Conheça a Universidade Pesquisa na Universidade Unidades Centros e Núcleos Centros e Núcleos Produção  Científica em 2010 Logotipo da Unicamp Clique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos 
     
  CBMEG
CCS
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE
 



Centros e Núcleos

Centros e Núcleos


Os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp foram criados, a partir de 1977, com o objetivo de propiciar investigações culturais, científicas, tecnológicas e prestação de serviços, com características interdisciplinares, que não poderiam ser conduzidas em departamentos convencionais.


As áreas específicas de atuação dos C&N abrigam pesquisas sobre Lógica e Teoria da Ciência, Pensamento e História, População e Ambiente, Pesquisas de Opinião, Saber Urbano e Linguagem, Música e Teatro, Neurociências, Metereologia, Climatologia, Geoprocessamento, Planejamento Energético e Petróleo, Engenharia Genética, Engenharia Biomédica, Divulgação Científica, dentre outras.

Colaboram com os cursos de graduação, de extensão, especialização e pós-graduação da Unicamp, com responsabilidade por pós-doutoramentos, o que dinamiza de forma muito especial os projetos de pesquisa neles desenvolvidos.

Organizam, sediam e participam de importantes eventos científicos nacionais e internacionais e mantêm colaboração com instituições do Brasil e exterior  em suas áreas de atuação.

São responsáveis pela publicação de periódicos e coleções de circulação nacional e internacional, inclusive eletrônicos, e pela publicação de trabalhos em periódicos de relevância nas suas áreas de atuação.

Mantêm acervo bibliográfico e documental, em alguns casos únicos no país.

Recebem entre seus visitantes e convidados, pesquisadores renomados do Brasil e exterior.

Atuam nos C&N pesquisadores neles lotados, docentes lotados em Departamentos vários da Universidade e pesquisadores de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Os Centros e os Núcleos relacionados nesta página são aqueles sob a coordenação da COCEN – Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da UNICAMP. Adicionalmente, é apresentada a produção do CEL/PRG – Centro de Ensino de Línguas vinculado a Pró-Reitoria de Graduação (CEL), do CEPRE/FCM – Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação vinculado a Faculdade de Ciências Médicas (CEPRE) e do CIPED/FCM - Centro de Investigação em Pediatria, também vinculado a Faculdade de Ciências Médicas (CIPED)

 

 

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP