Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2012Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FCA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp - Limeira
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético. Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
2.
  Financiamento para CT&I. Análise das dimensões da intermediação e do investimento sob diferentes óticas: financiamento da pesquisa e da inovação; fomento tecnológico; experiências e instrumentos empregados no Brasil e no exterior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
3.
  Biomecânica Aplicada às Modalidades Individuais e Coletivas e à Reabilitação. Engloba projetos de pesquisa para investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, na reabilitação, na ergonomia, entre outros. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
4.
  Matemática discreta. Matemática discreta aplicada à telecomunicações e otimização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
5.
  Estudos de aquecimento global/agricultura. Impactos do aquecimento global (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
6.
  Metodologia do Treinamento Desportivo e Respostas Fisiológicas do Exercício Físico. Projetos de pesquisa relativos ao desenvolvimento metodológico e pedagógico de modelos de treinamento desportivo e de avaliação do desempenho em modalidades individuais e coletivas, da iniciação esportiva até o alto rendimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
7.
  Metabolismo e Sinalização Celular. Conceitos de integração entre nutrientes e controle de vias metabólicas usando o exemplo da glicose e dos ácidos graxos integrando ações no metabolismo intermediário. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
8.
  Nutrição, Ação Hormonal e Controle Molecular do Metabolismo. Conceitos de vias metabólicas de carboidratos lipídeos e proteínas e de integração metabólica. Mecanismos moleculares de controles dessas vias no plano transcricional e translacional. Fatores nucleares e sua influencia no controle do metabolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
9.
  Alimentos Funcionais, Nutrigenômica, Ergogênicos e Suplementação. Constituintes da dieta com ação funcional e que podem afetar a expressão gênica e ou a estrutura do gene, repercutindo na saúde humana. Agentes ergogênicos e desempenho físico e esportivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
10.
  Física da Matéria Condensada, Semicondutores. Estudo das propriedades optoeletrônicas das estruturas semicondutoras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
11.
  Condição humana, comunicação e educação. Focada na condição humana e nos problemas concernentes à produção e difusão do conhecimento, esta linha dedica-se aos estudos epistemológicos e dos valores, buscando um sentido de homem e humanidade no contexto filosófico das ciências humanas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
12.
  Sociedade, ambiente e tecnologia. No contexto das ciências sociais e das ciências aplicadas, esta linha ocupa-se das conseqüências das interações sociedade-ambiente-tecnologia manifestas em problemas, potencialidades e alternativas de desenvolvimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
13.
  Inovação e sustentabilidade. desenvolvimento sustentável; meio ambiente; responsabilidade corporativa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
14.
  Materiais para Armazenagem de Hidrogênio. Estudo de composições e rotas de processamento inovadoras visando a produção de materiais com microestrutura e propriedades adequadas para aplicações de hidrogênio (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
15.
  Análise de Patentes em Materiais. Prospecção tecnológica e elaboração de indicadores de ciência e tecnologia em setores específicos da área de Engenharia de Materiais, visando o apoio à tomada de decisões. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
16.
  Empreendedorismo. empresas de base tecnológica; gestão de pequenas empresas; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
17.
  Aduana e comércio internacional. (1) gestão de risco
(2) acordos internacionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).

 
18.
  Desenvolvimento de produtos com adição de probióticos e prebióticos. O aumento da consciência dos consumidores e os estudos científicos que apontam à presença de compostos funcionais em alimentos têm incentivado o desenvolvimento de produtos inovadores. Por meio desse projeto objetiva-se desenvolver três produtos funciona (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
19.
  Aspectos Pedagógicos do Esporte. Esta linha investiga os processos metodológicos de ensino, aprendizagem e treinamento em esportes, em sua ampla diversidade de perspectivas e abrangências, com ênfase nos estudos aplicados. Investiga também as possíveis interfaces da Pedagogia do Esporte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
20.
  Análise das relações entre parâmetros fisiológicos e cinemáticos de atletas de alto rendimento. Investigar as possíveis relações entre a frequência cardiáca e as distâncias percorridas em níveis de velocidade em atletas de auto rendimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
21.
  Análises das ações e fundamentos por sistema computadorizado. Desenvolvimento de ferramentas de análises das ações e fundamentos da equipe e dos jogadores utilizando ferramentas computacionais, visando oferecer informações em tempo real (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
22.
  Descrição da movimentação do corpo durante realização das técnicas dos fundamentos. Descrever e analisar a movimentação do corpo e dos segmentos corporais do jogador durante a realização de técnicas dos fundamentos envolvidos no esporte de alto rendimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
23.
  Desenvolvimento de ferramentas para rastreamento automático de jogadores. Desenvolver e aplicar ferramentas que permitam obter a posição em função do tempo de jogadores durante os jogos, utilizando visão computacional e morfologia matemática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
24.
  Estudos aplicados em pedagogia do movimento e esportes.Consiste em utilizar variáveis biomecânicas nas discussões de conceitos da pedagogia do esporte, das metodologias de ensino técnico e tático de diferentes modalidades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
25.
  Estratégias multidimensionais de sobrevivência e segregação sócio-espacial. Desenvolvimento sustentavel; desigualdade; microssimulação contra-factual; pobreza multidimensional; pobreza rural (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
26.
  Estrutura Industrial no Interior de São Paulo. Estrutura industrial; indicadores socioeconômicos; interior de São Paulo; riscos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
27.
  Geografia dos Riscos, Vulnerabilidade e Resiliência. Estudar as heterogeneidades espaciais e populacionais dos processos de produção, distribuição e enfrentamento dos riscos e perigos e suas repercussões na composição de vulnerabilidades e construção de resiliência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
28.
  Urbanização e mudanças no uso e cobertura da terra. mudanças no uso e cobertura da terra; urbanização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
29.
  Avaliação econômica de empresas. Calcular o valor econômico de empresas públicas e privadas bem como o relacionamento do valor dessas empresas com as variáveis mais significativas as quais determinam o valor econômico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
30.
  Comércio Internacional. aduana; comércio internacional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
31.
  Economia industrial. Elaboração e análise de indicadores sócio-econômicos com fontes de dados nacionais e internacionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
32.
  Finanças Corporativas e Mercado Financeiro. estrutura de capital; finanças corporativas; mercado financeiro; processo decisório em finanças; valor do capital intelectual (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
33.
  Financiamento a inovação tecnológica. financiamento; inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
34.
  Gestão Estratégica. Administração; Gestão Estratégica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
35.
  Equações diferencias parciais. Controle; Equações diferenciais parciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
36.
  Estatística aplicada. Estatística na engenharia; Estatística no cotidiano (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
37.
  Métodos numéricos. Algoritmos; Sistemas lineares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
38.
  Geograficidades da Arte. Estudos sobre a geograficidade de obras artísticas, como literatura, cinema, música, entre outras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
39.
  Lugar, território e experiência urbana. Compreender as dimensões espaciais do ser-no-mundo, o sentido de lugar, identidades territoriais e a experiência urbana (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
40.
  Pensamento fenomenológico em geografia. Investigar as contribuições de filósofos fenomenologistas ou do horizonte interpretativo e hermenêutico para a geografia, em termos epistemológicos, metodológicos e ontológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
41.
  Vulnerabilidade do lugar e mobilidade. Compreender os nexos entre vulnerabilidade e mobilidade, a partir da compreensão transescalar e multidimensional da vulnerabilidade, no contexto da fluidez contemporânea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
42.
  Fisiologia e Biologia Molecular do Exercício. A linha de pesquisa tem por objetivo entender os mecanismos biológicos relacionados à etiologia e fisiopatologia de doenças endócrinas/ metabólicas não transmissíveis. Para tanto utiliza recursos de biologia molecular, bioquímica e fisiologia em estudos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
43.
  Desenvolvimento, cidadania e proteção social. Desenvolver estudos e apoiar a realização de atividades destinadas à ampliação do desenvolvimento humano sustentável, à conquista da cidadania e ao fortalecimento do sistema de proteção social. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
44.
  Elaboração e avaliação de políticas e programas setoriais. Produzir conhecimento e apoiar gestores públicos no desenvolvimento de atividades de elaboração e avaliação de políticas públicas e programas setoriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
45.
  Estudos estratégicos. Estudar, avaliar e propor políticas públicas relacionadas com a área de Defesa no âmbito nacional e internacional; Planejamento, orçamento e gestão dos recursos destinados à Defesa Nacional; Política industrial, científica e tecnológica para os setores q (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
46.
  Planejamento e gestão do setor público. Desenvolver conhecimento e apoiar as atividades de planejamento estratégico e de gestão das organizações governamentais e da sociedade civil organizada, contribuindo para criar capacidade administrativa no setor público. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
47.
  Biodiesel. O Brasil, diferencia-se muito dos outros produtores de biodiesel em virtude da vasta gama de oleaginosas, cuja produção é bastante heterogênea, pois as diversas espécies possuem características diferentes e adaptam-se melhor a determinadas regiões, possu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
48.
  Crédito de carbono - mecanismos de funcionamento e mercado. O mercado de créditos de carbono é recente e segue dois rumos: voluntário e regulatório. Com metas de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), este trabalho visa o desenvolvimento desta temática, relacionando análise de mercados, mecanismos de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
49.
  Estudos organizacionais. Compreender as relações das organizações e instituições, voltadas ao agronegócio, frente a abertura dos mercados e a competitividade internacional. Desenvolver habilidades que auxiliem-nas a introduzir racionalidade dentro de suas estruturas de decisão e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
50.
  Laranja - cadeia produtiva e mercado. Os objetivos deste trabalho são pesquisar as fragilidades do mercado internacional e nacional de laranja in natura e suco de laranja concentrado congelado (SLCC) no cenário atual, uma vez que o Brasil é extremamente dependente da exportação da fruta e de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
51.
  Redes de Inovação. Redes de inovação é importante componente da estratégia competitiva industrial nos países avançados. A participação em arranjos de colaboração é considerada de grande relevância para que o processo de inovação ocorra de forma efetiva (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
52.
  Soja - cadeia produtiva e mercado. Esse trabalho visa analisar o panorama logístico de transporte e de armazenamento dos principais centros produtores de soja no Brasil, identificando quais as problemáticas relacionadas a esses processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
53.
  Sustentabilidade. Desenvolvimento de pesquisas, buscando o enfoque da sustentabilidade como eixo principal, como os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Brasileiro de Metrologia em Química, junto ao IPT. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
54.
  Educação em saúde.Desenvolver metodologias para o trabalho com comunidades na prevençaõ e promoção da saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
55.
  Gravidez na adolescência. Identificar fatores de proteção e de risco na gravidez na adolescência. Criar um grupo de apoio a jovens grávidos e suas familias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
56.
  Politicas públicas de saúde do adolescente. Identificar o conhecimento, entendimento e participação do adolescente nas políticas públicas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
57.
  Linha de pesquisa
Inovação.
Objetivos principais: - estudar inovação tecnológica, organizacional e de marketing, no campo da organização industrial, de serviços e no terceiro setor. - estudar economia da inovação - estudar financiamentos relacionados à inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).

 
58.
  Inovação. Objetivos principais: - estudar inovação tecnológica, organizacional e de marketing, no campo da organização industrial, de serviços e no terceiro setor. - estudar economia da inovação - estudar financiamentos relacionados à inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
59.
  Política científica e tecnológica. Analisar o processo decisório em políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, nos níveis federal, estadual e municipal, no Brasil e no exterior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
60.
  Tecnociência e poder. Explorar, por meio de reflexões teórico-metodológicas e pesquisas de base empírica, as relações entre as dinâmicas da tecnociência e os processos de mudança social e política. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
61.
  Tecnologia Social. Mapear e analisar experiências de desenvolvimento e reaplicação de tecnologias para a inclusão social, bem como as políticas públicas orientadas para seu fomento, no Brasil e no exterior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
62.
  Biotecnologia.produtos diferenciados; transgênicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
63.
  Cadeias agroindustriais. agricultura; sistemas agroindustriais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
64.
  Clusters e Identificação geográfica. arranjos produtivos locais; cocriação de valor; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
65.
  Cocriação de valor e as estratégias de grife. marketing; produtos diferenciados; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
66.
  Desenvolvimento sustentável da agricultura. agricultura; meio ambiente; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
67.
  Economia dos Custos de Transação aplicada ao agronegócio. economia das organizações; nova economia institucional; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
68.
  Gestão da Qualidade aplicada as cadeias agroindustriais. estratégia; qualidade; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
69.
  Infraestrutura e logística agroindustrial. supply chain; transporte; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
70.
  Produtos diferenciados da agricultura e a demanda de serviços logísticos. segregação; transporte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
71.
  Propriedade intelectual e dinâmicas de inovação. biotecnologia; redes de inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
72.
  Condição humana, Epistemologia e Educação. Focada na condição humana e nos problemas concernentes à produção e difusão do conhecimento, esta linha dedica-se aos estudos epistemológicos e dos valores, buscando um sentido de homem e humanidade no contexto filosófico das ciências humanas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
73.
  Sistemas produtivos, saúde e segurança. Estudar sistemas produtivos através de estudos interdisciplinares que contribuam para perspectiva da saúde, da segurança, e da vulnerabilidade dos sujeitos e dos sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
74.
  Ergonomia Aplicada ao Projeto de Engenharia. Integrar ao desenvolvimento de projetos da engenharia a Ergonomia de Concepção, aplicando métodos e conceitos das áreas da Antropometria, Biomecânica, Segurança e Higiene Laboral, entre outras áreas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
75.
  Organização e Análise Ergonômica do Trabalho. Analisar, à luz da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, os principais determinantes da atividade de trabalho, em particular aquela de natureza rural, construindo diagnósticos a partir de observações da atividade real. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
76.
  Urbanização e Vulnerabilidade Social no Interior do Estado de São Paulo. Estudar a vulnerabilidade e a segregação socio-espacial decorrentes da urbanização fora do contexto metropolitano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
77.
  Planejamento e gestão de ciência, tecnologia e inovação. Identificação e análise das características institucionais, organizacionais, gerenciais e relacionais que interferem na gestão das atividades de ciência e tecnologia e do processo de inovação, seja este de natureza tecnológica ou não tecnológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
78.
  Bases Morfofisiológicas do Sistema Digestório Papel da dieta hiperlipídica no Desenvolvimento da Mucosa Intestinal. Esta linha de pesquisa tem como objetivo a compreensão dos mecanismos envolvidos no processo de absorção de lipídios, por meio do estudo das principais proteínas relacionadas e o papel da dieta hiperlipídica materna nestes processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
79.
  Estudo da ação antiinflamatória do Laser de baixa potência e LED na artrite induzida por zymosan. Caracterizar os mecanismos de ação antiiflamatória do Laser de baixa potência e do LED na artrite por zymosan em modelos experimentais in vivo e in vitro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
80.
  Biomecânica aplicada aos esportes de alto rendimento. Análise cinemática em competições de alto rendimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
81.
  Ensino da Economia. Estudo da Ciência Econômica, os seus métodos, paradigmas e áreas de desenvolvimentos com foco na evolução da história do pensamento econômico e suas práticas de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
82.
  Pensamento social no Brasil e na Argentina. Estudo do pensamento social argentino e latinoamericano tomando por base a produção sociológica sobre pensamento e ideologia no Brasil.
Programa/área de concentração CAPES (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).

 
83.
  Análise Econômica. Produção de indicadores setoriais padronizados a partir das principais fontes de dados nacionais e internacionais publicamente disponíveis, subsidiando assim as análises de diferentes atores da sociedade e de consultores econômicos e de gestão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
84.
  Psicologia, Saúde e Comunidade. Contribuir com estudos que permeiam a psicologia e sua contribuição com a saúde e o trabalho com comunidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
85.
  Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo. O Grupo de Pesquisa "Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo", iniciou em 2010, a partir da criação, em 2009, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, Campus Limeira. Associado ao Curso de Ciências do Esporte, procura estudar, discutir (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
86.
  Análise Funcional e Estrutural de Proteínas e RNA. Os produtos funcionais dos genomas para todas as formas de vida são RNAs e proteínas. Os ribossomos auxiliados por fatores acessórios de tradução são os responsáveis pela síntese de proteínas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
87.
  Dor e Inflamação. Estudo dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da dor e inflamação em diferente tecidos periféricos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
88.
  Sinalização da Insulina. Avaliar mecanismos de transdução do sinal da insulina e sua repercussão em diabetes mellitus (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
89.
  Sinalização de Citocinas. Compreender mecanismos inflamatórios de controle da função celular e de integração com sinalização endócrina e a consequente repercussão para diabetes mellitus e obesidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
 
90.
  Distúrbios do Metabolismo em Prole de Ratas Obesas. Identificar alterações metabólicas na prole de ratas obesas pelo uso de dieta rica em gordura durante a gestação e lactação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
91.
  Metabolismo Periférico e o Controle Central. Identificar o papel do sistema nervoso central no controle do metabolismo de carboidratos e triacilgliceróis em tecidos periféricos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
92.
  Sinalização Hipotalâmica da Insulina e Leptina. Caracterizar a sinalização da insulina e leptina no hipotálamo e seus efeitos sobre a proteína AMPK no hipotálamo. Também a linha procura identificar proteínas localizadas em tecidos periféricos que são moduladas pelos efeitos da leptina e insulina no hi (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
93.
  Instrumentação para Biomecânica (I). Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de registro e análise para situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
94.
  Instrumentação para Biomecânica (II). Investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, reabilitação, ergonômia, entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
95.
  Métodos de Análises Biomecânicas. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver modelos e formas de análise a partir das variáveis cinemáticas obtidas nas situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
 
96.
  Microencapsulação, filmes comestíveis e obtenção da própolis. Tecnologias de microencapsulação e filmes comestíveis (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
97.
  Bioeconomia. Estudos de organização industrial e de pesquisa e desenvolvimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
98.
  Códigos esféricos - empacotamento de esferas. Códigos esféricos - empacotamento de esferas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
99.
  Códigos geometricamente uniformes. Códigos geometricamente uniformes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
100.
  Matemática Discreta e Aplicações a Códigos. Matemática Discreta e Aplicações a Códigos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
101.
  Reticulados, Códigos e Sistemas Criptográficos. Reticulados, Códigos e Sistemas Criptográficos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
102.
  Teoria Algébrica de Códigos. Um código é um subconjunto discreto C de um espaço métrico M. A Teoria Algébrica de Códigos tem por objetivo resolver problemas provenientes de sistemas de transmissão de informação por meio de instrumental algébrico; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
103.
  Nietzsche e Crítica da Modernidade cultural: Para uma genealogia do presente. crítica; cultura; genealogia; Modernidade; Nietezsche (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
104.
  Nietzsche: metafísica, estética, ética e política.estética; ética; metafísica; Nietzsche; política (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
105.
  J. G. Herder: Estética e Linguagem. Estudo da crítica de I. Kant à estética e filosofia da linguagem de J.G. Herder. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
106.
  Motilidade gastrointestinal e nutrição. estudo de neuropeptídios envolvidos na motilidade gastrointestinal e no controle do apetite (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
107.
  Processo de inovaçao micro, pequenas e médias empresas (MPME). Esta metodologia está disponível para o exame do caso específico das MPMEs no Brasil, as quais são o objeto deste sub-projeto. Para sua aplicação, espera-se que estas pesquisas sejam implementadas no Campus de Limeira (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
108.
  Análise da Influência de Parâmetros Estruturais da Solidificação de Metais e Ligas na Resistência à Corrosão. O objetivo central da linha foi correlacionar os Parâmetros de Solidificação, tais como taxa de resfriamento, velocidade de solidificação, coeficiente de extração de calor, relação metal/molde com a Microestrutura resultante (tamanho de grão, espaçamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 

<< retorna

©2012 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP