Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NIED
    
 CBMEG
CCS
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Núcleo de Informática Aplicada à Educação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Desenvolvimento de software e hardware educacionais. Elaboração de software e hardware que suportam as diversas atividades de formação e de educação realizadas no NIED (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
2.
  Questões neurolinguisticas sobre o uso do computador na avaliação e no acompanhamento clínico educacional. Contribuicao da Pesquisa Neurolinguistica para a Avaliacao do Discurso Verbal e Mental do sujeito, Estudos sobre a interrelacao entre a linguagem e cognicao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
 
3.
  Desenvolvimento de material. Desenvolvimento de material para suporte das atividades de informática na educação desenvolvidas pelas diferentes linhas de pesquisa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
 
4.
  Formação de profissionais da Educação. Preparação de educadores para a utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
 
5.
  Multimeios e ensino-aprendizagem. Criação de uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada na integração de diferentes meios como vídeo, fotografia, som, no desenvolvimento de sistemas multimídia construídos pelos aprendizes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
6.
  Desenvolvimento de interfaces, dispositivos robóticos e material de apoio para Educação Especial.Desenvolver interfaces computacionais e materiais de apoio a ações pedagógicas na área de Educação Especial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
 
7.
  Interfaces e tecnologia para mobile learning (m–learning). Desenvolver aplicações de educação a distância e definir interfaces para dispositivos móveis como celulares, PDAs, tablets, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
8.
  Interfaces para ambientes Colaborativos de Aprendizagem.Analisar e desenvolver termos e símbolos adequados a interfaces para sistemas de EaD Sistemas de Help. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
9.
  Metodologia para EaD.Desenvolvimento de metodologia para aplicação de EaD. Metodologia de avaliação para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
10.
  Tecnologia para EaD.Desenvolvimento de ferramentas computacionais para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 
11.
  Sistemas Computacionais de Apoio a Reengenharia da Formação na Empresa.Esta linha de pesquisa objetiva propor soluções de aprendizagem com relevância estratégica para diferentes necessidades da empresa, a partir do desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais usando a Internet e da construção de metodologias... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 

<< retorna

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP