Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - NEPP
    
 CBMEG
CCS
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Avaliação em Ciência e Tecnologia e Inovação. Avaliação em Ciência e Tecnologia e Inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
2.
  Avaliacao integrada de políticas sociais. Engloba as pesquisas de teor mais propriamente politico, que tem como objetivo reconstituir e analisar os processos de formulacao e implementacao daspoliticas do angulo da participacao e forca relativas dos interesses sociais ( grupos e movimentos sociais, associacoes, sindicatos, partidos, segmentos burocraticos ) e suas formas predominantes de acao e influencia sobre o Estado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
3.
  Temas específicos de politicas públicas. Abrange a análise de políticas setoriais, do ponto de vista da organizaçãodo subsistema que as apóia, assim como da perspectiva de sua formulaçao, gestão, implementaçao e avaliação. Aqui estão agrupados os projetos referentes às políticas de Habitação, Previdencia Social, Abastecimento, Alimentação e Nutrição, Transportes Coletivos, Saneamento Básico, Atenção ao Menor e Segurança Pública e Justiça. A política de saúde compõe uma linha específica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
4.
  Politicas publicas a nivel local. Tomando Municipios, Regioes Metropolitanas ou Estados da Federacao como unidade de analise e as questoes da descentralizacao e desconcentracao da intervencao social do Estado como parametros, esta linha reune os projetos queobjetivam avaliar os programas sociais a nivel local, as reformas e alteracoes das estruturas politico-administrativa e de gestao, os fenomenos politicos de participacao popular, gurpos de interesses e formas de medicao nas decisoes afetas ao campo das politicas sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
5.
  Politicas de saude. Engloba estudos e pesquisas relativos as politicas de atencao a saude implementados a qualquer nivel de gorverno. Em geral, os projetos aqui agrupados voltam-se para o estudo do financiamento e do gasto, organizacao institucional, gestao, processos decisorios, capacidade e produtividade das redes, processos de trabalho e recurso humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
6.
  Estudos comparados internacionais em politicas publicas. Engloba os estudos e pesquisas sobre as politicas publicas em diferentes paises. Os estudos internacionais comparados vem sendo realizados tanto atraves de pesquisas, quanto pelo acompanhamento da literatura estrangeira especializada e atraves de convenios de colaboracao com centros internacionais de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
7.
  A politica das politicas publicas. Engloba as pesquisas de teor mais propriamente politico, que tem como objetivo reconstituir e analisar os processos de formulacao e implementacao daspoliticas do angulo da participacao e forca relativas dos interesses sociais ( grupos e movimentos sociais, associacoes, sindicatos, partidos, segmentos burocraticos ) e suas formas predominantes de acao e influencia sobre o Estado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
8.
  Teoria e metodos em analise de politicas publicas. Abrange estudos e pesquisas com perfil teorico ou metodologico, destinadosa examinar e desenvolver os quadros conceituais relativos a genese, desenvolvimento, consolidacao e crise do Welfare State, aos principios de justicasocial estruturadores da acao publica, aos metodos,tecnicas e procedimentos referentes a analise dos processos de decisao, de formulacao, implementacao e avaliacao das politicas e programas sociais de governo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
9.
  Condicoes de vida da populacao, pobreza e sua reproducao. Inclui pesquisas sobre as camadas pobres da populacao, procurando dimensiona-las estudar sua distribuicao espacial e suas caracteristicas demograficas e socioeconomicas, bem como as mudancas em suas condicoes de vida e seus determinantes (grau e forma de insercao no mercado de trabalho, posses e acesso a programas sociais). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
10.
  Politicas trabalhistas e sindicais. Esta linha envolve os estudos de acompanhamento e avaliacao das pautas de negociacao coletiva de trabalho, das greves, do debate sindical e das politicas salarial e trabalhista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1982).
 
11.
  Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes. Tem por objetivo avaliar a eficácia, eficiência e efetividade de políticas voltadas para crianças e adolescentes, a partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e das regulamentações posteriores.
Esta linha buscará também a anális (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

 

<< retorna

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP