Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui:  Centros e Núcleos - CLE
    
 CBMEG
CCS
CEB
CESOP
CEPETRO
CIDDIC
CLE
CMU
CEPAGRI
CEMIB
CPQBA
NUDECRI
NEPO
PAGU
NEPP
NEPAM
NEPA
NIED
NICS
LUME
NIPE

<< retorna

 
Centro de Lógica, Epistemologia e Historia da Ciencia
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Lógica, Linguagem e Informação. Investigação sobre a natureza da inteligência e aquisição de conhecimento e suas relações com o conceito de Lógica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
2.
  Raciocínio crítico e consequência lógica. Estudar as aplicações de resultados das lógicas no raciocínio crítico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
3.
  Computação e informação quântica. Uso da teoria quântica para investigação de processos da computabilidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
4.
  Sistêmica, Auto-Organização e Informação. Projetos de Auto-Organização em métodos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
5.
  Teoria da Complexidade. Estudar teoremas de complexidade com aplicações na ciência da computação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986).
 
6.
  Lógicas não-clássicas. Desenvolver atividades relacionadas as lógicas não clássicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
7.
  Traduções entre lógicas. Investigamos o problema das traduções entre lógicas sob o ponto de vista filosófico, metodológico e de aplicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
8.
  Fundamentos e aplicação da lógica contemporânea. Lógica teórica e Aplicada (lógicas não-clássicas) (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
9.
  História da Ciência e da Filosofia da Idade Média até o século XVII. Investigar a história da ciência (astronomia, matemática, lógica, etc) e da filosofia da Idade Média até o século XVII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
10.
  Lógicas polivalentes. Investigamos a possibilidade de obtenção de novos métodos de teoria da prova para lógicas polivalentes e para outros sistemas não clássicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
11.
  História da matemática antiga. Analise da matematica antiga com o objetivo de conhecer o referencial matemático basico no interior do qual se desenvolveu a revolução cientifica doseculos XVI e XVII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
12.
  História da Ciência Antiga. Analisar a física aristotélica e a crítica de Philoponos da Teoria de Movimento de Aristóteles. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
13.
  História da Cosmologia e Astronomia na Antiguidade. Analisar o pensamento cosmológico de Platão, Aristóteles e seus discipulosa fim de compreender a origem o alcance e a significação da revolucao astronomico-cosmológica dos séculos XVI e XVII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
14.
  Revolução Científica do Século XVI e XVII. Analisar a revolução cosmológica e metodologia que se desenrola no interior da revolução científica do século XVII iniciada efetivamente por Galileo e Descartes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
15.
  História da Lógica Medieval. Análise da lógica desenvolvida por Pedro Abelardo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
 
16.
  Antropologia e Ciências Sociais. Estudo historiográfico e sociológico acerca das condições estruturais e conjunturais em que as ciências sociais francófonas quebequenses se desenvolveram durante o período de 1960-1980. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
17.
  Semânticas Formais. Investigação do problema geral de atribuir semânticas aos diversos sistemas lógicos com vistas a aplicações e a analise conceitual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
 
18.
  História e Filosofia das Ciências Formais. Investigar questões rerlativas aos fundamentos filosóficos da Matemática, os conceitos próprios da Matemática como ciência, em particular seus aspectos dedutivos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
 
19.
  Criticismo e Semântica. Estuda-se o projeto de Kant no seu todo à luz da tesse de que esse projeto repousa sobre o exame da sintaxe e da semântica dos conceitos e dos enunciados utilizados na formulação e resolução dos problemas necessários da razão pura. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 

<< retorna

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP