Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NIPE
    
 CBMEG
CCS
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Tecnologias de Sistemas Energéticos. Tecnologias de Sistemas Energéticos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
 
2.
  Planejamento de Sistemas Energéticos. Análise da Demanda e do Suprimento de Energia. Plenej. Energ.Nacional, Regional e Setorial. Econ. da Energia. Modelagem Matemática, Estat. e Dinãmica.Sist.Energia Elétrica para Estudos Dedicados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
3.
  Politica Energética e Regulação. Regulação dos setores de produção de energia. Relações entre o setor energético e demais setores e instituições. Políticas macroeconômicas e o setor energético. políticas específicas e o planejamento do setor. Planejamento integrado de recursos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
4.
  Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Avaliação de ciclo de vida nas cadeias de processos produtivos energo-intensivos e de produção de energia. Análise de investimentos nos sistemas de produção de energia enfatizando os aspectos técnicos e acidentes. Avaliação de impactos ambientais e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 

<< retorna

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP