

46.
  Enzimas e Microrganismos de Interesse Industrial e Produção de Compostos por Biotecnológica. Produção de aromas, ácidos graxos especiais, glicerídeos, açúcares não convencionais, derivados de amido etc... por processos biotecnológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.

47.
  Engenharia de Processos. Desenvolvimento de novos produtos e processos. Engenharia e otimização viabilidade econômica de projetos; propriedades físicas da matéria-prima e suas alterações em função do processo; Equipamentos e técnicas de medidas físicas em alimentos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1975). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

48.
  Tecnologia Supercrítica Aplicada ao Processamento de Produtos Naturais. Estudo dos diferentes aspectos relacionados aos processos de extração, fracionamento e purificação de produtos naturais (óleos essenciais, aromas, corantes, estevia, vitaminas e similares) com dióxido de carbono pressurizado (supercrítico ou subcrítico) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

49.
  Tecnologias não Convencionais de Processamento de Alimentos. s/ descr. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

<< retorna